Manual Sagres

​​​​​​​​​​Pacote de Turmas

Esta Rotina tem a finalidade de criar Pacote de Turmas para serem oferecidos aos cursos da Instituição durante o processo de Matrícula num determinado Período Letivo. Os Pacotes podem ser utilizados em diversas rotinas, por exemplo: Matrícula por Turma do Curso​, Registro de Matrícula, etc. Quando a matrícula é realizada no Pacote,  ela é processada em bloco, isto é, o Aluno se matricula no Pacote de Turmas, no lugar de se inscrever na Turma de cada Disciplina (Componente Curricular) separadamente. Acessível pelo menu Planejamento > Pacote de Turmas, do Sagres Acadêmico 3 Web.
 
Pacote de turmas é um recurso que pode ser utilizado para organizar o processo de matrícula. Consiste no agrupamento de classes / turmas de disciplinas que foram ofertadas de modo que o aluno possa efetuar a matrícula no pacote (grupo de classes / turmas).​​
 
O cadastramento da oferta das Classes e Turmas das disciplinas que farão parte do Pacote é pré-requisito para a definição do Pacote de Turmas. As classes / turmas que fazem parte de um pacote devem ser do mesmo período letivo.​
 
O cadastramento dos diversos Pacotes de Turmas é pré-requisito para as rotinas de Matrícula.
 
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar no menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Pacote de Turmas, onde ele deverá informar o Curso, e o Período em que vai trabalhar, e se vai permitir Disciplina Eletivas no Pacote, e se​ devem ser listados para seleção apenas os Períodos Vigentes (ativos). Em seguida  o usuário deverá clicar sobre o botão Recuperar. A aplicação apresentará os Pacotes de Turmas que atendem aos filtros informados, com os totais de vagas ofertados.
Interface Pacote de Turmas

 Existem três botões na interface que auxiliam na inserção das informações.  

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Pacote de Turmas. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Pacotes já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 
 
Para inserir um Pacote de Turmas, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova interface onde o usuário deverá informar os dados do novo Pacote (veja descrição da interface abaixo), e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Antes de salvar as informações no sistema, o usuário poderá clicar sobre o botão Validar presente no rodapé da interface para verificar se existem inconsistências nos dados do Pacote (veja descrição desta função abaixo).​
  
Para alterar um Pacote de Turmas, o usuário deverá clicar sobre o Pacote a ser alterado para que o sistema disponibilize os dados do Pacote selecionado numa nova  interface, onde o usuário deverá proceder às alterações desejadas, e finalmente acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Nesse caso o usuário também poderá clicar sobre o botão Validar, antes de salvar as alterações no sistema, para verificar se ocorreram inconsistências nos dados do Pacote (veja descrição desta função abaixo).​​

Para excluir um ou mais Pacotes, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Pacotes a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Pacotes exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Pacote/Vagas para que o sistema marque os Pacotes exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso.
Nota

É importante o usuário selecionar Disciplinas compatíveis para um Pacote, para não haver problemas durante a Matrícula, observando: os pré-requisitos, os períodos das Disciplinas na Grade, o número de vagas oferecidas em cada Disciplina/Turma, os choques de horários, os limites de créditos nas matrículas dos Alunos, os co-requisitos, os turnos dos currículos, etc.

 

Interface Pacote de Turma

 A interface Pacote de Turmas apresenta os dados de um determinado Pacote de Turmas. A interface é composta de 2 Pastas: Pacote, Classes.

Pasta Pacote

Interface Pacote de Turmas – Pasta Pacote

Na Pasta Pacote especificamos os dados do Pacote: o nome, a quantidade de vagas que serão oferecidas no Pacote, a turma do curso para qual o mesmo será destinado. É possível também definir se o pacote é voltado para calouros selecionando a caixa de seleção.

Nota

O sistema permite que estudantes aprovados sejam matriculados automaticamente nos pacotes de turma previamente cadastrados. Para tal
, é necessário que a opção “Utiliza ensalamento automático para calouros”​​ esteja configurada no sistema. Essa configuração pode ser ​atribuída em Configurações > Currículo > Verificações > Matrícula. Quando esta função estiver habilitada, serão incluídos outros três campos ​​na interface da pasta Pacote: Ordem, Período da Grade e Turno. Observe na imagem abaixo.
 
interface pacotes.png
 
O campo Ordem definirá a ordem em que serão preenchidos os pacotes de turma​ no processo de ensalamento automático. O preenchimento do período da grade é opcional e tem por objetivo que seja informado o período que estão cursando os estudantes ao qual o pacote se destina. Pode-se também definir o turno para​ o qual será designado o pacote, marcando na caixa de seleção a(s) opção(s) desejada(s).

nome do Pacote deve seguir o padrão adotado pela Instituição. O total de vagas do Pacote deve ser compatível com as vagas oferecidas por cada Classe/Turma do Pacote (deve ser menor ou igual ao total de vagas oferecido em cada Classe/Turma)Nesse momento o usuário poderá clicar sobre o botão Confirmar para registrar as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.

Pasta Classe

Interface Pacote de Turmas - Pasta Classes
Na Pasta Classes definimos quais Classes/Turmas das Disciplinas oferecidas para o Curso/Período selecionados farão parte do Pacote.
 
No lado esquerdo da tela, em Classes Disponíveis, são listadas todas as Classes/Turmas das Disciplinas oferecidas para o Curso/Período selecionado. A oferta de uma Disciplina é definida para o Curso, mas esta Disciplina pode aparecer em vários Currículos do Curso, e por isso, o sistema lista para cada Disciplina/Turma todos os Currículos que possuem a Disciplina, indicando em qual período da Grade ela aparece. Então, em Classes Disponíveis são apresentadas as seguintes informações: Período do Currículo, Período da Disciplina na Grade, Código da Disciplina, Data de InícioClasse/Turma, total de Vagas Oferecidas.
Nota
 
Para as Disciplinas Optativas que não possuem período definido na Grade, será exibido o texto “Não definido” na coluna referente ao Período na Grade na pasta Classes.

 

No lado direito da tela, em Classes do Pacote, teremos as Classes selecionadas para compor o Pacote. Em Classes do Pacote algumas informações são apresentadas: código da Disciplina, data de Início, Classe/Turma, e as Vagas Oferecidas.
 
Para compor um Pacote, o usuário deverá marcar uma ou mais Classes/Turmas listadas em Classes Disponíveis (1º campo da linha com os dados da Classe/Turma desejada), ​e em seguida utilizar os botões com setas apontando para a direita, situados no meio da tela, para que o sistema mova as Classes/Turmas selecionadas para Classes do Pacote. Para remover Classes do Pacote, o usuário deverá marcar uma ou mais Classes em Classes do Pacote (1º campo da linha com os dados da Classe/Turma desejada), e em seguida utilizar os botões com setas que apontam para a esquerda, situados no meio da tela, para que o sistema mova as Classes selecionadas para Classes Disponíveis, e dessa forma, excluindo as Classes do Pacote. Setas duplas consideram todas as Classes e setas simples consideram somente as Classes selecionadas para inclusão ou retirada do Pacote.
Observe:
​​​​​
Uma mesma Disciplina/Turma pode ser exibida mais de uma vez na coluna Classes Disponíveis, pois são listados todos os Currículos do Curso que possuem a Disciplina, com os Períodos das Disciplinas nas Grades;

 

Na pasta Classes existe o controle “Verificar Choque de Horário” que se marcado indica que o choque de horário entre as Classes/Turmas do Pacote deve ser verificado quando as informações forem salvas (botão Confirmar), e nesse caso, se ocorrer o choque, o sistema apresentará uma mensagem de erro, indicando onde foi encontrado o choque de horário, e não permitirá a atualização.
 
A pasta também apresenta um controle de página no canto inferior direito da tela.
 
Ao concluir, o usuário deverá clicar sobre o botão Confirmar, para que o sistema registre as atualizações. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso

Validar

Se o usuário deseja validar uma série de condições para o Pacote de Turmas, ele deverá clicar sobre o botão Validar exibido no rodapé da interface. Se o Curso tem vários Currículos, a aplicação apresentará uma interface onde o usuário deverá selecionar qual Currículo deve ser considerado para a validação.

Selecionando o Currículo
Após o usuário selecionar o Currículo desejado, a aplicação procederá a validação. O sistema irá verificar várias situações: 
  • se alguma Disciplina tem co-requisito​;
  • se a quantidade de créditos /horas total do pacote respeita os limites de créditos para matrícula nesse currículo;
  • se alguma Disciplina não pertence a Grade do Currículo, nem é equivalente a nenhuma Disciplina da Grade, nem é um Módulo de nenhum Grupo da Grade, etc.
​O usuário poderá solicitar a impressão do relatório gerado com os erros encontrados.
Relatório de Validação de um Pacote de Turma

Relatórios Relacionados

  • Mapa de Ocupação​ – relatório que apresenta a distribuição da Ocupação do Espaço Físico em um determinado Período;
  • Quadro de Horário do Docente​​ ​– relatório que apresenta os Horários dos Docentes ao longo dos dias da semana;
  • Vagas Oferecidas/Preenchidas ​– relatório que apresenta as vagas oferecidas e preenchidas para as diversas Classes das Atividades Curriculares oferecidas para os diversos Cursos​
plugins premium WordPress
Rolar para cima