Cadastro de Alunos
Cadastro contendo informações pessoais e acadêmicas dos Alunos da Instituição.
A inclusão de informações no Cadastro de Alunos é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem o registro da vida colegial do aluno da Instituição. Acessível no menu Cadastro > Aluno e no ícone Alunos do módulo SAGRES Colégio.
Para cadastro de novos Alunos, são pré-requisitos:
- Cadastros de:
- Período Letivo
- Turmas de Alunos no Período letivo
- Responsável pelo Aluno
- Unidade de Ensino
- Curso da Escola
- Séries da Escola/Curso
- Turmas da Escola/Curso/Série
- Registro nas tabelas:
- Tabela > Outros > Alergias e Intolerâncias
- Tabela > Outros > Cidade
- Tabela > Outros > Escolaridade
- Tabela > Outros > Estado
- Tabela > Outros > Estado Civil
- Tabela > Outros > Nacionalidade
- Tabela > Outros > Outros Documentos Obrigatórios
- Tabela > Outros > Tipo de Documento Militar
- Tabela > Outros > Tipo de Endereço
- Tabela > Outros > Tipo de Telefone
- Tabela > Registro Escolar > Outras Necessidades Especiais
Ao clicar no menu, o sistema exibe a tela inicial de Cadastro de Alunos.
O usuário deve pesquisar alunos já cadastrados através da Matrícula no campo Aluno ou Nome, ou incluir um novo Aluno, clicando no botão Novo.
Pesquisando Aluno Cadastrado
Se o Usuário sabe o número de matrícula do aluno cadastrado, informe-o no campo ALUNO e tecle ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno e o curso. Se o Usuário não sabe o número de Matrícula do Aluno cadastrado, o sistema disponibiliza duas maneiras de pesquisar o aluno pelo nome:
- Pesquisa nome do alunos usando a tela Pesquisar
Acionar a função Pesquisar, clicando no ícone no final do campo Aluno, para que o sistema apresente a tela Pesquisar.
Na tela Pesquisar, o Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.O sistema exibirá uma grade na área inferior da tela, com Alunos que atendem aos “filtros” (critérios de seleção) informados.
Quando o aluno tem irmão gêmeo, é exibido um asterisco do lado esquerdo do seu nome e a observação na área inferior da tela.
É possível verificar os irmãos do aluno a partir da tela de Cadastro de Responsável, na pasta Alunos.
- Pesquisa nome do alunos usando campo tipo auto completar
- Dados: Nome do aluno, Nome social, Data de Nascimento
- Dados do Aluno: Nome do Responsável, Grau de Parentesco
- Endereço: Tipo, Endereço, Estado, Cidade, Distrito, Localização
- Curso: Escola, Curso, Série, Turma
Cadastrando novo Aluno
Acionando o botão novo, o sistema abrirá a tela para o Usuário registrar os dados do novo Aluno.
Pasta Dados Pessoais
Nesta pasta são registrados os Dados Pessoais do Aluno.
- Nome (*) – Nome do Aluno
- Nome Social (*) – preenchido automaticamente ao ser informando o campo “Nome”
- Nome do pai – Nome do pai do Aluno
- Nome da mãe – – Nome da mãe do Aluno
- Sexo – Masculino / Feminino
- Data de nascimento (*)
- CPF – possui uma validação para confirmar a existência do CPF
- RG – Informar os dados
- Número
- Data de expedição
- Tipo – Civil, Militar, Profissional
- Órgão Emissor
- Estado – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados
- Tipo do documento de identificação – opções: civil, militar, ou profissional
- Estado Civil – Selecione na lista cadastrada na tabela de Estado Civil
- Cor/raça – Selecione na lista: Amarela, Branca, Indígena, Não declarada, Parda, Preta
- Estado – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados
- Naturalidade – Selecione na lista cadastrada na tabela de Cidades. Só é possível preencher o campo se for informado o “Estado”.
- País – Selecione o país na lista de Países, cadastrados na coluna País na tabela de Nacionalidade
- Indicação se é naturalizado – Selecionar se o aluno é naturalizado
- Nacionalidade – Selecione na lista cadastrada na tabela de Nacionalidade
- E-mail – informe o e-mail do aluno
- Foto – inclua a foto do aluno
Para incluir a foto do Aluno, clicar no local reservado para a foto; o sistema abrirá a página Carregar Imagem, para o usuário localizar o arquivo com a foto, que deverá ser associada aos dados que estão sendo incluídos. Clicar no botão Procurar para localizar o arquivo com a foto com uma das extensões permitidas (jpg, jpeg, gif, png, bmp, tif, tiff), com tamanho máximo de 500KB. Em seguida, acione o botão OK.
Após o preenchimento dos dados em todas as pastas da Tela Aluno o acionar o botão Salvar.
Se não ocorrer erro de preenchimento, o sistema exibirá mensagem Ver mensagens no final deste documento. Se não ocorrer erro, a mensagem de sucesso será exibida “Registro atualizado com sucesso“.
Pasta Dados do Aluno
Nesta pasta são registradas informações adicionais do aluno, sobre a saúde do alunos e outras necessárias para o Censo Escolar.
- Código do Inep do Aluno – código de identificação única no INEP, necessária para o Censo Escolar
- NIS – Número de Identificação Social, de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social.
- Quadro Certidão
- Certidão de Nascimento – Número de Certidão de Nascimento do Aluno.
- No do Livro – Número do Livro onde foi registrada a Certidão de Nascimento do Aluno
- Estado do Cartório – Estado do Cartório onde a certidão foi Registrada
- Cidade do Cartório – Cidade do Cartório onde a Certidão foi Registrada
- Data da Certidão – Data do registro da Certidão
- Nome do Cartório – Nome do Cartório onde a Certidão foi Registrada
- Subdistrito – Nome do subdistrito do Cartório onde a Certidão foi Registrada
- Responsável
- Nome (*) – Informe o nome do Responsável, cadastrado anteriormente no Cadastro de Responsável
- NIS – Informe o NIS do Responsável pelo aluno. Dado obrigatório se a opção “Bolsa Família” estiver selecionada no quadro Outros.
- Grau de Parentesco (*) – Selecione na lista: Pai/Mãe, Avô/Avó, Tia/Tio, Outro, Nenhum
- Quadro Saúde
- Número SUS – Número do cartão nacional do SUS, utilizado no Sistema Único de Saúde>> Plano de Saúde – informar o nome do plano de saúde do aluno
- Médico – Nome do Médico do aluno
- Contato do Médico – Número telefone do médico do aluno
- Observações – Informar se o aluno tem problemas de saúde e quais
- Situação Familiar:
- Mãe viva – Marcar opção se a mãe do aluno é viva
- Pai Vivo – Marcar opção se o pai do aluno é vivo
- Pais separados – Marcar opção se os pais do aluno são separados
- NIS do Pai – Informar o número do NIS do Pai do aluno
- NIS da Mãe – Informar o número do NIS da Mãe do aluno
- Quadro Transporte Escolar
- Usa Transporte – Selecionar se o aluno usa transporte escolar. Neste caso, o campo Tipo de transporte é habilitado
- Tipo do transporte – Selecionar uma opção: Rodoviário – Van/Kombi Rodoviário – Micro-ônibus Rodoviário – Ónibus Rodoviário – Bicicleta Rodoviário – Tração Animal Rodoviário – Outro, Aquaviário / Embarcação Ferroviário – Trem/Metrô
- Quadro Características
- Necessidade Especial – Selecione se o aluno tem alguma necessidade especial.
- Destro – Selecione se o aluno é destro. Mantenha desmarcado se o aluno é canhoto.
- Analfabeto – Selecione se o aluno não é alfabetizado
- Gêmeo -Selecione se o aluno tem irmã(o) gêmea(o)
- Creche – Selecione se é aluno do nível de creche (18 meses a 4 anos)
- Indígena – Selecione se o aluno é Índio
- Religião – Selecione a religião do aluno: Catolicismo, Cristianismo, Espiritismo, Outra
- Quadro Outros
- Bolsa Família – Selecione se o aluno faz parte do programa de Bolsa Família. Neste caso é obrigatório informar o NIS do Responsável
- Recebe Merenda – Selecione se o aluno recebe Merenda Escolar
- Trouxe Transferência – Selecione se o aluno trouxe a transferência de escola anterior
- Usa Biblioteca – Selecione se o aluno usa a biblioteca da Escola
- Trouxe RG – Selecione se o aluno trouxe RG
- Trouxe Registro de Nascimento – Selecione se o aluno trouxe Certidão de Nascimento
- Recebe BPC – Selecione se o aluno tem Benefício de Prestação Continuada. Para saber mais sobre BPC clique aqui ⇒ Termos da Educação Básica
Mova barra de rolagem, para baixo para visualizar os campos e registrar informações de Alergias/Intolerância e Outras Necessidades do aluno.
- Quadro Alergias/Intolerância – Selecionar lista cadastrada no menu Tabela > Outros > Alergias e Intolerâncias
- Quadro Outras Necessidades – Selecionar lista cadastrada no menu Tabela > Registro Escolar > Outras Necessidades Especiais
Pasta Fardamento Escolar
Nesta pasta são registradas o histórico do Fardamento Escolar entregue para o alunos nos períodos letivos.
O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Fardamento Escolar:
> Acione o botão Novo para incluir novo Registro
> Marque o registro na caixa de texto à esquerda do período letivo e acione no botão Remover para apagar
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
Informe os dados do Fardamento Escolar:
- Período Letivo (*) – Período Letivo que o fardamento foi entregue ao aluno
- Peça (*) – Lista com Tipo da farda (Calça/short; camisa; sapato)
- Tamanho (*) – Lista com Tamanho da peça da farda (de acordo com o tipo da peça)
- Data de Entrega (*) – Data de entrega do Fardamento Escolar ao aluno. Deve estar no período letivo informado, ou seja, entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo.
Pasta Endereços
Nesta pasta são registrados o Endereço Principal e Outros Endereços do aluno (se houver).
Endereço Principal
O Endereço Principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.
- Tipo (*) – Selecionar o tipo ( comercial, residencial, temporário…), da lista registrada no menu Tabela => Outros => Tipo de Endereço
- CEP – Informar um CEP válido correspondente ao endereço.
- Endereço (*) – Informar nome da rua
- Complemento – Informar complemento do endereço se houver
- No do Imóvel – Informar número do imóvel
- Estado (*) – Selecionar a lista cadastrada na Tabela de Estados
- Cidade (*) – Selecionar a cidade da lista cadastrada na Tabela de Cidades
- Distrito (*) – Selecionar o distrito da lista
- Zona (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural
- Localização (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural
Outros Endereços
O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Outros Endereços.
> Acione o botão Novo para incluir novo endereço. O sistema abrirá a tela para registro de “Outro Endereço”
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o endereço
> Acione o botão Restaurar para recuperar um endereço removido (sem salvar)
> Acione no botão Confirmar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
Pasta Telefones
Nesta pasta são registrados os Telefones do aluno.
Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Telefones.
> Acione o botão Novo para incluir novo Telefone
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o telefone
> Acione o botão Restaurar para recuperar um Telefone removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
Informe os dados do Telefone:
- DDD – informe o DDD do telefone
- Número – informe o número do telefone
- Tipo – Selecione o tipo da lista registrada no menu Tabela > Outros > Tipo de Telefone
- Preferencial – Selecione a caixa de texto para indicar se o telefone é preferencial.
Pasta Curso
Nesta pasta são registrados o histórico dos Cursos e Séries que o aluno frequentou na Instituição.
A pasta de cursos é dividida em duas áreas.
- Área superior exibe dados da matrícula do aluno no período atual, ou campos para a inclusão da matrícula do aluno no período atual
- Área inferior exibe grade com dados de matrícula do aluno na instituição nos diversos períodos.
- Unidade de Ensino (*) – Pesquise o nome da Escola (campo do tipo auto completar)
- Período Letivo (*) – Selecione o período letivo da matrícula na lista cadastrada na tabela de Período Letivo
- Curso (*) – Selecione o curso na lista cadastrada em Cursos da Escola
- Série (*) – Selecione a série na lista cadastrada em Séries da Escola/Curso
Na verificação se o aluno já cumpriu determinada série, o sistema considera também as séries cursadas em turmas multisseriadas.
Para alunos de matriculados em turmas de “Correção de Fluxo”, o campo de “Série” não é obrigatório. Além disso, para alunos de “Correção de fluxo” que possuem Aproveitamento no SAGRES Diário, só é possível matricular em turmas da “Série” Indicada.
O sistema exibe mensagem de aviso quando há distorção na idade do aluno, alocação do aluno na série.
A partir de 15 anos o aluno deve ser matriculado em cursos noturno.
Alunos menores que 15 anos não podem ser matriculados em cursos EJA – CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Somente com autorização do conselho Tutelar.
- Turma (*) – Selecione a turma na lista cadastrada em Turmas da Escola/Curso/Série
- Data da Matrícula – O sistema gera e exibe a data da realização da matrícula igual a data atual
- Data da Entrega do Histórico – Informe a data que o aluno transferido de outras instituições entregou o histórico escolar
- Observações – O Usuário pode registrar observações sobre a matrícula no período Letivo.
O sistema exibe a Situação do Aluno.
Se o aluno foi matriculado em uma turma, mas por qualquer razão, houve uma liberação (quebra de vínculo) com a turma em questão por uma operação diferente daquelas mais comuns na aplicação: remanejamento, evasão, transferência, falecimento e etc.
Nestes casos, a situação do aluno a ser exibida será “sem status“.
Pasta Complemento
Nesta pasta Complementamos o registro de dados do Aluno.
- Escolaridade – Selecione a escolaridade do aluno na lista registrada no menu Tabela > Outros > Escolaridade
- Empresa – Informe nome da empresa que o aluno trabalha
- Profissão – Informe a profissão do aluno
- Ramo –
- Cargo – Informe o cargo do aluno na empresa
- Cônjuge – Informar dados do cônjuge do aluno, quando for o caso
- Nome – Informe o nome do cônjuge do aluno
- CPF – Informe o CPF do cônjuge
- Profissão – Informe a profissão do cônjuge
- Home Page – Home Page do aluno
- Documentação
- Doc militar – Informe o documento militar do aluno, quando for o caso
- Número – Informe o número do documento militar para o sistema habilitar demais campos.
- Tipo – Selecione na lista de órgãos militar: Ministério da Defesa; Ministério do Exército; Ministério da Marinha; Ministério da Aeronáutica; Polícia Militar
- Data da Expedição – Informe a data de expedição do documento militar
- Título de Eleitor – Informar o título de eleitor do aluno, quando for o caso
- Número – Informe o número do título para o sistema habilitar demais campos.
- Zona – Informe a zona eleitoral do título
- Seção – Informe a seção eleitoral do título
- Data da Expedição – Informe a data de expedição do título
- Estado – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados
- Cidade – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Cidades
- Número do Passaporte – Informe o número do Passaporte do aluno
- Visto estrangeiro
- Número – informe o número do visto do aluno estrangeiro
- Expedição – informe a data de expedição do visto
- Dt. Entrada – informe a data de entrada no aluno no país
- Validade – informe a data de validade do visto
- Deficiências – Indicação se o aluno tem alguma deficiência, selecionando o grau da deficiência:
- Física – Selecione uma situação do aluno com a deficiência
- Sem deficiência
- Possui deficiência
- Auxílio – Selecione a opção para auxílio da Deficiência Física
- Sem deficiência
- Auxilio para transcrição – deficiência de membros superiores
- Mesa adaptada para cadeira de rodas
- Visual – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência visual:
- Sem deficiência Possui deficiência
- Visual
- Sem deficiência Cegueira Baixa visão
- Auxílio – Selecione a opção para auxílio para a Deficiência visual
- Sem deficiência
- Auxilio para leitura e escrita – ledor
- Prova ampliada
- Auditiva – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência auditiva:
- Sem deficiência
- Surdez
- Deficiência auditiva
- Auxílio – Selecione a opção para a Deficiência Auditiva
- Sem deficiência
- Usa aparelho auditivo
- Não usa aparelho auditivo apesar da deficiência
- Mental – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência mental:
- Sem deficiência
- Síndrome de RETT
- Transtorno desintegrativo da infância
- Outra deficiência
- Intelectual – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência intelectual:
- Sem deficiência
- Superdotação
- Síndrome de Asperger
- Transtorno do espectro Autista
- Física – Selecione uma situação do aluno com a deficiência
- Tipo sanguíneo – Informe o tipo sanguíneo (A, B, O) e o fator RH (+, -) do aluno
- Necessidades Especiais – Campo livre para descrição de necessidades especiais que o aluno precisar.
Pasta Controle de Entrega Documento
Nesta pasta são registrados os Documentos pendentes do aluno -> que foram entregues na escola.
Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de entrega de documentos.
> Acione o botão Novo para incluir novo documento / período letivo
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o documento / período letivo
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento / período letivo removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
Informe os dados do documento / período letivo:
- Documento (*) – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Outros Documentos Obrigatórios
- Período Letivo (*) – Selecione na lista cadastrada na tabela de Período Letivo
- Data de Entrega – informe o a data que foi entregue o documento do aluno na escola
(*) Dados Obrigatórios
Pasta Documento
Nesta pasta são anexados imagem dos Documentos do aluno que foram entregues na escola.
Para anexar novo documento, acione o botão NOVO. O sistema irá exibir nova tela para pesquisa e seleção do arquivo com o documento.
- Descrição do arquivo – Nome documento que está importando
- Autor – O sistema exibe o nome do Usuário que está anexando o documento
- Escolher arquivos – O sistema abrirá página para o usuário pesquisar a pasta onde se encontra(m) o(s) documento((s) que vai anexar.
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
Pasta Documento
Nesta pasta é registrado o controle de Vacinas do aluno, o usuário deve informar o nome da vacina, a data e número de doses.
> Acione o botão Novo para incluir novo Registro
> Acione no notão Remover para apagar um registro
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso”.
Alterar Aluno
Para alterar algum dado do Aluno o usuário deve registrar as novas informações e clicar em Salvar; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso“.
Excluir Aluno
Para excluir um Aluno, o usuário deverá localizar e acessar os dados do Aluno, e em seguida acionar o botão Excluir, presente no rodapé da tela. Uma mensagem de confirmação será exibida, para que o sistema remova o Aluno do cadastro.
Para prosseguir com a operação clique em Remover. se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso“.
O aluno não poderá ser excluído se houver outras informações registradas no sistema como, por exemplo, registro de matrícula em algum período letivo.
Regras
- O Usuário tem opção de permitir ou impedir a matrícula de alunos com evasão, ou transferência no 1º ano do ensino fundamental na série subsequente.
- Esta regra é controlada por um parâmetro e pode, em qualquer momento, ser desabilitada sem necessidade de atualização do sistema.
- Existe um mecanismo para impedir que os usuários possam matricular alunos do EJA com reprovação, evasão ou transferência no período letivo anterior. Esta verificação é habilitada ou desabilitada por um parâmetro e apenas os usuários habilitados em uma tabela terão permissão para efetivar a matrícula nestes caso.
- É obrigatório informar o CPF de alunos matriculados no curso EJA.
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
Esta mensagem ocorre quando é informado um CPF inválido.
Esta mensagem ocorre quando não são preenchidos uma ou mais campos do Fardamento Escolar.
Esta mensagem ocorre quando a data de entrega do Fardamento Escolar não está entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo.
Na pasta Curso, se o Usuário selecionar uma Turma com vagas esgotadas, ocorre a mensagem:
Na pasta Outros Documentos Obrigatórios, se o Usuário informar data de entrega fora do período letivo informado, ocorre a mensagem:
Funcionalidades Relacionadas
- Alunos com Dependência
- Alunos com Registro de Transferência ou Saída
- Alunos do Programa Bolsa Família
- Alunos do Programa Mais Educação
- Alunos por Faixa Etária
- Alunos por Turma
- Alunos que não entregaram o Histórico Escolar
- Alunos X Responsáveis
- Carteira estudantil
- Comprovante de Matrícula
- Confirmação de Permanência dos Alunos
- Controladoria – Informações dos Aluno
- Distorção Idade-Série
- Ficha do Aluno
- Impressão de Histórico Escolar
- Total de Alunos por Turma