Acompanhamento de Solicitações
Esta interface permite o acompanhamento das solicitações de serviço registradas para o Aluno. Acessível pelo menu Solicitações > Acompanhamento de Solicitação de Serviço, no Portal do Aluno.
As solicitações são cadastradas pelo Aluno no Portal do Aluno, pela interface do menu Solicitações > Cadastrar solicitações de serviço e pelo Portal do Secretário, pela interface do menu Cadastro > Solicitar serviços para Alunos.
Os Menus e Títulos de Interfaces do Sagres Portal informados nesta documentação são os mesmos criados na instalação do Sagres Portal. Estes podem ser modificados a critério da Instituição. Então o Usuário deve identificar a correspondência do Menu/Título no Portal de sua Instituição com o Menu/Titulo deste documento pela descrição do função da interface.
Ao clicar no menu, o sistema apresentará a interface Acompanhamento de solicitações com a lista de todas as solicitações de serviço registradas pelo Aluno, apresentando a descrição do serviço (coluna Serviço), a data em que a solicitação foi registrada no sistema (coluna Data da Solicitação), a quantidade (coluna Quantidade), a situação do atendimento (coluna Situação), o custo da solicitação (coluna Valor) e a justificativa informada pelo Aluno (coluna Observação).
Nesta interface, o usuário pode alterar o total de linhas apresentadas de cada vez, selecionando um dos valores disponibilizados no campo Mostrar: Todas, 10, 20 ou 30.
No final da linha com os dados de cada solicitação, podemos encontrar alguns ícones que permitem ao usuário acessar outras funções, a depender das características da solicitação.
No rodapé da interface, o usuário encontra opções para navegação nas páginas da consulta: primeira página, página anterior, próxima página, última página, a indicação do número da página que está sendo apresentada e o total de páginas da consulta.
Ao término do processamento do cadastramento de uma solicitação de serviço especial, o sistema sempre gera um dos seguintes documentos:
- Formulário – apenas para alguns tipos de serviços;
- Comprovante de Solicitação – serviços onde não há cobrança ou, se existe cobrança, não há integração com o Sagres Financeiro e o serviço não tem nenhum Formulário associado. Existe um modelo de comprovante para cada tipo de atividade;
- Boleto de Cobrança – serviços com custos em que existe integração com o Sagres Financeiro.
Em qualquer caso, o usuário poderá obter todos os documentos associados a um serviço (exceto o Boleto de Cobrança), acessando a interface Acompanhamento de Solicitações de serviço, no Portal do Aluno.
A interface também apresenta, no cabeçalho, uma lista com as pendências existentes para o atendimento de uma ou mais solicitações, com o título “O prosseguimento de uma ou mais solicitações depende da resolução das pendências listadas abaixo“. Observe a figura abaixo:
No exemplo apresentado acima, só existe pendência para a solicitação registrada em 30/06/2015, em que o Aluno pediu a segunda chamada para duas avaliações de uma disciplina e não apresentou documentação suficiente para justificar a segunda chamada da segunda avaliação da disciplina.
Quando o usuário passa o ponteiro do “mouse” sobre o ícone que permite o acesso ao comprovante de uma solicitação de segunda chamada, sem clicar sobre ele, o sistema apresenta uma explicação adicional sobre os dados da solicitação em questão (mecanismo conhecido como “tooltip” = dica de contexto). No exemplo abaixo, são listadas as avaliações que o Aluno requisitou na solicitação de segunda chamada (a primeira e a segunda avaliação da disciplina SIF001 – Cálculo Diferencial e Integral), o que facilita o acompanhamento da solicitação.