Manual Sagres

Turmas de Alunos

Esta tela permite a visualização das Turmas já cadastradas na aplicação, além de possibilitar cadastrar novas Turmas, atualizar dados das Turmas já existentes e apagar Turmas. 

Acessível pelo menu Planejamento Turmas Turmas de Alunos, do SAGRES Colégio.

Turmas de Alunos - Menu
O cadastramento das Turmas de Alunos é pré-requisito para a rotina que associa os grupos de Alunos às turmas dos cursos.​​
 

Antes do cadastro de novas Turmas, os procedimentos de início do novo ano letivo devem ter sido processados:

Tela de Cadastro de Nova Turma de Aluno

Após acessar o menu descrito acima, o sistema apresentará a tela inicial Turma de Alunos, em que o usuário deverá fornecer as seguintes informações: 

  • Unidade de Ensino – Informe o nome da Unidade de Ensino. Este campo é do tipo autocompletar, isto é, apresenta o ícone no final do campo. Para utilizá-lo, clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Escola que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Escolas cadastradas que possuem os caracteres informados em alguma parte do nome. Por fim, selecione a Escola desejada;
  • Etapa e Série – É possível indicar a qual etapa da Educação Básica aquela turma pertence, bem como sua respectiva série. Ex.: ETAPA EJA – Educação de Jovens e Adultos, SÉRIE ETAPA i;
  • Turmas de Atendimento Especializado e Atividade Complementar – Selecione alguma destas caixas de seleção para recuperar turmas de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Neste caso, os campos de Curso e Série serão desabilitados;
  • Curso – Selecione o curso na lista de cursos oferecidos na Unidade de Ensino:  
    • Educação Infantil;
    • Educação Infantil – Pré-escola;
    • Ensino Fundamental 9 Anos;
    • EJA – Fundamental Presencial.
  • Série – Selecione a Série oferecida pelo Curso na Unidade de Ensino, exibido na lista do menu Cadastro > Cursos Oferecidos > Séries;
  • Período Letivo – O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema;
  • Listar apenas períodos vigentes – Se marcada, esta opção lista apenas os períodos letivos vigentes, isto é, os períodos ativos no momento;
  • Lista apenas turma ativas – Se marcada, esta opção não exibe as turmas inativas.

Após informar os dados solicitados, acione o botão Recuperar para que a aplicação apresente uma grade com a lista de turmas que atendem aos filtros informados.

Caso não haja turma cadastrada com os filtros informados, será exibida mensagem Nenhum registro foi retornado”.

 Regras de Turma de AEE
 
   Caso na turma haja algum aluno que precise de Atendimento Educacional Especializado, deve-se prestar atenção nos campos do quadro “Atendimento Educacional Especializado – AEE”, na pasta de Informações Adicionais, e incluir as informações correspondentes às necessidade do(s) aluno(s).
 
   A aplicação permite o vínculo de alunos com alguma necessidade especial a turmas regulares (isto é, turmas que não são do Programa Mais Educação e nem são turmas AEE), apenas quando a opção “Aluno Especial” estiver marcada na tela do Aluno.
 
   O aluno pode estar vinculado a uma turma regular em uma escola e utilizar a sala de recurso (atendimento especial) em outra escola. Neste caso, a escola que tem sala de recurso que faz a alocação dos alunos na turma de AEE. ​
 
   Não é permitido que um aluno seja vinculado a uma turma AEE e uma turma Regular no mesmo turno. Neste caso, é necessário que o turno da turma AEE seja o oposto da turma Regular deste aluno. 
 
   Os professores que poderão ser selecionados são aqueles aptos a ministrar aulas em turmas AEE.
 
   Em uma turma AEE, é possível ofertar mais de um  tipo de atividade especial.

 Regras de Turma de Educação do Campo
 
  Pensando a educação como um elemento vivo, que acontece a todo momento e nos mais diversos espaços, a educação do campo é uma das esferas primordiais e que merece atenção. Para cadastrar turmas e ofertar disciplinas na modalidade Educação do Campo, acesse o menu Planejamento > Turmas > Oferta de Educação do Campo.  

 Regras de Turma de Atividade Complementar
 
   As turmas de Atividades Complementares são criadas com a finalidade de ofertar atividades variadas para os alunos, em que estes podem desenvolver competências diversas, além de possibilitar uma experiência escolar mais enriquecida, acumulando vivências para além dos metros quadrados da sala de aula e ocupando os demais espaços, uma vez que estas ocorrem normalmente no contraturno.
 
  Sendo assim, o sistema só habilita o campo de cadastro no turno oposto ao que o aluno tenha disciplinas e atividades obrigatórias alocadas.
 
 As turmas de Atividades Complementares podem ser associadas às Disciplinas Diversificadas e tanto turmas Multisseriadas como Multi-etapas podem ser alocadas em atividades complementares. Somente as disciplinas diversificadas desbloqueiam o campo de atividades complementares.

Tela-de-turma-de-alunos
Tela​ Turma de Alunos

Existem dois botões na tela ​que auxiliam na inserção dos dados.

Botões da tela

Para incluir uma nova Turma, o usuário deverá acionar o botão Novo para que o sistema apresente a tela de Detalhe Turmas de Alunos, onde o usuário deverá informar os dados da nova Turma e, em seguida, acionar o botão Confirmar para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagemO registro foi atualizado com sucesso.

Para alterar uma Turma, o usuário deverá clicar sobre a campo Descrição da turma a ser alterada para que o sistema apresente os dados da Turma desejada na tela de Detalhe Turmas de Alunos, onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas e, no final, acionar o botão Confirmar para que a aplicação registre as alterações no sistema. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.

Para excluir uma ou mais Turmas, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Turmas a serem excluídas e, em seguida, acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.

A tela Detalhe Turmas de Alunos é composta pelas seguintes pastas: 

  • Pasta Turma de Alunos – informa características da turma (nome, capacidade, turno, horário, situação e campo para registro de observação);
  • Pasta Informações Adicionais – informa dados do Censo; 
  • Pasta Alocação de Professores – informa os professores regentes e auxiliares, bem como o turno da turma;
  • Pasta Oficinas – informa as Oficinas e Monitores do programa Mais Educação;
  • Pasta Professores AEE – informa os Professores de Atendimento Educacional Especializado.

Para registrar as informações da Turma, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turmas de Alunos

Interface-de-detalhe-da-turma-de-alunos
Interface de Detalhe da Turma de Alunos - aba Turma de Alunos
Na Turmas de Alunos são registradas as seguintes informações:  
  • Nome da turma – Informe o nome da nova Turma;
  • Ativa – Campo selecionado automaticamente. Deve ser desmarcado quando a turma for desativada;
  • Período Letivo – O período letivo já será exibido conforme selecionado na tela ​inicial;
  • Turno – Pode ser Matutino, Vespertino, Noturno ou Integral. Quando selecionado um turno, o sistema automaticamente preenche o horário inicial e d​e término, associado ao turno; 
 Nota
 
  Caso a turma faça parte do programa Mais Educação, por se tratar de aulas em turno integral, a caixa de seleção Integral será automaticamente marcada e as horas serão automaticamente preenchidas das 08:00h às 17:00h.

  • Horário (Início e Término) – Horário sugerido automaticamente conforme o Turno selecionado;
  • Situação – Situação da Turma, podendo ser Aberta, Fechada ou Trancada;
  • Mínimo de alunos – Quantidade mínima de alunos que a turma deve ter;
  • Capacidade Quantidade máxima de alunos que a turma deve ter;
  • Alunos Cursando – Campo atualizado automaticamente à medida que os alunos forem matriculados na turma;
  • Tipo de turma – Campo não é editável automaticamente preenchido com “Regular”.  O tipo da turma pode ser: Regular, Correção fluxo ou Multisseriada;
  • Tipo de atendimento – Selecione o tipo de atendimento:
    • Atendimento educativo especializado (AEE);
    • Atividade complementar;
    • Classe hospitalar;
    • Não se aplica;
    • Unidade de internação socioeducativa;
    • Unidade prisional.
  • Atendimento Especial – Indique se a turma necessita de Atendimento Especial. Neste caso, a aba Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores. O usuário deverá preencher as informações das abas Turma do aluno, Informações adicionais e Professores AEE;
  • Programa Mais Educação – Marque a caixa de seleção (checkbox) se a turma faz parte do programa Mais Educação;
  • Turma de Atividade ComplementarMarque a caixa de seleção (checkbox) se a turma em questão será cadastrada como uma Turma de Atividade Complementar, em que será possível definir Horário de Inicio, Horário de Término, Turno, Status e Capacidade. Todavia, as demais abas de cadastro, tais como Oficinas, Séries de Turma, dentre outras, ficarão desabilitadas. É preciso respeitar as Regras de Cadastro de Turma de Atividade Complementar para que o cadastro destas seja feito de modo adequado e funcional;
  • Alternância – Marque este campo quando a turma seguir o modelo de formação por alternância, comum em áreas rurais. Nesse regime, os alunos alternam períodos de estudo na escola com vivência prática no campo. Neste caso, a pasta Oficinas será habilitada. Além de preencher as informações das pastas Informações Adicionais e Alocação de Professores, também será preciso preencher as informações da pasta Oficinas;
 Regras de Turma de Mais Educação – PME
  Por se tratar de aulas em turno integral, ao marcar essa opção, a caixa de seleção Integral será automaticamente marcada e as horas serão automaticamente preenchidas das 08:00h às 17:00h.
 
  Além das disciplinas regulares, essas turmas oferecem oficinas para os alunos que são ministradas por monitores. 
 
  As mesmas oficinas são oferecidas para todas as turmas do PME na escola. 
 
  Se a Escola participa do Programa Mais Educação, é​ obrigatório que ofereça quatro oficinas no ano letivo:  
  • ​​Uma obrigatória – Oficina de Acompanhamento Pedagógico: orientação a Estudos e Leitura; 
  • Três Oficinas não obrigatórias – A Escola tem livre escolha quanto ao tipo da oficina: balé, capoeira, vôlei etc.
  É possível ter alunos de outras turmas ou séries participando de uma mesma oficina.
 
  É possível cadastrar as oficinas mesmo que os monitores não tenham sido informados.

Nota
 
A PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007, dispõe sobre o programa Mais Educação.

  • Observações​ – Campo para o Usuário descrever alguma informação que considere pertinente.
Após preencher todas as informações solicitadas, acione o botão Confirmar para concluir o cadastro da nova turma. Se não ocorrerem erros, uma mensagem de sucesso será​ exibida: Registro atualizado com sucesso.​​

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Informações Adicionais

Após salvar as informações na pasta Turma de Alunos, devem ser registradas as informações na pasta Informações Adicionais, que correspondem às características da turmas informadas no Censo Escolar

Planejamento-Turmas-Turmas-de-Alunos-Pasta-Informacoes-Adicionais
Pasta Turma de Alunos - Informações Adicionais
Planejamento-Turmas-Turmas-de-Alunos-Pasta-Informacoes-Adicionais-2-
Pasta Turma de Alunos - Informações Adicionais
Nesta pasta, é preciso preencher os seguintes campos: 
  • Local de Funcionamento – A turma em questão pode ocorrer em espaços distintos (por exemplo, Salas de Aula, Laboratórios Distintos, Parceria com Instituições Externas etc.);
  • Modalidade:
    • Ensino Regular;
    • Educação Especial – Modalidade Substitutiva;
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    • Educação Profissional;
  • Etapas de Ensino – A Educação Básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. O sistema assume automaticamente a etapa composta do Curso + Série selecionados na página inicial. No caso do exemplo da imagem acima, o curso é Ensino Fundamental de 9 anos e a série é 2º Ano. A Educação Básica compreende às seguintes etapas:
    • Educação infantil;
    • Pré-Escola;
    • Ensino fundamental;
    • EJA – Educação de Jovens e Adultos.
  • Exclusiva para alunos especiais – Esta caixa de seleção é automaticamente selecionada quando, no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado. A pasta de Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores. Neste caso, o usuário deverá preencher as informações das pastas Turma do Aluno, Informações Adicionais e Professores AEE
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Este quadro será habilitado quando, no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado. O Usuário deve informar o tipo de atendimento oferecido pela turma:
    • Ensino de Braille;
    • Ensino de Libras;
    • Ensino do uso do Soroban;
    • Ensino da Língua na modalidade escrita;
    • Estratégias para enriquecimento curricular;
    • Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível;
    • Técnicas de orientação e mobilidade;
    • Estratégia para desenvolvimento de processos mentais;
    • Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos;
    • Ensino de uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa.
  •  
Tendo em vista que a sala de aula pode alocar um ou mais profissionais (por exemplo, Professor, Auxiliar de Classe, ADI etc.), o campo “Outros Colaboradores” apresenta a funcionalidade que possibilita realizar a vinculação de de um ou mais profissionais à turma em questão.
 

Acione o botão Confirmar para concluir o cadastro da nova turma. Caso não ocorram erros, uma mensagem de sucesso será exibida: Registro atualizado com sucesso.

 Nota
 
  A checkbox “Outros Colaboradores”, quando assinalada, possibilita realizar as associações necessárias mencionadas acima, bem como possibilita dialogar e associar diretamente com os cadastros de servidores realizados em “Gestão de Pessoal”, podendo apenas ser preenchido com cargos/funções que estejam previamente cadastros neste módulo.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Alocação de Professores

Nesta pasta, o Usuário deve informar os professores que ministram aulas de alguma disciplina regular na turma. Devem ser informados os seguintes dados:
  • Nome do Professor – Informe o nome do Professor responsável pela turma;
  • Professor da Turma – Indique o professor responsável pela turma;
  • Nome do Professor Auxiliar – ​Informe o nome do Professor Auxiliar da turma;
  • Professor Auxiliar – Indique o professor auxiliar​;
  • Turno – Informe o turno da disciplina.
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Alocação de Professores

Para pesquisar o Professor, clique na Lupa de Pesquisa ​​​ e informe o nome a ser pesquisado. Caso o mesmo professor lecione todas as disciplinas da turma, após informar o nome do professor para uma das disciplinas, marque o campo Professor da turma para associá-lo automaticamente como professor de todas as disciplinas. O mesmo procedimento se aplica ao registro de Professor Auxiliar.

 Nota
 
  Em alguns casos, após o cadastro da turma, há a necessidade de informar as Disciplinas Diversificadas
 
  O Usuário deve realizar o cadastro de tais disciplinas no menu Cadastro de Disciplina Diversificada​.
 
Estas disciplinas serão exibidas na tela de Turmas de Alunos, na pasta de Alocação de Professores, após as Disciplinas Obrigatórias. ​​
 
  O Usuário deverá informar os professores que lecionam as Disciplinas Diversificadas, do mesmo modo como os professores de disciplinas regulares/obrigatórias foram cadastrados.
 

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oficinas

Esta pasta só será habilitada quando a turma fizer parte do Programa Mais Educação. A caixa de seleção “Programa Mais Educação” deve estar selecionada na pasta Turmas de Aluno. Nesta pasta, são registrados as Oficinas, Monitores e o Turno das oficinas.   
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oficinas

Serão listadas todas as oficinas que foram associadas à escola da turma no período letivo selecionado. O Usuário deverá informar o monitor de cada oficina naquele período letivo para a turma em questão.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Professores AEE

Esta pasta só fica habilitada quando a turma é do tipo de Atendimento Especializado. Na tela inicial, a caixa de seleção “Atendimento Especializado AEE” deve estar marcada. Nesta pasta, são registrados os professores de AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Professores​ AEE

São exibidos três botões que auxiliam na atualização de professores e uma grade com a lista dos professores de AEE já cadastrados.

Botões da tela​​

Para incluir novo Professor de AEE, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na grade, onde o usuário deverá informar o Professor e, em seguida, acionar o botão Confirmar para que o sistema registre a informação no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagemO registro foi atualizado com sucesso

O campo Professor é do tipo autocompletar, isto é, possui o ícone no final do campo. Para utilizá-lo, clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome do Professor que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de professores de AEE cadastrados que possuem os caracteres informados em alguma parte do nome. Por fim, selecione o professor a ser incluído na turma. 

Para excluir um ou mais Professores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com Professores a serem excluídos. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso. Para cancelar a exclusão, antes de acionar o botão Confirmar, o usuário deve acionar o botão Restaurar.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oferta BNCC

Nesta pasta, é possível realizar a oferta de disciplinas da Base Nacional Comum Curricular para uma turma de alunos. 

Detalhe-turmas-de-alunos-pasta-oferta-bncc
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oferta BNCC

No campo esquerdo da interface, encontram-se as disciplinas disponíveis para a oferta com suas respectivas cargas horárias e o tipo de disciplina. 

Para efetuar a oferta, deve-se acionar o botão Realizar Oferta. Dessa forma, as disciplinas passarão para o campo direito de disciplinas ofertadas.

Detalhe-turmas-de-alunos-pasta-oferta-bncc-2
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oferta BNCC

Após a oferta, deve ser acionado o botão Confirmar para finalizar o registro.

Para cancelar a operação, acione o botão Desfazer Oferta, no canto inferior esquerdo da tela.

Localizar e Alterar Turma

Para localizar uma Turma, é preciso informar os filtros de busca ​ na tela inicial (Unidade de Ensino, Curso, Série, Período Letivo) e acionar o botão Recuperar para que o sistema retorne uma lista das turmas existentes com os dados solicitados.
Turmas de Alunos - Recuperar Turma
Para atualizar ​informações ​da Turma, como capacidade e nome (conforme permitido pelo perfil do usuário), deve-se clicar no nome da turma para que seja aberta a tela de Detalhe da Turma do Aluno. Em seguida o usuário deve atualizar as informações​ ​​​​no respectivo campo e acionar o botão Confirmar. Será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso.​​​

Remover Turma

Caso o usuário precise remover uma Turma, deverá informar​ ​os filtros de busca (Unidade de Ensino, Curso, Série, Período Letivo) e acionar o botão Recuperar para que o sistema retorne a lista das turmas existentes. O usuário deverá selecionar a turma a ser apagada e, em seguida, acionar o botão Remover.

Turmas de Alunos - Remover Turma

​Ao acionar o botão Remover, será exibia uma mensagem de confirmação de remoção da turma:

Confirmação da Remoção de Turma

​Acionando o botão Remover, caso não ocorram erros, será exibida a mensagem As linhas selecionadas foram excluídas​.

Mensagem de sucesso da remoção de Turma

Um exemplo de necessidade de remoção de turma é quando a turma não atinge a quantidade mínima de alunos. A turma poderá ser excluída desde que não existam alunos associados

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

Se não houver Disciplinas na Matriz Curricular​ cadastrada para o Curso/Ano/Série, ocorrerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem de erro - Não existe Matriz Curricular para o Curso/ano/série

​Se o usuário tentar remover uma turma que possua aluno associado, ocorrerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem de erro - Tentativa de apagar turma com alunos associados.

Se o Usuário não informar o turno da turma, ocorrerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem - Obrigatório informar o Turno

Se o Usuário não informar o tipo de atendimento especializado para turmas de AEE, ocorrerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem​ - Obrigatório informar o Tipo de Atendimento Especializado

Se o Usuário informar o monitor e não informar o turno da oficina em Turmas do Programa Mais Educação, ocorrerá a seguinte mensagem de erro:

Mensagem​ - Obrigatório informar o Turno da oficina quando informar o monitor

Relatórios Relacionados

Vídeos

Rolar para cima