Manual Sagres

Turmas de Alunos

Esta tela permite a visualização das Turmas já cadastradas na aplicação; cadastrar novas Turmas, atualizar dados das Turmas já existentes e Apagar Turmas.  Acessível pelo menu  Planejamento Turmas Turmas de Alunos.

Turmas de Alunos - Menu
O cadastramento das Turmas de Alunos é pré-requisito para a rotina que associa os grupos de Alunos às turmas dos cursos.​​
 

Antes do cadastro de novas Turmas, os procedimentos de início do novo ano letivo devem ter sido processados:

Turma de Alunos - Tela Inicial

Na tela inicial o usuário deverá informar: 

  • Unidade de Ensino – Informe a Unidade de EnsinoO campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone    no final do campo. Clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada.
  • Turmas de Atendimento Especializado – Selecionar esta caixa de texto para recuperar turmas de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Neste caso, os campos de Curso e Série serão desabilitados.
Regras de Turma de AEE
Caso na turma haja algum aluno que precise de Atendimento Educacional Especializado, deve-se   prestar atenção nos campos do quadro “Atendimento Educacional Especializado – AEE”   na pasta de Informações Adicionais,  e incluir as informações correspondentes as necessidade do(s) aluno(s).
 
A Aplicação permite o vínculo de alunos com alguma necessidade especial a turmas regulares (isto é, turmas que não são do Programa Mais Educação e nem são turmas AEE),  apenas quando a opção “Aluno Especial” estiver marcada na tela do Aluno.
 
O aluno pode estar vinculado a uma turma regular em uma escola e utilizar a sala de recurso (atendimento especial) em outra escola; 
A escola que tem sala de recurso que faz a alocação dos alunos na turma de AEE. ​
 
Não é permitido que um aluno seja vinculado a uma turma AEE e turma Regular no mesmo turno. Neste caso, é necessário que o turno da turma AEE seja o oposto da turma regular deste aluno. 
 
Os professores que poderão ser selecionados são aqueles aptos a ministrar aulas em turmas AEE

Em uma turma AEE pode oferecer mais de um  tipo de atividade especial
Regras de Turma de Educação do Campo
Pensando a educação como um elemento vivo, que acontece a todo momento e nos mais diversos espaços, a educação do campo é uma das esferas primordiais e que merece atenção. Para poder cadastrar turmas e ofertar disciplinas  na modalidade Educação do Campo, siga as instruções abaixo: 
 
Acesse:  
  • Curso  – Selecione o curso na lista de cursos oferecidos na Unidade de Ensino, como, por exemplo:  
    • Educação Infantil
    • Educação Infantil – Pré-escola
    • Ensino Fundamental 9 Anos
    • EJA – Fundamental Presencial
  • Série – Selecione a Série oferecida pelo Curso na Unidade de Ensino, exibido na lista do menu Cadastro > Cursos Oferecidos > Séries
  • Período Letivo –  O Usuário deve selecionar o período letivo. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos cadastrados no sistema.
  • Listar apenas períodos vigentes – Se marcado, lista apenas os períodos letivos vigentes –  Períodos que estamos trabalhando.
  • Lista apenas turma ativas – Se marcado, não são exibidas as turmas inativas

Após informar os dados solicitados, acionar o botão Recuperar, para que a aplicação apresente uma grade com a lista de turmas que atendem aos filtros informados.

Caso não haja turma cadastrada com os filtros informados,  será exibida mensagem Nenhum registro foi retornado”.

Tela​ Turma de Alunos

A coluna “Avaliar” possibilita ao professor registrar carga horária utilizada para aquela atividade ou a justificativa de não tê-la feito. (Padrão)

Botões da tela

Para incluir uma nova Turma. o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a tela de Detalhe Turmas de Alunos, onde o usuário deverá informar os dados da  nova Turma, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

 
Para alterar uma Turma, o usuário deverá clicar sobre a campo Descrição, da turma a ser alterada, para que o sistema apresente os dados da Turma desejada na tela de Detalhe Turmas de Alunos, onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.
 
 Para excluir uma ou mais Turmas , o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Turmas a serem excluídos, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
  

A tela Detalhe Turmas de Alunos é composta pelas seguintes pastas: 

  • Pasta Turma de Alunos – características da turma (nome, capacidade, turno, horário, situação, e campo para registro de observação)
  • Pasta Informações Adicionais – Dados do censo 
  • Pasta Alocação de Professores – Professores regentes e professores auxiliares e turno da turma
  • Pasta Oficinas – Oficinas e Monitores do programa Mais Educação
  • Pasta Professores AEE – Professores de Atendimento Educacional Especializado

Para registrar as informações da Turma, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turmas de Alunos

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turma de Alunos​
Nesta pasta Turmas de Alunos, são registradas as informações: 
 
  • Nome da turma – Informe o nome da nova Turma
  • Ativa – Selecionado automaticamente. Deve ser desmarcado quando a turma for desativada
  • Período Letivo – O período letivo já será exibido conforme selecionado na tela ​inicial.​
  • Turno  – (Matutino/Vespertino/Noturno e Integral) quando selecionado um turno, o sistema automaticamente preenche o horário inicial e d​e término, associado ao turno
Nota
Caso a turma faça parte do programa “Mais Educação“, por se se tratar de aulas em turno integral,  a caixa de seleção Integral será automaticamente marcada e as horas serão automaticamente preenchidas de 08:00h às 17:00h.
  • Horário (Início e Término) –  horário sugerido automaticamente conforme o Turno selecionado.
  • Situação – Situação da Turma (aberta, fechada, trancada)
  • Mínimo de alunos – Quantidade mínima de alunos que a turma deve ter.
  • Capacidade –   Quantidade máxima de alunos que a turma deve ter.
  • Alunos Cursando – Campo será atualizado automaticamente à medida que os alunos forem matriculados nesta turma
  • Tipo de turma – Campo é automaticamente preenchido com “Regular” e não é editável.  O tipo da turma pode ser: regular, correção fluxo, multisseriada;​​
  • Tipo de atendimento – Selecionar o tipo de atendimento
    • Atendimento educativo especializado (AEE)
    • Atividade complementar
    • Classe hospitalar
    • Não se aplica
    • Unidade de internação socioeducativa
    • Unidade prisional ​
  • Atendimento Especial –  Indica que a turma necessita de Atendimento Especial. Neste caso, a aba Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores.  O usuário deverá preencher as informações das abas Turma do aluno, Informações adicionais e Professores AEE.
  • Programa Mais Educação – Se a caixa de seleção (check) for selecionado, a turma faz  parte do programa Mais Educação. 
​​​Neste caso, a Pasta Oficinas será habilitada. Além de preencher as informações das pastas Informações Adicionais e Alocação de Professores também deverá preencher as informações da pasta Oficinas.
Regras de Turma de Mais Educação – PME
Por se tratar de aulas em turno integral, ao marcar essa opção a caixa de seleção Integral será automaticamente marcada e as horas serão automaticamente preenchidas de 08:00h às 17:00h.
 
Além das disciplinas regulares, oferecem oficinas para os alunos que são ministradas por monitores. 
 
As mesmas oficinas são oferecidas para todas as turmas do PME na escola. 
 
Se a Escola, participa do Programa Mais Educação, é​ obrigatório que a Escola ofereça quatro oficinas no ano letivo:  
  • ​​Uma obrigatória – Oficina de Acompanhamento Pedagógico –  Orientação a Estudos e Leitura; 
  • Três Oficinas não obrigatórias –  a escola tem livre escolha do tipo da oficina (balé, capoeira, vôlei …); 
É possível ter alunos de outras turmas ou séries participando de uma mesma oficina  
 
É possível cadastrar as oficinas mesmo que os monitores não tenham sido informados  
Nota
A PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007, dispõe sobre o programa Mais Educação
  • Observações​ – Campo para o Usuário descrever alguma informação que considere pertinente
Preencha as informações e acione o botão Confirmar para concluir o cadastro da nova turma, uma mensagem de sucesso será​ exibida “Registro atualizado com sucesso.​​

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Turmas de Alunos

Após salvar as informações na pasta Turma de Alunos,  devem ser registradas as informações na pasta Informações Adicionais ​- características da turmas informadas no Censo Escolar. 

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Informações Adicionais

Nesta pasta Informações Adicionais, são registradas as informações para o Censo Escolar: 

  • Mediação didático-pedagógica –  Relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento
    • Presencial
    • Semipresencial
    • Educação á Distância
  • Profissional escolar em sala de aula:
    • Turma com docente
    • Turma sem docente
  • Dias de Aula
    • Domingo , Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado
  • Modalidade
    • Ensino Regular
    • Educação Especial – Modalidade Substitutiva
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Educação Profissional
  • Etapas de Ensino – A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende as etapas:
    • Educação infantil
    • Pré-Escola
    • Ensino fundamental
    • EJA – Educação de Jovens e Adultos

O sistema assume automaticamente a etapa composta do Curso + Serie selecionados na página inicial. No exemplo da imagem acima, Ensino Fundamental de 9 anos – 2º Ano

  • Exclusiva para alunos especiais –  Esta caixa de seleção aparecerá automaticamente selecionada quando no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado

A pasta de Professores AEE será exibida para permitir vincular o professor à turma, desabilitando automaticamente a aba Alocação de Professores. Neste caso o usuário deverá preencher as informações das pastas Turma do Aluno, Informações Adicionais e Professores AEE

  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Este quadro será habilitado quando no momento da criação da turma, na tela inicial de Turmas de Alunos, o usuário marcar a opção Turma de Atendimento Especializado. O Usuário deve informar o tipo de atendimento oferecido pela turma:
    • Ensino de Braille
    • Ensino de Libras
    • Ensino do uso do Soroban
    • Ensino da Língua na modalidade escrita
    • Estratégias para enriquecimento curricular
    • Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível
    • Técnicas de orientação e mobilidade
    • Estratégia para desenv. de processos mentais
    • Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos
    • Ensino de uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa

Acione o botão Confirmar para concluir o cadastro da nova turma, uma mensagem de sucesso será exibida “Registro atualizado com sucesso.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Alocação de Professores

Nesta pasta o Usuário deve informar os professores que ministram aulas de alguma disciplina  regular na turma. São informados os dados:
  • Nome do Professor – Informe o nome do Professor responsável pela turma
  • Professor da Turma –  indicação do professor responsável pela turma
  • Nome do Professor Auxiliar – ​Informe o nome do Professor Auxiliar da turma
  • Professor Auxiliar –  indicação do professor auxiliar​
  • Turno – Turno da disciplina
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Alocação de Professores

Para pesquisar o Professor basta clicar na Lupa de Pesquisa botão de pesquisa.png​​​ e informar o nome a ser pesquisado.  Caso o mesmo professor lecione todas as disciplinas da turma, após informar o nome do professor para uma das disciplinas, marcar o campo Professor da turma  e isso irá associar automaticamente o professor a todas as disciplinas. O mesmo procedimento se aplica ao registro de Professor Auxiliar.

Nota
 
Em alguns casos, após o cadastro da turma, há necessidade de informar as Disciplinas Diversificadas
 
O Usuário deve realizar o cadastro de tais disciplinas no menu Cadastro de Disciplina Diversificada​
 
Estas disciplinas serão exibidas nesta tela de Turmas de Alunos,  na pasta de Alocação de Professores após as Disciplinas Obrigatórias. ​​
 
O Usuário deverá informar os professores que lecionam as disciplinas Diversificadas, do mesmo modo como cadastramos os professores de disciplinas regulares  – obrigatórias.
 

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oficinas

Pasta só será habilitada quando a turma faz parte do Programa Mais Educação.  A caixa de texto  “Programa Mais Educação” deve estar selecionada na pasta Turmas de Aluno.  Nesta pasta são registrados as Oficinas, Monitores e o turno das oficinas.   
Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Oficinas

Serão listadas todas as oficinas que foram associadas à escola da turma no período letivo em questão. O Usuário deverá informar o monitor de cada oficina naquele período letivo para a turma em questão.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Professores AEE

Esta pasta só fica habilitada quando a turma é do tipo de Atendimento Especializado –  na tela inicial, a caixa de texto ” Atendimento Especializado AEE” deve estar selecionada. Aqui  são registrados os professores de AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Detalhe Turmas de Alunos - Pasta Professores​ AEE

São exibidas três botões que auxiliam na atualização de professores e uma grade com a lista dos professores de AEE já cadastrados.

Botões da tela​​

Para incluir novo Professor de AEE,  o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará nova linha na grade onde o usuário deverá informar o Professor, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre a informação no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 

O campo Professor é do tipo auto completar – possui o ícone    no final do campo. Clique no campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome do Professor que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de professores de AEE cadastrados que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione o professor a ser incluído na turma. 

Para excluir uma ou mais Professores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com  Professores a serem excluídos, em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas.
  • Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
  • Para cancelar a exclusão,  antes de acionar o botão Confirmar, o usuário deve acionar o botão Restaurar

Localizar e Alterar Turma

Para localizar uma Turma é preciso informar os filtros de busca ​ na tela inicial (Unidade de Ensino, Curso, Série, Período Letivo)  e acionar o botão Recuperar, o sistema retornará uma lista das turmas existentes com os dados da turma solicitado.
Turmas de Alunos - Recuperar Turma
Para atualizar ​informações ​da Turma, como capacidade e nome da turma, (conforme permitido pelo perfil de usuário), o Usuário deverá clicar no nome da turma e será aberta a tela de Detalhe da Turma do Aluno.
Atualizar as informações​ ​​​​no respectivo campo e depois acionar o botão Confirmar.  Será exibida a mensagem O Registro foi atualizado com Sucesso.”​​​

Remover Turma

Caso o usuário precise remover uma Turma, deverá informar​ ​os filtros de busca ( Unidade de Ensino, Curso, Série, Período Letivo) e acionar o botão Recuperar, o sistema retornará a lista das turmas existentes. O usuário deverá selecionar a turma a ser apagada e acionar o botão Remover.

Turmas de Alunos - Remover Turma

​Ao acionar o botão Remover será exibia mensagem de confirmação de remoção da turma.

Confirmação da Remoção de Turma

​Acionando o botão Remover, será exibida a mensagem As linhas selecionadas foram excluídas​.”

Mensagem de sucesso da remoção de Turma

Exemplo de necessidade de remoção de turma é quando a turma não atinge a quantidade mínima de alunos. A turma poderá ser excluída desde que não exista alunos associados

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

  • Ocorre esta mensagem se não houver Disciplinas na Matriz Curricular​ cadastrada para o Curso/Ano/Série
Mensagem de erro - Não existe Matriz Curricular para o Curso/ano/série
  • ​Se tentarmos remover uma turma que possua aluno associado, ocorre a  mensagem:
Mensagem de erro - Tentativa de apagar turma com alunos associados.
  • Ocorre a mensagem se o Usuário não informa o turno da turma.
Mensagem - Obrigatório informar o Turno
  • Ocorre a mensagem se o Usuário não informa o tipo de atendimento especializado para turmas de AEE.
Mensagem​ - Obrigatório informar o Tipo de Atendimento Especializado
  • Ocorre a mensagem se o Usuário informa o monitor e não informa o turno da oficina em Turmas do Programa Mais Educação.
Mensagem​ - Obrigatório informar o Turno da oficina quando informar o monitor

Vídeos

plugins premium WordPress
Rolar para cima