Manual Sagres

Segunda Chamada

Este serviço permite a solicitação de Segunda Chamada para uma ou mais avaliações das disciplinas em que o Aluno está matriculado e que, por algum motivo, não pôde comparecer.

Para solicitar a Segunda Chamada, devem ser informados: o período/disciplina/turma (campo Turma), a avaliação da turma que o Aluno deseja fazer a segunda chamada (campo Prova) e alguma observação sobre o motivo da solicitação (campo Observação). Em seguida, o botão Adicionar deve ser acionado para que o sistema considere as informações registradas.

O usuário deve repetir o processo quantas vezes sejam necessárias para solicitar todas as segundas chamadas desejadas, sejam da mesma disciplina/turma ou de outra disciplina/turma. Mais informações poderão ser necessárias a depender das definições que a Instituição estabeleceu para esse serviço.

Após concluir todas as requisições, o usuário deverá acionar o botão Solicitar, presente no rodapé da interface, para que o sistema registre toda a solicitação.

Lembre-se que cada Instituição é livre para definir as características dos seus serviços, isto é, se terão custos, quais os prazos de respostas para as solicitações, se permitem anexos, se possuem instruções etc. (essas definições são feitas através do menu Tabela > Solicitações > Serviços Disponíveis​, do Sagre​s Acadêmico). Portanto, as informações que deverão ser fornecidas dependem das necessidades de cada Instituição.

AW-Portal-Aluno-Sol-Servico-Servico-Segunda-Chamada-Apos-Adicionar-1
Exemplo da interface de Solicitação de Segunda Chamada

No exemplo acima, o custo de uma Segunda Chamada é R$100,00. Porém, como o usuário requisitou duas segundas chamadas, o custo total ficou R$200,00.

Nota
 
  O custo definido para o serviço é para uma única requisição de Segunda Chamada. Caso o usuário solicite mais de uma, o custo total será o custo de uma única requisição multiplicado pelo número total de requisições desejadas pelo usuário.
 

Se a solicitação tiver custos e houver integração com o Sagres Financeiro, ao concluir a solicitação, o sistema irá gerar um Boleto de Cobrança com o custo total da solicitação (lembre-se que alguns serviços só são cobrados acima de um determinado limite de requisições). Neste caso, se o Aluno deseja obter o Comprovante da Solicitação, ele deve acessar a interface do menu Solicitaçõ​es > Acompanhamento de Solicitações​, no Portal do Aluno.

Caso a solicitação não tenha custos ou não exista integração com o Sagres Financeiro, o sistema emitirá o Comprovante da Solicitação.

AW-Portal-Aluno-Sol-Servico-Servico-Segunda-Chamada-BOLETO-1
Exemplo de Boleto de Cobrança de Solicitação de Segunda Chamada
AW-Portal-Aluno-Sol-Servico-Servico-Segunda-Chamada-COMPROVANTE-1
Exemplo de Comprovante de Solicitação de Segunda Chamada

Caso alguma informação viole alguma regra da solicitação, o sistema emitirá mensagens de erro:

AW-Portal-Aluno-Sol-Servico-Servico-Segunda-Chamada-ERRO-1
Exemplo de Mensagem de erro (faltou acionar o botão Adicionar para registrar a seleção)​
Rolar para cima