Manual Sagres

Cadastro de Alunos

Cadastro contendo informações pessoais e acadêmicas dos Alunos da Instituição

A inclusão de informações no Cadastro de Alunos é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem o registro da vida colegial do aluno da Instituição. Acessível no menu  Cadastro > Aluno e no ícone Alunos do módulo  SAGRES Colégio.

Alunos - Menu

Para cadastro de novos Alunos, são pré-requisitos:

Ao clicar no menu, o sistema exibe a tela inicial de Cadastro de Alunos.

O usuário deve pesquisar alunos já cadastrados através da Matrícula no campo Aluno ou Nome, ou incluir um novo Aluno, clicando no botão Novo.

Alunos - Tela Inicial

Pesquisando Aluno Cadastrado

Se o Usuário sabe o número de matrícula do aluno cadastrado, informe-o  no campo ALUNO e tecle ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno e o curso. Se o Usuário não sabe o número de Matrícula do Aluno cadastrado, o sistema disponibiliza duas maneiras de pesquisar o aluno pelo nome:

  • Pesquisa nome do alunos usando a tela Pesquisar

Acionar a função Pesquisar, clicando no ícone Icone-Pesquisar.png  no final do campo Aluno, para que o sistema apresente a tela Pesquisar

Pesquisar Alunos

Na tela Pesquisar, o Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.​O sistema exibirá uma grade na área inferior da tela, com Alunos que atendem aos “filtros” (critérios de seleção) informados.

Quando o aluno tem irmão gêmeo, é exibido um asterisco do lado esquerdo do seu nome e a observação na área inferior da tela.

É possível verificar os irmãos do aluno a partir da tela de Cadastro de Responsável, na pasta Alunos.

Pesquisando Aluno
Para visualizar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último,  para pesquisar mais alunos.
 
Navegando na tela de pesquisa​
O usuário deve selecionar o aluno clicando duas vezes sobre seu nome. O sistema retorna para a tela inicial com o aluno selecionado.
  • Pesquisa nome do alunos usando campo tipo auto completar
O campo Nome é do tipo auto completar e  possui o ícone Ícone-Auto-Completar.png no final. 
Clique no campo Nome e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome  do Aluno que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Alunos cadastrados, que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome.
 
Pesquisa com auto completar
O usuário deve selecionar o aluno clicando sobre seu nome duas vezes. O sistema retorna para a tela inicial com o aluno​​ selecionado.
 
Após localizar o aluno, acionar o botão Recuperar; o sistema retornará os dados do aluno exibidos em 8 pastas. O Usuário deve atualizar os dados, observando a obrigatoriedade de preenchimento.
Aluno - Pasta D​ados Pessoais
Nota
 
Estes campos obrigatórios, são exigidos no cadastro do Aluno.
  • Dados: Nome do aluno, Nome social, Data de Nascimento
  • Dados do Aluno: Nome do Responsável, Grau de Parentesco
  • Endereço: Tipo, Endereço, Estado, Cidade, Distrito, Localização
  • Curso: Escola, Curso, Série, Turma
Caso o usuário tente Salvar sem o devido preenchimento dessas informações obrigatórias, o sistema irá apresentar uma mensagem solicitando o preenchimento do respectivo campo.
 
Nota 2
 
O botão Excluir  visível quando acessamos todas as pastas,  exclui o Aluno  do cadastro.
 

Cadastrando novo Aluno

Acionando o botão novo, o sistema abrirá a tela para o Usuário registrar os dados do novo Aluno.

Incluir novo Aluno

Pasta Dados Pessoais

Nesta pasta são registrados os Dados Pessoais do Aluno. 

  • Nome  (*) – Nome do Aluno
  • Nome Social (*) – preenchido automaticamente ao ser informando o campo “Nome”
  • Nome do pai – Nome do pai do Aluno
  • Nome da mãe – – Nome da mãe do Aluno
  • Sexo – Masculino / Feminino
  • Data de nascimento (*)
  • CPF – possui uma validação para confirmar a existência do CPF
  • RG – Informar os dados
    • Número
    • Data de expedição
    • Tipo – Civil, Militar, Profissional
    • Órgão Emissor
    • Estado – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
  • Tipo do documento de identificação –  opções: civil, militar, ou profissional 
  • Estado Civil – Selecione na lista cadastrada na tabela de Estado Civil  
  • Cor/raça – Selecione na lista: Amarela, Branca, Indígena, Não declarada, Parda, Preta
  • Estado  – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
  • Naturalidade  – Selecione na lista cadastrada na tabela de Cidades. Só é possível preencher o campo se for informado o “Estado”.
  • País – Selecione o país na lista de Países, cadastrados na coluna País na tabela de Nacionalidade 
  • Indicação se é naturalizado – Selecionar se o aluno é naturalizado
  • Nacionalidade – Selecione na lista cadastrada  na tabela de Nacionalidade 
  • E-mail – informe o e-mail do aluno
  • Foto – inclua a foto do aluno
(*) Campos obrigatórios
Nota
 
Nas lista de Cidades e Naturalidade é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão Tabela de Cidades.
 

Para incluir a foto do Aluno, clicar no local reservado para a foto; o sistema abrirá a página Carregar Imagem, para o usuário localizar o arquivo com a foto, que deverá ser associada aos dados que estão sendo incluídos. Clicar no botão Procurar para localizar o arquivo com a foto com uma das extensões permitidas (jpg, jpeg, gif, png, bmp, tif, tiff), com tamanho máximo de  500KB.  Em seguida, acione o botão OK.

Inclusão da foto do Aluno

Após o preenchimento dos dados em todas as pastas da Tela Aluno o acionar o botão Salvar.

Se não ocorrer erro de preenchimento, o sistema exibirá mensagem  Ver mensagens no final deste documento.  Se não ocorrer erro, a mensagem de sucesso será​ exibidaRegistro atualizado com sucesso“.

Pasta Dados do Aluno

Nesta​ pasta são registradas informações adicionais do aluno,  sobre a saúde do alunos e outras necessárias para o Censo Escolar.

Pasta dados de aluno
  • Código do Inep do Aluno –  código de identificação única  no INEP, necessária para o  Censo Escolar
  • NIS – Número de Identificação Social, de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social.
  • Quadro Certidão
    • Certidão de Nascimento – Número de Certidão de Nascimento do Aluno.
    • No do Livro –  Número do Livro onde foi registrada a Certidão de Nascimento do Aluno
    • Estado do Cartório – Estado do Cartório onde a certidão  foi Registrada
    • Cidade do Cartório – Cidade do Cartório onde a Certidão foi Registrada
    • Data da Certidão – Data do registro da Certidão
    • Nome do Cartório – Nome do Cartório onde a Certidão foi Registrada
    • Subdistrito – Nome do subdistrito do Cartório onde a Certidão foi Registrada
  • Responsável
    • Nome (*) – Informe o nome do Responsável, cadastrado anteriormente no Cadastro de Responsável
    • NIS – Informe o NIS do Responsável pelo aluno. Dado obrigatório se a opção “Bolsa Família” estiver selecionada no quadro Outros.
    • Grau de Parentesco (*) – Selecione na lista: Pai/Mãe, Avô/Avó, Tia/Tio, Outro, Nenhum
  • Quadro Saúde
    • Número SUS – Número do cartão nacional do SUS, utilizado no Sistema Único de Saúde>> Plano de Saúde – informar o nome do plano de saúde do aluno
    • Médico – Nome do Médico do aluno
    • Contato do Médico – Número telefone do médico do aluno
    • Observações – Informar se o aluno tem problemas de saúde  e quais
  • Situação Familiar:
    • Mãe viva – Marcar opção se a mãe do aluno é viva 
    • Pai Vivo – Marcar opção se o pai do aluno é vivo
    • Pais separados – Marcar opção se os pais do aluno são separados
    • NIS do Pai – Informar o número do NIS do Pai do aluno
    • NIS da Mãe – Informar o número do NIS da Mãe do aluno
  • Quadro Transporte Escolar
    • Usa Transporte – Selecionar se o aluno usa transporte escolar. Neste caso, o campo Tipo de transporte é habilitado
    • Tipo do transporte – Selecionar uma opção: Rodoviário – Van/Kombi Rodoviário – Micro-ônibus Rodoviário – Ónibus Rodoviário – Bicicleta Rodoviário – Tração Animal Rodoviário – Outro,  Aquaviário / Embarcação Ferroviário – Trem/Metrô
  • Quadro Características
    • Necessidade Especial – Selecione se o aluno tem alguma necessidade especial.
    • Destro – Selecione se o aluno é destro. Mantenha desmarcado se o aluno é canhoto.
    • Analfabeto – Selecione se o aluno não é alfabetizado
    • Gêmeo -Selecione se o aluno tem irmã(o) gêmea(o)
    • Creche – Selecione se é aluno do nível de creche (18 meses a 4 anos)
    • Indígena – Selecione se o aluno é Índio
    • Religião – Selecione a religião do aluno: Catolicismo, Cristianismo, Espiritismo, Outra
  • Quadro Outros
    • Bolsa Família – Selecione se o aluno faz parte do programa de Bolsa Família. Neste caso é obrigatório informar o NIS do Responsável
    • Recebe Merenda – Selecione se o aluno recebe Merenda Escolar
    • Trouxe Transferência – Selecione se o aluno trouxe a transferência de escola anterior
    • Usa Biblioteca – Selecione se o aluno usa a biblioteca da Escola
    • Trouxe  RG – Selecione se o aluno trouxe RG
    • Trouxe Registro de Nascimento – Selecione se o aluno trouxe Certidão de Nascimento
    • Recebe BPC – Selecione se o aluno tem Benefício de Prestação Continuada. Para saber mais sobre BPC clique aqui ⇒ Termos da Educação Básica
 
      (*) Campos obrigatórios
 

Mova barra de rolagem, para baixo para visualizar os campos e registrar informações de Alergias/Intolerância  e Outras Necessidades do aluno.

Pasta dados de aluno​ - continuação
​Acione o botão  Salvar para registrar as modificações.

Pasta Fardamento Escolar

Nesta pasta são registradas o histórico do Fardamento Escolar entregue para o alunos nos períodos letivos.

Pasta Fardamento Escolar

O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Fardamento Escolar:

> Acione o botão Novo para incluir novo Registro 
> Marque o registro na caixa de texto à esquerda do período letivo e acione no botão Remover para apagar
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Informe os dados do Fardamento Escolar:

  • Período Letivo (*) – Período Letivo que  o fardamento foi entregue ao aluno
  • Peça (*) – Lista com Tipo da farda (Calça/short; camisa; sapato)
  • Tamanho (*)  – Lista com Tamanho da peça da farda (de acordo com o tipo da peça)
  • Data de Entrega (*) – Data de entrega do Fardamento Escolar ao aluno. Deve estar no período letivo informado, ou seja, entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo. 
(*) Campos obrigatórios

Pasta Endereços

​​Nesta​ pasta são registrados o Endereço Principal e Outros Endereços do aluno (se houver).

Pasta Endereços

Endereço Principal

O  Endereço Principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.

  • Tipo (*) – Selecionar o tipo ( comercial, residencial, temporário…), da lista registrada no menu Tabela => Outros => Tipo de Endereço
  • CEP – Informar um CEP válido correspondente ao endereço. 
  • Endereço​ (*) – Informar nome da rua 
  • Complemento – Informar complemento do endereço se houver
  • No do Imóvel – Informar número do imóvel 
  • Estado (*) – Selecionar a lista cadastrada na Tabela de Estados
  • Cidade (*) – Selecionar a cidade da  lista cadastrada na Tabela de Cidades
  • Distrito (*) – Selecionar o distrito da lista 
  • Zona (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural 
  • Localização  (*) –​ Selecionar opção: Urbana ou Rural ​
​(*)  Campos Obrigatórios
Nota
 
Nas lista de Cidades é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão na Tabela de Cidades.
 
Para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços e três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para o Aluno, caso existam.
 
 O cadastramento das informações no menu: Tabela >  Outros > Tipo de Endereço​​ é pré-requisito para cadastrar os endereços do Aluno.

Outros Endereços

O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Outros Endereços.

> Acione o botão Novo para incluir novo endereço. O sistema abrirá a tela para registro de “Outro Endereço”

> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o endereço

> Acione o botão Restaurar para recuperar um endereço removido (sem salvar)

> Acione no botão Confirmar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 

Outros Endereços
Para modificar Outros Endereços ( não principal), dar dois cliques sobre o campo Endereço na grade. O sistema abrirá a tela de detalhe de Outros Endereços​.
Nesta tela, o Usuário pode cadastrar endereços adicionais para o Aluno, caso existam.
Tela para inclusão e modificação de Outros Endereços

Pasta Telefones

Nesta​ pasta são registrados os Telefones do aluno.

Pasta Telefones

Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Telefones.

> Acione o botão Novo para incluir novo Telefone
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o telefone
> Acione o botão Restaurar para recuperar um Telefone removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Informe os dados do Telefone:

  • DDD –  informe o DDD do telefone
  • Número –  informe o número do telefone
  • Tipo – Selecione o tipo da lista registrada no menu Tabela > Outros > Tipo de Telefone
  • Preferencial –  Selecione a caixa de texto para indicar se o telefone é preferencial.
O cadastramento das informações na Tabela > Outros > Tipo de Telefone é pré-requisito para cadastrar os telefones do Aluno.

Pasta Curso

Nesta​ pasta são registrados o histórico dos Cursos  e Séries que o aluno frequentou na  Instituição.

A pasta de cursos é dividida em duas áreas.

  • Área superior exibe dados da matrícula do aluno no período atual, ou campos para a inclusão da matrícula do aluno no período atual
  • Área inferior exibe grade com dados de matrícula do aluno na instituição nos diversos períodos.​
Pasta Cursos - Aluno matriculado no período letivo atual
Pasta Cursos - Aluno não matriculado no período letivo atual
Quando o aluno não está matriculado no período atual,  período padrão associado ao Usuário, no menu Configurações => Seleciona Período Letivo, os campos na área superior da tela ficam habilitados para inclusão da matrícula do aluno neste período.
 
O Usuário deve informar os dados:
  • Unidade de Ensino​ (*) – Pesquise o nome da Escola (campo do tipo auto completar)
  • Período Letivo (*) – Selecione o período letivo da matrícula na lista cadastrada na tabela de Período Letivo
  • Curso (*) – Selecione o curso na lista cadastrada em Cursos da Escola
  • Série (*) – Selecione a série na lista cadastrada em S​éries​ da Escola/Curso

Na verificação se o aluno já cumpriu determinada série, o sistema considera também as séries cursadas em turmas multisseriadas​.

​Para alunos de matriculados em turmas de “Correção de Fluxo”, o campo de “Série” não é obrigatório. Além disso, para alunos de “Correção de fluxo” que possuem Aproveitamento no SAGRES Diário, só é possível matricular em turmas da “Série” Indicada.​

Na alocação do aluno na série do curso, deve ser verificada a idade do aluno. A data para verificação da idade é 31 de março do ano corrente.
Faixa de Idade do aluno de Cursos Infantil e Fundamental 9 anos

O sistema exibe mensagem de aviso quando há distorção na idade do aluno, alocação do aluno na série.

Faixa de Idade do aluno de Fundamental 9 anos

A partir de 15 anos o aluno deve ser matriculado em cursos noturno​.

Alunos menores que 15 anos não podem ser matriculados em cursos EJA – CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Somente com autorização do conselho Tutelar.

  • Turma (*) – Selecione a turma na lista cadastrada em Turma​s​ da Escola/Curso/Série
  • Data da Matrícula – O sistema gera e exibe a data da realização da matrícula igual a data atual
  • Data da Entrega do Histórico – Informe a data que o aluno transferido de outras instituições entregou o histórico escolar
  • Observações – O Usuário pode registrar observações sobre a matrícula no período Letivo.

​​O sistema exibe a Situação do Aluno.

Nota

Se o aluno foi matriculado em uma turma, mas por qualquer razão, houve uma liberação (quebra de vínculo) com a turma em questão por uma operação diferente daquelas mais comuns na aplicação: remanejamento, evasão, transferência, falecimento e etc.

Nestes casos, a situação do aluno a ser exibida será “sem status“.

(*) Campo Obrigatório
 
Acione no botão Salvar para gravar a matrícula do período letivo;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 
Será incluída uma linha no topo da grade na área inferior da tela, com dados da matrícula no período letivo.

Pasta Complemento

Nesta pasta Complementamos o registro de dados do Aluno.

O cadastramento das informações nas tabelas Escolaridade, Estados e Cidades é pré-requisito para registrar documento nesta pasta.
Pasta Complemento
  • Escolaridade – Selecione a escolaridade do aluno na lista registrada no menu Tabela > Outros > Escolaridade
  • Empresa – Informe nome da empresa que o aluno trabalha
  • Profissão – Informe a profissão do aluno
  • Ramo  – 
  • Cargo –  Informe o cargo do aluno na empresa
  • Cônjuge – Informar dados do cônjuge do aluno, quando for o caso
  •  Nome – Informe o nome  do cônjuge do aluno
  •  CPF – Informe o CPF  do cônjuge
  •  Profissão – Informe a profissão do cônjuge
  • Home Page – Home Page do aluno
  • Documentação
    • Doc militar – Informe  o documento militar do aluno, quando for o caso
    • Número – Informe o número do documento militar para o sistema habilitar demais campos.
    • Tipo – Selecione na lista de órgãos militar: Ministério da Defesa; Ministério do Exército; Ministério da Marinha; Ministério da Aeronáutica; Polícia Militar 
    • Data da Expedição Informe a data de expedição do documento militar
    • Título de Eleitor – Informar o título de eleitor do aluno, quando for o caso
    • Número – Informe o número do título para o sistema habilitar demais campos.
    • Zona – Informe a zona eleitoral do título
    • Seção – Informe a seção eleitoral do título
    • Data da Expedição – Informe a data de expedição do título
    • Estado –  Selecione na lista cadastrada na Tabela de Estados 
    • Cidade – Selecione na lista cadastrada na Tabela de Cidades
    • Número do Passaporte – Informe o número do Passaporte do aluno
  • Visto estrangeiro
    • Número – informe o número do visto do aluno estrangeiro
    • Expedição – informe a data de expedição do visto
    • Dt. Entrada – informe a data de entrada no aluno no país
    • Validade – informe a data de validade do visto
  • Deficiências – Indicação se o aluno tem alguma deficiência, selecionando o grau da deficiência:
    • Física – Selecione uma situação do aluno com a deficiência
      • Sem deficiência 
      • Possui deficiência
    • Auxílio – Selecione a opção para auxílio da Deficiência Física
      • Sem deficiência
      • Auxilio para transcrição – deficiência de membros superiores 
      • Mesa adaptada para cadeira de rodas
    • Visual – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência visual:
      • Sem deficiência Possui deficiência 
      • Visual 
      • Sem deficiência Cegueira Baixa visão 
    • Auxílio – Selecione a opção para auxílio para a Deficiência visual
      • Sem deficiência 
      • Auxilio para leitura e escrita – ledor 
      • Prova ampliada 
    • Auditiva  – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência auditiva:
      • Sem deficiência
      • Surdez 
      • Deficiência auditiva
    • Auxílio – Selecione a opção para a Deficiência Auditiva
      • Sem deficiência
      • Usa aparelho auditivo
      •  Não usa aparelho auditivo apesar da deficiência 
    • Mental – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência mental:
      • Sem deficiência 
      • Síndrome de RETT 
      • Transtorno desintegrativo da infância
      • Outra deficiência
    • Intelectual  – Selecione a opção que se aplica ao aluno com deficiência intelectual:
      • Sem deficiência 
      • Superdotação
      • Síndrome de Asperger
      • Transtorno do espectro Autista
  • Tipo sanguíneo – Informe o tipo sanguíneo (A, B, O) e o fator RH (+, -) do aluno
  • Necessidades Especiais – Campo livre para descrição de necessidades especiais que o aluno precisar.

Pasta Controle de Entrega Documento

Nesta​ pasta são registrados os Documentos  pendentes do aluno ->  que foram entregues na escola.

Pasta Entrega de Documentos

Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de entrega de documentos.

> Acione o botão Novo para incluir novo documento / período letivo
> Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o documento / período letivo
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento / período letivo removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 

Informe os dados do documento / período letivo:

  • Documento (*)  Selecione na lista cadastrada na Tabela de Outros Documentos Obrigatórios
  • Período Letivo (*) – Selecione na lista cadastrada na tabela de Período Letivo
  • Data de Entrega – informe o a data que foi entregue o documento do aluno na escola

(*) Dados Obrigatórios

Pasta Documento

​Nesta​ pasta são anexados imagem dos Documentos  do aluno que foram entregues na escola.

Pasta Documento

Para anexar novo documento, acione o botão NOVO. O sistema irá exibir nova tela para pesquisa e seleção do arquivo com o documento.

Importar Arquivo com Documento do Aluno
Preencha as informações solicitadas:
  • Descrição do arquivo –  Nome documento que está importando
  • Autor – O sistema exibe o nome do Usuário que está anexando o documento
  • Escolher arquivos –  O sistema abrirá página para o usuário pesquisar a pasta onde se encontra(m) o(s) documento((s) que vai anexar.
Pesquisar e selecionar documento a ser anexado
É possível anexar quantos documentos for necessário. Após incluídos todos documentos, acione o botão Carregar arquivo para o sistema anexar os documentos ao registro do Aluno e em seguida, no botão SALVAR
 
> Acione no botão Remover para apagar um documento
> Acione o botão Restaurar para recuperar um documento removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”​ 

Pasta Documento

Nesta​ pasta é registrado o controle de Vacinas do aluno, o usuário deve informar o nome da vacina, a data e número de doses.

Registro de Vacinação

> Acione o botão Novo para incluir novo Registro 
> Acione no notão Remover para apagar um registro
> Acione o botão Restaurar para recuperar um registro removido (sem salvar)
> Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso”​.

Alterar Aluno

Para alterar ​algum dado ​do Aluno o usuário deve registrar as novas informações e clicar em Salvar; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso“.

Excluir Aluno

Para excluir um Aluno, o usuário deverá localizar e acessar os dados do Aluno, e em seguida acionar o botão Excluir, presente no rodapé da tela. Uma mensagem de confirmação será exibida, para que o sistema remova o Aluno do cadastro.

Confirmação da exclusão

Para prosseguir com a operação clique em Remover. se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso​.

O aluno não poderá ser excluído se houver outras informações registradas no sistema  como, por exemplo, registro de matrícula em algum período letivo.

Regras

  • O Usuário tem opção de permitir ou impedir a matrícula de alunos com evasão, ou transferência no 1º ano do ensino fundamental na série subsequente.
  • Esta regra é controlada por um parâmetro e pode, em qualquer momento, ser desabilitada sem necessidade de atualização do sistema.​
  • Existe um mecanismo para impedir que os usuários possam matricular alunos do EJA com reprovação, evasão ou transferência no período letivo anterior. Esta verificação é habilitada ou desabilitada por um parâmetro e apenas os usuários habilitados em uma tabela terão permissão para efetivar a matrícula nestes caso​.
  • É obrigatório informar o CPF de alunos matriculados no curso EJA.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

​Na inclusão de novo aluno, ocorrem as mensagens a seguir, quando o campo não é preenchido.
O Usuário deve preencher o campo correspondente á mensagem para prosseguir no cadastro. 

Esta mensagem ocorre quando é informado um CPF inválido.

CPF inválido
Esta mensagem de aviso quando há distorção na idade do aluno, alocação do aluno na série.
Aviso idade do aluno

Esta mensagem ocorre quando não são preenchidos uma ou mais campos do Fardamento Escolar.

Dados de Fardamento obrigatório​​s

Esta mensagem ocorre quando a data de entrega do Fardamento Escolar não está entre a data de Início e data de Fim do período correspondente na tabela de Período Letivo.

Data entrega Fardamento
​Na pasta Dados do Aluno, se o Usuário marcar a caixa de texto que indica que o aluno tem Bolsa Família, é obrigatório registrar ao NIS do responsável pelo aluno, senão ocorre a mensagem:
Bolsa Família X NIS do Responsável

Na pasta Curso, se o Usuário selecionar uma Turma com vagas esgotadas, ocorre a mensagem:

Vagas esgotadas

Na pasta Outros Documentos Obrigatórios, se o Usuário informar data de entrega fora do período letivo informado, ocorre a mensagem:

Data de Entrega Inválida
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