Tipos de Manifestação
As manifestações do público serão registradas no sistema e atendidas pela(s) ouvidoria(s) responsável(s) na Instituição. Neste menu deverão ser cadastrados os tipos de manifestação que serão permitidos aos usuários.
As manifestações podem ser agrupadas em 5 diferentes categorias:
- Denúncia – trata-se do registro de irregularidades praticadas por membros e/ou funcionários da Instituição;
- Reclamação – registro de insatisfações em, relação aos serviços ou estruturas oferecidos na Instituição;
- Solicitação – requerimento relacionado às necessidades de insumos, equipamentos, materiais ou estrutura voltadas ao pleno funcionamento da unidade, ou satisfação dos usuários dos serviços;
- Sugestão – permite que o público em geral proponha soluções ou melhorias acerca dos serviços ou estruturas;
- Elogio – registro de satisfação do público em geral a respeito dos serviços prestados pela Instituição;
Cadastro de Tipos de Manifestação
Os Tipos de Manifestação registrado serão exibidos na interface juntamente a todas as definições básicas atribuídas às mesmas, sendo possível assim visualizar todas as configurações de cada tipo.
Para cadastrar novo tipo de manifestação, deverá ser acionado o botão . O usuário será então direcionado à página de cadastro, onde os campos estarão divididos em duas pastas:
- Dados: onde serão definidas as informações e configurações gerais do tipo de manifestação cadastrado.
- Assuntos: onde poderão ser inseridos os assuntos relacionados a tal tipo de manifestação. Os assuntos cadastrados nessa interface serão as únicas opções disponíveis para seleção na interface de Cadastro de Manifestação.
Pasta Dados
Para registrar o tipo de manifestação, selecione:
- Classificação: definirá o tipo de manifestação (denúncia, reclamação, sugestão, solicitação ou elogio);
- Dias para Finalização: corresponde ao prazo em dias para atendimento e fechamento deste tipo de manifestação de acordo com a classificação da manifestação;
- Número de Prorrogações: número de vezes em que o prazo poderá ser prorrogado caso a solicitação ultrapasse o prazo inicial estabelecido;
- Dias de Prorrogação: determina o número de dias que serão adicionados ao prazo inicial a cada prorrogação.
- Permitir anonimato: quando selecionada a opção “Sim”, permitirá que o autor da manifestação preserve a sua identidade e envie a sua manifestação de forma anônima;
- Anexo Obrigatório: quando selecionada a opção “Sim”, tornará obrigatória a inserção de documentos em anexo que embasem a manifestação enviada;
- Exige Resposta: apenas quando selecionada a opção “Sim”, tornará obrigatório o envio de resposta por parte da Ouvidoria;
Pasta Assuntos
Na pasta Assuntos poderão ser adicionados os assuntos do tipo de manifestação selecionado. Para realizar o cadastro, siga os seguintes passos:
- Acione o botão + em destaque na imagem anterior. Será adicionada uma nova linha para digitação.
- Digite no campo adicionado o assunto que deseja incluir. Lembrando que, no momento do registro de uma manifestação deste tipo, os assuntos cadastrados nessa interface serão as únicas opções disponíveis para que o usuário selecione.
- Utilize o botãopara registrar o assunto cadastrado. É possível registrar diversos assuntos em uma única operação, desde que cada opção adicionada seja registrada antes de adicionar a próxima. Caso deseja cancelar, acione o botão.
- Para finalizar, acione o botão Salvar.
Gerenciamento de Tipos de Manifestação
Para editar ou excluir tipos de manifestação já cadastrados, acesse a interface de Tipos de Manifestação.
Editando um Tipo de Manifestação
Para editar um tipo de manifestação, acione o botão . Será exibida a interface de inserção de informações, sendo permitida a alteração de todas as configurações estabelecidas, bem como a adição ou exclusão de Assuntos. Veja a animação abaixo.
Excluindo um Tipo de Manifestação
Para realizar a exclusão de um tipo de manifestação, é necessário acionar o botão na interface. Será exibida a seguinte mensagem de confirmação, e será necessário acionar o botão Sim para confirmar a operação.