Frequência dos Professores
Esta função permite que os Secretários dos departamentos (ou órgãos equivalentes) registrem as ausências dos professores alocados aos mesmos departamentos em que eles estão associados, se eles tiverem autorização para executar esse procedimento (ver com o Gestor do Sistema as configurações e as definições de parâmetros necessárias para a execução dessa rotina).
A interface que permite esses registros é acessada através do menu Acompanhamento > Frequência dos Professores, do Sagres Portal.
Ao clicar no menu citado, o usuário deverá selecionar o professor que receberá o registro de ausência. O usuário também deverá selecionar o Departamento ao qual ele pertence (campo Pesquisar) e, se desejar, informar as iniciais de quaisquer dos nomes do professor (campo “Digite aqui para filtrar”) para que, em seguida, possa acionar o botão Exibir (presente na interface).
O sistema apresentará a interface Seleção de professor, com a lista de todos os professores alocados ao departamento ou apenas os professores do departamento cujos nomes atendem ao filtro informado.
No campo Mostrar, o usuário pode escolher quantos professores serão apresentação em cada tela: Todos, 10, 20 ou 30.
O usuário deverá clicar sobre o nome do professor desejado, a fim de que o sistema possa apresentar a interface Frequência dos professores.
O usuário poderá escolher outro professor (entre os que ele tem acesso) para trabalhar acionando o ícone “Escolher outro professor” no canto superior direito da interface, ao lado do nome do professor atual.
O sistema retorna para a interface de Seleção de professor para que, desse modo, o usuário clique no seguinte ícone:
Essa interface apresenta a Lista de ausências já registradas para o professor na área inferior da interface.
Se não houver ausência cadastrada para o professor, o sistema exibe a mensagem “Nenhum registro foi retornado”.
Se houver ausência, o sistema exibe a Data da ausência, Período/Código e nome da Atividade/Classe, bem como o Motivo da ausência.
O sistema permite, ainda, que o usuário visualize Todos, 10, 20 ou 30 registros de ausências para o professor, conforme definido no campo Mostrar.
Para incluir uma ausência, o usuário deverá selecionar a classe em que a falta ocorreu (dentre as que pertencem ao professor), informando a data (para ajudar o usuário poderá utilizar a função calendário, presente no final do campo) e o motivo da ausência. Em seguida, deve-se acionar o botão Adicionar.
A data deve estar dentro do período de vigência da classe. Caso contrário, ocorre a mensagem de erro:
Para excluir um ou mais registros de ausências, o usuário deverá marcar os registros (primeiras posições das linhas com os dados dos registros) e, em seguida, acionar o botão Excluir presente na interface (abaixo do título “Lista de Ausências”). O sistema confirmará se os registros marcados deverão ser excluídos.
Para alterar um registro, o usuário deverá clicar sobre o texto do motivo do registro a ser alterado, alterar o motivo e, em seguida, acionar o botão Salvar.
Ao clicar no menu citado, o usuário deverá selecionar o professor que receberá o registro de ausência. O usuário deverá selecionar o Departamento ao qual ele pertence (campo Pesquisar) e, se desejar, informar as iniciais de quaisquer dos nomes do professor (campo “Digite aqui para filtrar”) para, em seguida, acionar o botão Exibir (presente na interface). O sistema apresentará a interface Seleção de professor com a lista de todos os professores alocados ao departamento ou apenas os professores do departamento cujos nomes atendem ao filtro informado.
No campo Mostrar, o usuário pode escolher quantos professores serão apresentação em cada tela: Todos, 10, 20 ou 30.