Horários da Turma
Tela para o registro de Horários da Turmas, acessível pelo menu: Planejamento > Turmas > Horários da Turma.
Após realizado o acesso, será apresentada a tela de Horários da Turma.
- Período Letivo – O Usuário deve selecionar o período letivo. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema. Se a caixa de texto “Listar apenas períodos vigentes” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem a caixa de texto “Vigente” marcado.
- Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino. O campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada.
- Curso – Selecione o curso da lista de cursos da escola selecionada acima
- Série – Selecione a série da lista de séries do curso/escola selecionados acima
- Turma – Selecione a turma oferecida o pela Série do Curso, na Unidade de Ensino, exibida na lista do menu
Após informar os dados solicitados, acionar o botão Recuperar, para que a aplicação apresente uma grade com a lista de Horários já cadastrados para a turma.
- Se ainda não existem Horários cadastrados para turma, o sistema exibirá a mensagem ” Nenhum registro encontrado”.
- Se existem existirem horários cadastrados, o sistema exibirá os horários cadastrados e opção para incluir novos.
Existem três botões na pasta que auxiliam na inclusão de novos Horários da Turma.
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir novo Horário. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Horário já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para incluir novo Horário o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha no final da grade, para inclusão do horário.
Dados de Horários da Turma
- Horário, é exibida a lista de Horários cadastrados no sistema. Os horários exibidos correspondem ao turno da turma, conforme cadastro de turmas em Turma de Alunos, na pasta “Turma de Alunos”, campos Horário de Início e Horário de Término.
- SEG a SAB, é exibida a lista de Professores/Disciplina, conforme tela de cadastro de turmas, Turma de Alunos, na pasta “Alocação de Professores“.
O usuário deverá informar dados do novo horário. Em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Para alterar um Horário, o usuário deverá marcar o quadradinho na primeira posição da linha do Horário que quer alterar. O usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Para excluir uma ou mais Horários, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Horários a serem excluídos, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
- Mensagem de erro quando o usuário tenta incluir Horários na Turma ultrapassando sua Carga Horária.
- Mensagem de erro quando o usuário tenta incluir Horários na Turma em dias que a turma não tem aula. Por exemplo incluir horário dia de sábado e, na tela de cadastro de turmas, Turma de Alunos na pasta “Informações Adicionais”, o sábado não está selecionado no quadro “Dias de Aulas”.