Manual Sagres

​​​Relatório - Espelho de Turmas

Tela emissão do relatório com totalização de alunos nas turmas, por Escola e/ou curso​ Acessível pelo menu  Relatório > Unidade de Ensino > Espelho de Turmas.

Espelho de Turmas - Menu

Pré-requisito para  emissão do relatório:

  • ​A matrícula de alunos antigos e novos, já tenha sido realizada no período letivo selecionado.
  • Contabilizar Alunos​ ​​na Instituição – sem registro de Transferência​, Evasão, Falecimento…
Nota
 
Usuário deve ter permissão de acesso à funcionalidade, e informações de Alunos, Professores, Disciplinas, Turmas… da Unidade de Ensino.
 

Após clicar no menu indicado, o sistema apresentará a tela para seleção dos filtros:

Espelho de Turmas - Tela

A tela é dividida em duas partes:

  • Superior – opção de Impressão
  • Inferior – Seleção de Contexto.

Na parte superior, o Usuário informa ​​o Período Letivo, Distrito, Região/Polo, Turno e Tipo de Turma.

  • Período Letivo –  O Usuário deve selecionar o período letivo​. O sistema lista a tabela  de Períodos Letivos ​cadastrados no sistema.  Se a caixa de texto “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem a caixa de texto “Vigente” marcado.​

​Quando a tela é carregada é exibido o período letivo configurado como padrão no menu  ​ Configurações > Seleciona Período Letivo​

  • Distrito – Selecione o Distrito na lista.
  • Região/Polo – Se o Usuário selecionar a opção Todos os Distritos, a opção Região/Polo não será habilitada, e Todos os Distritos serão disponibilizados para listagem.
    Se o Usuário Selecionar um Distrito,  a opção Região/Polo será habilitada.
    • Se a caixa de texto Todos estiver marcada – todas as Regiões/Polos do Distrito selecionado, serão disponibilizadas para listagem.
    • Se a caixa de texto Todos estiver desmarcada – o Usuário deve selecionar uma Região/Polo do da lista.
    • Se a caixa de texto Todas estiver desmarcada e o usuário não selecionar uma Região/Polo, ocorre a mensagem de erro:​​
Mensagem Região/Polo não selecionada
  • Turno –  selecionar o Turno das Turmas
    • Matutino
    • Vespertino
    • Noturno
    • Integral

Todos os Turnos  são marcadas por padrão. O usuário pode  modificar a seleção. Pelo menos um Turno deve ser selecionado.​

  • Tipo de Turma –  selecionar o Tipo de Turma que deve ser exibido no relatório
    • Acelera – Turma de Correção de Fluxo
    • AEE – Turma de Atendimento Educacional Especializado
    • Mais Educação – Turmas do Programa Mais Educação
    • Multisseriada – Turma com alunos de Séries diferentes
    • Regular – Turma de Atividades
    • Se Liga – Turma de Correção de Fluxo

​Todos os Tipos de Turma  são marcadas por padrão. O usuário pode  modificar a seleção. Pelo menos um Tipo de Turma deve ser selecionado.​​​

Na parte inferior, Seleção de contexto, selecionamos algumas Escolas, correspondentes aos dados selecionados na parte superior.​


A seleção de contexto que é dividida em duas áreas:

  • Na área esquerda, são exibidas Escolas do Distrito, Região/Polo informados .
  • Na área direita são apresentados as escolas selecionadas para emissão do relatório

Os itens da área esquerda, Seleção de Contexto são movidos para área direita,  Filtro Selecionado e vice-versa​ através dos botões Adicionar Filtro/Remover Filtro

  1. Inicialmente selecionamos a(s) Unidade(s) de Ensino, (Escola(s)) desejada(s), e acionamos o botão Adicionar Filtro. As escolas selecionadas serão movidas para área Filtro Selecionado
  2. O sistema lista o(s) Curso(sda(s) Unidade(s) de Ensino selecionadas. O Usuário deve selecionar o(s) Curso(s) desejado​(s) e acionar o botão Adicionar Filtro.​  ​Os Cursos selecionados serão movidos para área Filtro Selecionado.
  3. O sistema lista o(s) Ano(s)/ Série(s) do(s) Curso(s) selecionado(s). O Usuário deve selecionar o(s) Ano/Serie(s) desejado(s) e acionar o botão Adicionar Filtro. ​O(s) Ano/Serie(s)​ selecionados serão movidos para área Filtro Selecionado
  4. O sistema lista a(s) Turma(s)​​ do(s) Ano/Serie(s) selecionados. O Usuário deve selecionar a(s) Turma(s)desejada(s) e Acionar o botão Adicionar Filtro. A(s) Turma(s) selecionadas serão movidas para área Filtro Selecionado​

Se optarmos em não selecionar itens para área Filtro Selecionado, todas as opções da área Seleção de Contexto serão exibidas no relatório.

Exemplo:

    • Se não selecionarmos Unidades de Ensino, o relatório será exibido com todas as Escolas do Distrito/ Região/Polo definidos na área  superior.
    • ​Se selecionarmos uma Escola e não selecionarmos Cursos, o relatório será exibido com todos os cursos da Escola selecionada.
    • E assim por diante com Ano/Série e Turma.​

Para remover itens da área de Filtro Selecionado, marque-os e a seguir acione o botão Remover Filtro.

Após definir as escolas, cursos… que participarão do relatório, acione o botão Exibir Relatório. O relatório será visualizado.

Espelho de Turmas ​- Exemplo de Relatório​

O relatório é exibido por Unidade de Ensino e Curso, ordenado por série e turma.

Lista o Ano/Série, Turma, Turno e Capacidade das turmas, a quantidade de Alunos Cursando, Alunos Evadidos e Alunos Transferidos.Lista totais gerais do curso e da Unidade de Ensino.

Impressão do Relatório / Salvar Cópia

Veja como imprimir o relatório clicando aqui ⇒ IMPRIMIR O RELATÓRIO
 
Veja como salvar dados do relatório em arquivo clicando aqui ⇒​ SALVAR DADOS DO RELATÓRIO ​EM ARQUIVO

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​

  • Ocorre esta mensagem quando não existem dados que atendam aos filtros informados:
Nenhum registro encontrado
  • ​​Ocorre esta mensagem quando o usuário não seleciona ​o Período Letivo:
Período Letivo Obrigatório
  • Ocorre esta mensagem quando o usuário não seleciona pelo menos um turno:
Turno Obrigatório
plugins premium WordPress
Rolar para cima