1ª Etapa - Configurações - Cursos do Censo
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Para a parametrização dos Cursos, inicialmente devemos definir os cursos que participarão do Censo e mais algumas informações.
Devemos definir dentre os níveis de curso (bacharelado, especialização, etc.) quais participarão do Censo, e quais são de pós-graduação com a modalidade de ensino presencial, e quais são de pós-graduação com a modalidade de ensino à distância, mesmo que o nível de curso não vá participar do Censo.
Também devemos definir quais cursos participarão do processo, seus níveis acadêmicos (graduação, sequencial), suas modalidades de ensino (Presencial, à distância). É necessário que os cursos possuam o código do INEP(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Educacionais Anísio Teixeira).
Na primeira grade, indique quais níveis de curso participarão do Censo, e quais correspondem a Pós-Graduação com modalidade de ensino presencial ou à distância.
Em seguida, marque o campo que manda exibir apenas os cursos que não foram finalizados até 1° de janeiro do ano do censo (data do início do período do Censo), pois na segunda grade devem aparecer apenas os cursos ativos no período do Censo. A situação de cada curso aparecerá na coluna “Situação“: Ativ ou Inativo.
Na segunda grade, marque na coluna Censo quais cursos participarão do Censo, e defina obrigatoriamente, para estes cursos, o tipo de nível acadêmico (Graduação ou Curso Sequencial), a modalidade de ensino (Presencial ou À Distância), e o “Id” (identificação) do curso no INEP. Para confirmar as informações, é necessário clicar no botão “Confirmar“, situado no canto inferior direito da interface (maximize a interface se não estiver visualizando o botão). Esta operação poderá durar alguns minutos.
É possível ordenar as informações de cada grade. Para ordenar por uma única coluna, clique sobre o título da coluna. Para ordenar por mais de uma coluna, clique no botão “Classificar“, presente na barra de ferramentas da interface, ou na opção correspondente do menu Registro, e o sistema irá disponibilizar uma interface onde o usuário poderá selecionar as colunas para classificação (arrastando as colunas desejadas dentre as disponibilizadas no campo “Colunas Disponíveis” para o campo “Classificação“), e indicar se os dados de cada coluna selecionada para classificação terão ordem ascendente ou descendente, e no final acionar o botão “OK”.