Gerenciamento de Notificações
Notificações são mensagens de alerta, ou seja, são avisos enviados para os usuários. As Notificações podem ser geradas automaticamente pelos diversos módulos dos sistemas. Notificações também podem ser geradas pelo próprio usuário e correspondem a mensagens agendadas (menu Portal (Gerenciamento) > Gerenciamento de Mensagens, do Sagres Portal 3). Nas definições das Notificações geradas pelo usuário, é estabelecido um valor padrão para o recebimento das mensagens pelos destinatários (que possuem permissão de acesso às mensagens), isto é, se irão recebê-las ou não, da mesma forma como existe esta definição para as Notificações geradas pelos diversos módulos, sendo que posteriormente, em qualquer caso, os destinatários dessas Notificações poderão alterar as condições determinadas para os recebimentos.
Notificações estão ligadas ao serviço Notificações. Serviços são funcionalidades oferecidas pelos sistemas, que poderão ser utilizadas pelos usuários. Portanto, o Sagres Portal oferece o serviço Notificações para os usuários.
A interface de Gerenciamento de Notificações permite que os usuários alterem as configurações padrões definidas para os recebimentos das diversas Notificações a que eles têm acesso. Nesta interface também definimos o E-mail Principal e o E-mail secundário do usuário, no primeiro e no segundo campo da interface respectivamente. Também pode ser definido o número do celular do usuário que poderá receber SMS. A interface é acessada através do menu Gerenciamento de Notificações, exibido quando o usuário clica no ícone de Configurações, presente no cabeçalho das interfaces do usuário (ressaltado na cor vermelha na figura abaixo).
Os comandos SQL dos Destinatários associados às mensagens – (definidos na interface de cadastramento de mensagens agendadas) – verificam as permissões dos usuários e definem para quais usuários as mensagens estarão disponíveis.
As mensagens são agrupadas de acordo com o Tipo da Mensagem (também definido na interface de cadastramento de mensagens agendadas), ressaltado na cor azul na figura acima).
Para cada Tipo de Mensagem temos a lista de mensagens que o usuário poderá receber (ressaltada na cor verde na figura acima).
No final da linha de cada mensagem temos de 1 a 3 campos, que representam as formas de contato que o usuário emissor definiu para a mensagem: E-mail Principal, E-mail Secundário, ou SMS, respectivamente. Nem todas as mensagens utilizam todas as formas de contato (observe a figura acima). O usuário poderá alterar o recebimento de cada forma de contato da mensagem, indicando se quer receber (campo marcado), ou se não quer receber (campo desmarcado).
No final da linha de cada Tipo de Mensagem, temos 3 campos (ressaltados na cor cinza), representando as formas de contato: E-mail Principal, E-mail Secundário e SMS, respectivamente. Caso o usuário marque (quer receber) ou desmarque (não quer receber) qualquer forma de contato desta linha, essa definição valerá para todas as mensagens pertencentes ao Tipo de Mensagem em questão.
No exemplo da figura acima, temos 2 Tipos de Mensagens: Portal do aluno e Portal do professor. Um usuário poderia optar por receber as mensagens do Portal do aluno, através do seu e-mail principal, e do seu e-mail secundário (observe a figura acima), mas, em contrapartida, ele poderia optar por não receber as mensagens relacionadas ao Portal do professor, por nenhuma forma de contato – (ao contrário da figura acima, nesse caso, nenhum dos campos das formas de contato desse tipo de Mensagem estaria marcado) – por não considerá-las importantes. Como o conceito de importância é altamente subjetivo, o Sagres Portal deixa a critério de cada usuário configurar da forma que melhor lhe convier.
Ao concluir as atualizações, o usuário deverá clicar no botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as atualizações realizadas.