Anos/Séries da Unidade de Ensino
Nesta tela é possível cadastrar os Anos/Séries dos Cursos oferecidos na Unidade de Ensino.
Acessível pelo menu Planejamento > Anos/Séries da Unidade de Ensino, do Sagres Colégio.
Ao clicar no menu, o sistema exibe a tela inicial de Anos/Séries da Unidade de Ensino.
Existem três botões na pasta que auxiliam na manutenção dos Anos/Séries.
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Ano/Série para o Curso. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Anos/Séries já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção (botão Remover), antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para incluir um Ano/Série o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma linha no final da grade, onde o usuário deverá informar os dados do novo Ano/Série e, em seguida, acionar o botão Confirmar para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Para excluir um ou mais Anos/Séries, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Anos/Séries a serem excluídos e, em seguida, acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Descrição dos campos
- Curso – Curso Oferecido pela Unidade de Ensino;
- Anos/Séries – Anos/Séries oferecidos no Curso da Unidade de Ensino;
- Início – Ano em que o Ano/Série passou a ser oferecido no Curso da Unidade de Ensino;
- Fim – Ano em que o Ano/Série deixou de ser ofertado no Curso da Unidade de Ensino.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
Se o usuário digitar alguma informação ou acionar o botão Recuperar e sair da tela sem antes ter acionado o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de aviso:
Se clicar em sim, as alterações realizadas serão perdidas. Se clicar em não, o sistema volta para a tela e o usuário deve acionar o botão Salvar.
Se o usuário acionar o botão novo, não digitar as informações obrigatórias e acionar o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de erro:
Se o usuário acionar o botão Novo e digitar somente parte das informações obrigatórias, ao acionar o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de erro:
Se o usuário alterar uma linha, selecionando uma determinada data de Fim do Ano/Série no Curso, caso existam dados registrados no sistema correspondentes a uma data posterior à data de Fim informada, ocorre a seguinte mensagem de erro:
Se o Usuário adicionar um Ano/Série ativo na unidade de Ensino, ocorre a seguinte mensagem de erro: