Manual Sagres

Censo - Configurações - Informações Complementares

Acessível pelo menu Procedimentos > 1ª Etapa Configuração – 1.6-Informações Complementares
Nesta etapa deverão ser feitas as associações entre as informações cadastradas no Sistema SAGRES Acadêmico e as informações solicitadas pelo INEP, isto é, as correlações entre as codificações da Instituição e as do INEP.
 
É importante que as informações de todas as pastas sejam preenchidas com atenção.
 
Os dados serão cadastrados/visualizados apenas para a IES selecionada pelo usuário. Dentre as informações cadastradas, algumas são particulares por IES, sendo identificadas por um asterisco (*) no título da pasta, exemplos: Subpasta *Docente, Subpasta *Reserva de vagas, etc.
 
A interface de Parametrização dos Dados é composta de várias pastas e subpastas subdivididas em dois grandes grupos:Correspondências (onde são informadas as correlações das codificações do SAGRES Acadêmico com as do INEP), e Alunos e Docentes (onde são informados dados sobre os alunos e os docentes).
 
Atenção
 Ao clicar no menu a mensagem abaixo é exibida, o que significa que antes de preencher a pasta “Alunos e Docentes”, é necessário clicar no botão Sincronizar localizado na barra de ferramenta, para que a rotina de sincronização seja realizada.
 
Aviso - Sincronização de Dados
Parametrização de Dados- Tela Inicial
O usuário deve selecionar a IES desejada antes de iniciar a Parametrização.
 

Pasta Correspondências

  • Subpasta Códigos INEP

Esta subpasta possui 3 subpastas: IES, Curso e Polo. Os códigos do INEP (para IES, Curso e Polo) são obtidos no site do INEP (http://censosuperior.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior).

    • Subpasta *IES

O usuário deve informar qual é o código de sua Instituição no INEP.

    • Subpasta CURSO

Nesta pasta são exibidos os cursos importados e selecionados na 3a. Etapa. O usuário deverá complementar algumas informações sobre os cursos.

Parametrização de Dados - Aba Correspondências -Código INEP- Curso
Complemente os códigos dos cursos no INEP, se estes ainda não foram definidos na 3a. Etapa, e informe quais cursos são Licenciatura, e quais possuem o programa PARFOR. Só serão geradas informações para os cursos de Licenciatura.
Nota
 
PARFOR – é um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios e com as instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
    • Subpasta PÓLO
O usuário deve informar os códigos dos Polos (Unidades de Apoio) da sua Instituição no INEP.
Parametrização de Dados - Pasta Correspondências -Pólo
  • Subpasta Nacionalidade
Parametrização de Dados - Pasta Correspondências -Nacionalidade
Nesta pasta são exibidas todas as nacionalidades cadastradas no SAGRES Acadêmico. O Usuário deve fazer a associação das nacionalidades do SAGRES Acadêmico com os países reconhecidos pelo INEP, conforme tabela auxiliar de Países, disponível no site do INEP http://censosuperior.inep.gov.br/migracao. É necessário informar também o tipo da nacionalidade (Brasileira, Brasileira – Nascido no exterior ou naturalizado e Estrangeira). 
 
  • Subpasta Estado
Parametrização de Dados - Pasta Correspondências -Estado
Nesta pasta são exibidos os estados cadastrados no SAGRES Acadêmico. O Usuário deve fazer a associação dos estados cadastrados no SAGRES Acadêmico com os Estados disponibilizados na tabela de Unidades Federativas (UF) no site do INEP.  
 
  • Subpasta Cidade
Parametrização de Dados - Pasta Correspondências -Estado
Nesta pasta devem ser associadas as cidades de nascimento dos alunos e docentes, com os municípios disponibilizados na Tabela de Municípios do site do INEP. Os nomes das cidades estão associados aos estados aos quais pertencem, para evitar dúvidas, pois existem estados com alguns nomes de cidades iguais.
 
Para saber quais pessoas (alunos ou professores) estão associados à determinada cidade listada na coluna “Cidade (SAGRES Acadêmico)“, é preciso dar um duplo clique no nome da cidade. O sistema apresentará a seguinte interface:é 
Tela de Parametrização - Correspondência - Cidade - Associados
O sistema já apresentará a interface com algumas cidades associadas, identificadas automaticamente.
 
Como a lista de cidades cadastradas pode ser muito extensa, pode-se definir uma cidade padrão, que será utilizada para os alunos e docentes que não tiveram suas cidades associadas.
 
A lista está ordenada pela quantidade de pessoas associadas (ordem decrescente).
 
Recomenda-se associar manualmente pelo menos as cidades com maior quantidade de pessoas.
 
ATENÇÃO: Se a coluna “Município INEP”  exibir um código numérico em vez do nome da cidade, é porque não foi realizada a associação do Estado do SAGRES Acadêmico com o Estado do INEP. O Usuário deve fazer  a associação para todos os Estados, na pasta Estados.  
 
  • Subpasta Forma de Ingresso
Tela de Parametrização - Correspondência - Forma de Ingresso

Nesta pasta são exibidas as Formas de Ingresso cadastradas no SAGRES Acadêmico. O Usuário deve inicialmente fazer a associação das formas de ingresso do SAGRES Acadêmico com as correspondentes formas de ingresso do INEP, disponibilizadas no manual de Migração do Censo do ano. Exemplos:

    • Vestibular;
    • Enem;
    • Outas formas de ingresso;
    • Outros tipos de seleção;
    • Convenio PEC-G;
    • Avaliação Seriada;
    • Transferência Ex Officio;
 
Em seguida, o usuário deve indicar quais formas de ingresso correspondem a um “Ingresso por transferência interna“. Esta informação é importante para que o sistema obtenha o Curso-Origem do aluno (curso em que o aluno estava matriculado, antes da transferência), informação requisitada pelo INEP no arquivo de aluno.
 
O usuário também deve indicar quais formas de ingresso correspondem a “Ingresso de portador de diploma” e “Reingresso”. Essas informações são importantes para a rotina de exportação de cursos, para que o sistema possa sugerir as vagas remanescentes ocupadas.
Nota

Vagas remanescentes: são vagas ofertadas no ano do Censo, e em anos anteriores que nunca foram ocupadas, acrescidas das vagas que foram liberadas por diversas formas de egresso: óbito, não cumprimento de desempenho mínimo (jubilamento), desistência, transferência interna (transferência entre cursos da IES), transferência externa (transferências de outras IES), descontadas as vagas ocupadas pelos seguintes tipos de formas de ingresso: Transferência externa, Transferência interna, Portador de curso superior e Reingresso.
O período a ser considerado para a análise dos dados de cada curso, deve ser o do prazo mínimo (em anos) de integralização do curso. Ex.: se o curso possui prazo mínimo de integralização de quatro anos, deve-se somar todas as vagas não ocupadas ou as vagas liberadas (egressos citados acima) nos últimos quatro anos (incluindo o ano do Censo).
Para os cursos em que as vagas são oferecidas semestralmente, devem-se considerar também as vagas liberadas ou não ocupadas no primeiro semestre.

As formas de ingresso nas vagas remanescentes define-se como “Processos seletivos para vagas remanescentes” (ingressos: transferência externa, transferência interna, portador de curso superior e reingresso).

Caso exista alguma forma de ingresso sem nenhuma correspondência o sistema irá alertar, para o devido preenchimento: 
 
Formas de Ingresso em Associação
  • Subpasta Forma de Egresso
Tela Parametrização- Correspondências - Formas de Egresso
Esta subpasta permite ao usuário definir quais formas de egresso cadastradas no SAGRES Acadêmico correspondem a um egresso por “Falecimento”, por “Conclusão de Curso”, por “Jubilamento”, por “Desistência”, por “Transferência externa” ou por “Transferência Interna”.
Essas informações são importantes para a rotina de exportação de cursos, para que o sistema possa sugerir as vagas remanescentes ocupadas (vide nota acima sobre vagas remanescentes).
 
  • Subpasta Atividade Curricular
Tela Parametrização - Correspondências - Atividade Curricular
Essa subpasta permite fazer a associação dos tipos de Atividades Curriculares do SAGRES Acadêmico com os tipos de Atividades Complementares reconhecidas pelo INEP. A Tabela de Correspondência será usada na geração do arquivo de Alunos.
    • Coluna Tipo de Atividade Curricular (SAGRES Acadêmico): corresponde à tabela de Tipo de Atividade Curricular do SAGRES Acadêmico (menu Tabela > Currículo >Tipo de Atividade Curricular);
    • Coluna Tipo de Atividade Complementar (INEP): opção correspondente no INEP (pode ser pesquisa, Extensão, Monitoria, Estágio não obrigatório (extracurricular));
 
Estas informações são associadas aos dados dos Alunos no SAGRES Acadêmico (menu Registro Escolar > Atividade Extracurricular, Campos: Atividades da Instituição e  Código).
 

 

Subpasta Atividade Extracurricular

Tela Parametrização- Correspondências - Atividade Extracurricular
Essa pasta permite fazer a associação dos tipos de Atividades Extracurriculares do SAGRES Acadêmico com os tipos de Atividades Complementares reconhecidas pelo INEP. A Tabela de Correspondência será usada na geração do arquivo de Alunos para o INEP.
    • Coluna Tipo Atividade Extra Curricular (SAGRES Acadêmico) : corresponde à tabela de Tipo de Atividade Extracurricular do SAGRES Acadêmico (menu Tabelas > Currículo > Tipo de Atividade Extracurricular);
    • Coluna Tipo Atividade Complementar (INEP): opção correspondente no INEP (Pesquisa, Extensão, Monitoria, Estágio não obrigatório (extracurricular));
Estas informações são associadas aos dados dos Alunos no SAGRES Acadêmico (menu Registro Escolar > Atividade Extracurricular, Campos: Outras Atividades e  Tipo);
 
  • Subpasta Titulação
Tela Parametrização- Correspondências - Titulação
Essa subpasta permite registrar algumas características das Titulações dos Docentes. A Tabela é usada na geração do arquivo de Docentes para o INEP.
    • Coluna Titulação: corresponde à tabela de Titulação do Sagres Acadêmico (menu Tabela > Institucionais > Titulação);
    • Coluna Nível Superior: informa se a titulação é ou não de nível superior;
    • Coluna Tipo: informa o tipo da formação de nível superior: Especialização, Mestrado, Doutorado, ou Não é uma pós-graduação;
 
Estas informações são associadas aos dados dos docentes no SAGRES Acadêmico (menu Cadastro > Docente, Pasta Docentes,  Campo Titulação).
 
  • Subpasta Regime de Trabalho
Tela Parametrização- Correspondências - Regime de Trabalho
Essa subpasta permite fazer a associação dos tipos de Regimes de Trabalho do SAGRES Acadêmico com os tipos de Regime de Trabalho reconhecidos pelo INEP. Onde:
 
    • 1ª Coluna Regime de trabalho (SAGRES Acadêmico): corresponde à tabela de Regime de Trabalho do SAGRES Acadêmico (menu Tabela > Institucionais > Regime de Trabalho);
    • 2ª Coluna Regime de trabalho (INEP): são os regimes correspondentes na tabela de Regime de Trabalho do INEP (exemplos: Tempo parcial, Tempo Integral sem DE (Dedicação Exclusiva), Tempo Integral com DE (Dedicação Exclusiva), etc.);
 

A Tabela de correspondência é usada na geração do arquivo de Docentes.

  • Subpasta Ocorrência Acadêmica
Tela Parametrização- Correspondências - Ocorrência Acadêmica

Nesta subpasta informamos quais Ocorrências Acadêmicas do SAGRES Acadêmico são consideradas pelo INEP como mobilidade acadêmica, pois algumas instituições registram a mobilidade através do uso de uma Ocorrência Acadêmica. A mobilidade acadêmica ocorre quando o aluno tem envolvimento com outra Instituição de Ensino, durante o desenvolvimento do seu curso, podendo ser uma mobilidade nacional ou uma mobilidade internacional, a depender de onde está localizada a outra Instituição de Ensino.

Existem diversos tipos de programas governamentais, convênios entre instituições, intercâmbios, etc., que permitem esta mobilidade, como por exemplo o programa Ciência Sem Fronteiras. Caso o aluno esteja associado a alguma mobilidade, o Sagres Acadêmico deverá informar qual a Instituição de Ensino envolvida, e no caso da mobilidade ser internacional, indicar também o país onde a Instituição está localizada.

 
  •  Subpasta Tipo de Processo Seletivo
Tela Parametrização- Correspondências - Tipo Processo Seletivo

Nesta subpasta fazemos a associação dos Tipos de Processos Seletivos do SAGRES Acadêmico com os tipos reconhecidos pelo INEP. Exemplos: Vestibular, ENEM, Seleção simplificada, Avaliação seriada, Seleção para vagas de programas especiais,Seleção para vagas remanescentes. Esta parametrização é importante para a sugestão de vagas ofertadas e ocupadas, disponível na rotina de exportação de cursos.

 

Pasta Alunos e Docentes

  • Subpasta *Docente

Nesta subpasta são listados todos os docentes que possuíam vínculo com a Instituição no período de referência do Censo. Estes docentes lecionaram nos cursos  que participam do Censo (informados na 3a. Etapa), nos períodos letivos associados ao Censo, e serão exportados no arquivo de Docentes a ser gerado para o INEP na 7a. Etapa. Caso o docente não esteja sendo exibido na grade, ele deve ser adicionado. Os dados devem ser revisados e atualizados, quando necessário, antes de serem salvos. 

A identificação dos docentes é feita através da matrícula, ou pelo número do CPF.
 

O sistema disponibiliza para os usuários 3 formas de adicionar os Docentes:

  • Na primeira opção para acionar docentes, utilizamos algumas funções disponíveis na barra de ferramentas da interface
  1. Clique na grade;
  2. Acione o botão “Adicionar”  ou o botão “Inserir“, localizados na barra de ferramentas da interface,  ou acione as opções correspondentes no menu Registro
  3. No campo Nome (Tecla F2 para pesquisar), selecione o docente  desejado;
  4. Defina as demais informações;
  5. Acione a função Salvar (barra de ferramentas da interface) ou a opção correspondente no menu Registro;
 

Observação: Nesta opção, todos os docentes serão exibidos para escolha, e eles deverão ser importados um a um.

 
Alguns atributos dos docentes serão atribuídos automaticamente:  
  • Professor Visitante;
  • Curso Sequencial de form. Especifica;
  • Curso de graduação a distancia; 
  • Pós graduação a distância;
  • Curso de graduação presencial;
  • Pós graduação presencial
 A função de ordenar os professores pelos atributos (visitante, substituto…), é acionada ao se clicar nos títulos das colunas, e serve para facilitar a definição dos atributos. O usuário deve definir as informações dos docentes nos quadros inferiores da interface:
 

1 – Quadro Informações: 

  • Professor Substituto;
  • Recebe bolsa de pesquisa;
  • Professor Visitante – O Preenchimento condicional ocorre apenas para as IES federais; 
  • Tipo de vínculo do visitante – atualizar este campo para cada professor visitante (opções: Bolsa ou Em folha);  

2 – Quadro Atuação do docente:

2.1 – Informações parametrizadas (obtidas através dos docentes que lecionaram nos cursos que participam do Censo nos períodos letivos associados ao Censo). Não disponíveis para o usuário atualizar:

  • Curso seq. de form. específica (Ensino em curso sequencial de formação específica);
  • Curso de grad. a distância (Ensino em curso de graduação a distância );
  • Pós-graduação a distância (Ensino em curso de pós-graduação a distância );
  • Curso de grad. Presencial (Ensino em curso de pós-graduação presencial );
  • Pós-graduação presencial (Ensino em curso de graduação presencial );
 

2.2 – Informações disponíveis para o usuário atualizar: 

  • Extensão;
  • Gestão Planejamento e avaliação;
  • Pesquisa;
 
É possível ordenar as informações da grade de Docentes. Para ordenar por uma única coluna, basta clicar em cima do título da coluna, como já foi comentado. Para ordenar por  mais de uma coluna, clique no botão Classificar, ou na opção correspondente do menu Registro, e na interface apresentada, arraste as colunas desejadas, dentre as “Colunas Disponíveis” da esquerda para a coluna “Classificação” da direita, informe a ordem, se ascendente ou descendente, e clique no botão OK.
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Classificar docentes
Na segunda opção para adicionar docentes, o usuário deverá clicar sobre o botão Importar docentes via arquivo, presente na interface. Nesta opção, o usuário  realizará a importação de um arquivo “Excel” com informações dos docentes, definido em um formato criado pela TecnoTrends. 
 
Ao selecionar um arquivo para importação das informações, o sistema irá, para cada docente informado, tentar localizar a existência dos mesmos no SAGRES Acadêmico, caso sejam identificados será verificado se já se encontram na listagem da tela, atualizando as informações através dos dados existentes no arquivo ou inserindo nova linha na listagem caso o docente não seja localizado. As informações dos docentes e sua atuação serão carregadas automaticamente e deverão ser revisadas e atualizadas, quando necessário, antes de serem salvas.
 

A identificação dos docentes é feita pela matrícula OU pelo número CPF.

 

Obs.: O campo Visitante na planilha de docentes não está sendo utilizando nesse momento. Essa informação é recuperada na tela do Sagres Acadêmico. 

 

Os campos na planilha que indiquem que o docente possui determinado benefício deverão ser preenchidos com um “X”, conforme imagem abaixo.  

 
Antes de clicar no botão Importar docentes via arquivo, o usuário deve ter configurado o sistema de acordo com a mensagem apresentada abaixo. Esta mensagem é exibida pelo sistema logo após o usuário ter acionado o botão de importação via arquivo:
 
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Mensagem arquivo ODBC
Os clientes devem possuir fonte de dados ODBC, de tipo Microsoft Excel Driver nomeada como “Excel Docentes”. Essa fonte de dados deve apontar para o local onde se encontra a planilha com as informações.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Criar arquivo ODBC

Após selecionar o Driver ODBC “Driver do Microsoft Excel” a tela abaixo será exibida.

excel docentes.png
Configuração da fonte ODBC
No campo “Nome da fonte de dados” a descrição deverá ser exatamente igual à da imagem acima. Após, deve-se selecionar o diretório onde os layout’s estão armazenados (Censo_Docentes_Complemento) conforme imagem abaixo.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Criar arquivo ODBC - Selecionar pasta
Se ao tentar importar o arquivo, após efetuar a configuração do ODBC, o sistema indicar algum erro, procure o Gestor do Sistema. Exemplo:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Erro ao encontrar o arquivo ODBC
Mas, se não ocorreu erro de configuração, o usuário deve escolher, na interface apresentada, o arquivo “Excel” que contém os docentes que devem ser carregados no sistema. Se não ocorrer erro, uma mensagem de confirmação da importação será exibida.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Importar docentes
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Docentes importados com sucesso
Após a importação do arquivo o usuário deve revisar as informações, atualizar o que for necessário, e então poderá salvar as informações.
 
 Se após a importação, algum docente presente no arquivo não tenha sido encontrado no SAGRES Acadêmico, o usuário será notificado, e o sistema apresentará a opção de emitir um relatório com os erros encontrados. 
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Aviso de docentes não cadastrados na base
Se o usuário solicita a emissão do relatório:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Relatório de docentes não identificados
Na terceira opção de importação de docentes, o usuário poderá realizá-la clicando sobre o botão Importar Docentes do Acadêmico, presente na interface, de forma que as informações sejam obtidas do sistema SAGRES Acadêmico.
 
 Ao clicar no botão Importar Docentes do Acadêmico, o sistema apresentará a interface Pesquisar Docentes, onde o usuário deverá informar a matrícula, o nome ou parte do nome do professor desejado, e acionar o Botão Pesquisar.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Pesquisar docente para importação
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Docente - Resultado da pesquisa para importação
Serão exibidos para escolha, apenas os docentes ativos, sem vínculos com classes no período acadêmico. O usuário deverá selecionar o(s) docente(s) desejado(s), e também poderá definir as informações complementares do(s) mesmo(s). O usuário deverá acionar o botão Adicionar, mas as informações devem ser salvas (botão Salvar) para que o procedimento seja efetuado.  
 
 

Subpasta *Reserva de Vagas

Esta pasta permite ao usuário informar os alunos que ingressaram na instituição por algum regime de cotas.
 
 Esta subpasta possui 2 subpastas: “Esta subpasta possui 2 subpastas: “Alunos registrados este ano” e “Alunos registrados em anos anteriores“.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Reserva de vagas - Alunos este ano
Essa subpasta (Alunos registrados este ano) permite identificar os alunos que ingressaram na Instituição por regime de Cotas, para podermos fazer a associação com o tipo de reserva de vagas do INEP.
 
Para pesquisarmos os alunos, devemos clicar no botão “Adicionar Aluno“, para que o sistema apresente a janela “Pesquisar alunos“, onde poderemos selecionar os alunos a serem adicionados por cota.  
 
Para adicionar é  necessário que o usuário: 
 
  • Informe pelo menos os filtros:
    • Período de Ingresso correspondente ao ingresso do aluno;
    • Forma de Ingresso (cadastrada no SAGRES Acadêmico);
  • Defina o tipo de reserva de vagas a cadastrar no INEP;
  • Clique no botão Pesquisar, e a aplicação retornará os alunos correspondentes aos filtros informados;
  • Marque ao lado dos nomes, os alunos que devem ser adicionados por cota no arquivo a ser exportado para o INEP;
  • Clique no botão “Adicionar” para incluir os alunos;
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Reserva de vagas - Alunos este ano - Pesquisar alunos
Se o usuário esquecer de definir o tipo de reserva de vagas a cadastrar, o sistema emitirá uma mensagem de erro:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Reserva de vagas - Alunos este ano - Definir o tipo de reserva
Temos ainda a subpasta “Alunos registrados em anos anteriores” para consulta, onde o usuário  confirma os alunos já adicionados. Nesta subpasta o botão “Adicionar” aluno não está disponível.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Reserva de vagas - Alunos registrados em anos anteriores

Alunos que tiveram a informação de reserva de vagas registrada em Censos de anos anteriores, serão exportados no Censo atual já com esta informação. O usuário não precisa fazer o registro novamente.

Subpasta *Financiamento estudantil

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil

Na interface temos:

  • Quadro superior: Alunos com financiamento Reembolsável no período do Censo.
  • Quadro inferior: Alunos com financiamento não Reembolsável no período do Censo.

Temos três formas para identificar os alunos com financiamentos:

1 – Uma para os usuários que possuem o SAGRES Financeiro;
2 – Outra para os usuários que não possuem o SAGRES Financeiro;
3 -Uma terceira forma, pela importação dos alunos utilizando um arquivo “Excel” (.xlsx), que independe se o usuário possui ou não o SAGRES Financeiro;

Nas duas primeiras formas o sistema não atualiza automaticamente as informações complementares. O usuário deve adicionar os alunos e associar os financiamentos correspondentes.

Identificação dos alunos para clientes que possuem o SAGRES Financeiro para clientes que possuem o SAGRES Financeiro (lembrar que os parâmetros do SAGRES Acadêmico que definem a integração com o SAGRES Financeiro (menu Janela > Parâmetros > Currículo, Pasta Integração Sagres) devem estar definidos).


É possível fazer a importação automática dos alunos com financiamentos, a partir dos benefícios registrados no SAGRES Financeiro. Para isso são disponibilizados na interface o Botão Importar, disponível na barra de ferramentas, e a função correspondente no menu Registro. Ao acionar a função “Importar” será exibida a seguinte interface:

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Importar alunos financiados
Inicialmente, o usuário deve fazer a associação do Tipo de benefício (SAGRES Financeiro) com o Tipo de financiamento (INEP). Para os benefícios que não devem ser considerados, usar a opção “não utiliza” disponibilizada na coluna “Tipo de financiamento“. O sistema também permite selecionar uma empresa do SAGRES Financeiro no momento da importação do financiamento estudantil (campo Empresa). O usuário sempre deve selecionar uma empresa, pois caso não selecione, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Aviso para selecionar uma empresa
São disponibilizados os alunos da empresa selecionada que possuem financiamentos. Alunos que não estão aptos a participar do Censo aparecerão listados com os nomes na cor vermelha.
Ao concluir, o usuário deve clicar no Botão “Importar”, encontrado na interface Importação de Alunos Financiados, e os alunos serão carregados nas grades dos quadros superior e inferior da pasta, de acordo com seus financiamentos (Reembolsável e não Reembolsável). No final, o sistema apresentará a seguinte mensagem.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Importação feita com Sucesso

Identificação dos alunos para clientes que não possuem o SAGRES Financeiro

Clientes que não possuem o módulo SAGRES Financeiro, devem adicionar novas linhas nas grades (botões Adicionar ou Inserir encontrados na barra de ferramentas, ou nas opções correspondentes do menu Registro), pesquisar e selecionar os alunos desejados (função Pesquisar F2) e fazer a definição dos financiamentos. Para pesquisar e selecionar os alunos o usuário deve acionar a função de pesquisa (F2) nos campos denominados “Nome de registro do aluno” encontrados nas grades da interface.

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Pesquisa de alunos com financiamento estudantil reembolsável
A função de pesquisa disponibiliza todos os alunos, e os que não estão aptos a participar do Censo, aparecerão listados na cor vermelha, e não deverão ser selecionados. Identificação dos alunos através de importação de arquivo.
Na pasta Financiamento Estudantil o usuário poderá realizar a importação dos dados dos alunos utilizando um arquivo “Excel” (.xlsx). As informações deste arquivo deverão estar de acordo com o formato criado pela TecnoTrends.
ATENÇÃO – a planilha EXCEL utilizada para importar as informações de Financiamento Estudantil e Apoio Social é única, e contém duas pastas, sendo que uma pasta contém os dados de “Financiamento estudantil”, e uma outra pasta contém os dados de “Apoio Social”.
financiamento estudantil.png
 Botão Importar alunos

Ao selecionar um arquivo para importação das informações o sistema irá, para cada aluno informado, tentar localizar a existência dos mesmos no SAGRES Acadêmico, caso sejam identificados será verificado se já se encontram na listagem da tela, atualizando as informações através dos dados existentes no arquivo ou inserindo nova linha na listagem caso o aluno não seja localizado. Após a carga, o usuário poderá conferir as informações e alterar, se necessário, antes de salvar.

A identificação dos alunos é feita pelo nome e data de nascimento OU pelo número do CPF OU pela matrícula.
É necessário informar, também, o curso do aluno. Caso não seja informado o curso, ou o curso não seja encontrado na base de dados do SAGRES Acadêmico, será informado no relatório de não identificados os alunos onde os cursos informados estão nesta situação.

Obs.: Os campos na planilha que indiquem que o aluno possui determinado benefício deverão ser preenchidos com um “X”, conforme imagem abaixo.

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Planilha para importar alunos
Ao clicar no botão Importar Alunos uma mensagem será exibida informando as configurações necessárias para a realização do procedimento.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Mensagem arquivo ODBC
Os clientes devem possuir fonte de dados ODBC, de tipo Microsoft Excel Driver, nomeada como “Excel Alunos”. Essa fonte de dados deve apontar para o local onde a planilha com as informações correspondentes se encontra.
fonte odbc.png
Criação da fonte de dados ODBC
Após selecionar o Driver ODBC “Driver do Microsoft Excel” a tela abaixo será exibida.
excel alunos.png
Configuração da fonte ODBC
No campo “Nome da fonte de dados” a descrição deverá ser exatamente igual à da imagem acima. Após, deve-se selecionar o diretório onde os layout’s estão armazenados (Censo_Alunos_ApoioSocial_Bolsas_Financiamentos) conforme imagem abaixo.
selecionar pasta.png
Configuração da fonte ODBC – Selecionar pasta
Se ao tentar importar o arquivo, após efetuar a configuração do ODBC, ocorrer algum erro de configuração, procure o Gestor do Sistema. Exemplo:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Erro ao encontrar o arquivo ODBC
Mas, se não ocorreu erro de configuração, o usuário deve escolher, na interface apresentada, o arquivo “Excel” que contém os dados dos alunos que devem ser carregados no sistema, e em seguida acionar o botão Abrir.
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Importar alunos
Se não ocorrer erro, uma mensagem de confirmação da importação será exibida.

 

Se após a importação, algum aluno presente no arquivo “Excel” não foi encontrado na base do sistema, o usuário será notificado, isto é, a aplicação informará o total de alunos não identificados, e apresentará a opção de emitir um relatório com os erros (os motivos pelos quais os alunos não foram encontrados).
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Alunos da importação não encontrados
Se o usuário solicita a emissão do relatório:
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Relatório de alunos não identificados
Após carregar o arquivo, os alunos serão alocados no quadro superior (Alunos com financiamentos Reembolsáveis) ou inferior (Alunos com financiamentos Não Reembolsáveis) de acordo com suas características.  Nesta identificação as informações dos alunos são preenchidas automaticamente.
 
Observação: As informações devem ser salvas para que a importação seja efetuada. 
 
O sistema permite ao usuário incluir/apagar alunos das grades (botões Incluir, Adicionar, Excluir da barra de ferramentas, ou opções correspondentes do menu Registro).
  
É possível modificar os tipos de financiamentos dos alunos, marcando/desmarcando os tipos de financiamentos: 
 
Financiamentos Reembolsáveis:

·  FIES

·   Financiamento da IES

·  Governo Estadual

·   Entidades Externas

·  Governo Municipal

·   Outros

Financiamentos não Reembolsáveis:

·  PROUNI integral

·  Governo Municipal

·  PROUNI Parcial

·  Financiamento da IES

·  Governo Estadual

·  Entidades Externas

   

Subpasta Apoio social/Atv. Extracurricular

 
Esta subpasta permite a identificação dos alunos que receberam algum auxílio durante o período do Censo. 
 
Tipos de Apoios:

                    Apoio Social                                        Atv. Extracurricular

·         Alimentação ·         Bolsa Estágio
·         Moradia ·         Bolsa Pesquisa
·         Transporte ·         Bolsa Extensão
·         Material Didático ·         Bolsa Monitoria
·         Bolsa Trabalho
·         Bolsa Permanência
 
 
 ATENÇÃO – Se for informado que um aluno possui algum tipo de bolsa associada a uma atividade extracurricular, para essa informação ser exportada, o aluno deverá ter registro no SAGRES Acadêmico informando que ele tem atividade extracurricular do mesmo tipo. Por exemplo: se a planilha informar que um aluno possui Bolsa de Atividade extracurricular Pesquisa, deverá constar no SAGRES Acadêmico um registro associando o aluno à atividade extracurricular correspondente a Pesquisa.
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Apoio social - Botão importar alunos

O sistema possui dois mecanismos para realizar esta identificação:
Primeiro Mecanismo

No primeiro mecanismo, o sistema não atualiza automaticamente as informações dos auxílios. O usuário deve adicionar os alunos e associar os benefícios. Os alunos que receberam Apoio social/Atv. Extracurricular no período referente ao Censo, devem ser adicionados. Para este primeiro mecanismo, o usuário poderá adicionar os alunos de duas formas:

1a forma – Acionando o botão Inserir ou Adicionar, presentes na barra de ferramentas da interface, ou nas opções correspondentes do menu Registro, para que o sistema gere uma nova linha que conterá os dados do novo aluno. Nesta forma adicionamos aluno a aluno;

  • Clique na grade e acione os botões Inserir ou Adicionar;
  • Para selecionar um Aluno, acione a função de pesquisa (F2) no campo Nome do registro do aluno;
  • Selecione o Aluno desejado. Alunos listados em vermelho, não estão aptos a participar do Censo, e não devem ser selecionados;
  • Selecione os tipos de apoios 
  • Salve as modificações;
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Apoio social - Cadastro de alunos

Observação – Alunos listados na cor vermelha não estão aptos a participar do Censo, e não devem ser selecionados

2a. forma – Acionando o botão Adicionar aluno. O sistema apresentará a interface Pesquisar alunos, que permitirá selecionar alunos que tiveram determinado tipo de apoio.

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Apoio social - Pesquisa de alunos
Para adicionar um ou mais alunos é necessário que:
  • Informe os filtros desejados (Matrícula e/ou Nome do aluno e/ou Curso);
  • Clique no botão Pesquisar e a aplicação retornará os alunos que atendem aos filtros informados;Marque os alunos que devem ser adicionados;
  • Defina o tipo de apoio(campo Apoio social/Atv. Extracurricular);
  • Defina o semestre (1, 2, ou ambos, se a Instituição for Federal);
  • Clique no botão Adicionar para incluir os alunos selecionados;

Se o usuário não informou o tipo do apoio, o sistema apresentará a seguinte mensagem de erro:

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Apoio social - Aviso para definir apoio social
Se o usuário não informou o semestre, o sistema apresentará a seguinte mensagem de erro:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Apoio social - Aviso para definir semestre

Selecione mais alunos, se necessário. Ao concluir, acione o botão Fechar Segundo Mecanismo.
Neste mecanismo o usuário realiza a identificação dos alunos através da importação dos dados dos alunos num arquivo “Excel”. Este arquivo, quando carregado, irá preencher automaticamente as informações de cada aluno. As informações do arquivo “Excel” devem estar no formato criado pela Tecnotrends.

ATENÇÃO – a planilha EXCEL utilizada para importar as informações de Financiamento Estudantil e Apoio Social é única, e contém duas pastas, sendo que uma pasta contém os dados de “Financiamento estudantil”, e uma outra pasta contém os dados de “Apoio Social”.

Ao clicar botão Importar Alunos uma mensagem será exibida informando as configurações que serão necessárias para a realização do procedimento.

Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Mensagem arquivo ODBC
Os clientes devem possuir fonte de dados ODBC, de tipo Microsoft Excel Driver. Essa fonte de dados deve apontar para o local onde a planilha, com as informações correspondentes, se encontra. Para configurar a fonte de dados corretamente basta seguir o procedimento descrito no tópico “Identificação dos alunos através da importação de arquivo” da pasta “Financiamento Estudantil”.
Se ao continuar, ocorrer algum erro de configuração, procure o Gestor do Sistema. Exemplo:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Erro ao encontrar o arquivo ODBC
Mas, se não ocorreu erro de configuração, o usuário deve escolher, na interface apresentada, o arquivo “Excel” que contém os dados dos alunos que devem ser carregados no sistema, e em seguida acionar o botão Abrir.
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Importar alunos
Se selecionou o arquivo errado:
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Importar alunos - Avido de arquivo não possui alunos
Se não ocorreu erro, uma mensagem de confirmação da importação será exibida.
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Alunos importados com sucesso
Se após a importação, algum aluno presente no arquivo “Excel”, não foi encontrado na base do sistema SAGRES Acadêmico, o usuário será notificado, e o sistema apresentará a opção de emitir um relatório com os erros identificados (os motivos pelos quais os alunos não foram encontrados).
Tela de parametrização - Alunos e Docentes - Aviso de alunos não cadastrados na base
Se o usuário solicita a emissão do relatório:
Tela de Parametrização - Alunos e Docentes - Financiamento estudantil - Relatório de alunos não identificado
Após o carregamento do arquivo, os alunos serão adicionados com suas informações preenchidas. O usuários deverá salvar para que o procedimento seja efetuado.
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