Manual Sagres

Cadastro do Servidor

Cadastro contendo informações pessoais dos Servidores – Professores/Funcionário da Instituição, acessível pelo o menu Cadastro > Servidor no ou pelo ícone Servidores na interface do SAGRES Gestão de Pessoal.

Cadastro - Servidor - Menu

A inclusão de informações no Cadastro de Servidores é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem os servidores na Instituição.

Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a tela inicial da interface Servidor (Professor/Funcionário), onde o usuário deverá clicar no campo Novo, para cadastrar um novo Professor/Funcionário.

Cadastro - Servidor - Novo servidor

Descrição da Interface de Servidor (Professor / Funcionário)

tela Servidor (Professor/Funcionário) é composta de diversas pastas. As informações são agrupadas por assuntoDados pessoais, Endereços, Telefones, Complemento, Servidor, Curso, Professor, Curso Específico de Professor e Documento. Cada assunto é representado por uma única tela ou por um conjunto de pastas, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.

Dados Pessoais

Na pasta Dados pessoais como exemplo, informamos, como o próprio nome diz, os dados pessoais do Professor/Funcionários: Nome, Nome Social, Nome do pai, Nome da mãe, sexo, data de nascimento, CPF, RG (número, data de expedição, Órgão Emissor, Estado), tipo do documento de identificação (civil, militar, ou profissional), Estado civil, cor/raça (Amarela, Branca, Indígena, Não definida, Parda, Preta), Estado da federação onde nasceu, Naturalidade (precisa definir antes o estado em que nasceu), País, indicação se é naturalizado, Nacionalidade, e e-mail).

Cadastro - Servidor- Tela Dados Pessoais

Clicar na área reservada para a foto para incluir a foto do Servidor. O sistema abrirá a tela Carregar Imagem. Localizar o arquivo com a foto, que deverá ser associada aos dados que estão sendo inseridos. O usuário clica no botão Procurar para localizar o arquivo, e clica sobre o botão OK.

Cadastro - Servidor - Adicionar Foto

Após o preenchimento dos dados desejados para o cadastro do Novo Servidor,  em todas as pastas da interface  o usuário deverá clicar no botão Salvar, e a mensagem de sucesso será exibida”Registro atualizado com sucesso“.

ATENÇÃO
 
Existe um conjunto mínimo de campos a serem preenchidos nas pastas que são exigidos para incluir um novo Servidor no sistema, são eles:
  • Nome
  • Nome Social
  • Naturalidade
  • Admissão
  • Endereço
Caso o usuário tente Salvar sem o devido preenchimento dessas informações obrigatórias, o sistema irá apresentar uma mensagem solicitando o preenchimento do respectivo campo.
 

Pesquisar e Alterar Servidor

Caso o usuário deseje pesquisar um Servidor é preciso informar o nome do Servidor no campo Funcionário e clicar em Recuperar, o sistema retornará a consulta com os dados do Funcionário solicitado. Caso nenhum servidor seja encontrado o sistema irá emitir um alerta.

Para alterar os dados de um servidor o usuário precisará pesquisar pelo nome do servidor e então mudar as informações dos campos da interface. Realizadas as alterações, acione o botão Salvar para que os novos dados sejam registrados no sistema.
Cadastro- Servidor- Dados Pessoais

Endereço

O  Endereço Principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.
  • Tipo (*) – Selecionar o tipo ( comercial, residencial, temporário…), da lista registrada no menu Tabela > Outros > Tipo de Endereço;
  • CEP – Informar um CEP válido correspondente ao endereço;
  • Endereço (*) – Informar nome da rua;
  • Complemento – Informar complemento do endereço se houver;
  • No do Imóvel – Informar número do imóvel;
  • Estado (*) – Selecionar o estado da lista registrada no menu Tabela > Outros > Estado;
  • Cidade (*) – Selecionar a cidade da lista registrada no menu Tabela > Outros > Cidade;
  • Distrito (*) – Selecionar o distrito da lista;
  • Localização  (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural.

(*)  Campos Obrigatórios

Cadastro - Servidor - Endereco Principal
Nota
 

Nas lista de Cidades é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão no menu Tabela > Outros > Cidades.

Ao informar o CEP válido o sistema já retorna com o preenchimento automático do campo Endereço,Bairro, Cidade e Distrito.

Para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços a três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para o Servidor, caso existam.

O cadastramento das informações no menu: Tabela >  Outros > Tipo de Endereço é pré-requisito para cadastrar os endereços do Servidor.

Outros Endereços

O sistema exibe os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Outros Endereços.
  • Acione o botão Novo para incluir novo endereço. O sistema abrirá a tela para registro de “Outro Endereço”;
  • Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o endereço;
  • Acione o botão Restaurar para recuperar um endereço removido (sem salvar);
  • Acione no botão Confirmar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.
Cadastro - Servidor - Outros endereços

Telefones

 Nesta pasta são registrados os Telefones do Servidor.
Cadastro- Servidor- Pasta Telefones
Use os botões Novo / Remover / Restaurar para atualização do registro de Telefones.
  • Acione o botão Novo para incluir novo Telefone;
    • Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o telefone;
  • Acione o botão Restaurar para recuperar um Telefone removido (sem salvar);
  • Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas;  se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.” 
 
Informe os dados do Telefone:
  • DDD –  informe o DDD do telefone
  • Número –  informe o número do telefone
  • Tipo – Selecione o tipo da lista registrada no menu Tabela> Outros > Tipo de Telefone
  • Preferencial –  Selecione a caixa de texto para indicar se o telefone é preferencial.
  •  O cadastramento das informações na Tabela> Outros > Tipo de Telefone é pré-requisito para cadastrar os telefones do Servidor.

Complemento

Nesta pasta Complementamos o registro de dados do Servidor. O cadastramento das informações nas tabelas Escolaridade, Estados e Cidades é pré-requisito para registrar documento nesta pasta.
Cadastro-Servidor- Pasta Complemento
 
  • Escolaridade – Selecione a escolaridade do servidor na lista registrada no menu Tabela> Outros> Escolaridade
  • Empresa – Informe nome da empresa que o servidor trabalha
  • Profissão – Informe a profissão do servidor
  • Ramo – Informe o ramo de atuação do servidor na empresa
  • Cargo –  Informe o cargo do servidor na empresa
  • Cônjuge – Informar dados do cônjuge do aluno, quando for o caso
      • Nome – Informe o nome  do cônjuge do servidor 
      • CPF – Informe o CPF  do cônjuge
      • Profissão – Informe a profissão do cônjuge
    • HomePage  – Home page do servidor
    • Documentação
    • Doc militar – Informe o documento militar do aluno, quando for o caso
      • Número – Informe o número do documento militar para o sistema habilitar demais campos.
      • Tipo – Selecione na lista de órgãos militar : Ministério da Defesa; Ministério do Exército; Ministério da Marinha; Ministério da Aeronáutica; Polícia Militar;
      • Data da Expedição Informe a data de expedição do documento militar
      • Título de Eleitor – Informar o título de eleitor do servidor , quando for o caso
      • Número – Informe o número do título para o sistema habilitar demais campos.
      • Zona – Informe a zona eleitoral do título
      • Seção – Informe a seção eleitoral do título
      • Data da Expedição – Informe a data de expedição do título
      • Estado –  Selecione na lista cadastrada no menu: Tabela > Outros > Estado
      • Cidade – Selecione na lista cadastrada no menu: Tabela > Outros > Cidade
      • Número do Passaporte – Informe o número do Passaporte do servidor
      • Visto estrangeiro
      • Número – informe o número do visto do servidor estrangeiro
      • Expedição – informe a data de expedição do visto
      • Dt. Entrada – informe a data de entrada no aluno no país
      • Validade – informe a data de validade do visto
      • Deficiências: Indicação se o servidor tem alguma deficiência, selecionando o grau da deficiência:
        • Física – Selecione uma a situação do aluno com a deficiência
          • Sem deficiência
          • Possui deficiência
          • Auxílio – Selecione a opção para auxílio da Deficiência Física 
            • Sem deficiência
            • Auxilio para transcrição – deficiência de membros superiores 
            • Mesa adaptada para cadeira de rodas
        • Visual – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência visual:
          • Sem deficiência Possui deficiência 
          • Visual
          • Sem deficiência Cegueira Baixa visão
          • Auxílio – Selecione a opção para auxílio para a Deficiência visual
            • Sem deficiência 
            • Auxilio para leitura e escrita – ledor
            • Prova ampliada
        • Auditiva  – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência auditiva:
          • Sem deficiência
          • Surdez 
          • Deficiência auditiva
          • Auxílio – Selecione a opção para a Deficiência Auditiva 
            • Sem deficiência
            • Usa aparelho auditivo
            • Não usa aparelho auditivo apesar da deficiência
        • Mental – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência mental:
          • Sem deficiência 
          • Síndrome de RETT 
          • Transtorno desintegrativo da infância
        • Intelectual  – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência intelectual:
          • Sem deficiência
          • Superdotação
          • Autista
          • Síndrome de Asperger
      • Tipo sanguíneo – Informe o tipo sanguíneo (A, B, O) e o fator RH (+ , -) do servidor
    • – Campo livre para descrição de necessidades especiais que o aluno precisar.
 

Servidor

Na pasta Servidor informamos os dados do Servidor (Professor/Funcionário)do concurso/contrato na Instituição, ou seja, essas informações serão associadas diretamente Instituição de Educação. Informações como data de admissão, data de desligamento, afastamentos, se o funcionário exerce atividades somente da Secretaria Central da instituição, serão cadastradas nesta pasta, associando ao cadastro do funcionário na secretaria, independentemente de possuir vínculos com unidades de ensino ou não.

Inicialmente informamos os dados na área superior da interface: data de Admissão, data de desligamento e dados da Carteira Profissional (estado, número e número de série) e para registrar as informações no sistema, acionamos o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso no canto superior direito.

Cadastro- Servidor - Pasta Servidor
 

Na área inferior, são registrados informações dos Concursos / Contratos do Servidor na Instituição.

Para consultar os dados cadastrados marque a caixa de texto no início da linha do Concurso/ Contrato, e, clique no campo Informações no final da linha. O sistema irá exibir uma outra  interface Detalhes do Servidor, com  três  pastas: Concurso, Unidade,Situação Laboral.

Existem três botões na interface que auxiliam na inclusão das informações.

Botões gerais
 
Acionando o botão Novo, o sistema apresentará a interface Detalhes do Servidor. Na pasta Concurso deverá ser informado a Matrícula Interna, Data Fim, Carga horária, início, fim, situação (ativo, inativo),  turno (matutino, vespertino, noturno), carga horária e observações.
As informações  regime, situação, cargo e carga horária são de preenchimento obrigatório.
Cadastro - Servidor - Informações de Funcionário - Informações de Concurso
Na pasta Unidade, informamos as Unidades que o Servidor está alocado. É obrigatório  o preenchimento dos campos Unidade de EnsinoVínculoFunçãoInícioSituação (caso a situação do Servidor seja inativo então o campo fim deve ser preenchido), Turno (matutino, vespertino, noturno) e é necessário também que uma das Cargas Horárias sejam preenchidas, ou a Carga Horária Regular ou a Carga Horária Extra estejam preenchidos.
 
Cadastro-Servidor-Professor-Funcionário-Pasta Servidor-Unidade.png
Pasta Servidor – Detalhes do Servidor – Pasta Unidade
Cadastro - Servidor - Informações de Funcionário - Informações de Unidade
Nesta pasta é registrada a função do Servidor na  Unidade de Ensino como por exemplo  Diretor, Vice-Diretor. Na pasta Diretor do cadastro da Unidade de Ensino do SAGRES Colégio, são exibidos os diretores registrados nesta pasta Servidor – Detalhes do Servidor – Pasta Unidade.
Movendo a barra de rolagem para direita, o sistema exibe as demais informações registradas na pasta.
Cadastro - Servidor - Informações de Funcionário - Informações de Unidade continuação
Na pasta Situação Laboral  o usuário deverá clicar no botão Novo, e novos campos surgiram para preenchimento tais como data de Início*, data de Fim do período do Afastamento, o tipo já cadastrado (saiba mais), o Órgão (campo disponível para preenchimento apenas quando o tipo for à Disposição para outro Órgão) e o Ônus. Ao cadastrar um afastamento de um Professor/Funcionário não aparecerá mais na lista de funcionários disponíveis para o exercício da função, a exemplo dos professores que não parecerão em no Relatórios para Assumir Turmas no Sagres Colégio.
Cadastro - Servidor - Informações de Funcionário - Informações de Situação laboral
 
Após o preenchimento dos dados nas pastas o usuário deve clicar no botão Confirmar, localizado ao lado direito da tela, para o sistema possa gravar as informações digitadas.
 
Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição da linha  do cabeçalho, para que o sistema identifique as informações, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover. O sistema removerá as linhas marcadas da interface;  para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar
 
Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso. 
 
Finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
 
 
Curso
Cadastro - Servidor - Pasta Curso
É pré-requisito para preenchimento das informações da pasta Curso, que a informação do campo escolaridade da pasta Complemento esteja preenchida.
 
Para adicionar informações à pasta Curso, é necessário acionar o botão novo, sinalizado na imagem acima, assim o sistema criará uma nova linha, também sinalizada na imagem acima, onde o usuário deverá informar instituição, titulação, curso, início, término, horas e status
 
Nesta pasta Curso, para que se possa salvar as informações, é pré-requisito que os campos instituição, titulação e início.
 
Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição do Instituição/Titulação/Curso/Início/Término/Horas/Status para que o sistema marque as informações exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar
Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Habilitações Professor

Para preenchimento das informações da pasta Habilitações Professor é preciso que exista cadastrado na pasta Servidor uma linha com a informação de função professor selecionada. É pré-requisito também que o campo e-mail, na pasta Dados pessoais esteja preenchido.

Na pasta Habilitações Professor (observe a figura acima), o usuário deverá informar Código INEP, selecionar se participa dos programas:Programa Mais Educação – MonitorPrograma Acelera, Programa Se Ligae selecionar Atendimento Especial (quando necessário).
Botões gerais
Acionando o botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar na pasta Habilitações Professor as informações apto a ministrar Ano/Série e Disciplina.
 

Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição do Apto a ministrar Ano/Série/Disciplina para que o sistema marque as informações exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar

Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Curso Específico de Professor 

Na pasta Curso Específico de Professor é necessário que já exista um cadastro na pasta Servidor com uma linha informando a função como professor selecionada e também que o campo e-mail, na pasta Dados pessoais esteja preenchido.

Para adicionar um curso específico acione o botão novo e selecione o campo da nova linha de Curso Específico que será aberta no sistema. Após adicionar as informações, é necessário acionar o botão Salvar para registrar as informações.

Cadastro-Servidor-Adicionar-Curso-específico-de-Professor

Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição do Curso Específico para que o sistema marque as informações exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Documentos

Nesta pasta permite o anexo de documentos vinculados a um servidor e realizar a posteriori o respectivo download. 

Cadastro- Servidor - Pasta Documentos

Para adicionar um documento acione o botão novo, em seguida uma nova janela – Importar Arquivo será exibida, o usuário deverá preencher o campo descrição do arquivo e depois clicar no botão “Escolher arquivo“. Após essas etapas concluídas é necessário acionar o botão Salvar para registrar as informações.

Cadastro -Servidor - Pasta Documentos - Importar Arquivo
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