Manual Sagres

Cadastro de Alunos

Cadastro contendo informações pessoais e acadêmicas dos Alunos da Instituição

A inclusão de informações no Cadastro de Alunos é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem o registro da vida colegial do aluno da Instituição. Acessível no menu Cadastro > Aluno e no ícone Alunos do módulo  SAGRES Colégio.

Cadastro-Aluno-menu
Alunos - Menu

Para cadastro de novos Alunos, são pré-requisitos:

Ao clicar no menu, o sistema exibe a tela inicial de Cadastro de Alunos.

O usuário deve pesquisar alunos já cadastrados através da Matrícula no campo Aluno ou Nome, ou incluir um novo Aluno, clicando no botão Novo.

tela cadastro de alunos
Alunos - Tela Inicial

Pesquisando Aluno Cadastrado

Se o Usuário sabe o número de matrícula do aluno cadastrado, informe-o  no campo ALUNO e tecle ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno e o curso. Se o Usuário não sabe o número de Matrícula do Aluno cadastrado, o sistema disponibiliza duas maneiras de pesquisar o aluno pelo nome:

  • Pesquisa nome do alunos usando a tela Pesquisar

Acionar a função Pesquisar, clicando no ícone Icone-Pesquisar.png  no final do campo Aluno, para que o sistema apresente a tela Pesquisar

Cadastro-Aluno-Pesquisar
Pesquisar Alunos

Na tela Pesquisar, o Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.​O sistema exibirá uma grade na área inferior da tela, com Alunos que atendem aos “filtros” (critérios de seleção) informados.

Quando o aluno tem irmão gêmeo, é exibido um asterisco do lado esquerdo do seu nome e a observação na área inferior da tela.

É possível verificar os irmãos do aluno a partir da tela de Cadastro de Responsável, na pasta Alunos.

Registro-Escolar-Registro-de-Evasão-Transferência-Pesquisando-Alunos
Pesquisando Aluno
Para visualizar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último,  para pesquisar mais alunos.
 
Registro-Escolar-Registro-de-Evasão-Transferência-Pesquisa-Continuacao
Navegando na tela de pesquisa​
O usuário deve selecionar o aluno clicando duas vezes sobre seu nome. O sistema retorna para a tela inicial com o aluno selecionado.
  • Pesquisa nome do alunos usando campo tipo auto completar
O campo Nome é do tipo auto completar e  possui o ícone  no final. 
Clique no campo Nome e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome  do Aluno que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Alunos cadastrados, que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome.
 
Auto-Completar-nome-Aluno
Pesquisa com auto completar
O usuário deve selecionar o aluno clicando sobre seu nome duas vezes. O sistema retorna para a tela inicial com o aluno​​ selecionado.
 
Após localizar o aluno, acionar o botão Recuperar; o sistema retornará os dados do aluno exibidos em 8 pastas. O Usuário deve atualizar os dados, observando a obrigatoriedade de preenchimento.
Cadastro-Aluno-Pasta-Dados-Pessoais
Aluno - Pasta D​ados Pessoais
Nota
 
Estes campos obrigatórios, são exigidos no cadastro do Aluno.
  • Dados: Nome do aluno, Nome social, Data de Nascimento
  • Dados do Aluno: Nome do Responsável, Grau de Parentesco
  • Endereço: Tipo, Endereço, Estado, Cidade, Distrito, Localização
  • Curso: Escola, Curso, Série, Turma
Caso o usuário tente Salvar sem o devido preenchimento dessas informações obrigatórias, o sistema irá apresentar uma mensagem solicitando o preenchimento do respectivo campo.
 
Nota 2
 
O botão Excluir  visível quando acessamos todas as pastas,  exclui o Aluno  do cadastro.
 

Cadastrando novo Aluno

Acionando o botão novo, o sistema abrirá a tela para o Usuário registrar os dados do novo Aluno.

Cadastro-Aluno-Novo
Incluir novo Aluno

Pasta Dados Pessoais

Nesta pasta são registrados os Dados Pessoais do Aluno. 

  • Nome  (*) – Nome do Aluno
  • Nome Social (*) – preenchido automaticamente ao ser informando o campo “Nome”
  • Nome do pai – Nome do pai do Aluno
  • Nome da mãe – – Nome da mãe do Aluno
  • Sexo – Masculino / Feminino
  • Data de nascimento (*)
  • CPF – possui uma validação para confirmar a existência do CPF
  • RG – Informar os dados
    • Número
    • Data de expedição
    • Tipo – Civil, Militar, Profissional
    • Órgão Emissor
    • Estado – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
  • Tipo do documento de identificação –  opções: civil, militar, ou profissional 
  • Estado Civil – Selecione na lista cadastrada na tabela de Estado Civil  
  • Cor/raça – Selecione na lista: Amarela, Branca, Indígena, Não declarada, Parda, Preta
  • Estado  – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
  • Naturalidade  – Selecione na lista cadastrada na tabela de Cidades. Só é possível preencher o campo se for informado o “Estado”.
  • País – Selecione o país na lista de Países, cadastrados na coluna País na tabela de Nacionalidade 
  • Indicação se é naturalizado – Selecionar se o aluno é naturalizado
  • Nacionalidade – Selecione na lista cadastrada  na tabela de Nacionalidade 
  • E-mail – informe o e-mail do aluno
  • Foto – inclua a foto do aluno
(*) Campos obrigatórios
Nota
 
Nas lista de Cidades e Naturalidade é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão Tabela de Cidades.
 

Para incluir a foto do Aluno, clicar no local reservado para a foto; o sistema abrirá a página Carregar Imagem, para o usuário localizar o arquivo com a foto, que deverá ser associada aos dados que estão sendo incluídos. Clicar no botão Procurar para localizar o arquivo com a foto com uma das extensões permitidas (jpg, jpeg, gif, png, bmp, tif, tiff), com tamanho máximo de  500KB.  Em seguida, acione o botão OK.

Cadastro-Aluno-Adicionar Foto
Inclusão da foto do Aluno

Após o preenchimento dos dados em todas as pastas da Tela Aluno o acionar o botão Salvar.

Se não ocorrer erro de preenchimento, o sistema exibirá mensagem  Ver mensagens no final deste documento.  Se não ocorrer erro, a mensagem de sucesso será​ exibidaRegistro atualizado com sucesso“.

Pasta Dados do Aluno

Nesta​ pasta são registradas informações adicionais do aluno,  sobre a saúde do alunos e outras necessárias para o Censo Escolar.

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Pasta dados de aluno
  • Código do Inep do Aluno –  código de identificação única  no INEP, necessária para o  Censo Escolar
  • NIS – Número de Identificação Social, de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social.
  • Quadro Certidão
    • Certidão de Nascimento – Número de Certidão de Nascimento do Aluno.
    • No do Livro –  Número do Livro onde foi registrada a Certidão de Nascimento do Aluno
    • Estado do Cartório – Estado do Cartório onde a certidão  foi Registrada
    • Cidade do Cartório – Cidade do Cartório onde a Certidão foi Registrada
    • Data da Certidão – Data do registro da Certidão
    • Nome do Cartório – Nome do Cartório onde a Certidão foi Registrada
    • Subdistrito – Nome do subdistrito do Cartório onde a Certidão foi Registrada
  • Responsável
    • Nome (*) – Informe o nome do Responsável, cadastrado anteriormente no Cadastro de Responsável
    • NIS – Informe o NIS do Responsável pelo aluno. Dado obrigatório se a opção “Bolsa Família” estiver selecionada no quadro Outros.
    • Grau de Parentesco (*) – Selecione na lista: Pai/Mãe, Avô/Avó, Tia/Tio, Outro, Nenhum
  • Quadro Saúde
    • Necessidades de Saúde – Especificar as necessidades de saúde que o aluno possui
    • Tem ou teve alguma doença grave? – Selecionar caso o aluno possua ou tenha sido acometido por alguma patogenia grave
    • Quais – Informar a(s) doença(s) das quais o estudante foi vítima
  • Situação Familiar:
    • Mãe viva – Marcar opção se a mãe do aluno é viva 
    • Pai Vivo – Marcar opção se o pai do aluno é vivo
    • Pais separados – Marcar opção se os pais do aluno são separados
  • Quadro Transporte Escolar
    • Usa Transporte – Selecionar se o aluno usa transporte escolar. Neste caso, o campo Tipo de transporte é habilitado
    • Tipo do transporte – Selecionar uma opção: Rodoviário – Van/Kombi Rodoviário – Micro-ônibus Rodoviário – Ónibus Rodoviário – Bicicleta Rodoviário – Tração Animal Rodoviário – Outro,  Aquaviário / Embarcação Ferroviário – Trem/Metrô
  • Quadro Benefícios Públicos:
    • Bolsa Família / Auxílio Brasil – Selecione se o aluno faz parte do programa de Bolsa Família ou Auxílio Brasil. 
    • NIS do Aluno – Informar o número do NIS do aluno
    • NIS do Pai – Informar o número do NIS do Pai do aluno
    • NIS da Mãe – Informar o número do NIS da Mãe do aluno
      (*) Campos obrigatórios
 

Mova barra de rolagem, para baixo para visualizar os campos e registrar informações de Alergias/Intolerância  e Outras Necessidades do aluno.

cw-cadastro-alunos-pasta dados do aluno
Pasta dados de aluno​ - continuação
  • Quadro Outros
    • Recebe Merenda – Selecione se o aluno recebe Merenda Escolar
    • Trouxe Transferência – Selecione se o aluno trouxe a transferência de escola anterior
    • Usa Biblioteca – Selecione se o aluno usa a biblioteca da Escola
    • Trouxe  RG – Selecione se o aluno trouxe RG
    • Trouxe Registro de Nascimento – Selecione se o aluno trouxe Certidão de Nascimento
    • Recebe BPC – Selecione se o aluno tem Benefício de Prestação Continuada. Para saber mais sobre BPC clique aqui ⇒ Termos da Educação Básica
  • Quadro Características
      • Necessidade Especial – Selecione se o aluno tem alguma necessidade especial.
      • Transtorno(s) – Selecione para indicar que o aluno possui algum transtorno.
      • Destro – Selecione se o aluno é destro. Mantenha desmarcado se o aluno é canhoto.
      • Analfabeto – Selecione se o aluno não é alfabetizado
      • Gêmeo -Selecione se o aluno tem irmã(o) gêmea(o)
      • Creche – Selecione se é aluno do nível de creche (18 meses a 4 anos)
      • Indígena – Selecione se o aluno é Índio
      • Religião – Selecione a religião do aluno: Catolicismo, Cristianismo, Espiritismo, Outra
  • Quadro ​Alergias/Intolerância – Selecionar lista cadastrada no menu Tabela > Outros >  Alergias e Intolerâncias
  • Quadro ​​Outras Necessidades​ – Selecionar lista cadastrada no menu Tabela > Registro Escolar > Outras Necessidades Especiais​
​Acione o botão  Salvar para registrar as modificações.
Nota
 
Alunos com o check de Necessidade Especial deverão ter o tipo de assistência que necessitam registrado na interface de Auxílio para Alunos com Necessidades Especiais.
 
 Nota
 
O registro de transtornos que podem impactar no aprendizado do aluno pode ser feito através do menu Cadastro > Alunos, aba Dados do Aluno, campo de “Outras Necessidades Especiais”. As opções de transtorno serão exibidas nesse campo apenas quando o check “Transtorno(s)” estiver marcada.
 

Pasta Fardamento Escolar

Nesta pasta são registradas o histórico do Fardamento Escolar entregue para o alunos nos períodos letivos.

Cadastro-Aluno-Pasta-Fardamento-Escolar
Pasta Fardamento Escolar

O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Fardamento Escolar:

> Acione o botão Novo para incluir novo Registro 
> Marque o registro na caixa de texto à esquerda do período letivo e acione no botão Remover para apagar
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Informe os dados do Fardamento Escolar:

  • Período Letivo (*) – Período Letivo que  o fardamento foi entregue ao aluno
  • Peça (*) – Lista com Tipo da farda (Calça/short; camisa; sapato)
  • Tamanho (*)  – Lista com Tamanho da peça da farda (de acordo com o tipo da peça)
  • Data de Entrega (*) – Data de entrega do Fardamento Escolar ao aluno. Deve estar no período letivo informado, ou seja, entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo. 
(*) Campos obrigatórios

Pasta Endereços

​​Nesta​ pasta são registrados o Endereço Principal e Outros Endereços do aluno (se houver).

Cadastro-Aluno-Pasta-Endereço
Pasta Endereços

Endereço Principal

O  Endereço Principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.

  • Tipo (*) – Selecionar o tipo ( comercial, residencial, temporário…), da lista registrada no menu Tabela => Outros => Tipo de Endereço
  • CEP – Informar um CEP válido correspondente ao endereço. 
  • Endereço​ (*) – Informar nome da rua 
  • Complemento – Informar complemento do endereço se houver
  • No do Imóvel – Informar número do imóvel 
  • Estado (*) – Selecionar a lista cadastrada na Tabela de Estados
  • Cidade (*) – Selecionar a cidade da  lista cadastrada na Tabela de Cidades
  • Distrito (*) – Selecionar o distrito da lista 
  • Zona (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural 
  • Localização  (*) –​ Selecionar opção: Urbana ou Rural ​
​(*)  Campos Obrigatórios
Nota
 
Nas lista de Cidades é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão na Tabela de Cidades.
 
Para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços e três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para o Aluno, caso existam.
 
 O cadastramento das informações no menu: Tabela >  Outros > Tipo de Endereço​​ é pré-requisito para cadastrar os endereços do Aluno.

Outros Endereços

O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Outros Endereços.

> Acione o botão Novo para incluir novo endereço. O sistema abrirá a tela para registro de “Outro Endereço”

> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o endereço

> Acione o botão Restaurar para recuperar um endereço removido (sem salvar)

> Acione no botão Confirmar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 

Cadastro-Aluno-Pasta-Endereço-Outros-Endereços
Outros Endereços
Para modificar Outros Endereços ( não principal), dar dois cliques sobre o campo Endereço na grade. O sistema abrirá a tela de detalhe de Outros Endereços​.
Nesta tela, o Usuário pode cadastrar endereços adicionais para o Aluno, caso existam.
Tela para inclusão e modificação de Outros Endereços

Pasta Telefones

Nesta​ pasta são registrados os Telefones do aluno.

Cadastro-Aluno-Pasta-Telefone
Pasta Telefones

Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Telefones.

> Acione o botão Novo para incluir novo Telefone
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o telefone
> Acione o botão Restaurar para recuperar um Telefone removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Informe os dados do Telefone:

  • DDD –  informe o DDD do telefone
  • Número –  informe o número do telefone
  • Tipo – Selecione o tipo da lista registrada no menu Tabela > Outros > Tipo de Telefone
  • Preferencial –  Selecione a caixa de texto para indicar se o telefone é preferencial.
O cadastramento das informações na Tabela > Outros > Tipo de Telefone é pré-requisito para cadastrar os telefones do Aluno.

Pasta Curso

Nesta​ pasta são registrados o histórico dos Cursos  e Séries que o aluno frequentou na  Instituição.

A pasta de cursos é dividida em duas áreas.

  • Área superior exibe dados da matrícula do aluno no período atual, ou campos para a inclusão da matrícula do aluno no período atual
  • Área inferior exibe grade com dados de matrícula do aluno na instituição nos diversos períodos.​
Cadastro-Aluno-Pasta-Cursos-Mtr-Anos-anteriores
Pasta Cursos - Aluno não matriculado no período letivo atual
Cadastro-Aluno-Pasta-Curso
Pasta Cursos - Aluno matriculado no período letivo atual
Quando o aluno não está matriculado no período atual,  período padrão associado ao Usuário, no menu Configurações => Seleciona Período Letivo, os campos na área superior da tela ficam habilitados para inclusão da matrícula do aluno neste período.
 
O Usuário deve informar os dados:
  • Unidade de Ensino​ (*) – Pesquise o nome da Escola (campo do tipo auto completar)
  • Período Letivo (*) – Selecione o período letivo da matrícula na lista cadastrada na tabela de Período Letivo
  • Curso (*) – Selecione o curso na lista cadastrada em Cursos da Escola
  • Série (*) – Selecione a série na lista cadastrada em S​éries​ da Escola/Curso

Na verificação se o aluno já cumpriu determinada série, o sistema considera também as séries cursadas em turmas multisseriadas​.

​Para alunos de matriculados em turmas de “Correção de Fluxo”, o campo de “Série” não é obrigatório. Além disso, para alunos de “Correção de fluxo” que possuem Aproveitamento no SAGRES Diário, só é possível matricular em turmas da “Série” Indicada.​

Na alocação do aluno na série do curso, deve ser verificada a idade do aluno. A data para verificação da idade é 31 de março do ano corrente.
1
Faixa de Idade do aluno de Cursos Infantil e Fundamental 9 anos

O sistema exibe mensagem de aviso quando há distorção na idade do aluno, alocação do aluno na série.

2
Faixa de Idade do aluno de Fundamental 9 anos

A partir de 15 anos o aluno deve ser matriculado em cursos noturno​.

Alunos menores que 15 anos não podem ser matriculados em cursos EJA – CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Somente com autorização do conselho Tutelar.

  • Turma (*) – Selecione a turma na lista cadastrada em Turma​s​ da Escola/Curso/Série
  • Data da Matrícula – O sistema gera e exibe a data da realização da matrícula igual a data atual
  • Data da Entrega do Histórico – Informe a data que o aluno transferido de outras instituições entregou o histórico escolar
  • Observações – O Usuário pode registrar observações sobre a matrícula no período Letivo.

​​O sistema exibe a Situação do Aluno.

Nota

Se o aluno foi matriculado em uma turma, mas por qualquer razão, houve uma liberação (quebra de vínculo) com a turma em questão por uma operação diferente daquelas mais comuns na aplicação: remanejamento, evasão, transferência, falecimento e etc.

Nestes casos, a situação do aluno a ser exibida será “sem status“.

 

(*) Campo Obrigatório
 
Acione no botão Salvar para gravar a matrícula do período letivo;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 
Será incluída uma linha no topo da grade na área inferior da tela, com dados da matrícula no período letivo.

Pasta Complemento

Nesta pasta Complementamos o registro de dados do Aluno.

O cadastramento das informações nas tabelas Escolaridade, Estados e Cidades é pré-requisito para registrar documento nesta pasta.
Cadastro-Aluno-Pasta-Complemento
Pasta Complemento
  • Escolaridade – Selecione a escolaridade do aluno na lista registrada no menu Tabela > Outros > Escolaridade
  • Empresa – Informe nome da empresa que o aluno trabalha
  • Profissão – Informe a profissão do aluno
  • Ramo  – 
  • Cargo –  Informe o cargo do aluno na empresa
  • Cônjuge – Informar dados do cônjuge do aluno, quando for o caso
  •  Nome – Informe o nome  do cônjuge do aluno
  •  CPF – Informe o CPF  do cônjuge
  •  Profissão – Informe a profissão do cônjuge
  • Home Page – Home Page do aluno
  • Documentação
    • Doc militar – Informe  o documento militar do aluno, quando for o caso
    • Número – Informe o número do documento militar para o sistema habilitar demais campos.
    • Tipo – Selecione na lista de órgãos militar: Ministério da Defesa; Ministério do Exército; Ministério da Marinha; Ministério da Aeronáutica; Polícia Militar 
    • Data da Expedição Informe a data de expedição do documento militar
    • Título de Eleitor – Informar o título de eleitor do aluno, quando for o caso
    • Número – Informe o número do título para o sistema habilitar demais campos.
    • Zona – Informe a zona eleitoral do título
    • Seção – Informe a seção eleitoral do título
    • Data da Expedição – Informe a data de expedição do título
    • Estado –  Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
    • Cidade – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Cidades
    • Número do Passaporte – Informe o número do Passaporte do aluno
  • Visto estrangeiro
    • Número – informe o número do visto do aluno estrangeiro
    • Expedição – informe a data de expedição do visto
    • Dt. Entrada – informe a data de entrada no aluno no país
    • Validade – informe a data de validade do visto
  • Deficiências – Indicação se o aluno tem alguma deficiência, selecionando o grau da deficiência:
    • Física – Selecione uma situação do aluno com a deficiência
      • Sem deficiência 
      • Possui deficiência
    • Visual – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência visual:
      • Sem deficiência 
      • Cegueira 
      • Baixa visão
      • Visão Monocular  
    • Auditiva  – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência auditiva:
      • Sem deficiência
      • Surdez 
      • Deficiência auditiva
    • Mental – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência mental:
      • Sem deficiência 
      • Síndrome de RETT 
      • Transtorno desintegrativo da infância
      • Outra deficiência
    • Intelectual  – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência intelectual:
      • Sem deficiência 
      • Superdotação
      • Síndrome de Asperger
      • Transtorno do espectro Autista
  • Tipo sanguíneo – Informe o tipo sanguíneo (A, B, O) e o fator RH (+, -) do aluno
  • Necessidades Especiais – Campo livre para descrição de necessidades especiais que o aluno precisar.
Nota
 

Caso o aluno seja portador de alguma deficiência que requer algum tipo de assistência especializada deverão ter o check Necessidades Especiais acionado na pasta Dados do Aluno. O auxílio necessário pelo aluno deverá ser registrados através do menu Cadastro > Auxílio para alunos com Necessidades Especiais

Pasta Documentos em Débito

Nesta​ pasta são registrados os Documentos pendentes do aluno, ou seja, que ainda não foram entregues na escola.

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Pasta Entrega de Documentos

Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de entrega de documentos.

> Acione o botão Novo para incluir novo documento / período letivo
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o documento / período letivo
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento / período letivo removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Selecione no campo de seleção o documento pendente para entrega conforme a imagem a seguir.

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Pasta Entrega de Documentos

Pasta Documentos

​Nesta​ pasta são anexados imagem dos Documentos  do aluno que foram entregues na escola.

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Pasta Documento

Para anexar novo documento, acione o botão NOVO. O sistema irá exibir nova tela para pesquisa e seleção do arquivo com o documento.

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Importar Arquivo com Documento do Aluno
Preencha as informações solicitadas:
  • Descrição do arquivo –  Nome documento que está importando
  • Data de Vigência – Data do limite de validade do documento
  • Autor – O sistema exibe o nome do Usuário que está anexando o documento
  • Escolher arquivos –  O sistema abrirá página para o usuário pesquisar a pasta onde se encontra(m) o(s) documento((s) que vai anexar.
Cadastro-Aluno-Pasta-Documentos-Caminho-Documentos
Pesquisar e selecionar documento a ser anexado
É possível anexar quantos documentos for necessário. Após incluídos todos documentos, acione o botão Carregar arquivo para o sistema anexar os documentos ao registro do Aluno e em seguida, no botão SALVAR
 
> Acione no botão Remover para apagar um documento
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 

Pasta Registro de Vacinação

Nesta​ pasta é registrado o controle de Vacinas do aluno, o usuário deve informar o nome da vacina, a data e número de doses.

Cadastro-Aluno-Pasta-Registro-Vacinação
Registro de Vacinação

> Acione o botão Novo para incluir novo Registro 
> Acione no botão Remover para apagar um registro
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso”​.

Pasta Informações Complementares

Nesta pasta é possível realizar a inclusão de campos personalizados que podem ser definidos conforme a necessidade de cada cliente.

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Informações Complementares - Povos Indígenas

Foi incluído como padrão, nesta interface, o campo Povos Indígenas. Este campo permite a seleção do povo indígena ao qual o aluno pertence.

Para realizar o registro selecione no campo, conforme a imagem, um dos povos indígenas cadastrados e, em seguida, acione o botão Salvar.

Nota
 

Os povos indígenas que constam nesse campo são dados fornecidos pelo INEP.

 

Alterar Aluno

Para alterar ​algum dado ​do Aluno o usuário deve registrar as novas informações e clicar em Salvar; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso“.

Excluir Aluno

Para excluir um Aluno, o usuário deverá localizar e acessar os dados do Aluno, e em seguida acionar o botão Excluir, presente no rodapé da tela. Uma mensagem de confirmação será exibida, para que o sistema remova o Aluno do cadastro.

atenção
Confirmação da exclusão

Para prosseguir com a operação clique em Remover. se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso​.

O aluno não poderá ser excluído se houver outras informações registradas no sistema  como, por exemplo, registro de matrícula em algum período letivo.

Regras

  • O Usuário tem opção de permitir ou impedir a matrícula de alunos com evasão, ou transferência no 1º ano do ensino fundamental na série subsequente.
  • Esta regra é controlada por um parâmetro e pode, em qualquer momento, ser desabilitada sem necessidade de atualização do sistema.​
  • Existe um mecanismo para impedir que os usuários possam matricular alunos do EJA com reprovação, evasão ou transferência no período letivo anterior. Esta verificação é habilitada ou desabilitada por um parâmetro e apenas os usuários habilitados em uma tabela terão permissão para efetivar a matrícula nestes caso​.
  • É obrigatório informar o CPF de alunos matriculados no curso EJA.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

​Na inclusão de novo aluno, ocorrem as mensagens a seguir, quando o campo não é preenchido.
O Usuário deve preencher o campo correspondente á mensagem para prosseguir no cadastro. 

Esta mensagem ocorre quando é informado um CPF inválido.

Cadastro-Aluno-Msg-CPF-Inválido
CPF inválido
Esta mensagem de aviso quando há distorção na idade do aluno, alocação do aluno na série.
Cadastro-Aluno-Msg-Aviso-Idade
Aviso idade do aluno

Esta mensagem ocorre quando não são preenchidos uma ou mais campos do Fardamento Escolar.

Cadastro-Aluno-Pasta-Fardamento-Escolar-Msg-Campos-Obrigatórios
Dados de Fardamento obrigatório​​s

Esta mensagem ocorre quando a data de entrega do Fardamento Escolar não está entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo.

Cadastro-Aluno-Pasta-Fardamento-Escolar-Msg-Data-Entrega
Data entrega Fardamento
​Na pasta Dados do Aluno, se o Usuário marcar a caixa de texto que indica que o aluno tem Bolsa Família, é obrigatório registrar ao NIS do responsável pelo aluno, senão ocorre a mensagem:
Cadastro-Aluno-Pasta-Dados-do-Aluno-Msg-Nis Responsável-X-Bolsa-Familia
Bolsa Família X NIS do Responsável

Na pasta Curso, se o Usuário selecionar uma Turma com vagas esgotadas, ocorre a mensagem:

Cadastro-Aluno-Msg-Turma-sem-Vagas
Vagas esgotadas

Na pasta Outros Documentos Obrigatórios, se o Usuário informar data de entrega fora do período letivo informado, ocorre a mensagem:

Cadastro-Aluno-Pasta-Controle-Entrega-Documentos-Msg-Data-Entrega-Invalida
Data de Entrega Inválida

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