Manual Sagres

Relatórios - Títulos financeiros em atraso

Como os títulos financeiros podem ser de duas naturezas, a pagar e a receber, existem duas interfaces voltadas a emissão de relatórios de títulos em atraso, Títulos a pagar em atraso e Títulos a receber em atraso. Estas páginas estão acessíveis, respectivamente, através dos menus Relatório > Títulos financeiros > em atraso…​ > a pagar e Relatório > Títulos financeiros > em atraso…​ > a receber.​​

Menu-Relatorio-Titulos-Financeiros-em-atraso
Títulos financeiros em atraso – Menu

​O usuário irá notar que as duas interfaces são bastante semelhantes​, a diferença está no tipo de pessoa envolvida no título, sendo do tipo Cliente para títulos a receber e Fornecedor para títulos a pagar. Estas interfaces são dividida em quatro molduras: Filtros e Agrupamento, Seleção do tipo de Contexto, Contextos cadastrados e Contextos selecionados. Através destas áreas o usuário será capaz de filtrar a busca feita pelo sistema. A animação a seguir mostram as duas interfaces dando foco às suas diferenças.​

Títulos em atraso - Interfaces - Seleção Cliente/Fornecedor
 Atenção
 
  Embora a palavra filtro seja de uso geral e não pertença especificamente à linguagem de informática, ela tem aqui um significado semelhante. Filtrar a pesquisa de informações significa limitar o universo a ser pesquisado.
 
 Nota
 
  É possível através da barra de ferramentas​ verificar as funções padronizadas em todos os programas que são compatíveis com as interfaces Títulos a pagar em atraso e Títulos a receber em atraso em todos os programas do sistema SAGRES.
 

Filtros e Agrupamento

Esta área é responsável por ditar o escopo da busca de informações para compor o relatório e a forma como as informações encontradas estarão dispostas. Quatro molduras compõem esta área, são elas: Período de vencimento, Exibir apenas títulos com valor maior que, Exibir apenas títulos com atraso maior que e Agrupar por.

Relatorio-Titulos-a-receber-em-atraso-Filtros-e-agrupamentos
Títulos a receber em atraso - Filtros e Agrupamento
  • Na moldura Período de vencimento deverão ser informadas as datas de inicio e término do período, assim será possível filtrar os títulos com essas informações​, para inserir estas informações o usuário poderá usar o teclado ou pelo Calendário clicando no botão F2;
  • A moldura Exibir apenas títulos com valor maior que possibilita definir um valor e os títulos que possuírem valor maior que o indicado no campo serão exibidos no relatório;​
  • Marque a caixa de seleção presente na moldura Exibir apenas títulos com atraso maior que para definir um valor mínimo de dias de atraso, ou seja, o sistema irá buscar todos os títulos que já estão atrasados a pelo menos o mesmo tempo ou mais que o valor indicado no campo Dias desta moldura;
  • A moldura Agrupar por permite ao usuário escolher se o relatório será agrupado por Origem ou Fornecedor/Cliente do título, podendo também não realizar nenhuma forma de agrupamento. Em todos os casos os serão listados por ordem crescente de data de vencimento, mesmo dentro dos agrupamentos.
Relatorio-Titulos-Financeiros-em-atraso-Filtros-e-agrupamentos-Calendario
Títulos financeiros em atraso - Calendário
 Atenção
 
  Estes filtros podem ser utilizados simultaneamente, a fim de obter um relatório mais preciso em relação às ocorrências que o usuário deseja observar.
 

Seleção do tipo de contexto

Na moldura Seleção do tipo de contexto das interfaces Títulos a pagar em atraso ou Títulos a receber em atraso, o programa permite que sejam utilizadas as seguintes opções de seleção:​

  • Seleção por Fornecedor ou Seleção por Cliente
  • Seleção por Origem.
Títulos em atraso - Seleção

Cada uma destas seleções mostra uma lista de Contexto diferente, os itens listados devem ser utilizados para filtrar a busca de dados para compor o relatório.​​​

Contextos cadastrados

Ao selecionar um tipo de contexto na moldura Seleção, os dados da presente moldura​ serão atualizados, exibindo os contextos cadastrados que correspondem ao tipo de seleção. Nesta moldura, os botões Selecionar tudo e Inserir item estão habilitados.​

Existem três formas de selecionar os itens que irão compor a moldura Contextos selecionados, são elas:​​

  • Selecionar o Fornecedor ou Origem o item do contexto e depois ​acionar o botão Inserir item ;
  • Pressionar o botão CTRL do teclado, para selecionar todos os itens que desejar transferir para moldura Contextos selecionados e acionar o botão Inserir item, de modo a transferir todos os que foram selecionados;
  • Ou acionar o botão Selecionar tudo​ , selecionando todos os itens de determinado tipo de seleção e em seguida acionar o botão Inserir item, adicionando todos os contextos para a moldura Contextos selecionados​.
Títulos em atraso - Seleção de contexto - Métodos de seleção

O usuário ainda pode pesquisar o contexto que deseja inserir. Para isso ele deve digitar uma sequência de caracteres que corresponda ao início do nome do contexto que deseja busca, assim como na animação a seguir.

Títulos em atraso - Seleção de contexto - Exemplo de busca de Contextos cadastrados
 Nota
 
  Se nenhum contexto de um determinado tipo de seleção for escolhido, o sistema irá assumir que não existe filtros, retornando todas informações registradas do grupo deste contexto.
 

Contextos selecionados

Nesta moldura se encontram todos os contextos cadastrados que foram escolhidos para delimitar a buscar de informações do relatório, nesse momento os botões Visualizar e Remover item estão habilitados.

Caso adicione um contexto e decida removê-lo, o usuário deve clicar sobre o contexto ​(selecionar) que deseja remover e acionar o botão Remover item .

Quando todos os filtros de período desejados forem selecionados e definidos, a forma de agrupamento for indicada e a moldura Contextos selecionados conter todos os contextos relevantes para o relatório, acione o botão Visualizar e aguarde que o sistema busque as informações que foram requisitadas e que existem no banco de dados.​​​​​​

Relatorio-Titulos-a-pagar-em-atraso-Contextos-selecionados
Títulos a pagar em atraso - Exemplo de Contextos selecionados

Ao clicar no botão Visualizar, o relatório será exibido em um formato semelhante ao de uma das imagens a seguir.

Relatorio-Titulos-a-pagar-em-atraso-Relatorio
Títulos a pagar em atraso - Exemplo de Relatório sem agrupamento
Relatorio-Titulos-a-receber-em-atraso-Relatorio
Títulos a receber em atraso - Exemplo de Relatório agrupado por Origem

Campos presentes nos relatórios:

  • Fornecedor: indica quem é o credor deste título;
  • Cliente: indica quem é o devedor deste título;
  • Origem:​ indica qual o centro de custo responsável pelo título;
  • Número do título: este campo é destinado ao número identificador do título;
  • Tipo do título: indica qual o plano de contas do título;
  • Data de vencimento:​ informa a partir de quando o título passará a ser considerado como atrasado;​
  • Situação:​ ​​​​informa qual a situação do pagamento do título;
  • Valor face:​ o valor original do título;
  • Valor do título: o valor do título somado com o valor de todos os seus eventos;
  • Valor liquidado: indica quanto do título foi quitado;
  • Valor em aberto:​ informa quanto do título ainda falta pagar;
  • Atraso (dias): quantos dias o título está com a situação atrasado;
  • Valor corrigido: informa o valor do título após as correções de descontos, abatimentos, multas e juras.​​​


​​Vale lembrar que o relatório de Títulos a pagar em atraso possui o campo Fornecedor, enquanto o relatório Títulos a receber em atraso possui o campo Cliente, mas ,de modo geral, a estrutura dos relatórios é bastante semelhante, mudando sua organização de acordo ao Tipo de agrupamento​ indicado. A única informação que não está presente em todos os relatórios é a Origem do título, que será exibida a​penas se o agrupamento for do tipo Origem.

Se o sistema realizar a busca e não encontrar nenhum registro que atenda as especificações dadas pelo usuário, ele irá exibir um relatório vazio e emitirá a mensagem de alerta a seguir:​

Relatorio-Titulos-financeiros-Alerta-Nenhum-registro
Mensagem de registros não encontrados
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