Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Registro de Notas

Tela para o registro de notas do Aluno, acessível pelo menu Registro Escolar > Registro de Notas do SAGRES Colégio.

É possível registrar notas do Aluno na Escola atual ou outras escolas da rede e registrar também notas do aluno em outros colégios.

Registro de Notas- Menu

Para registro de notas de outras escolas, é necessário que o aluno apresente o histórico Escolar oficial da outra instituição de Ensino fora da rede de ensino atual,  com as notas de séries anteriores,​ para serem registradas.

Após o usuário acessar o menu descrito acima, o sistema apresenta a tela inicial para Registro de Notas.

Registro de Notas - Tela Inicial

Informe a matrícula do aluno, para o qual, deseja fazer o registro de notas.

  • Se o Usuário sabe a matrícula do Aluno deverá informá-la no campo Aluno, e dar ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno encontrado. Caso não encontre o aluno, o sistema exibirá a mensagem que o aluno não existe.
  • Se o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno,  ele deverá acionar a função Pesquisar, clicando na lupa  no final do campo ​o Aluno, para que o sistema abra a tela Pesquisar. ​
Tela Pesquisar Aluno

O Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno ou parte do nome, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.

Será exibida uma relação de alunos (nomedata de nascimentonome da Mãe, Curso, Ingresso, Nome da Escola  e Série) que satisfaçam os dados informados para pesquisa.

Registro de Notas - Tela Pesquisar com relação de alunos

São exibidos alunos na grade. Para visualizar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último, para pesquisar mais alunos.  ​

O usuário deve selecionar o aluno com dois cliques sobre seu nome. O sistema retorna para a tela Inicial com dados do aluno preenchidos. Acionando o botão Recuperar, o sistema apresentará uma grade com relação das Escolas/Série que o aluno frequentou e que já foram registradas as notas. 

​​​Tela Registro de Notas​

Clicando na coluna Informações, o sistema abre a tela de tela Detalhe Registro de Notas​​​ para atualização de dados de colégios e notas cadastradas. 

Estes três botões auxiliam na atualização das informações.

Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Escola/Série para o Aluno.

O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Escolas/Séries já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Registrar ​​Notas

Ao acionar o botão novo, o sistema abrirá a tela de Detalhe Registro de Notas​​, com as pastas Colégio e Histórico.

Registro de Notas - Detalhe Registro de Notas - ​Pasta Colégio

Inicialmente somente a pasta Colégios estará  habilitada. O Usuário informar os dados do Colégio e Série que o aluno cursou:

  • Ano Letivo (*) – Período Letivo no qual  o aluno cursou a série
  • Colégio  (*) –Informe o nome do colégio que o aluno cursou a Série na lista de colégios cadastrados no menu Tabela > Institucionais > Outros Colégios 
  • Código INEP – Informe o Código do INEP do Colégios selecionado
  • Ano​  (*) – Informe a​ série que o aluno cursou no Colégio e Período Letivo informados
  • CH Total Anual – Informe a carga horária total da série no ano

​​ (*)​ Campos Obrigatórios

Após fazer as atualizações desejadas, acione o botão Confirmar para que as informações sejam registradas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem: O registro foi atualizado com sucesso.”

A pasta Histórico será habilitada para consulta e registro de Atividades Curriculares, notas/Conceito.

Registro de Notas - Detalhe Registro de Notas - ​Pasta Histórico

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Atividade.  O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Atividades já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar).

O Usuário deve selecionar as Atividades e dados da Atividade:

  • Atividade – O sistema exibe a lista de atividades correspondentes ao Curso e Série.
  • Tipo de Resultado –  O sistema exibe a lista de resultados cadastradas para o Curso/Série no Menu Tabela > Currículo > Nível de Curso > pasta Tipo de Resultados
  • Nota – O sistema Habilita o campo nota se a série do curso permite o registro de nota.
  • Conceito – O sistema Habilita o campo Conceito se a série do curso permite o registro de Conceito. Neste caso,  exibe a lista de conceitos  cadastrados para o Curso/Série no Menu Tabela > Currículo > Nível de Curso ​> pasta Conceitos
  • Faltas – Total de faltas do aluno na atividade durante o ano letivo
  • Observações – Registrar observações sobre a atividade

​​Após fazer as atualizações desejadas, acione o botão Confirmar para que as informações sejam registradas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem: O registro foi atualizado com sucesso.”

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

Mensagem de erro quando o usuário não informa os campos obrigatórios.

Campos Obrigatórios não preenchidos

Mensagem de erro na tentativa de incluir atividade duplicada

Atividade duplicada no período letivo

Mensagem de erro quando o resultado informado não é compatível com a configuração

Resultado incompatível
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