Manual Sagres

Trancamento do Curso

Serviço que permite ao Aluno solicitar o trancamento do curso, ou seja, a suspensão temporária do Aluno no curso até um prazo máximo determinado pela Instituição.

As solicitações de trancamento devem atender às seguintes condições:

  • O Aluno deve estar matriculado. Se não estiver, o sistema emitirá uma mensagem e irá bloquear a finalização da solicitação;
  • O Aluno não pode estar cursando o primeiro semestre;
  • O Aluno não pode ter nenhuma pendência financeira com a Instituição. Caso haja alguma pendência, o boleto de pagamento referente às pendencias será gerado automaticamente no ato do preenchimento da solicitação, com base nas informações do Sagres Financeiro, e o sistema​ não irá registrar a solicitação. Após o Aluno quitar as suas dívidas, ele deverá solicitar novamente o trancamento do curso;
  • O período de solicitação de trancamento é previsto no calendário acadêmico e deve ser respeitado, salvo exceções a serem submetidas à direção da Instituição, que dará tratamento especial a essa situação. O Secretário da Instituição pode ter autorização para registrar solicitações de trancamentos fora do período definido no calendário;
  • A solicitação de trancamento envolve os setores Financeiro e Acadêmico da Instituição, que deverão respeitar o prazo de atendimento definido para esse serviço.

Lembre-se que cada Instituição é livre para definir as características dos seus serviços, isto é, se terão custos, quais os prazos de respostas para as solicitações, se permitem anexos, se possuem instruções etc. (essas definições são feitas através do menu Tabela > Solicitações > Serviços Disponíve​is​, do Sagres Acadêmico). Portanto, as informações que deverão ser fornecidas dependem das necessidades de cada Instituição.

Para registrar uma solicitação de trancamento de curso, o Aluno deverá informar o tempo de trancamento desejado, isto é, o número de períodos letivos que deseja trancar (campo Tempo de trancamento), informar os motivos dessa decisão (campo Justificativa para solicitação do serviço) e outras informações, caso a Instituição tenha assim definido para essa solicitação. Em seguida, deverá acionar o botão Solicitar para que o sistema processe a solicitação.

Se a solicitação tiver custos, o sistema emitirá o Boleto de Cobrança, que poderá ser impresso. Se o Aluno desejar o Comprovante da Solicitação, ele deverá acessar a interface do menu Solicitações > Acompanhamento das Solicitações​, do Portal do Aluno.

Se a solicitação não tiver custos, o sistema emitirá o Comprovante da solicitação.

Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Solicitação de Trancamento de Curso

Caso alguma informação viole alguma regra da solicitação, o sistema emite mensagens de erro:

Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Exemplo de mensagem de erro (para solicitar trancamento de curso o Aluno deve estar matriculado no período)​
Rolar para cima