Manual Sagres

Anos/Séries da Unidade de Ensino

Nesta tela é possível cadastrar os Anos/Séries d​​os Cursos oferecidos na Unidade de Ensino.

Acessível pelo menu Planejamento > Anos/Séries da Unidade de Ensino​, do Sagres Colégio.

Anos/Séries da Unidade de Ensino - Menu

Ao clicar no menu, o sistema exibe a tela inicial de Anos/Séries da Unidade de Ensino.

Anos/Séries da Unidade de Ensino​ - Tela Inicial
Para realização deste cadastro, é pré-requisito que já tenham sido cadastradas as Unidades de Ensino, os Cursos, as Séries e o Período Letivo.
 
Pesquisa da Unidade de Ensino
O campo Unidade de Ensino é do tipo autocompletar, isto é, possui o ícone  no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista das Unidades de Ensino cadastradas, que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Em seguida, selecione a Escola desejada.​
 
Após a seleção da Unidade de Ensino, acione o botão Recuperar. Será exibida uma grade com todos os Cursos da Unidade de Ensino e os Anos/Séries oferecidos.
Cursos​ da Unidade de Ensino​ e Anos/Séries Oferecidos

Existem três botões na pasta que auxiliam na manutenção dos Anos/Séries.

Botões da tela​

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Ano/Série  para o Curso. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Anos/Séries já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção (botão Remover), antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para incluir um Ano/Série o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma linha no final da grade, onde o usuário deverá informar os dados do novo Ano/Série e, em seguida, acionar o botão Confirmar para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.

Para alterar um  Ano/Série, o usuário deverá marcar o quadradinho na primeira posição da linha do Curso/Ano/Série que quer alterar. O usuário deverá fazer as modificações desejadas e, no final, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.
 

Para excluir um ou mais Anos/Séries, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Anos/Séries a serem excluídos e, em seguida, acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.

Descrição dos campos

  • Curso​ – Curso Oferecido pela Unidade de Ensino;
  • Anos/Séries – Anos/Séries oferecidos no Curso da Unidade de Ensino;
  • Início – Ano em que o Ano/Série passou a ser oferecido no Curso da Unidade de Ensino;
  • Fim – Ano em que o Ano/Série deixou de ser ofertado no Curso da Unidade de Ensino.
 Nota
 
   Um Ano/Série de um curso pode ser oferecido por determinado período em uma unidade de ensino. Por exemplo: o 9º ano do curso fundamental foi oferecido de 2010 até 2015 na Escola Branca de Neve. Em 2018 voltou a ser oferecido.
 
   O registro no sistema ficará desta forma:
 
Planejamento-Anos-Série-Unidade-Ensino-oferta de Series-Períodos diferentes.png
 

Mensagens​ de Aviso e Erro de Preenchimento

Se o usuário digitar alguma informação ou acionar o botão Recuperar e sair da tela sem antes ter acionado o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de aviso:

Mensagem se o usuário sair da tela sem salvar atualizações

Se clicar em sim, as alterações realizadas serão perdidas. Se clicar em não, o sistema volta para a tela e o usuário deve acionar o botão Salvar.

Se o usuário acionar o botão novo, não digitar as informações obrigatórias e acionar o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de erro:

Mensagem se o usuário acionar o botão Salvar sem preencher as informações obrigatórias

Se o usuário acionar o botão Novo e digitar somente parte das informações obrigatórias, ao acionar o botão Salvar, ocorre a seguinte mensagem de erro:

Mensagem se o usuário acionar o botão Salvar sem preencher o Ano/Série

Se o usuário alterar uma linha, selecionando uma determinada data de Fim do Ano/Série no Curso, caso existam dados registrados no sistema correspondentes a uma data posterior à data de Fim informada, ocorre a seguinte mensagem de erro:

Mensagem ao tentar preencher ano Fim

​​​Se o Usuário adicionar um Ano/Série ativo na unidade de Ensino, ocorre a seguinte mensagem de erro:

​Mensagem se o usuário incluir uma série existente, sem o ano Final se preenchido

Relatórios Relacionados

Rolar para cima