Manual Sagres

Cadastro de Cliente​

Existem Clientes Pessoa física e Pessoa jurídica. No módulo Financeiro Desktop, cada um destes possui sua própria interface e seu cadastro ​​é pré-requisito para algumas telas do sistema, como Títulos a receber, Desconto por Cliente ​e outras.

Estas interfaces são acessíveis através dos menus Cadastro > Cliente > Pessoa física e Cadastro > Cliente > Pessoa​ jurídica, do SAGRES Financeiro.

Cadastro de clientes pessoa física e jurídica - Menu

Visualizar cliente cadastrado

Ambas interfaces realizam a busca da mesma forma. Ao acessar um dos menus descritos acima, o sistema apresentará a interface ​​Cliente. ​​O usuário verá o campo Nome no topo da tela. Para realizar a busca, é preciso digitar parte do nome que deseja buscar e pressionar a tecla F2 do teclado ou o botão Pesquisar na barra de tarefas ou no menu Registro. Desta forma, o sistema exibirá uma lista com todos os registros que se iniciam com os caracteres escritos. Em seguida, o usuário deve selecionar o nome que deseja para que o sistema preencha todas as pastas com os dados do cliente selecionado.

No início da explicação de cadastro de cada um dos tipos de clientes, estará anexada uma animação exibindo a busca.

 Nota
 
  Os campos marcados com * ​​são de preenchimento obrigatório.
 

Cadastro de Cliente pessoa física

Ao acessar o menu Cadastro > Cliente > Pessoa física, o sistema exibirá a interface Cliente pessoa física.

Abaixo, segue a animação que ilustra a busca e a visualização dos clientes:

Cadastro Cliente pessoa física - Interface

PASTA DADOS PESSOAIS

1º passo – Nome e Filiação

​Informe o Nome* e o Nome social do cliente, bem como o nome do Pai e da Mãe do mesmo.

2º passo – Documentação

​​Informe o CPF, o RG, a data de Expedição, o Órgão emissor, o Estado em que o documento foi emitido​ e o Tipo do documento.

3º passo – Sexo, Cor/Raça, Estado civil e Nascimento

Selecione o Sexo, a Cor/Raça, o Estado civil e informe a Data de Nascimento do cliente.

4º passo – Naturalidade e nacionalidade

Para informar a Naturalidade*, primeiro escolha o Estado* e depois escolha o País de nascimento, a Nacionalidade e informe se o cliente é Naturalizado.

5º passo – Informações adicionais​

Informe o E-mail e o link para a HomePage do cliente.

​​​​​6º passo – Adicionar foto​

Para adicionar uma foto no cadastro do cliente, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre a tela a moldura de foto 3×4, escolher a opção Inserir foto e carregar alguma foto salva no computador.

Veja animação a seguir:

​​Cadastro Cliente pessoa física - Adicionando foto

PASTA COMPLEMENTO

1º passo – Escolaridade e o emprego

Nesta pasta, informe o nível de Escolaridade, a Empresa, o Ramo, a Profissão e o Cargo do cliente.

2º passo – Dados do(a) Cônjuge

Informe também o CPF e a Profissão do Cônjuge.

3º passo – Outras documentações

Os campos desta moldura são referentes aos documentos dos tipos Militar e Título de eleitor. Solicite os documentos ao cliente e preencha cada um dos campos.

4º passo – Visto estrangeiro

Caso o cliente seja estrangeiro, solicite ​​​seu documento de Visto e preencha os campos.

5º passo – Deficiências

Utilize as listas existentes na moldura para definir as deficiências que o cliente possui. Os campos de Auxílio só estarão habilitados para as deficiências que foram preenchidas ou que possuem valor diferente de “Sem deficiência”.

6º passo – Tipo sanguíneo

Informe o Tipo sanguíneo do cliente selecionando as opção das listas presentes na moldura.

PASTA ENDEREÇO

1º passo – Tipo e Preferência para correspondência

​Escolha o Tipo de endereço através da lista com as opções já cadastradas no sistema e informe se este endereço é o recomendado para envio de correspondências realizando uma marcação no campo “Preferencial para Correspondência”.

2º passo – C.E.P., Endereço, Complemento e Número do Imóvel​

Informe o CEP, o Endereço, o Complemento e o Nº do imóvel do cliente.

3º passo – Bairro, Estado e Cidade

Informe o Bairro e, para que o sistema forneça opções de Cidades, escolha o Estado anteriormente.

PASTA TELEFONE

Para adicionar um contato telefônico, clique nos botões Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou selecione as opções pelo menu Registro. Após isto, informe o DDD, o Número, o Tipo da linha e se esta linha é a preferencial para realizar chamadas.

PASTA FIADOR

​Para adicionar um Fiador, clique nos botões Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou selecione as opções pelo menu Registro.​ Digite parte do nome do fiador e pressione a tecla F2 ou acione a função Pesquisar através da barra de ferramentas ou do menu Registro. Desta forma, o sistema mostrará a lista de fiadores cadastrados no sistema (através do menu Cadastro > Fiador). O usuário deve selecionar um destes dando duplo clique sobre o nome do mesmo.

PASTA PAGANTE

​Para adicionar um Pagante, acione a função Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou no menu Registro.​ Digite parte do nome do pagante e pressione a tecla F2 ou acione a função Pesquisar através da barra de ferramentas ou pelo menu Registro. Desta forma, o sistema mostrará a lista de pagantes cadastrados (através do menu Cadastro > Pagante) no sistema. O usuário deve selecionar um destes dando duplo clique sobre o nome do mesmo.​ Por fim, o usuário deve determinar o Percentual ​dos valores atribuídos ao cliente que este pagante estará responsável. Os pagantes também podem ser definidos na interface disponível no menu Cadastro > Pagante > Responsabilidades financeiras do pagante.

 Nota
 
    Ao criar um cliente, ele se torna o seu próprio pagante. Por isso, em casos em que o cliente não seja o pagante integral de seus títulos, é importante que o pagante seja definido logo após a criação.
 
 Atenção
 
  Os títulos que forem gerados para clientes que possuem mais de um pagante serão divididos em títulos com as porcentagens do valor total do título que cabe a cada um deles.​
 

PASTA OUTRAS INFORMAÇÕES

1º passo – Descreva o vínculo com o cliente

Informe a data desde a qual a relação cliente-fornecedor se iniciou, defina o Vínculo empregatício que ele mantém com a empresa, se houver, e, caso haja algo que julgue relevante a ser descrito, faça um Comentário sobre o cliente.

2º passo – Liste as referências

Para adicionar uma Referência, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione o Tipo da referência, a descreva​, informe o tipo de Vínculo que o cliente e a referência possuem e adicione os dados de uma linha telefônica da referência.

PASTA INFORMAÇÕES BANCÁRIAS

 Nota
 
  Esta pasta possui muitos dados em sua tabela. Para verificar todos, arraste a barra de rolagem na parte inferior da interface.
 

1º passo – Conta bancária

​​Para adicionar Informações bancárias, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione um Banco a partir da lista de bancos cadastrados e informe: o Número da agência, o Digito da agência, o Número da conta, o Digito da conta, se a conta é Débito Automático ou não e a Razão da conta.

​​​​2º passo – Conta de terceiros

​​Se a conta informada é de um terceiro, marque a caixa de seleção Conta de outra pessoa e informe: se a(o) dona(o) da conta é uma pessoa Física ou Jurídica, o Nome desta pessoa e o CPF, se for pessoa física, ou o CNPJ, se for pessoa jurídica.

Cadastro de Clientes pessoa jurídica​

Ao acessar o menu Cadastro > Cliente > Pessoa jurídica​, o sistema exibirá a interface Cliente pessoa jurídica.

Segue animação que ilustra a busca e a visualização dentro desta interface:

Cadastro Cliente pessoa jurídica - Interface

PASTA DADOS CADASTRAIS

1º passo – Nome fantasia e Razão social e CGC (ou CNPJ)

​Informe o Nome* fantasia e a Razão social* do cliente.

2º passo – Números do CGC (ou CNPJ), Inscrição Estadual e Municipal

Informe o número do CGC*​​, ​atualmente conhecido como CNPJ, o número da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal do cliente.

3º passo – Informações adicionais​

Informe o E-mail e o link para a HomePage do cliente.​

PASTA ENDEREÇO

O cadastro de Endereço feito n​esta interface é semelhante ao que é feito no tópico Cadastro de Cliente Pessoa Física.​

PASTA TELEFONE

​O cadastro de ​Telefone feito n​esta interface é semelhante ao que é feito no tópico Cadastro de Cliente Pessoa Física.​

PASTA OUTRAS INFORMAÇÕES

1º passo – Outras informações

Informe a data desde a que a relação cliente-fornecedor se iniciou e, caso haja algo que julgue relevante a ser descrito, faça um Comentário sobre o cliente.

2º passo – Liste as referências

Para adicionar uma Referência, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione o Tipo da referência e a descreva​.

PASTA INFORMAÇÕES BANCÁRIAS

O cadastro de Informações bancárias feito nesta interface é semelhante ao que é feito no tópico​ Cadastro de Cliente Pessoa Física.

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