Manual Sagres

​​​​​​Relatório - Turmas sem Professor

Tela emissão do relatório  de Turmas que não têm professores alocados em alguma disciplina, no ano letivo. 

Acessível pelo menu  Relatório > Unidade de Ensino > Turmas sem Professor

Turmas sem Professor - Menu
Nota
 
Usuário deve ter permissão de acesso à funcionalidade, e informações de Alunos, Professores, Disciplinas, Turmas… da Unidade de Ensino​​
​​​

É pré-requisito para emissão do relatório que o planejamento do Período Letivo já tenha sido realizado.​

Após clicar no menu indicado o sistema apresentará a tela para seleção dos filtros:

Turmas sem Professor - Tela

A tela é dividida em duas partes: Superior- opção de Impressão e Inferior – Seleção de Contexto.

Na parte superior, o sistema exibe o Período Letivo atual e o Usuário informa ​​, Distrito, Região/Polo, Turno e Tipo de Turma.

  • Período Letivo –  O sistema exibe o período letivo configurado como padrão no menu  ​ Configurações > Seleciona Período Letivo​.
  • Distrito – Selecione o Distrito na lista
  • Região/Polo – Se o Usuário selecionar a opção Todos os Distritos, a opção Região/Polo não será habilitada, e Todos os Distritos serão disponibilizados para listagem. Se o Usuário Selecionar um Distrito,  a opção Região/Polo será habilitada.
    • Se a caixa de texto Todos estiver marcada – todas as Regiões/Polos do Distrito selecionado, serão disponibilizadas para listagem.
    • Se a caixa de texto Todos estiver desmarcada – o Usuário deve selecionar uma Região/Polo do da lista;
    • Se a caixa de texto Todas estiver desmarcada e o usuário não selecionar uma  Região/Polo, ocorre a mensagem de erro:​​
Mensagem ​região / Polo não selecionada
  • Turno –  selecionar o Turno das Turmas
    • Matutino
    • Vespertino
    • Noturno
    • Integral

Todos os Turnos  são marcadas por padrão. O usuário pode  modificar a seleção. Pelo menos um Turno deve ser selecionado.​

  • Tipo de Turma –  selecionar o Tipo de Turma que deve ser exibido no relatório
    • Acelera
    • AEE
    • Mais Educação
    • Regular
    • Se Liga
    • Multisseriada

​Todos os Tipos de Turma são marcadas por padrão. O usuário pode  modificar a seleção. Pelo menos um Tipo de Turma deve ser selecionado.​​​

Na parte inferior, Seleção de contexto,  selecionamos Escolas,  correspondentes aos dados selecionados na parte superior.​


A seleção de contexto que é dividida em duas áreas:

  • Na área esquerda, são exibidas Escolas do Distrito, Região/Polo informados .
  • Na área direita são apresentados as escolas selecionadas para emissão do relatório

Os itens da área esquerda, Seleção de Contexto são movidos para área direita,  Filtro Selecionado e vice -versa​ através dos botões Adicionar FiltroRemover Filtro

  • Inicialmente selecionamos a(s) Unidade(s) de Ensino, (Escola(s)) desejada(s), e acionamos o botão Adicionar Filtro. ​As escolas selecionadas serão movidas para área Filtro Selecionado.
  • O sistema lista o(s) Curso(s) da(s) Unidade(s) de Ensino selecionadas. O Usuário deve selecionar o(s) Curso(s) desejado​(s) e acionar o botão Adicionar Filtro. ​Os Cursos selecionados serão movidos para área Filtro Selecionado.
  • O sistema lista a(s) Ano(s)/ Série(s) do(s) Curso(s) selecionados. O Usuário deve selecionar o(s) Ano/Serie(s) desejado(s) e acionar o botão Adicionar Filtro. ​O(s) Ano/Serie(s)​ selecionados serão movidos para área Filtro Selecionado​.
  • O sistema lista o(s) Matéria(s) do(s) Ano/Série(s) selecionados. O Usuário deve selecionar a(s) Matéria(s) desejado(s) e acionar o botão​ Adicionar Filtro. ​O(s) Ano/Serie(s)​ selecionados serão movidos para área Filtro Selecionado​.

Se optarmos em não selecionar itens para área Filtro Selecionado,  todas as opções da área Seleção de Contexto serão exibidas no relatório.

Exemplo:

    • Se não selecionarmos Unidades de Ensino, o relatório será exibido com todas as Escolas do Distrito/ Região/Polo definidos na área  superior.
    • ​Se selecionarmos uma Escola e não selecionarmos Cursos, o relatório será exibido com todos os cursos da Escola selecionada.
    • E assim por diante com Ano/Série e Matéria.​

Para remover itens da área de Filtro Selecionado,​ marque-os e a seguir acione o botão Remover Filtro.

Após definir as escolas, cursos… que participarão do relatório, acione o botão Exibir Relatório. O relatório será visualizado.

Turmas sem Professor ​ - Exemplo do Relatório​

O relatório é exibido por Unidade de Ensino, ordenada por Curso e Matéria.

Lista o Curso, Matéria, TurmaAno/SérieTurnoTurma,  Tipo de TurmaTotal (de turmas, da Matéria no Curso). No Final, é exibido o total de Turmas sem professor da Unidade de Ensino.

Informação​ na coluna Matéria: 
  • ​​Curso Fundamental 9 anos I (1º ao 5º ano) ou Curso Infantil (Pré-escola e Creche), como o professor é único para todas as atividades regulares, exibir, “Todas as Matérias”.
  • Curso Fundamental 9 anos II, Curso Fundamental 8anos e EJA, como existe um professor para cada disciplina, exibir o nome da Matéria correspondente a atividade/disciplina. 

Impressão do Relatório / Salvar Cópia

Veja como imprimir o relatório clicando aqui ⇒ IMPRIMIR O RELATÓRIO
 
Veja como salvar dados do relatório em arquivo clicando aqui ⇒​ SALVAR DADOS DO RELATÓRIO ​EM ARQUIVO ​

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​

​​​Ocorre esta mensagem quando não existem dados que atendam aos filtros informados:
Nenhum registro encontrado
Ocorre esta mensagem quando o usuário não seleciona o Distrito:
Distrito Obrigatório​
Ocorre esta mensagem quando o usuário não seleciona pelo menos um turno:
 
Turno Obrigatório

Ocorre esta mensagem quando o usuário não seleciona pelo menos um tipo de turma:

Tipo de Turma Obrigatório
plugins premium WordPress
Rolar para cima