Manual Sagres

​Ingresso do Aluno

A entrada de novos alunos nas instituições de ensino superior é prec​edida por um processo de seleção.​

 Para cada Nível de ensino (Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado, Matrícula Especial, Mobilidade Discente) há um procedimento específico para Seleção.  Os cursos de graduação são os que recebem o maior número de alunos.

Em função disso as instituições precisam adotar estratégias para seleção e ingresso de novos alunos.

Durante muitos anos o Vestibular foi o único processo de seleção.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País, pois está se tornando um dos principais meios de acesso ao ensino superior. Existem pelo menos quatro formas de usar o resultado do Enem para entrar em uma faculdade:

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil. Os candidatos são classificados unicamente pela nota do Enem, sem precisar fazer o Vestibular tradicional.
  • SISU: o Sistema de Seleção Unificada é outro programa do Governo Federal que usa o desempenho do Enem como critério de seleção, sem a necessidade de passar pelo Vestibular tradicional. Neste caso, porém, o processo é para ingresso em universidades públicas.
  • Complemento do Vestibular: algumas universidades públicas e privadas que aplicam o Vestibular tradicional consideram o desempenho no Enem para complementar a pontuação do concurso. Cada instituição tem suas próprias regras e aceita um percentual diferente da nota do Exame.
  • Ingresso direto: esta modalidade é mais usada nas universidades particulares. Basta o candidato apresentar a nota do Enem e caso tenha a pontuação necessária já pode fazer a matrícula no curso desejado. O desempenho mínimo nas provas objetivas e na redação variam de acordo com a instituição. ​​
Fluxo da Seleção até a Matrícula do Aluno

As informações do cadastro de Alunos no Sagres fica registrado na interface de Cadastro de Alunos​.

As formas de Ingresso de alunos mais comuns nas instituições de ensino são:

  • Processo Seletivo

Caso haja integração com o SAGRES Concurso, as informações da aba Concurso na Interface de Cadastro de Alunos são preenchidas quando ocorre a importação do aprovado no vestibular.

A importação dos dados de candidatos aprovados nos processos de seleção a partir das listas geradas pelo Sagres Concurso também pode ser feita:

O aluno ingressa em um curso já tendo concluído outro curso superior.

Se o currículo do curso contiver conteúdos que o aluno tenha cumprido em outro curso ele pode requerer a liberação de cursar determinadas disciplinas.    Esse procedimento é denominado Aproveitamento de Estudos.​

Os dados dos diplomas já obtidos pelos Alunos na Instituição e as averbações ocorridas para os diversos diplomas são registradas na Interface Diploma (acessível através da Interface de Cadastro de Alunos​). As Averbações são registradas no Módulo Diploma.

  • Transferido

O aluno ingressa em um curso já tendo frequentado outro curso superior.

Se o currículo do curso contiver conteúdos que o aluno tenha cumprido em outro curso ele pode requerer a liberação de cursar determinadas disciplinas.    Esse procedimento é denominado Aproveitamento de Estudos.​

A forma de ingresso do aluno deve ser a forma parametrizada no campo Ingresso por transferência, no quadro Ingresso/Egresso do menu Configurações > Currículo > Verificações.

  • Aluno Especial

 Aluno portador de diploma, admitido para cursar disciplinas isoladas. Não tem vínculo com Curso. A existência desse tipo de vínculo depende de normatização na instituição. A identificação do Aluno Especial é registrada na interface de Cadastro de Alunos​ , pasta Curso

  • Mobilidade Acadêmica

Acessível através da Interface de Cadastro de Alunos​ . Registra informações sobre o afastamento do aluno por um ou mais períodos letivos com o objetivo de realizar os estudos em outra instituição de ensino Nacional ou internacional, neste caso nas modalidades nas Ciências sem Fronteiras ou Intercâmbio.

Alunos já pertence a Instituição e fazem mudança de Currículo nos Cursos que possuem Currículo Base e um ou mais Currículos de Habilitações.​

Os tipos de Forma  de Ingresso são cadastrados no menu Tabela > Registro Escolar > Forma de Ingresso

A instituição deve registrar definições de assuntos relacionados com ingresso do aluno no menu Configurações > Currículo > pastas Complemento e Verificações:

    • Pasta  Complemento : Campos do Quadro – Características da Instituição:
      • Ocorrência de Mobilidade Acadêmica – Ocorrência para indicar mobilidade acadêmica 
    • Pasta Verificações: Campos do Quadro – Ingresso/Saída:
      • Ingresso por transferência –  Define a forma de ingresso que corresponde a transferência
      • É obrigatório informar as datas de ingresso e egresso
plugins premium WordPress
Rolar para cima