Cadastro do Servidor
Cadastro contendo informações pessoais dos Servidores – Professores/Funcionário da Instituição, acessível pelo o menu Cadastro > Servidor no ou pelo ícone Servidores na interface do SAGRES Gestão de Pessoal.

A inclusão de informações no Cadastro de Servidores é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem os servidores na Instituição.
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a tela inicial da interface Servidor (Professor/Funcionário), onde o usuário deverá clicar no campo Novo, para cadastrar um novo Professor/Funcionário.

Descrição da Interface de Servidor (Professor / Funcionário)
A tela Servidor (Professor/Funcionário) é composta de diversas pastas. As informações são agrupadas por assunto: Dados pessoais, Endereços, Telefones, Complemento, Servidor, Curso, Professor, Curso Específico de Professor e Documento. Cada assunto é representado por uma única tela ou por um conjunto de pastas, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.
Dados Pessoais
Na pasta Dados pessoais como exemplo, informamos, como o próprio nome diz, os dados pessoais do Professor/Funcionários: Nome, Nome Social, Nome do pai, Nome da mãe, sexo, data de nascimento, CPF, RG (número, data de expedição, Órgão Emissor, Estado), tipo do documento de identificação (civil, militar, ou profissional), Estado civil, cor/raça (Amarela, Branca, Indígena, Não definida, Parda, Preta), Estado da federação onde nasceu, Naturalidade (precisa definir antes o estado em que nasceu), País, indicação se é naturalizado, Nacionalidade, e e-mail).
Clicar na área reservada para a foto para incluir a foto do Servidor. O sistema abrirá a tela Carregar Imagem. Localizar o arquivo com a foto, que deverá ser associada aos dados que estão sendo inseridos. O usuário clica no botão Procurar para localizar o arquivo, e clica sobre o botão OK.

Após o preenchimento dos dados desejados para o cadastro do Novo Servidor, em todas as pastas da interface o usuário deverá clicar no botão Salvar, e a mensagem de sucesso será exibida”Registro atualizado com sucesso“.
- Nome
- Nome Social
- Naturalidade
- Admissão
- Endereço
Pesquisar e Alterar Servidor
Caso o usuário deseje pesquisar um Servidor é preciso informar o nome do Servidor no campo Funcionário e clicar em Recuperar, o sistema retornará a consulta com os dados do Funcionário solicitado. Caso nenhum servidor seja encontrado o sistema irá emitir um alerta.
Endereço
- Tipo (*) – Selecionar o tipo ( comercial, residencial, temporário…), da lista registrada no menu Tabela > Outros > Tipo de Endereço;
- CEP – Informar um CEP válido correspondente ao endereço;
- Endereço (*) – Informar nome da rua;
- Complemento – Informar complemento do endereço se houver;
- No do Imóvel – Informar número do imóvel;
- Estado (*) – Selecionar o estado da lista registrada no menu Tabela > Outros > Estado;
- Cidade (*) – Selecionar a cidade da lista registrada no menu Tabela > Outros > Cidade;
- Distrito (*) – Selecionar o distrito da lista;
- Localização (*) – Selecionar opção: Urbana ou Rural.
(*) Campos Obrigatórios

Nas lista de Cidades é possível configurar o sistema para a cidade da instituição ser exibida no topo, selecionando o campo Padrão no menu Tabela > Outros > Cidades.
Ao informar o CEP válido o sistema já retorna com o preenchimento automático do campo Endereço,Bairro, Cidade e Distrito.
Para registrar as informações no sistema, acionamos o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços a três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para o Servidor, caso existam.
O cadastramento das informações no menu: Tabela > Outros > Tipo de Endereço é pré-requisito para cadastrar os endereços do Servidor.
Outros Endereços
- Acione o botão Novo para incluir novo endereço. O sistema abrirá a tela para registro de “Outro Endereço”;
- Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o endereço;
- Acione o botão Restaurar para recuperar um endereço removido (sem salvar);
- Acione no botão Confirmar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.“

Telefones

- Acione o botão Novo para incluir novo Telefone;
- Marque o registro na caixa de texto á esquerda do tipo e acione no botão Remover para apagar o telefone;
- Acione o botão Restaurar para recuperar um Telefone removido (sem salvar);
- Acione no botão Salvar para gravar as modificações executadas; se não ocorrerem erros, será exibida a mensagem “O Registro foi atualizado com Sucesso.”
- DDD – informe o DDD do telefone
- Número – informe o número do telefone
- Tipo – Selecione o tipo da lista registrada no menu Tabela> Outros > Tipo de Telefone
- Preferencial – Selecione a caixa de texto para indicar se o telefone é preferencial.
- O cadastramento das informações na Tabela> Outros > Tipo de Telefone é pré-requisito para cadastrar os telefones do Servidor.
Complemento

- Escolaridade – Selecione a escolaridade do servidor na lista registrada no menu Tabela> Outros> Escolaridade
- Empresa – Informe nome da empresa que o servidor trabalha
- Profissão – Informe a profissão do servidor
- Ramo – Informe o ramo de atuação do servidor na empresa
- Cargo – Informe o cargo do servidor na empresa
- Cônjuge – Informar dados do cônjuge do aluno, quando for o caso
- Nome – Informe o nome do cônjuge do servidor
- CPF – Informe o CPF do cônjuge
- Profissão – Informe a profissão do cônjuge
- HomePage – Home page do servidor
- Documentação
- Doc militar – Informe o documento militar do aluno, quando for o caso
- Número – Informe o número do documento militar para o sistema habilitar demais campos.
- Tipo – Selecione na lista de órgãos militar : Ministério da Defesa; Ministério do Exército; Ministério da Marinha; Ministério da Aeronáutica; Polícia Militar;
- Data da Expedição – Informe a data de expedição do documento militar
- Título de Eleitor – Informar o título de eleitor do servidor , quando for o caso
- Número – Informe o número do título para o sistema habilitar demais campos.
- Zona – Informe a zona eleitoral do título
- Seção – Informe a seção eleitoral do título
- Data da Expedição – Informe a data de expedição do título
- Estado – Selecione na lista cadastrada no menu: Tabela > Outros > Estado
- Cidade – Selecione na lista cadastrada no menu: Tabela > Outros > Cidade
- Número do Passaporte – Informe o número do Passaporte do servidor
- Visto estrangeiro
- Número – informe o número do visto do servidor estrangeiro
- Expedição – informe a data de expedição do visto
- Dt. Entrada – informe a data de entrada no aluno no país
- Validade – informe a data de validade do visto
- Deficiências: Indicação se o servidor tem alguma deficiência, selecionando o grau da deficiência:
- Física – Selecione uma a situação do aluno com a deficiência
- Sem deficiência
- Possui deficiência
- Auxílio – Selecione a opção para auxílio da Deficiência Física
- Sem deficiência
- Auxilio para transcrição – deficiência de membros superiores
- Mesa adaptada para cadeira de rodas
- Visual – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência visual:
- Sem deficiência Possui deficiência
- Visual
- Sem deficiência Cegueira Baixa visão
- Auxílio – Selecione a opção para auxílio para a Deficiência visual
- Sem deficiência
- Auxilio para leitura e escrita – ledor
- Prova ampliada
- Auditiva – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência auditiva:
- Sem deficiência
- Surdez
- Deficiência auditiva
- Auxílio – Selecione a opção para a Deficiência Auditiva
- Sem deficiência
- Usa aparelho auditivo
- Não usa aparelho auditivo apesar da deficiência
- Mental – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência mental:
- Sem deficiência
- Síndrome de RETT
- Transtorno desintegrativo da infância
- Intelectual – Selecione a opção que se aplica ao servidor com deficiência intelectual:
- Sem deficiência
- Superdotação
- Autista
- Síndrome de Asperger
- Física – Selecione uma a situação do aluno com a deficiência
- Tipo sanguíneo – Informe o tipo sanguíneo (A, B, O) e o fator RH (+ , -) do servidor
- – Campo livre para descrição de necessidades especiais que o aluno precisar.
Servidor
Na pasta Servidor informamos os dados do Servidor (Professor/Funcionário), do concurso/contrato na Instituição, ou seja, essas informações serão associadas diretamente Instituição de Educação. Informações como data de admissão, data de desligamento, afastamentos, se o funcionário exerce atividades somente da Secretaria Central da instituição, serão cadastradas nesta pasta, associando ao cadastro do funcionário na secretaria, independentemente de possuir vínculos com unidades de ensino ou não.
Inicialmente informamos os dados na área superior da interface: data de Admissão, data de desligamento e dados da Carteira Profissional (estado, número e número de série) e para registrar as informações no sistema, acionamos o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“ no canto superior direito.

Na área inferior, são registrados informações dos Concursos / Contratos do Servidor na Instituição.
Para consultar os dados cadastrados marque a caixa de texto no início da linha do Concurso/ Contrato, e, clique no campo Informações no final da linha. O sistema irá exibir uma outra interface Detalhes do Servidor, com três pastas: Concurso, Unidade,Situação Laboral.
Existem três botões na interface que auxiliam na inclusão das informações.







Habilitações Professor
Para preenchimento das informações da pasta Habilitações Professor é preciso que exista cadastrado na pasta Servidor uma linha com a informação de função professor selecionada. É pré-requisito também que o campo e-mail, na pasta Dados pessoais esteja preenchido.


Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição do Apto a ministrar Ano/Série/Disciplina para que o sistema marque as informações exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.
Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Curso Específico de Professor
Na pasta Curso Específico de Professor é necessário que já exista um cadastro na pasta Servidor com uma linha informando a função como professor selecionada e também que o campo e-mail, na pasta Dados pessoais esteja preenchido.
Para adicionar um curso específico acione o botão novo e selecione o campo da nova linha de Curso Específico que será aberta no sistema. Após adicionar as informações, é necessário acionar o botão Salvar para registrar as informações.

Para excluir as informações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as informações a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as informações exibidas na tela, deverá marcar a primeira posição do Curso Específico para que o sistema marque as informações exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Documentos
Nesta pasta permite o anexo de documentos vinculados a um servidor e realizar a posteriori o respectivo download.

Para adicionar um documento acione o botão novo, em seguida uma nova janela – Importar Arquivo será exibida, o usuário deverá preencher o campo descrição do arquivo e depois clicar no botão “Escolher arquivo“. Após essas etapas concluídas é necessário acionar o botão Salvar para registrar as informações.
