Manual Sagres

Turmas - Espaço Físico da Turma

Tela para o registro de associações de Espaços Físicos das Turmas.

Acessível pelo menu Planejamento > Turmas > Espaços Físicos da Turmas. do SAGRES Colégio

Espaço Físico da Turma - Menu
O cadastramento das tabela de Tipo de SalaPavilhão de Aula e Espaço Físico é pré-requisito para o registro do Espaço físico da Turma.
 
Após realizado o acesso através do menu especificado acima, será apresentada a tela inicial de Espaços Físicos da Turmas.
Espaço Físico da Turma - Tela Inicial
Na tela inicial, são solicitadas as seguintes informações:
  • Período Letivo – O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema. Se a caixa de seleção “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos somente os períodos que constam como “Vigente” na tabela;
  • Unidade de Ensino – Informe o nome da Unidade de Ensino. Este campo é do tipo autocompletar, isto é, possui o ícone no final do campo. Para utilizá-lo, clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Escola que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Escolas cadastradas que possuem os caracteres informados em alguma parte do nome​. Por fim, selecione a Escola desejada;
  • Curso – Selecione o Curso na lista de cursos da escola selecionada acima​;
  • Série  Selecione a Série na lista de séries do curso/escola selecionados acima;
  • Turma – Selecione a Turma​ oferecida pela Série do Curso na Unidade de Ensino exibida na lista do menu.

Após informar os dados solicitados, acione o botão Recuperar. O sistema exibirá uma grade colista dos Espaços​ Físicos ​já associados a esta turma. ​​​Se ainda não existem Espaços Físicos associados á turma, o sistema exibirá a mensagem Nenhum registro encontrado.

Seleção de Espaço Físico da Turma

Os três botões na tela auxiliam na atualização dos Espaços Físicos da Turma.

Botões da Tela
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova associação de Espaço Físico na turma selecionada anteriormente. O botão Remover permitirá que o usuário retire da tela uma ou mais associações de Espaço Físico​ já cadastradas na turma. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção (botão Remover), antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
 

Para incluir uma associação de Espaço Físico na turma, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na grade, onde o usuário deverá escolher uma opção na lista de Espaços Físicos cadastrados no sistema, no menu Tabela > Planejamento > Espaços Físicos.​​ 

​Para excluir um ou mais Espaços Físicos associados à turma, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Espaços Físicos a serem excluídos e acionar o botão Remover. O sistema apagará da grade os registros indicados para exclusão. Para que as informações sejam realmente excluídas, o usuário deverá acionar o botão Salvar, efetivando a operação.​ Se​ não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.

 Nota

   Marcando a primeira posição do cabeçalho, o sistema selecionará todos os registros exibidos na tela no momento. Além disso, os botões << Primeira < Anterior Próxima > Última >> podem ser utilizados para acessar as telas com todos os Espaços Físicos associados a turma e, se for o caso, marcar e remover os demais registros.

Vídeos

Rolar para cima