Manual Sagres

Relatório de Impressão ​do Histórico Escolar

Tela para emissão do Histórico Escolar, acessível pelo menu Relatório > Aluno > Impressão do Histórico Escolar.

Impressão do Histórico Escolar - Menu

É pré-requisito para a emissão do Histórico que os alunos tenham registro de resultados nas Atividades Curriculares em algum período letivo

Nota
 
Usuário deve ter permissão de acesso à funcionalidade, e informações de Alunos, Professores, Disciplinas, Turmas… da Unidade de Ensino.

Após clicar no menu indicado, o sistema apresentará a seguinte interface:

Impressão do Histórico Escolar - Tela Inicial​

A impressão do Histórico Escolar pode ser feita para:

  • Todos os alunos de um curso
  • Para um aluno específico de um curso
  • Para todos os alunos com ingresso em um período letivo
Na tela inicial o usuário deverá informar:
  • Opção de impressão:
    • Seleção por Curso – Nesta opção é possível recuperar o Relatório de Histórico Escolar de todos os alunos que estejam no Curso selecionado e do Período de Ingresso.
      • Exibir Alunos Inativos – Selecionar a caixa de texto para o sistema retornar também os alunos inativos da instituição.
      • Período de Ingresso – Selecione o período de ingresso na lista, de Períodos.
      • Curso – Selecione o curso na lista de Cursos da Instituição, como, por exemplo:
        • Educação Infantil;
        • Educação Infantil – Pré-escola;
        • Ensino Fundamental 9 Anos;
        • EJA – Fundamental Presencial.
Após definir o curso,  período, modelo, o sistema exibe o botão Visualizar Alunos no rodapé da tela.  O usuário pode:
  1. Exibir o Histórico de todos os alunos do curso matriculados no período informado acionando o botão Recuperar.
  2. Exibir o Histórico de alguns alunos do curso acionando o botão Visualizar Alunos, para selecionar alguns alunos do curso. 
  • Opção por Aluno – Nesta opção o sistema exibe o botão Selecionar Alunos no rodapé da Tela. O Usuário pode exibir o Relatório de Histórico Escolar de:
    • Mais de um Aluno (independente do curso) acionando o botão  Selecionar Alunos  para escolher os alunos.
    • Apenas um Aluno – Neste caso, informar o número da matrícula do Aluno desejado; caso não saiba a matrícula do Aluno, ao clicar na Lupa botão de pesquisa.png de pesquisa no final do campo. Será exibida uma tela para Pesquisar Alunos por Nome, Data de Nascimento ou Nome da Mãe. O usuário deverá preencher o campo com a informação correspondente. Em seguida clicar sobre o botão Recuperar. O sistema irá exibir uma lista de Alunos cadastrados que atendam as informações definidas. Selecione o aluno acionando o botão Selecionar Aluno.
 
Impressão do Histórico Escolar - Pesquisando Aluno
  • Modelo – Selecione o modelo do Histórico Escolar na lista, como, por exemplo:
    • Ensino Fundamental
    • Educação de Jovens e Adultos​
  • Exibir as Disciplinas em Cursos – Selecione a caixa de texto para que no histórico escolar sejam exibidas, as disciplinas em que o aluno ainda está cursando.
  • Observação – Neste campo o usuário pode digitar observações, que serão impressas no campo de observações no Histórico Escolar de todos os históricos emitidos neste momento.
  • Salvar uma cópia – Se quiser salvar os dados do Histórico em um arquivo, o Usuário deve definir neste campo o tipo de arquivo que quer usar.

Botão Visualizar Alunos

Na Seleção por Curso, após definir o curso, período, modelo, o usuário pode selecionar os alunos que deseja imprimir o Histórico Escolar, acionando o botão Visualizar Alunos.
Impressão do Histórico Escolar - Tela Inicial​ ​- Visualizar Alunos
Após acionar o botão Visualizar Alunos, o sistema apresentará tela com os alunos do curso matriculados no período informado.
Impressão do Histórico Escolar ​- Alunos

Para selecionar Todos os alunos clique na caixa de texto ao lado do título Matrícula no cabeçalho.

Seleção todos alunos

Para selecionar um ou alguns alunos clique na caixa de texto à esquerda da matrícula do(s) aluno(s) desejado(s):

Seleção um ou mais alunos

Após selecionar o(s) alunos desejado(s), acionar o botão Exibir Relatório.

Botão Selecionar Alunos​​​

Após acionar o botão Selecionar Alunos, o sistema apresentará tela para a escolha de alunos. O usuário pode adicionar mais um aluno na grade, para impressão do ​​​Histórico Escolar:

Impressão do Histórico Escolar ​- Selecionando Alunos

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Aluno para emissão de  Histórico Escolar. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Alunos​ incluídos na grade.​​

​Informar a matrícula do aluno no campo MatrículaSe o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno,  ele poderá acionar a função Pesquisar, clicando no ícone  botão de pesquisa.png, e será apresentada a interface PesquisarO Usuário deve informar pelo menos 3 caracteres que compõem o nome do aluno e acionar o botão Recuperar. ​O sistema exibirá a lista de alunos que possuem os caracteres informados no nome. Selecione com dois cliques no nome do aluno desejado. 

O sistema retorna para a tela Alunos com os dados do aluno preenchido​. O usuário pode incluir mais alunos nesta tela para exibição do relatório.
 
Após informar todos os alunos desejados, acione o botão  Exibir Relatório, para que o sistema apresente o relatório do Histórico Escolar.​

Histórico Modelo​ Curso Fundamental 9 anos

Impressão do Histórico Escolar ​- Exemplo Histórico Curso Fundamental 9 anos
O Histórico do Curso Fundamental exibe informações da Instituição, Unidade de Ensino, Dados Pessoais do Aluno.
  • Quadro “DISCIPLINA”: Exibe as disciplinas oferecidas no curso;
  • Quadro “ENSINO FUNDAMENTAL”: Exibe notas do aluno nas disciplinas/séries do Curso Fundamental, e a carga horária total da série;
    • As disciplinas exibidas são as registradas na grade curricular;
    • O 1º ano do curso fundamental 9 anos não tem nota somente exibe a Carga Horária. Nas demais série, serão exibidas todas disciplinas que o aluno tenha cursado no curso Fundamental;
    • Se o aluno cursou mais de uma vez um ano/Série, somente exibirá o último. Exemplo: aluno que cursou o 6º ano em 2010 e foi reprovado. Repetiu o 6º ano em 2011 e foi aprovado;
    • As notas / conceitos exibidos nos Anos/Séries são registradas:
      • SAGRES Diário, quando o aluno cursou Unidade de Ensino na Instituição atual;
      • No menu Notas, em Registro de Notas – são registradas notas da rede de ensino atual e de colégios anteriores onde o aluno concluiu ano/séries anteriores;
  • Quadro “ESTUDOS REALIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL”: São exibidas informações de qual Instituição de Ensino, e período Letivo que os alunos concluíram o ano/séries do curso. Os colégios anteriores onde o aluno concluiu ano/séries anteriores são cadastrados no menu Notas, em Registro de Notas;
  • Quadro “CERTIFICADO”: Exibe certificados de conclusão de curso ou Ano Letivo;
  • Quadro “Observações”:
    • Exibe observações definidas pela instituição. No exemplo acima: “A média de aproveitamento na rede de ensino  TECNOTRENDS é 5,0″.
    • Exibe Código de segurança calculado conforme definição da instituição.
  • Assinaturas: Exibe data e  local para assinatura do Diretor e Secretário da Escola;
  • Dados no Rodapé: Exibe e-mail da instituição;

Histórico Modelo​ Educação de Jovens e Adultos - EJA​

Impressão do Histórico Escolar ​- Exemplo Histórico EJA
O Histórico do Curso EJA exibe informações da Instituição, Unidade de Ensino, Dados Pessoais do Aluno.​
  • Quadros “DISCIPLINA(S)
    • No quadro ENSINO FUNDAMENTAL são exibidas todas disciplinas do Curso Fundamental.
    • No quadro ENSINO FUNDAMENTAL DE JOVENS E ADULTO são exibidas as disciplinas do Curso EJA.
  • Quadro “ENSINO FUNDAMENTAL”: Exibe notas do aluno nas disciplinas/séries do Curso Fundamental, e a carga horária total da série. Se o aluno cursou mais de uma vez uma Série, somente o período letivo em que o aluno foi aprovado na série será exibido. Exemplo: aluno cursou 3ª série do ensino fundamental em 2008 e foi reprovado. Repetiu a 3ª série em 2009 e foi aprovado. Somente as informações referentes ao ano letivo atual são exibidas no quadro de Estabelecimentos.
    • Na Coluna Nota, é informada a nota na disciplina na série.
    • Na coluna CH, é informada a carga horária da disciplina na série​​​​​​​​​​.
    • Na linha Carga Horária Total, é exibida a carga horária da série
  • Quadro “EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”: Exibe notas do aluno nas disciplinas/séries do Curso EJA e a carga horária total da Série;
    • Na Coluna Nota, é informada a nota na disciplina na série;
    • Na coluna CH, é informada a carga horária da disciplina na série​​​​​​​​​​;
    • Na linha Carga Horária Total, é exibida a carga horária da série​;
    • EQUIVALÊNCIA COM O ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR: Quadro com equivalência entre as Séries do EJA e Séries do Curso Fundamental:
Tabela de equivalência
  • Quadro de “ESTUDOS REALIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL​”
    • Exibe as séries, Escolas e períodos letivos, Município e Estado em que o aluno concluiu nos cursos Fundamental e EJA;
  • Quadro “Observações”
    • Exibe observações definidas pela instituição. Exemplo avisos sobre aproveitamento;
    • Exibe Código de segurança calculado conforme definição da instituição;
  • Assinaturas
    • Exibe data e local para assinaturas do Diretor e Secretário da Escola;
  • Dados no Rodapé
    • Exibir e-mail da instituição;

Impressão do Relatório

Veja como imprimir o relatório clicando aqui ⇒ IMPRIMIR O RELATÓRIO
 
Veja como salvar dados do relatório em arquivo clicando aqui ⇒​ SALVAR DADOS DO RELATÓRIO ​EM ARQUIVO 

Regras e Procedimentos

  • Modelo de histórico do Ensino Fundamental
    • Não são exibidas disciplinas que o aluno se matriculou em turma de correção de fluxo e for reprovado.
    • As informações do histórico do 2º ano devem se comportar como no 1 ano: Caso tenha notas o histórico exibe as notas, caso as disciplinas sejam de conceito deve ser exibido a informação “AP” no local da nota
    • Aluno cursou e foi aprovado em uma turma do Programa de Correção de Fluxo. Nestes casos, o histórico deverá exibir uma observação indicando a participação do aluno no programa e todas as séries nas quais ele foi aprovado em função da correção de fluxo serão exibidas como aprovado no histórico escolar. Por exemplo, se um aluno ingressou em uma turma se liga ou acelera a partir do 3º ano ao final do período letivo, foi definido que ele deverá avançar até o 6º, nesse caso, além do 3º ano, o 4º e o 5º ano também serão exibidos no histórico escolar com situação indicando a aprovação.

​Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​

  • ​Ocorre esta mensagem quando o Usuário seleciona o Modelo de Histórico de um curso, e um aluno de outro curso.
Mensagem incompatibilidade entre o curso do aluno e o modelo do histórico
  • Ocorre esta mensagem quando o Usuário não informa o Período de Ingresso do aluno, na opção de emissão do histórico por curso.
Período de ingresso obrigatório na opção de emissão por ​curso
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