Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​Critérios de Aproveitamento​

​​ Esta interface permite a definição de diversas informações que fazem parte dos critérios de aproveitamento das avaliações dos alunos na Instituição. Esses critérios são definidos para cada nível de curso oferecido pela Instituição. Esta rotina é acessível pelo menu Administração Acadêmico> Critério de Aproveitamento, no perfil do Secretário, no Sagres Diário.

Pagina-Inicial-1
Exemplo da interface Inicial - Administração Acadêmica - Critério de Aproveitamento​
Nota
 
  Verifique com o Gestor do Sistema as autorizações de acesso necessárias para a execução dessa rotina.
 

Os níveis de curso já devem estar cadastrados no Sagres Acadêmico (Tabela >Currículo>Nível de Curso, pasta Tipo de Curso, pasta Avaliação, campo Descrição).

Também os resultados por notas ou conceitos dos diversos níveis de curso já devem estar definidos, no Sagres Acadêmico (Tabela > Currículo > Nível de Curso, pasta Resultados Nível do Curso, e pasta Conceitos Nível do Curso).

Devem estar definidas também, no Sagres Acadêmico, as associações dos diversos resultados de notas ou conceitos com aprovações ou reprovações, em: Tabela > Currículo > Nível de Curso, pasta Tipo de Curso, pasta Resultado, pasta Notas e pasta Conceitos, e para os níveis de curso que usam grupo em: Tabela > Currículo > Nível de Curso, pasta Tipo de Curso, pasta Resultado Grupo, pasta Notas e pasta Conceitos.

O cadastramento das informações citadas acima é pré-requisito para a execução da rotina Critério de Aproveitamento.

Caso alguma das informações citadas acima não estejam definidas, o sistema apresentará mensagens de erro. Exemplo: Atenção – O nível de curso selecionado não possui resultados associados. A associação dos resultados a um nível de curso deve ser feita no sistema Acadêmico.

O restante das informações sobre aproveitamento deverá ser especificado no Sagres Diário, apenas pelo Gestor do Sistema.

A interface Critério de aproveitamento possui as seguintes pastas: Avaliações, Resultados Gerais, Restrições de Publicação, Períodos Letivos (só disponibilizada quando o nível de curso possui mais de um critério já cadastrado).

Os critérios de aproveitamento são definidos de acordo com as características dos níveis de curso (exemplo: se utiliza ou não aproximação, etc.), e das etapas de avaliações adotadas pelos níveis de curso (por exemplo: prova final, segunda época, etc.).

Ao acessar a interface Critério de Aproveitamento, o usuário deve selecionar o nível de curso desejado. Após a seleção do nível de curso, o sistema apresentará as informações já cadastradas para o nível de curso em questão.

Na parte superior da interface o sistema apresenta o botão “Encerrar critério atual e criar novo” que, ao ser acionado, encerra o critério atual, e permite a geração de um novo.

Um nível de curso pode possuir um ou mais critérios de aproveitamento cadastrados. Cada critério está associado a um ou mais períodos letivos. Em cada período letivo, só pode existir um critério válido para cada nível de curso (para evitar avaliações com critérios diferentes, dentro de um mesmo período letivo, com relação a uma determinada situação, do nível de curso em questão). No cadastramento de um novo critério, o sistema sugere quais são os períodos letivos que serão associados ao critério em questão.

Pasta Avaliações

Na pasta Avaliações, informamos dados sobre as avaliações que o nível de curso selecionado possui. Exemplos de tipos de avaliações possíveis: avaliação interdisciplinar, nota prêmio, etc.

criterio de aproveitamento
Exemplo da interface para especificar Critérios da Aproveitamento - pasta Avaliações

 Alguns critérios possuem detalhes. Caso um determinado critério que tem detalhes seja selecionado, obrigatoriamente todos as informações devem ser informadas. Os critérios que possuem detalhes são marcados com ícones, que servem para expandir ou ocultar os detalhes do critério. Exemplos de critérios com detalhes: a Instituição possui Prova Final, a Instituição possui Segunda época, etc.

detalhes
Ícone abrir detalhes

O valor da hora aula é definido pelo critério de aproveitamento ativo do nível de curso dos alunos. Caso haja alunos de níveis de curso diferentes, então o valor da hora aula será o menor valor entre os definidos para os níveis de curso.

O valor da hora aula efetiva é definido também pelo critério de aproveitamento ativo do nível de curso dos alunos. Por padrão, ele tem o mesmo valor que a hora aula.

O valor de hora aula efetiva é usado para permitir a associação de horários nas classes ofertadas, ou seja, usado apenas na Geração de Aulas, enquanto o valor de hora/aula é usado para verificar o limite de faltas para o aluno. Caso haja alunos de níveis de curso diferentes, então o valor da hora aula efetiva será o menor valor entre os definidos para os níveis de curso. Por exemplo: A quantidade de aulas de uma classe é 68 aulas, com hora/aula de 60minutos/aula. Mas cada aula é ministrada em 50 minutos. Portanto, a hora/aula é definida com valor 60 e a hora/aula efetiva é definida com valor 50.

Com relação à definição do percentual limite de faltas, o usuário terá que definir qual o tipo de aproximação que será utilizado no cálculo das faltas com relação à definição do percentual limite de faltas. Além disso, o usuário terá que definir qual o tipo de aproximação que será utilizado no cálculo das faltas do Aluno: truncamento, arredondamento, ou próximo inteiro. O sistema apresenta uma observação sobre a aproximação do limite de faltas, quando o usuário clica sobre a frase: Informações sobre a aproximação do limite de faltas.

Secretário-Configuração - Critério de Aproveitamento- 2 - Informações sobre a aproximação do limite de faltas.png
Informações sobre a aproximação do limite de faltas.

 Se a Instituição utiliza avaliação interdisciplinar, o usuário terá que fornecer algumas informações. O campo Opção de Aproximação só é disponibilizado se a Instituição utiliza aproximação e aproxima também resultados parciais. O sistema apresenta uma observação sobre avaliação interdisciplinar quando o usuário clica sobre a frase: Informações sobre Avaliação Interdisciplinar.

Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-2-Informacoes-sobre-avaliacao-interdisciplinar-1
Informações sobre Avaliação Interdisciplinar

Se a Instituição utiliza aproximação e também aproxima resultados parciais, e se ela também tem avaliação interdisciplinar, o usuário terá que fazer a opção com relação aos momentos em que a aproximação deve ser realizada. O Objeto de aproximação que será utilizado pode ser específico do nível de curso, definido no Sagres Acadêmico, ou o especificado como Padrão Sagres. Se o nível de curso não tem objeto específico, será utilizado o objeto definido no Sagres Acadêmico, e caso este não esteja definido no Sagres Acadêmico, será utilizado o objeto Padrão Sagres. Observe a figura abaixo.

Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Utiliza aproximação, aproxima resultados parciais e precisa dizer quando a aproximação deve ser feita

Se a Instituição utiliza o Conselho de Classe, obrigatoriamente ela terá Prova Final.

Com relação à prova final, o sistema exibe informações sobre prova final quando o usuário clica sobre a frase: Informações sobre Prova Final.

Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-2-Informacoes-sobre-prova-final-1-1
Informações sobre Prova Final

Pasta Resultados Gerais

 Na pasta Resultados Gerais, associamos resultados aos diversos tipos de aproveitamento obtidos pelos alunos ao cursarem as atividades curriculares do nível de curso selecionado. Exemplo: resultado para aprovado por média, resultado para reprovado por média, resultado para aprovado por frequência, etc.

Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-2-Informacoes-sobre-prova-final-1-2
Informações sobre Prova Final
Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-completo-pasta-Resultados-Gerais-1
Exemplo de interface para especificar Critérios da Aproveitamento - pasta Resultados Gerais

 Os resultados devem estar definidos no Sagres Acadêmico, como já foi citado anteriormente nessa documentação.

Pasta Restrições de Publicação

 Na pasta Restrições de Publicação, informamos se os resultados de determinadas avaliações do nível de curso selecionado podem (opção SIM), ou não (opção NÃO) serem publicadas. É preciso que o usuário selecione o período no qual as restrições serão válidas (campo Período Letivo).

As restrições são válidas enquanto o usuário não inverter as definições.

Cada nível de curso tem um determinado conjunto de avaliações aplicadas ao mesmo. É possível definir restrições apenas para as notas complementares que o nível de curso utiliza: Média parcial, Nota prêmio, Conselho de classe, Prova final, ou Segunda época.

A opção NÃO é a padrão. Basta clicar sobre o botão de definição de restrição de uma determinada avaliação para inverter a definição (SIM > NÃO, ou Não > SIM).

Após o usuário especificar as restrições desejadas, deve acionar o botão Salvar, presente na interface. As avaliações que ficarem com restrição de publicação não estarão disponíveis para acesso aos usuários que teriam direito de acessar, caso não houvesse a restrição.

Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-pasta-Restricoes-de-Publicacoes-1
Exemplo de interface para especificar Critérios da Aproveitamento - pasta Restrições de Publicação

Pasta Período Letivo

 Na pasta Períodos Letivo, podemos observar quais são os períodos letivos associados ao critério acessado, do nível de curso selecionado. Esta pasta só estará disponível caso o nível de curso acessado possua mais de um critério de aproveitamento cadastrado. Neste caso, o sistema também apresentará o botão Histórico de critérios.

Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-completo-pasta-Periodos-Letivos-1
Exemplo de interface para especificar Critérios da Aproveitamento - pasta Períodos Letivos

 Ao acionar o botão Histórico de critérios, o usuário poderá acessar a lista dos critérios cadastrados para o nível de curso selecionado, que poderão ser editados.

Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-pasta-Periodos-Letivos-Historico-de-criterios-1
Exemplo de interface Histórico de critérios de aproveitamento

Nessa interface o usuário pode observar quantos critérios já foram definidos para o nível de curso selecionado, qual está vigente e as datas de início e fim dos critérios. Para editar um determinado critério, o usuário deverá clicar sobre a palavra Editar, presente no final da linha que contém os dados do critério desejado. Ao acionar a função Editar, o usuário terá acesso aos dados do critério desejado, podendo fazer as alterações necessárias. Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Salvar.

A pasta Períodos Letivos possui o botão Associar período Letivo que, ao ser acionado, fará com que o sistema apresente uma interface para que o usuário selecione um novo período para ser adicionado ao critério em questão.

Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-pasta-Periodos-Letivos-Associacao-1
Interface para associar um novo período letivo

Como cada período letivo só pode ter um único critério de aproveitamento, caso o usuário selecione um determinado período que já está associado a algum outro critério deste mesmo nível de curso, o sistema irá remover essa associação. Para confirmar a associação, o usuário deverá acionar o botão Associar, presente na interface.

Atenção
Um Período Letivo possui uma data de início e uma de fim (especificadas no Sagres Acadêmico, menu Tabela > Registro Escolar > Período Letivo);
Não existe período letivo sem critério de aproveitamento definido (para qualquer nível de curso);
Ao ser criado um novo período letivo no Sagres Acadêmico, menu Tabela > Registro Escolar > Período Letivo, o sistema automaticamente associa o período à todos os critérios de aproveitamento vigentes, em todos os níveis de curso;
Se o nível de curso só possui um critério, ele será válido para todos os períodos letivos cadastrados (no Sagres Acadêmico);
Ao se criar um novo critério, o sistema associa os períodos em que o mesmo será válido;
Um critério é válido até o último dia do último período letivo associado ao critério (mesmo que a data de vigência desse critério seja inferior);
Ao se criar um novo critério, ele será válido a partir do período seguinte ao último período associado ao critério que vai ser descontinuado. E a partir do segundo critério criado, o sistema disponibilizará a pasta Períodos Letivos, para que o usuário conheça a validade real de cada critério, isto é, quais são os períodos letivos associados a cada critério. O botão Histórico de critérios na interface Critério de aproveitamento, permite que o usuário possa editar os critérios já cadastrados. Resumindo: aproximação), mas caso não exista um modo particular, os cálculos serão feitos considerando a forma disponibilizada pelo sistema. Resumindo: Como já citamos, os critérios de aproveitamentos estão relacionados a níveis de curso, sendo que pode existir mais de um critério de aproveitamento associado a um determinado nível de curso, então para cada critério existem os períodos letivos em que ele deve ser considerado (exemplo: em um nível de curso que tem dois critérios cadastrados, sendo que o último critério cadastrado, foi criado no semestre 2012.1, alterando a nota mínima para aprovação de 7,0 para 5,0, então todas as classes de períodos anteriores a 2012.1, nesse nível de curso, utilizam o critério de aproveitamento anterior, caso as classes venham a ser reabertas);

Se o usuário deseja encerrar um critério para criar um novo, ele deve acionar o botão “Encerrar critério atual e criar novo”, presente na interface de Critério de aproveitamento. Após acionar o botão, o sistema exibirá uma interface para que o usuário informe a data de início do novo critério. Ele deve inserir a data solicitada e acionar o botão “Encerrar critério e criar novo”, presente na interface.

Perfil-Secretario-Configuracao-Criterio-de-Aproveitamento-mensagem-definir-data-de-inicio-do-novo-criterio-1
Interface Definir data de i​nício do novo critério

Caso algum campo obrigatório do critério atual, do nível de curso selecionado, não esteja preenchido, o sistema apresentará uma mensagem de erro (Exemplo: “Preencha os campos obrigatórios“). O sistema informará também quais são os campos obrigatórios (em vermelho) que não estão preenchidos. O usuário deverá fazer as alterações necessárias e depois acionar o botão Salvar. Logo após isso, deverá acionar o botão “Encerrar critério e criar novo” caso queira criar um novo critério.

Caso a data de fim da vigência do antigo critério não esteja definida, a data anterior à data de inicio da vigência do novo critério (um dia antes) será considerada como sendo a data final da vigência do antigo critério.

Na interface de Critério de Aproveitamento, as informações do critério encerrado são copiadas para o novo critério, exceto as datas de início e fim de vigência. Após editar as informações do novo critério de aproveitamento, o usuário deverá acionar o botão Salvar.

O critério anterior ficará inativo e a partir desse novo critério será possível acessar o “Histórico de Critérios” onde podemos observar os detalhes dos critérios anteriores (função Editar).

Como vimos, através da função Editar é possível editar os critérios, porém não há a opção de excluir ou reativar um critério, apenas podemos transferir algum período de um critério para outro, pois o sistema exclui o período do critério onde ele estava associado, para depois executar a inclusão no novo critério. As alterações feitas em critérios encerrados serão válidas apenas para as informações cadastradas para o nível de curso em contexto e apenas nos períodos letivos em que o critério estava vigente.

A associação dos períodos letivos ocorre automaticamente a partir da criação do segundo critério de um determinado nível de curso e é definida com base no intervalo da data de vigência. Mas é possível editar (inserir ou excluir) esses períodos.

Mesmo que haja conflito no intervalo da vigência entre o antigo e atual critério, a prioridade é para o mais recente. E o período letivo que gera conflito, automaticamente, será excluído do antigo critério de aproveitamento.

Rolar para cima