Manual Sagres

Turmas - Espaço Físico da Turma

Tela para o registro de associações de Espaços Físicos das Turmas, acessível pelo menu Planejamento > Turmas > Espaços Físicos da Turmas.

Espaço Físico da Turma - Menu
O cadastramento das tabela de Tipo de SalaPavilhão de Aula e Espaço Físico são pré-requisitos para o registro do Espaço físico da Turma.
 
 Após realizado o acesso, será apresentada a tela inicial de Espaços Físicos da Turmas.
Espaço Físico da Turma - Tela Inicial
 Informações solicitadas na tela inicial:
  •  Período Letivo – O Usuário deve selecionar o período letivo​. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos ​cadastrados no sistema. Se a caixa de texto “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos somente os períodos que na tabela tem a caixa de texto​ “Vigente” marcado;
  • Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino;​ O campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone  no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (Unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados​. Então selecione a Escola desejada.
  • Curso – Selecione o Curso da lista de cursos da escola selecionada acima​;
  • Série  Selecione a Série da lista de séries do curso/escola selecionados acima;
  • Turma – Selecione a Turma​ oferecida pela Série do Curso na Unidade de Ensino exibida na lista do menu.​ Após informar os dados solicitados, acionar o botão Recuperar. O sistema exibe uma grade colista dos Espaços​ Físicos ​já associados a esta turma. ​​​Se ainda não existem Espaços Físicos associados á turma, o sistema exibirá a mensagem Nenhum registro encontrado“.
 
Seleção de Espaço Físico da Turma

Os três botões na tela auxiliam na atualização dos Espaços Físicos da Turma.

Botões da Tela
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir nova associação de um Espaço Físico a turma selecionada acima. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais associação de Espaço Físico​ á turma, já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da tela (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
 

Para incluir associação de um espaço físico a uma turma, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na grade; o usuário deverá escolher um espaço físico na lista de Espaços Físicos cadastrados no sistema, no menu Tabela > Planejamento > Espaços Físicos.​​ 

​Para excluir um ou mais espaços físicos associados à turma, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os espaços físicos a serem excluídos e acionar o botão Remover. O sistema apaga da grade, os registros indicados para exclusão. Para que as informações sejam realmente excluídas o usuário deverá acionar o botão Salvar confirmando a operação.​ Se​ não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.

Nota

Marcando a primeira posição do cabeçalho, o sistema marcará todos os registros exibidos na tela,neste momento. Use os botões << Primeira < Anterior Próxima > Última >> para acessar as telas com todos os espaços físicos associados a turma, e se for o caso, marcar e remover demais registros.

Vídeos

plugins premium WordPress
Rolar para cima