Turmas de Alunos
Esta tela permite a visualização das Turmas já cadastradas na aplicação; cadastrar novas Turmas, atualizar dados das Turmas já existentes e Apagar Turmas. Acessível pelo menu Planejamento > Turmas > Turmas de Alunos.
Antes do cadastro de novas Turmas, os procedimentos de início do novo ano letivo devem ter sido processados:
- Cadastro do novo Período Letivo
- Propagação de Turmas
- Cadastro de Novos Professores
- Deve existir Atividades Curriculares (Disciplinas) cadastradas na Matriz Curricular do Curso/Ano/Série
Na tela inicial o usuário deverá informar:
- Unidade de Ensino – Informe a Unidade de EnsinoO campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada.
- Turmas de Atendimento Especializado – Selecionar esta caixa de texto para recuperar turmas de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Neste caso, os campos de Curso e Série serão desabilitados.
- Curso – Selecione o curso na lista de cursos oferecidos na Unidade de Ensino, como, por exemplo:
- Educação Infantil
- Educação Infantil – Pré-escola
- Ensino Fundamental 9 Anos
- EJA – Fundamental Presencial
- Série – Selecione a Série oferecida pelo Curso na Unidade de Ensino, exibido na lista do menu Cadastro > Cursos Oferecidos > Séries
- Período Letivo – O Usuário deve selecionar o período letivo. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema.
- Listar apenas períodos vigentes – Se marcado, lista apenas os períodos letivos vigentes – Períodos que estamos trabalhando.
- Lista apenas turma ativas – Se marcado, não são exibidas as turmas inativas
Após informar os dados solicitados, acionar o botão Recuperar, para que a aplicação apresente uma grade com a lista de turmas que atendem aos filtros informados.
Caso não haja turma cadastrada com os filtros informados, será exibida mensagem “Nenhum registro foi retornado”.
A coluna “Avaliar” possibilita ao professor registrar carga horária utilizada para aquela atividade ou a justificativa de não tê-la feito. (Padrão)
Para incluir uma nova Turma. o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a tela de Detalhe Turmas de Alunos, onde o usuário deverá informar os dados da nova Turma, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
A tela Detalhe Turmas de Alunos é composta pelas seguintes pastas:
- Pasta Turma de Alunos – características da turma (nome, capacidade, turno, horário, situação, e campo para registro de observação)
- Pasta Informações Adicionais – Dados do censo
- Pasta Alocação de Professores – Professores regentes e professores auxiliares e turno da turma
- Pasta Oficinas – Oficinas e Monitores do programa Mais Educação
- Pasta Professores AEE – Professores de Atendimento Educacional Especializado
Para registrar as informações da Turma, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turmas de Alunos
- Nome da turma – Informe o nome da nova Turma
- Ativa – Selecionado automaticamente. Deve ser desmarcado quando a turma for desativada
- Período Letivo – O período letivo já será exibido conforme selecionado na tela inicial.
- Turno – (Matutino/Vespertino/Noturno e Integral) quando selecionado um turno, o sistema automaticamente preenche o horário inicial e de término, associado ao turno
- Horário (Início e Término) – horário sugerido automaticamente conforme o Turno selecionado.
- Situação – Situação da Turma (aberta, fechada, trancada)
- Mínimo de alunos – Quantidade mínima de alunos que a turma deve ter.
- Capacidade – Quantidade máxima de alunos que a turma deve ter.
- Alunos Cursando – Campo será atualizado automaticamente à medida que os alunos forem matriculados nesta turma
- Tipo de turma – Campo é automaticamente preenchido com “Regular” e não é editável. O tipo da turma pode ser: regular, correção fluxo, multisseriada;
- Tipo de atendimento – Selecionar o tipo de atendimento
- Atendimento educativo especializado (AEE)
- Atividade complementar
- Classe hospitalar
- Não se aplica
- Unidade de internação socioeducativa
- Unidade prisional
- Atendimento Especial – Indica que a turma necessita de Atendimento Especial. Neste caso, a aba Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores. O usuário deverá preencher as informações das abas Turma do aluno, Informações adicionais e Professores AEE.
- Programa Mais Educação – Se a caixa de seleção (check) for selecionado, a turma faz parte do programa Mais Educação.
- Uma obrigatória – Oficina de Acompanhamento Pedagógico – Orientação a Estudos e Leitura;
- Três Oficinas não obrigatórias – a escola tem livre escolha do tipo da oficina (balé, capoeira, vôlei …);
- Observações – Campo para o Usuário descrever alguma informação que considere pertinente
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turmas de Alunos
Após salvar as informações na pasta Turma de Alunos, devem ser registradas as informações na pasta Informações Adicionais - características da turmas informadas no Censo Escolar.
Nesta pasta Informações Adicionais, são registradas as informações para o Censo Escolar:
- Mediação didático-pedagógica – Relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento
- Presencial
- Semipresencial
- Educação á Distância
- Profissional escolar em sala de aula:
- Turma com docente
- Turma sem docente
- Dias de Aula
- Domingo , Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado
- Modalidade
- Ensino Regular
- Educação Especial – Modalidade Substitutiva
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Educação Profissional
- Etapas de Ensino – A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende as etapas:
- Educação infantil
- Pré-Escola
- Ensino fundamental
- EJA – Educação de Jovens e Adultos
O sistema assume automaticamente a etapa composta do Curso + Serie selecionados na página inicial. No exemplo da imagem acima, Ensino Fundamental de 9 anos – 2º Ano
- Exclusiva para alunos especiais – Esta caixa de seleção aparecerá automaticamente selecionada quando no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado
A pasta de Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores. Neste caso o usuário deverá preencher as informações das pastas Turma do Aluno, Informações Adicionais e Professores AEE;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Este quadro será habilitado quando no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado. O Usuário deve informar o tipo de atendimento oferecido pela turma:
- Ensino de Braille
- Ensino de Libras
- Ensino do uso do Soroban
- Ensino da Língua na modalidade escrita
- Estratégias para enriquecimento curricular
- Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível
- Técnicas de orientação e mobilidade
- Estratégia para desenv. de processos mentais
- Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos
- Ensino de uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa
Acione o botão Confirmar para concluir o cadastro da nova turma, uma mensagem de sucesso será exibida “Registro atualizado com sucesso“.
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Alocação de Professores
- Nome do Professor – Informe o nome do Professor responsável pela turma
- Professor da Turma – indicação do professor responsável pela turma
- Nome do Professor Auxiliar – Informe o nome do Professor Auxiliar da turma
- Professor Auxiliar – indicação do professor auxiliar
- Turno – Turno da disciplina
Para pesquisar o Professor basta clicar na Lupa de Pesquisa e informar o nome a ser pesquisado. Caso o mesmo professor lecione todas as disciplinas da turma, após informar o nome do professor para uma das disciplinas, marcar o campo Professor da turma e isso irá associar automaticamente o professor a todas as disciplinas. O mesmo procedimento se aplica ao registro de Professor Auxiliar.
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oficinas
Serão listadas todas as oficinas que foram associadas à escola da turma no período letivo em questão. O Usuário deverá informar o monitor de cada oficina naquele período letivo para a turma em questão.
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Professores AEE
Esta pasta só fica habilitada quando a turma é do tipo de Atendimento Especializado – na tela inicial, a caixa de texto ” Atendimento Especializado AEE” deve estar selecionada. Aqui são registrados os professores de AEE – Atendimento Educacional Especializado.
São exibidas três botões que auxiliam na atualização de professores e uma grade com a lista dos professores de AEE já cadastrados.
Para incluir novo Professor de AEE, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará nova linha na grade onde o usuário deverá informar o Professor, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre a informação no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
O campo Professor é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome do Professor que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de professores de AEE cadastrados que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione o professor a ser incluído na turma.
- Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
- Para cancelar a exclusão, antes de acionar o botão Confirmar, o usuário deve acionar o botão Restaurar
Localizar e Alterar Turma
Remover Turma
Caso o usuário precise remover uma Turma, deverá informar os filtros de busca ( Unidade de Ensino, Curso, Série, Período Letivo) e acionar o botão Recuperar, o sistema retornará a lista das turmas existentes. O usuário deverá selecionar a turma a ser apagada e acionar o botão Remover.
Ao acionar o botão Remover será exibia mensagem de confirmação de remoção da turma.
Acionando o botão Remover, será exibida a mensagem “As linhas selecionadas foram excluídas.”
Exemplo de necessidade de remoção de turma é quando a turma não atinge a quantidade mínima de alunos. A turma poderá ser excluída desde que não exista alunos associados.
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
- Ocorre esta mensagem se não houver Disciplinas na Matriz Curricular cadastrada para o Curso/Ano/Série
- Se tentarmos remover uma turma que possua aluno associado, ocorre a mensagem:
- Ocorre a mensagem se o Usuário não informa o turno da turma.
- Ocorre a mensagem se o Usuário não informa o tipo de atendimento especializado para turmas de AEE.
- Ocorre a mensagem se o Usuário informa o monitor e não informa o turno da oficina em Turmas do Programa Mais Educação.