Manual Sagres

Administração - Comunidades

São grupos criados automaticamente com base nas informações acadêmicas, para troca de informações. Comunidades podem ser formadas por cada turma, de cada disciplina, com seus respectivos alunos e professores.

Ao acessar a seção Comunidades é possível verificar a lista de Comunidades que a Instituição possui, todas podem ser gerenciadas pelo Administrador.

Tela Inicial Comunidades

Criando uma Comunidade

O usuário do Sagres Social com o perfil Administrador pode criar Comunidades, para isso é preciso clicar no botão “Criar Comunidade” e uma nova janela será exibida.

O usuário deve preencher os campos:

Nome: indica o título da comunidade – campo obrigatório

Descrição: indica o texto expositivo sobre a comunidade-campo obrigatório;

Tipo: real ou virtual – campo obrigatório

Imagem: figura que representa a comunidade;

Data de término: indica a data limite em que a comunidade ficará aberta para novas postagens e adição de novos membros;

 

Tele Inicial - Criando Comunidades

Após o preenchimento das informações o usuário deve clicar no botão “Salvar” e a Comunidade será criada com sucesso.

Para encontrar a Comunidade na lista da sua instituição é preciso realizar a busca: no campo filtrar o usuário deverá digitar o nome completo ou parte dele e clicar no ícone do “funil”, o sistema retornará com resultado da busca.

Mensagem de Alerta sobre nome de Comunidades

Gerenciando Comunidade

O usuário Administrador ao passar o mouse sobre uma determinada comunidade, três botões serão exibidos,”Gerenciar“, “Editar “e “Excluir“, além dos dados como a quantidade de membros e compartilhamentos, vide imagem abaixo.

Lista de Comunidade da Instituição

Ao clicar em “Gerenciar“, uma nova tela é exibida com os membros da comunidade. Nesta janela que o Administrador poderá nomear algum(s) membros como Donos ou Moderadores, além de definir o período que cada membro poderá fazer parte da comunidade, ou ainda removê-lo.

Botões Administração de Participantes

Ao clicar no botão de Dono ou Moderador, automaticamente o usuário recebe o símbolo representado por uma coroa (Dono) e/ou martelo (Moderador) ao lado do nome, conforme figura abaixo.

Membro como Dona e Moderadora

É possível limitar o período de permanência de um membro na comunidade, para isso o Administrador tem que  clicar no botão “Período” e definir a data.

  é outro recurso para que o Administrador possa adicionar novos membros a determinada comunidade;

Uma nova janela será exibida o usuário deve digitar o nome do participante o sistema realizará uma busca e depois irá retornar o resultado. O usuário deve clicar na caixa de seleção e depois no botão “ok“, localizado no lado direito da tela.

Portanto, o novo usuário será inserido na comunidade solicitada.

Hierarquia entre comunidades

Nas Comunidades do Portal Social é possível estabelecer uma relação de hierarquia entre uma ou mais comunidades. Por exemplo, uma Comunidade pode representar um Colegiado e a ela serão associadas outras comunidades dos Cursos vinculados a esse colegiado. Neste caso, o Colegiado é a comunidade principal e os Cursos serão hierarquicamente inferiores.

As comunidades vinculadas são chamadas de Comunidades FilhasNelas serão exibidas as postagens realizadas em suas superiores hierarquicamente. Através deste menu é possível adicionar e remover comunidades filhas, conforme a imagem abaixo. 

Botões de Administração de Comunidades Filhas

Ao clicar no botão Hierarquia do menu inicial da página de Comunidades é possível visualizar quais comunidades estão vinculadas hierarquicamente. 

Comunidades - Botão Hierarquia

Será exibida, então, uma lista com todas as comunidades do sistema. Comunidades que possuem associação hierárquica com outras comunidades são destacadas com um símbolo (+) ou (-) no canto esquerdo como pode-se observar na animação a seguir.

Hierarquia das Comunidades

Pesquisando membros na Comunidade

Para realizar a busca por membros o Administrador poderá clicar no campo filtro e digitar letra ou parte do nome em seguida clicar na lupa, o sistema retornará com resultado da busca conforme o texto digitado, veja animação abaixo.

Outra forma de busca é usar os recursos de paginação com os botões (primeira, anterior, próxima e última) página, para encontrar o membro.

Lembrando que está busca será realizada dentro de uma Comunidade, qual foi selecionada na lista exibida;

Pesquisando Membros

é outro recurso para que o Administrador possa adicionar novos membros a determinada comunidade;

Uma nova janela será exibida o usuário deve digitar o nome do participante o sistema realizará uma busca e depois irá retornar o resultado. O usuário deve clicar na caixa de seleção e depois no botão “ok“, localizado no lado direito da tela.

Portanto, o novo usuário será inserido na comunidade selecionada.

Pesquisa de Usuário
 Atenção
 
Caso o Administrador não nomeie nenhum membro como Dono ou Moderador o sistema exibe uma mensagem de aviso.
 
 Mensagem de Atenção
 

Editando uma Comunidade

Para editar uma comunidade o Administrador deve clicar no botão “Editar” e depois uma nova janela, serão exibidas todos os campos abertos para alteração. Após a edição é preciso clicar no botão “Salvar“.

Caso o usuário não deseje continuar a operação deve clicar no botão “Cancelar“.

Editar Comunidade

Excluindo uma Comunidade

Ao clicar em “Excluir“, uma mensagem é apresentada ao usuário para sua confirmação. Ao pressionar o botão remover o usuário concorda em prosseguir com a operação, em seguida uma mensagem é apresentada confirmando a exclusão da comunidade.

 

Mensagem de Exclusão de uma Área de Interesse
Mensagem de confirmação de exclusão

Denúncias

As comunidades podem receber Denúncias referente a postagens realizadas, pelos membros. Um usuário com o perfil de  Administrador do Social automaticamente é um moderador e pode realizar o gerenciamento de todas as Denúncias para qualquer Comunidade de posse do seu gerenciamento.

Para saber mais a respeito de avaliação de Denúncias clique em Moderador.

 

plugins premium WordPress
Rolar para cima