Manual Sagres

Consultar Manifestações

Através do menu de consulta de manifestações é possível visualizar a lista completa de todas as manifestações registradas na(s) ouvidoria(s) da Instituição. 

Para acessar esse menu, selecione a opção Consultar Manifestações na página inicial, como indicado na imagem a seguir.

Interface de Ouvidoria

Será exibida, então a página Minhas Manifestações, onde estarão listadas todas as manifestações cadastradas no sistema da Instituição. Veja na imagem abaixo.

Interface Minhas Manifestações

Na página, estarão listadas todas as manifestações assim como todas as informações relacionadas a elas: 

  • protocolo: contém o código de protocolo gerado automaticamente pelo sistema no registro da manifestação.
  • classificação: consta o tipo de manifestação correspondente, seja ela uma denúncia, reclamação, sugestão, solicitação ou elogio.
  • descrição: refere-se ao assunto da manifestação, e está relacionado à classificação atribuída à mesma;
  • data de abertura da manifestação;
  • previsão de encerramento: exibe o prazo estimado para o encerramento da manifestação;
  • situação: corresponde ao estado atual da manifestação;
  • ouvidoria à qual a manifestação está associada;
  • e o ouvidor que se encontra responsável pela resolução de cada manifestação;
Além disso, constam ainda na interface opções relacionadas à navegação do usuário entre as opções. Para encontrar manifestações específicas na lista, é possível utilizar o campo de busca destacado pela seta 2 ou os campos de busca específicos de cada coluna de informação em destaque pela seta 3. Para acessar a página de detalhamento da manifestação deve-se acionar o botão  (seta 4). É possível também definir o número de manifestações exibidas por página (seta 5), visualizar o número total de itens e páginas e navegar através delas (seta 6).

Detalhe da Manifestação

Quando acionado o botão é exibida a tela de Detalhe da Manifestação, que permite a visualização de todas as informações acerca do cadastro e tramitação da manifestação selecionada.

Interface Detalhe da Manifestação

Em destaque na imagem, podem ser vistos os detalhamentos acerca do registro da manifestação e sua previsão de encerramento. São exibidas nessa interface:

  • Unidade de Ensino
  • Ouvidoria
  • Ouvidor Responsável
  • Classificação da Manifestação
  • Assunto da Manifestação
  • Descrição
  • Data da Abertura
  • Previsão de Encerramento
  • Estado da Manifestação
Além disso, pode-se ver detalhadamente o andamento da manifestação, desde o seu cadastro até o momento da consulta. 
Interface Detalhe da Manifestação - Ocorrências da Manifestação

No quadro de Ocorrências da Manifestação, destacado na imagem anterior, podem ser acompanhados todas as etapas da tramitação da manifestação consultada. Em cada ocorrência, são descritas:

  • Ouvidoria
  • Ouvidor Responsável: caso não haja, se encontrará em branco
  • Estado da Manifestação
  • Tipo de Ocorrência
  • Ocorrência
  • Data da Ocorrência
É possível, ainda, executar ações através dos botões existentes nessa interface.
Interface Detalhe da Manifestação - Botões de Ação

Os botões de ação localizados no topo dessa interface, em destaque na imagem, permitem: AnalisarArquivarEncaminhar, Responder, Reclassificar, ManifestaçãoRegistrar OcorrênciaSolicitar prorrogação e Reabrir.

Ações Disponíveis

  • Analisar

Ao acionar esta opção, o ouvidor passa a ser o responsável pela manifestação e caberá a ele definir os próximos passos a partir das informações registradas. Neste momento, o estado da manifestação passa a ser “em análise”. Encontra-se disponível apenas caso a manifestação ainda não tenha sido atribuída a um ouvidor.

  • Arquivar: 

Caso uma manifestação tenha sido aberta com texto duplicado, sem clareza necessária para a sua tramitação, com palavras  que fogem da boa ética ou mesmo quando não haja mais sentido em seu retorno, é possível arquivá-la. Para isso, o ouvidor deve informar a justificativa e efetuar o arquivamento da mesma. O estado da manifestação, neste caso, será modificado para “arquivada” e quando acioná-lo o usuário será direcionado à página para inserção de justificativa, como mostra a imagem abaixo. Para finalizar a operação, será necessário acionar o botão .

Arquivando uma Manifestação
  • Encaminhar: 

Após a análise inicial da manifestação, o ouvidor central pode encaminhar a manifestação para outra ouvidoria e seu estado passa a ser “encaminhada”. A partir daí, quando um ouvidor local utilizar a opção “analisar” este passará a ser o responsável por dar um retorno para a manifestação. É possível ainda que o ouvidor central encaminhe a manifestação diretamente para um determinado ouvidor local para que somente este possa analisá-la.

Quando este botão for acionado na interface, o usuário será direcionado à tela de encaminhamento, onde deverá selecionar a ouvidoria para a qual a manifestação será transferida. O preenchimento do campo Ouvidor não é obrigatório. Ao finalizar, deverá ser acionado o botão “Encaminhar“, como destacado na imagem a seguir.

Encaminhando uma Manifestação
  • Responder

Utilizado para dar um retorno a manifestação e eventualmente, anexar arquivos que complementem a resposta. Neste caso, o estado será modificado para “respondida”. Quando acionado, este botão direcionará o usuário à caixa de texto.

 Para finalizar a operação, será necessário acionar o botão  .  

Respondendo uma Manifestação
  • Reclassificar Manifestação

Caso o ouvidor responsável pela análise da manifestação identifique que a classificação da mesma não é adequada ou que o assunto escolhido não corresponde ao que foi registrado, é possível utilizar este botão para reclassificar a manifestação, alterando os dados e evitando que esta seja encaminhada para outras ouvidorias com informações incorretas. Esta ação não altera o status da manifestação que deve permanecer “em análise” ou “aberta”. 

Ao acionar este botão, o usuário será conduzido à página de reclassificação, onde deverá selecionar a classificação e o assunto correspondente à manifestação. Para finalizar a operação, deve-se acionar o botão “Salvar” destacado na imagem abaixo.

Reclassificando uma Manifestação
  • Registrar ocorrência

O registro de ocorrências nas manifestações em análise é de responsabilidade do ouvidor ao qual a manifestação foi atribuída. As ocorrências têm o objetivo de manter atualizado o estado da manifestação, indicando as movimentações ocorridas, além de dar mais informações ao manifestante no acompanhamento da manifestação cadastrada por ele. 

Esta ação não  modifica o local e nem o estado da manifestação, no entanto, toda operação que modifica as propriedades da manifestação (estado, local, responsável, etc.) deve gerar automaticamente um registro de ocorrência interno, dessa forma será mantido um histórico das evoluções da manifestação dentro do sistema. 

Registro de Ocorrência em Manifestação

Ao acionar o botão Ocorrência Interna (seta 1) o usuário será direcionado à página de ocorrência, onde deverá ser preenchido o campo ocorrência com os detalhes a serem registrados na manifestação. Para tornar uma ocorrência visível exclusivamente para os usuários internos do sistema.Para finalizar a operação, deve-se acionar o botão Salvar (seta 2).

  • Solicitar Prorrogação

Caso seja necessário prorrogar o prazo para encerramento da manifestação, o ouvidor poderá acionar este botão. A quantidade de dias e a quantidade de vezes que uma manifestação pode ser prorrogada dependem da classificação da mesma e são informações configuradas pelo gestor da ouvidoria central. Apenas o gestor da ouvidoria central pode efetuar a prorrogação de prazos. Os demais ouvidores, centrais ou locais, podem apenas solicitar a prorrogação do prazo das manifestações que estão sob sua responsabilidade com a devida justificativa. 

Ao acionar esta opção, o usuário será direcionado à interface de solicitação de prorrogação. Nesta, deverá ser preenchido o campo justificativa. Para finalizar a operação, deve-se acionar o botão “Salvar”, em destaque na imagem a seguir.

Solicitando Prorrogação de Manifestação
  • Reabrir

Uma manifestação encerrada (respondida ou arquivada) pode ter a sua reabertura solicitada pelo manifestante, se o mesmo estiver insatisfeito com a resposta recebida. Esta solicitação deverá ser realizada dentro de um determinado prazo, sendo necessária a inserção de uma justificativa que será analisada pelo Gestor da Ouvidoria Central. 

A manifestação permanecerá classificada como pendente” até que o Gestor avalie a solicitação de reabertura. Quando a solicitação for negada, o gestor deverá justificar a recusa, e a manifestação será “finalizada” definitivamente. Caso seja aceita, ela será “reaberta”.

Quando a reabertura é efetuada, o sistema exibe a mensagem de confirmação abaixo:

Mensagem de Confirmação de Reabertura
plugins premium WordPress
Rolar para cima