Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Relatório - Histórico Escolar

Esta função permite a geração dos Históricos Escolares dos Alunos da Instituição, por Curso ou por Aluno. Acessível pelo menu Relatório > Aproveitamento > Histórico.
 
Algumas informações que podem constar do Histórico, são definidas em outras ‘interfaces’, como, por exemplo, as Ocorrências Acadêmicas, as Formas de Ingresso, as Formas de Egresso, os Períodos Letivos, as Situações de Matrícula​.
 
Esta interface é constituída de três Pastas: Filtro, Alunos e Relatório.​​​​
​​
Existem três modelos padrões​ do SAGRE​​S disponíveis mesmo que o cliente possua algum modelo particular:
  • Modelo Graduação
  • Modelo Mestrado
  • Modelo Pós-graduação
Na Pasta Filtro, o Usuário pode especificar qual a opção de impressão desejada:
  • Se exibe ou não aluno especial (não tem curso).
  • Se exibe por Aluno, ele deverá informar a Matrícula do mesmo, e se selecionar o Aluno aleatoriamente acione o botão Selecionar Alunos
  • Se exibe por Curso, o usuário deve informar o período de ingresso e pode-se ainda detalhar a seleção:
    • Se exibe ou não alunos inativos
    • Selecionar alunos por uma faixa de nomes (se não informados serão considerados todos os nomes)
    • Selecionar alunos com disciplinas na matrícula, em determinado período e determinada situação de matrícula.
  • Escolher o Modelo do Relatório (Graduação, Pós-GraduaçãoMestrado).
  • Especificar se deve exibir disciplinas da matrícula (se marcado especificar as situações de matrícula e o período).
Atenção
 
Serão exibidas as disciplinas que ainda não têm notas registradas em Notas > Histórico Escolar. O resultado exibido no histórico dessas disciplinas ​constará na tabela de resultados (Legenda).
 
Importante falar na opção exibe disciplinas da matrícula. 
  • No modelo padrão “Graduação” pode-se escolher se lista ou não as informações do VestibularReprovaçõesDisciplinas não cursadas Todas ou até a série atual do aluno, e as atividades complementares.
  • Nos modelos padrões “Pós-Graduação” e “Mestrado” é possível escolher se lista ou não as reprovações.
  • Opcionalmente, pode-se informar uma observação que será exibida nos históricos de todos os alunos.​​
    • ​Em uma das páginas do histórico existem dois campos para observações, um deles será preenchido com a informação inserida​ no ato da emissão e o outro campo será preenchido com a informação do campo Observações do Cadastro de Alunos​.
Nestes três modelos é possível parametrizar seus assinantes através da rotina Associação Relatórios X Autoridades.
Interface do Relatório Histórico
Interface do Relatório Histórico

Se a opção escolhida foi “Seleção por Aluno” e o botão “Selecionar Alunos” foi acionado, o usuário deverá buscar os alunos desejados na Interface de Alunos exibida, confira na figura abaixo:

Interface Histórico – Alunos (opção por Aluno)
Após especificar as informações necessárias para a geração do relatório, o Usuário deverá acionar o botão Exibir Relatório, para visualizá-lo. ​
 
Se a opção foi por “Seleção por Curso“, o usuário deverá clicar no botão Visualizar Alunos, para acessar a Pasta Alunos.
 
Na pasta Alunos, (Opção por Curso) podemos visualizar os alunos e selecioná-los ou não no verificador da 1a coluna.
O verificador Marcar/Desmarcar Todos os Alunos, encontrado no topo da interface, faz ou desfaz a seleção de todos os alunos.
Interface do Relatório Histórico – Alunos (opção por Curso)
Após especificar as informações necessárias para a geração do relatório, o Usuário deverá acionar a o botão Exibir Relatório, para visualizá-lo. O sistema faz algumas verificações antes da emissão do Relatório:
 
Se na opção por curso, o usuário não informar o período de ingresso, ocorre a mensagem de atenção:
Em qualquer opção:
 
– Se não existirem alunos que atendam os filtros especificados, ocorre a mensagem de atenção:

– Se o aluno não tem registrado pelo menos um Componente Curricular (Disciplina) no histórico Escolar ocorre a mensagem de atenção:

– Se o aluno está com a avaliação curricular desatualizada, a mensagem abaixo é exibida:

– Se o usuário não desejar continuar, o histórico não será emitido; caso contrário o usuário continuar, a avaliação curricular será atualizada, conforme imagem abaixo;

Após atualizar a avaliação curricular, o sistema avisa e continua as verificações antes da emissão do histórico.

– Se o aluno possui ​débito de documento, cuja obrigatoriedade é definida pelo Gestor nas configurações do sistema, a mensagem é exibida:

– Se o aluno possui ​débito financeiro:

– Se o aluno possui ​débito de Biblioteca:
Atenção
 
De acordo com a portaria nº 1095 de 25 de outubro de 2018, os Históricos Escolares passaram a exibir o nome completo dos docentes e a titulação completa.​
 
​Exemplos dos modelos de Histórico Padrão Sagres:
Exemplo do Relatório Histórico - Modelo Graduação
A legislação é exibida quando estiver cadastrada no currículo do aluno.
 
​Para imprimir o relatório, clique na impressora da barra de relatório SAGRES.
Descrição da Barra de Relatórios SAGRES​​​​​​​
Exemplo do Relatório Histórico - Modelo Mestrado
Exemplo do Relatório Histórico - Modelo Pós-Graduação
Segue abaixo a descrição de cada um dos elementos existentes nos modelos de histórico escolar.​
 
  • Cabeçalho: encontra-se, por padrão, no topo do documento e contém as informações da Instituição de ensino;
  • Dados pessoais do Aluno: traz os dados do aluno, tais quais o nome, número de matrícula, número de documento de identificação, sexo, data de nascimento, nacionalidade, filiação, etc.;
Nota
 
No campo de exibição do Nome Completo do aluno, poderá ser exibido o Nome Social caso seja parametrizado pela instituição. Esta configuração pode ser realizada em Configurações > Currículo > Verificações, no quadro Relatórios marcando o campo “Exibe nome social do aluno no relatório“.​
 
  • Dados do Curso: descreve a modalidade de currículo (graduação, tecnólogo, pós-graduação) e curso em que o aluno está matriculado;
  • Legislação: campo onde consta a legislação do referido curso caso a mesma esteja cadastrada​​ no curso;
  • Dados de Ingresso: contém o semestre de ingresso do aluno no referido curso;
  • Dados de saída: em casos de alunos cuja matrícula não está mais ativa, consta nessa seção a forma de saída (jubilamento, desistência, conclusão) e o respectivo semestre;
  • Dados do ENADE: Exibe as informações acerca do registro da situação do aluno no ENADE disponíveis no Sagre ​Acadêmico, como determina as normas do INEP; 
  • Quadro com as disciplinas cursadas: exibe uma lista com todas as disciplinas já cursadas e seus códigos, a carga horária equivalente, nota e os seus respectivos resultados (aprovação, reprovação, trancamento);
  • Quadro de Disciplinas não Cursadas (opcional – depende do parâmetro na interface “Exibe Atividade não Cursadas”): permite que sejam exibidos no histórico do estudante as disciplinas que ainda não foram cursadas e encontram-se pendentes para a formação do mesmo.
  • Quadro de Atividades Complementares (depende do parâmetro na interface “Exibe Atividade Complementares”)​: exibe as atividades complementares realizadas pelo estudante.
Nota 1
 
Caso o checkbox esteja marcado, então, exibe o detalhamento das atividades complementares cumpridas.​
Caso o checkbox esteja marcado, então será  exibido  o detalhamento das atividades complementares cumpridas​. Se o checkbox para exibir Atividade Complementar não estiver marcado, então, será exibido apenas o total de horas/créditos cumpridos com atividades complementares. 
 
Nota 2 
 

Caso o aluno possua mais de um currículo no mesmo curso, e em ambos os currículos constem registro do mesmo tipo de atividade complementar, será considerado nos cálculos o limite máximo de carga horária do currículo atual. Será exibido, no entanto, o total de horas cumpridas em todos os currículos. Se o total de horas cumpridas exceder o limite máximo, será exibido o valor máximo de horas do currículo atual.

Nota 3

Em casos em que o mesmo curso possua 2 tipos distintos de currículo – base e habilitação, por exemplo –, e o aluno tiver realizado o currículo base e estiver cursando, ou caso tenha concluído, o currículo de habilitação, o valor total de horas complementares exigidas será equivalente à soma dos limites máximos de ambos os currículos. Assim como no caso anterior, será exibido o número de horas cumpridas em ambos os currículos. Da mesma forma, se o total de horas cumpridas exceder o limite máximo exigido, será exibido o valor equivalente à soma dos​ limites máximos dos currículos.​

 

  • Quadro de Estágio Extracurricular  (precisamos verificar se depende do parâmetro na interface “Exibe Atividade Complementares”)
  • Quadro de Currículo(s): caso o aluno possua mais de um currículo no curso, são exibidos os currículos existentes e suas respectivas datas de ingresso;
  • Quadro de Disciplinas Cursadas por Equivalências (depende do parâmetro no quadro Histórico no menu Configurações > Currículo > Verificações): exibe, se for o caso, uma lista de disciplinas cursadas de outras grades e as suas respectivas equivalências no currículo;
  • Observações: campo onde constarão quaisquer observações incluídas na interface de emissão do Histórico;
  • Legenda​campo em que serão referenciadas​ as siglas utilizadas para os resultados obtidos em disciplinas;
  • Mensagens​​: campo em que serão exibidas mensagens ​de:
  • ​Pré-requisito: As disciplinas ainda não cursadas que exigem cumprimento de pré-requisito, cujos requisitos ainda não foram cumpridos, serão exibidas no Quadro de Disciplinas não Cursadas com um sinal (-) antes do código da disciplina.
  • Curso de férias: Caso o estudante tenha cursado disciplinas como curso de férias, tais disciplinas serão sinalizadas ​(*Curso de Férias);
  • Cidade e data de emissão: parte da assinatura do documento, onde são exibidas a cidade e a data de emissão do documento;
  • Assinantes​: ​campos para assinaturas dos respectivos responsáveis pelo curso/departamento; ​
Nota
 
Os históricos gerados através dessa interface não exibem o campo designado para realização de Autenticação Digital.

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