Manual Sagres

Grupos e Módulos

O Sagres Acadêmico oferece um recurso para cadastro de atividades curriculares que são compostas por um conjunto de outras atividades curriculares. É uma situação onde uma atividade é formada pela agregação de outras atividades. Este recurso é uma forma de estruturar as atividades, de forma que a aprovação de um bloco depende do resultado de atividades específicas.

Para possibilitar esse registro foram definidos dois novos tipos de atividades curriculares que denominamos de Grupo e Módulo, onde:

  • ​​Grupo – Atividade é formada pela agregação de outras atividades – são compostos por Módulos;
  • Módulo – Atividade é parte de uma agregação, e estão ligados a um Grupo;
  • Disciplina – Atividade não é uma agregação nem faz parte de uma agregação.
Nota

Lembrar que as denominações para diversos rótulos no sistema são customizadas pelo usuário Gestor do Sistema que define as 
Configurações em Configurações do Currículo​.​  Exemplo: Um Componente Curricular pode ser denominado Disciplina, Atividade Curricular, ou outra denominação qualquer, a depender do desejo da Instituição. Em todos os pontos do sistema serão utilizados os rótulos definidos pelo usuário (legendas nas interfaces, cabeçalhos de relatórios, etc.). No texto abaixo, denominaremos o Componente Curricular de Disciplina.
 
Essa estruturação é aplicável, dentre outros casos, para disciplinas de estágio dos cursos da área de saúde (internatos).
 
Segue abaixo uma figura ilustrando o conceito de Grupos e Módulos:​
Organização de Grupos e Módulos

O quadro abaixo apresenta a forma como os registros para disciplinas dos tipos “Grupo” e “Módulo” são feitos no Sagres:

Registro de “Grupo” e “Modulo” no Sagres

O relatório de histórico escolar pode exibir apenas o Grupo ou então o Grupo juntamente com os seus Módulos.

Segue um exemplo:

A matriz curricular tem um estágio que abrange todo o ano civil (dois semestres letivos) e o aluno terá atividades em diferentes locais e horários e com diferentes conteúdos e docentes.

Disciplina: Internato I

Composta de:  Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral​

Na matriz curricular constará o “módulo” Internato I​

Exemplo de registro de “Grupo” e “Modulo”

Caso exista mais de um docente para o grupo, em módulos diferentes, com horários diferentes, os horários e alocações de cada docente podem ser definidos na oferta deste módulo.

No SAGRES Diário 3, cada professor só terá acesso as interfaces de Notas e Aulas do módulo em que está alocado. 

Com relação ao resultado, este só será lançado no grupo quando a nota da última etapa, do último módulo sem nota, for lançada. Ou seja, enquanto houver um módulo sem nota publicada, a nota do grupo não será calculada e, portanto, a aprovação não será registrada.

O internato hospitalar corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em medicina (em geral os últimos dois anos), no qual o aluno tem um estágio automático em um ou vários hospitais, no qual acompanha as disciplinas básicas na medicina: Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral.

Configuração de Grupos e Módulos:

  1. Cadastrar os tipos de atividades referentes a Grupo e Módulo, acessando o Menu Tabela > Currículo > Tipo de Atividade Curricular.​​
Tabela de cadastro do Tipo de Atividade Curricular

​2. Cadastrar os Módulos que farão parte de um grupo, acessando o Menu Cadastro > Currículo > Disciplina.

Cadastro de Atividade Curricular – Tipo Módulo

3. Cadastrar a Atividade Curricular referente ao Grupo, acessando o Menu Cadastro > Currículo > Disciplina​.

Cadastro de Atividade Curricular – Tipo Grupo
  3.1 Na aba Grupo, devem ser incluídos os módulos cadastrados no item 2

​ No exemplo abaixo, o Grupo é a Atividade Currícular de código INT001 – Internato I

Cadastro de Atividade Curricular – Tipo Grupo – inclusão dos módulos
Nota
  • ​O campo Quantidade Obrigatória de Módulo Optativo indica quantos módulos optativos deste devem ser cursados.
  • ​A aprovação no Grupo pode ser condicionada a um dos seguintes motivos:
    • Média Ponderada, onde a média ponderada dos módulos é levada em consideração para definir a aprovação.
    • Aprovação em todos, onde é necessário que o aluno seja aprovado em todos os módulos para que seja aprovado no grupo.
  • ​O Verificador “Verifica Consistência no Grupo” habilita duas opções:
    • Matrícula obrigatória em todos os módulos, onde é obrigatório que o aluno seja matriculado em todos os módulos.
    • Matrícula obrigatória apenas em módulos não cumpridos, onde o aluno deve ser matriculado somente nos módulos pendentes.
  • O Verificador “Desconsiderar Dispensa no Cálculo do Resultado” verifica, caso o aluno tenha aproveitamento de estudo para um dos módulos, se a nota obtida através do aproveitamento deva ser desconsiderada no cálculo do resultado.
  • O Verificador “Optativo”, em Características do Módulo, está relacionado ao módulo selecionado, indicando se é obrigatório cursar o mesmo.
  • O Verificador “Implícito”, em Características do Módulo, também está relacionado ao módulo selecionado, indicando se o mesmo será listado em relatórios. Isso é definido pelo usuário.​

4. Incluir a disciplina referente ao Grupo na Grade Curricular,  acessando o Menu  Cadastro > Currículo > Curso, Pasta Grade Curricular​

Cadastro na Grade Curricular – Informar os Grupos

5. Na interface de Oferta de Classe​ serão ofertadas as classes dos módulos, com as suas respectivas atividades pedagógicas.

Cadastro de Oferta de Classe - Informar os módulos
Nota
  • Caso o módulo tenha mais de um tipo de atividade pedagógica, o cadastro será realizado na interface de Oferta de Turma​, variando de acordo com a necessidade da instituição.
  •  Caso a oferta seja feita através da interface de Oferta de Turma, o aluno será matriculado nas atividades pedagógicas.
Cadastro de Oferta de Turma- Informar os módulos

6. Efetuar a matrícula do aluno nos módulos (Menu Registro Escolar  > Registro de Matrícula​)

Matrícula do Aluno – Informar os módulos

Conforme informado no item 3.1, a aprovação do aluno é realizada de acordo com as configurações informadas na disciplina do Grupo, tendo em vista que é a disciplina do grupo que ​consta na grade curricular.

Nota​
  • Uma Disciplina é constituída por uma ou mais Atividades Pedagógicas, e possui Docentes;
  • Um Módulo é bastante semelhante a uma Disciplina. Ele também possui definição de Atividades Pedagógicas e de Docentes, mas, por ele fazer parte de uma agregação, deverá estar associado a um Grupo;
  • Um Grupo, não possui definições de Atividades Pedagógicas e de Docentes, e é composto por Módulos (que terão Atividades Pedagógicas e Docentes definidos). Um Grupo pode ter Módulos optativos, e nesse caso o usuário deverá informar a quantidade obrigatória de Módulos optativos que o Aluno deve cursar. Todos os Módulos optativos devem possuir a mesma carga horária;
  • Os Módulos e Grupos são cadastrados na Interface de cadastramento de Disciplinas;
  • Um Módulo tem os seguintes atributos: peso, indicação se é explícito ou implícito, indicação se é ou não optativo;
  • ​Um Módulo só pode ser associado a apenas um Grupo de determinada Grade;
  • ​​A carga horária de um Grupo corresponde à soma das cargas horárias dos Módulos que compõem a agregação. 

Quando existem Módulos optativos na agregação, só deverá ser considerada a carga horária da quantidade obrigatória de Módulos optativos que o Aluno deve se matricular. O mesmo raciocínio deve ser utilizado para o cálculo dos créditos do Grupo.

  • Apenas os Grupos são cadastrados na Grade do Curso. Os Módulos dos Grupos não são cadastrados na Grade;
  • Os Grupos quando cadastrados na Grade podem ter pré-requisitos e co-requisitos;
  • Os Alunos se matriculam nos Módulos, portanto a Oferta de Classes e Turmas é definida para os Módulos. As Disciplinas do tipo Grupo não são ofertadas. Os Módulos ou os Grupos não poderão ser cursados em EAD;
  • Sempre que for incluída uma Disciplina do tipo “Módulo” na matrícula de um Aluno, será verificado se todos os outros “Módulos” já foram incluídos na matrícula, ou se já foram cumpridos pelo Aluno (Histórico com resultado cumprido). 
    • Se sim, a avaliação curricular deve ser atualizada com status de matriculado no Grupo. Nessa verificação, é considerada a quantidade obrigatória de Módulos optativos;
  • Quando um Aluno for matriculado em um Módulo, é verificado se o Módulo pertence a um Grupo da Grade do Curso do Aluno, e também se o Grupo possui co-requisitos;
  • O Aluno não poderá se matricular em uma quantidade maior de Módulos optativos do que o definido para o Grupo. 
  • ​​​O objetivo de se verificar na matrícula se a quantidade de Módulos optativos já foi atendida é para que o Aluno não consiga ter resultados em uma quantidade maior de módulos optativos do que aquela indicada no cadastro do Grupo, caso contrário isso daria erro no cálculo do resultado do Grupo. 
  • Portanto, ao fazer uma inclusão na matrícula do Aluno, caso a Disciplina seja um Módulo optativo, é verificado se o Aluno já está matriculado, ou já cumpriu a quantidade de Módulos optativos indicada no cadastro do Grupo.
    • ​Se sim, não será permitida a inclusão;
  • A indicação se deverá ser verificada a consistência do Aluno no Grupo na matrícula é definida no cadastramento do Grupo, na interface de Cadastro de Disciplinas  (pasta Grupo). 
  • ​Caso o usuário defina que a consistência deverá ser verificada, ele deverá optar por uma das duas formas de consistência:
    • ​matrícula obrigatória em todos os módulos 
    • Matrícula obrigatórias  apenas nos módulos não cumpridos. 

                  Se o Aluno ​violar a regra, o comprovante não é impresso;

  • No Histórico Escolar exibem os Módulos.No relatório da Grade Curricular os Módulos podem aparecer, caso o usuário tenha parametrizado o sistema com essa condição;
  • A condição de aprovação numa Disciplina tipo Grupo pode ser: média ponderada dos resultados dos Módulos ou aprovação em todos os Módulos;
    O usuário precisa definir por Parâmetro (ver com o Gestor do Sistema) se um Módulo com resultado de dispensa deve ser desconsiderado no cálculo do resultado de um Grupo;
  • Não é possível alterar a composição de um Grupo quando já existem Alunos associados  (já cursou ou está cursando) ​ algum módulo do Grupo;
  • Uma Disciplina da Grade não pode ter como equivalente uma Disciplina do tipo Módulo ou do tipo Grupo;
  • Disciplina do tipo Grupo não possui Disciplina equivalente;
  • ​​Na Avaliação​ Curricular não serão consideradas as Disciplinas cujo tipo indica que faz parte de uma agregação (Módulo).
plugins premium WordPress
Rolar para cima