Manual Sagres

Oferta de Oficinas

Esta tela permite o cadastro das Oficinas oferecidas na Unidade de Ensino, no período letivo. Acessível pelo menu Planejamento > Turmas > Oferta de Oficinas.​​

Oferta de Oficina​s - Menu
Após acionar o menu acima, o sistema exibe a tela inicial de Oferta de Oficinas.
Oferta de Oficinas - Tela Inicial
O Usuário deve informar:
  • Período Letivo –  O Usuário deve selecionar o período letivo​. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos ​cadastrados no sistema.  Se a caixa de texto “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem a caixa de texto  “Vigente” marcado.
  • Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino. O campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados​. Selecione a Escola desejada.
Lista de Unidades de Ensino Cadastradas

Após informados o  Período letivo ​e a Unidade de Ensino para qual, deseja cadastrar oficinas​ e acione o botão Recuperar. O sistema lista as Oficinas já cadastrados para a Unidade de Ensino selecionada.

Oficinas da Unidade de Ensino
Na tela apresentada temos 3 botões que permitem atualizar a lista de oficinas da escola.
Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de nova oficina para a Unidade de Ensino.  O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Oficinas já cadastradas, que posteriormente poderão ser excluídas (botão Salvar). E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de n​​ova Oficina​

Após o acionar o botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar, a Oficina a ser ofertada em seguida, o usuário deverá acionar o botão Salvar, para que o sistema registre a nova Oficina para a Unidade de Ensino. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
O campo Atividade Curricular é do tipo auto completar. Exibe os Componentes Curriculares cadastrados do tipo Oficina.

Alteração de Oficina

Para alterar uma ou mais Oficinas, o usuário deverá marcar a caixa de texto á esquerda do nome da oficina, modificar e acionar o botão  Salvar, para que o sistema registre as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema exibirá a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.​

Exclusão de Oficinas

Para excluir uma ou mais Oficinas, o usuário deverá marcar a caixa de texto no início das linhas com as Oficinas a serem excluídas, em seguida acionar o botão Remover.
A(s) oficina(s)  selecionadas serão apagadas da tela. Acione o botão Salvar para que a exclusão seja realizada.
 
Para excluir todas  Oficinas exibidas na tela, o usuário deverá marcar a primeira posição do cabeçalho e a aplicação marcará todas os Oficinas. Acionar o botão Remover e em seguida o botão  Salvar.

Se  não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso”. 
Nota
 
Marcando a primeira posição do cabeçalho, o sistema marcará todos os registros exibidos na tela, neste momento. Use os botões << Primeira <Anterior Próxima > Última >> para acessar as telas com todas as Oficinas da Escolas, e se for o caso, marcar, remover e/ou salvar a exclusão dos demais registros.
 

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Vídeos

plugins premium WordPress
Rolar para cima