Manual Sagres

Tipos de Manifestação

As manifestações do público serão registradas no sistema e atendidas pela(s) ouvidoria(s) responsável(s) na Instituição. Neste menu deverão ser cadastrados os tipos de manifestação que serão permitidos aos usuários.

As manifestações podem ser agrupadas em 5 diferentes categorias:

  • Denúncia – trata-se do registro de irregularidades praticadas por membros e/ou funcionários da Instituição;
  • Reclamação – registro de insatisfações em, relação aos serviços ou estruturas oferecidos na Instituição;
  • Solicitação – requerimento relacionado às necessidades de insumos, equipamentos, materiais ou estrutura voltadas ao pleno funcionamento da unidade, ou satisfação dos usuários dos serviços;
  • Sugestão – permite que o público em geral  proponha soluções ou melhorias acerca dos serviços ou estruturas;
  • Elogio – registro de satisfação do público em geral a respeito dos serviços prestados pela Instituição;
Em cada tipo de manifestação deverão ser cadastrados, os Assuntos tratados através de cada categoria. O tempo para resposta, bem como outras definições específicas como possibilidade de anonimato do manifestante e obrigatoriedade de resposta, serão estabelecidos individualmente, ou seja, para cada tipo de manifestação é possível definir.
 
Para acessar essa função, selecione o menu Tipos de Manifestação como indicado na imagem abaixo.
Inferface de Ouvidorias

Cadastro de Tipos de Manifestação

Os Tipos de Manifestação registrado serão exibidos na interface juntamente a todas as definições básicas atribuídas às mesmas, sendo possível assim visualizar todas as configurações de cada tipo.

Interface Tipos de Manifestação

Para cadastrar novo tipo de manifestação, deverá ser acionado o botão . O usuário será então direcionado à página de cadastro, onde os campos estarão divididos em duas pastas:

  • Dados: onde serão definidas as informações e configurações gerais do tipo de manifestação cadastrado.
  • Assuntos: onde poderão ser inseridos os assuntos relacionados a tal tipo de manifestação. Os assuntos cadastrados nessa interface serão as únicas opções disponíveis para seleção na interface de Cadastro de Manifestação.

Pasta Dados

Cadastro de Tipo de Manifestação - Pasta Dados

Para registrar o tipo de manifestação, selecione:

  1. Classificação: definirá o tipo de manifestação (denúncia, reclamação, sugestão, solicitação ou elogio);
  2. Dias para Finalização: corresponde ao prazo em dias para atendimento e fechamento deste tipo de manifestação de acordo com a classificação da manifestação;
  3. Número de Prorrogações: número de vezes em que o prazo poderá ser prorrogado caso a solicitação ultrapasse o prazo inicial estabelecido;
  4. Dias de Prorrogação: determina o número de dias que serão adicionados ao prazo inicial a cada prorrogação. 
  5. Permitir anonimato: quando selecionada a opção “Sim”, permitirá que o autor da manifestação preserve a sua identidade e envie a sua manifestação de forma anônima;
  6. Anexo Obrigatório: quando selecionada a opção “Sim”, tornará obrigatória a inserção de documentos em anexo que embasem a  manifestação enviada;
  7. Exige Resposta: apenas quando selecionada a opção “Sim”, tornará obrigatório o envio de resposta por parte da Ouvidoria;
Para registrar o tipo de manifestação, acione o botão Salvar. Caso não hajam erros, será exibida a mensagem abaixo.
 
Nota
 
Pode existir apenas um cadastro de cada tipo de manifestação. Caso haja tentativa de cadastrar uma duplicata, o sistema retornará a seguinte mensagem de Atenção.
 
Mensagem de Atenção

Pasta Assuntos

Cadastro de Tipos de Manifestação - Pasta Assuntos

Na pasta Assuntos poderão ser adicionados os assuntos do tipo de manifestação selecionado. Para realizar o cadastro, siga os seguintes passos:

  1. Acione o botão em destaque na imagem anterior. Será adicionada uma nova linha para digitação.
  2. Digite no campo adicionado o assunto que deseja incluir. Lembrando que, no momento do registro de uma manifestação deste tipo, os assuntos cadastrados nessa interface serão as únicas opções disponíveis para que o usuário selecione.
  3. Utilize o botãopara registrar o assunto cadastrado. É possível registrar diversos assuntos em uma única operação, desde que cada opção adicionada seja registrada antes de adicionar a próxima. Caso deseja cancelar, acione o botão
  4.  Para finalizar, acione o botão Salvar.

Gerenciamento de Tipos de Manifestação

Para editar ou excluir tipos de manifestação já cadastrados, acesse a interface de Tipos de Manifestação. 

Tela Tipos de Manisfestação

Editando um Tipo de Manifestação

Para editar um tipo de manifestação, acione o botão . Será exibida a interface de inserção de informações, sendo permitida a alteração de todas as configurações estabelecidas, bem como a adição ou exclusão de Assuntos. Veja a animação abaixo.

Clique sobre a imagem para ver animação

Excluindo um Tipo de Manifestação

Para realizar a exclusão de um tipo de manifestação, é necessário acionar o botão  na interface. Será exibida a seguinte mensagem de confirmação, e será necessário acionar o botão Sim para confirmar a operação.

Mensagem de Confirmação
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