Manual Sagres

​​ ​​​​​​​Tabela - Situação de Matrícula

Tabela contendo nomenclaturas e atributos das possíveis situações de matrículas dos Alunos nas atividades curriculares dos seus cursos. Acessível pelo menu Tabela > Registro Escolar > Situação Matrícula, no Sagres Acadêmico.​

Menu da Tabela Situação Matrícula
As informações incluídas nesta tabela são utilizadas no registro das atividades curriculares durante os processos de Pré-matrícula Matrícula dos Alunos,​​​​​ nas rotinas de Registro de Trancamento, Registro de AbandonoRegistro de Cancelamento, Confirmação ​de Proposta de Matrícula e Processamento de Matrículas com Pendências nos Pré-requisitos.
 
Para acessar essa interface, basta o usuário clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Situação Matrícula com as situações de matrícula ​​já cadastradas. 
 
O sistema também indica quantas situações já estão cadastradas.
Interface da Tabela de Situação de Matrícula

Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de uma nova situação de matrícula. O botão Remover permitirá que o usuário elimine uma ou mais situações já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão​ Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Situação de Matrícula

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha no final da lista presente na interface Situação Matrícula. Nela o usuário deverá informar os dados da nova situação de matrícula e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso e a nova situação de matrícula aparecerá na interface.​

Preparando a inclusão de uma nova situação de matrícula

Nessa interface o usuário deverá informar:​ 

  • Descrição * – Descrição da situação de matrícula;
  • Situação * – O tipo da situação, exemplo: Cancelada, Confirmada, Dispensada, Pendente, Trancamento, etc.;
  • Código Histórico * – O código da situação que será exibida no histórico escolar do Aluno​;
  • Exibição Histórico * – Como a situação de matrícula será exibida no histórico escolar;
  • Usado pelo Sistema – Se a situação de matrícula será usada pelo sistema, isto é, se ela poderá ser atribuída automaticamente por alguma rotina do sistema, então marque a caixa​ de texto;
  • Exibir – Se a situação de matrícula deverá ser exibida no histórico escolar, então marque a caixa​ de texto​;
  • Caderneta – Se a situação de matrícula deverá ser exibida na caderneta, então marque a caixa​ de texto​;
  • Modificar Nota – Se é permitido alterar as notas dos Alunos com a situação de matrícula ​em questão, então marque a caixa de texto​​.
Atenção​
 
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.​​​ Caso esta regra não seja obedecida o sistema irá emitir alertas.
 
AW-Secretário-Tabela-Registro Escolar-Situação Matrícula-ERRO.png ​Exemplo de alerta de preenchimento obrigatório​​
 
Ao definir as situações de matrícula é necessário estar atento a alguns valores definidos para alguns parâmetros do sistema (ver com o Gestor do Sistema), como por exemplo:
  • Valor padrão para a situação de matrícula que indica Matrícula Sub Judice;
  • Se existe integração do Sagres Acadêmico com o Sagres Financeiro: valor padrão definido para a situação de matrícula que indica Matrícula Acadêmica.
A situação Matrícula Acadêmica corresponde à condição em que a matrícula já foi submetida às regras do processo de matrícula e aguarda apenas o pagamento da mensalidade para a total confirmação da matrícula do Aluno na atividade.
 
Quando o pagamento é identificado no Sagres Financeiro, a matricula que está com a situação de “Matrícula Acadêmica” têm a situação de matrícula alterada para Confirmada.
 
Quando  a situação de matrícula “Matrícula Acadêmica” tem a situação de Confirmada, ou seja, o Aluno já possui a vaga e aguarda a confirmação financeira para ser incluído na caderneta e em outros pontos do sistema. Mas existem clientes que podem não querer garantir a vaga do Aluno que ainda não efetuou o pagamento e querem que, à medida que o pagamento seja identificado no Sagres Financeiro, a matrícula seja submetida novamente à confirmação e só seja confirmada caso ainda exista vaga disponível.
 
Devido a esta necessidade de alguns clientes, em que a situação “Matrícula Acadêmica” não tem situação de Confirmada e sim de Pendente, a interface de Confirmação de Proposta de Matrícula foi obrigada a exibir além das situações cadastradas com a situação Confirmada, trazer também a situação parametrizada como “Matrícula Acadêmica”.
  • Valor padrão para situação de matrícula que indica Pendências nos Pré-requisitos.
No processamento da confirmação das propostas de matrículas dos Alunos pode existir o que denominamos de “visão otimista“, quando a matrícula de um Aluno em atividade que o mesmo possui problemas nos pré-requisitos (isto é, os professores ainda não fecharam as cadernetas de alguns pré-requisitos) será confirmada e receberá uma situação de matrícula que indica essa pendência (exemplo: Confirmada com pendência de pré-requisitos). Neste caso, o Aluno já terá a vaga reservada e, mais tarde, no processamento das matrículas com pendências nos pré-requisitos, a situação de matrícula que indica pendência nos pré-requisitos será alterada para situação de confirmada, caso o Aluno tenha aprovação em todos os pré-requisitos, ou, caso contrário, a matrícula será excluída e a vaga liberada. Ao definirmos a situação de matrícula que indica Pendências nos Pré-requisitos, devemos considerá-la como Confirmada. Alunos com essa situação de matrícula não devem aparecer na caderneta. Esta situação de matrícula será utilizada na rotina de Confirmação de Propostas de Matrícula e na que Processa matriculas com pendências de pré-requisitos.

Alteração de uma Situação de Matrícula​

Para alterar uma ou mais situações de matrícula, o usuário deverá alterar as informações das linhas com as situações a serem modificadas e acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso.

Exclusão de uma Situação de Matrícula/Restauração das informações

Para excluir uma ou mais situações de matrícula, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as situações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as situações exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição/Situação/Código Histórico/Exibição Histórico/Usado pelo Sistema/Exibir/Caderneta/Modificar Nota, para que o sistema marque as situações de matrícula, em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas e,​​ para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Caso não ocorrera alertas, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso. Para restaurar as informações excluídas, o usuário deve clicar no botão Restaurar​ antes de Salvar a exclusão feita.

Preparando a exclusão de uma situação de matrícula​
plugins premium WordPress
Rolar para cima