1a. Etapa - Parametrização dos Cursos
É preciso definir quais cursos participarão do Censo e mais algumas informações para que a aplicação selecione corretamente os alunos e docentes que deverão participar do processo do Censo. Além disso, o Módulo Censo permite ao usuário gerar o arquivo de cursos para ser enviado ao INEP. Para atender à essas funções, a etapa de parametrização dos cursos é subdividida em passos: identificação dos cursos do Censo, registro de dados adicionais e parametrização das vagas.
Os identificadores correspondem aos índices no Menu no Sagres Censo.
1.4-Identificação dos cursos que participarão do Censo: nesse procedimento são definidos quais cursos participarão do processo, seus níveis acadêmicos (graduação, sequencial), suas modalidades de ensino (Presencial, à distância), e seus códigos do INEP. Também são selecionados os níveis dos cursos (bacharelado, especialização, etc.) que participarão do Censo, e quais deles são de pós-graduação com modalidade presencial. ou quais são com modalidade à distância (Pós-Presencial, Pós à distância).
1.5-Registro de dados adicionais: esse procedimento é responsável pelo registro de informações adicionais dos cursos, que serão utilizadas para a geração do arquivo de cursos a ser enviado para o INEP. Os cursos listados nesta interface são aqueles marcados como participantes do CENSO (interface “Cursos do Censo”).
O usuário deverá informar quais recursos o curso dispõe para atendimento aos portadores de necessidades especiais, além dos laboratórios que são utilizados. É possível também definir os motivos do curso não possuir vínculo de alunos no ano do Censo, e em caso de ser representado por outro curso, qual o curso em questão.
1.7-Parametrização das vagas: nesse procedimento são informadas as vagas oferecidas e ocupadas em cada curso no ano do Censo. Para cada currículo, dos cursos participantes, listado na grade, devem ser informadas as vagas ofertadas e ocupadas, para as categorias “Vagas novas” (vagas oferecidas em alguns processos seletivos), “Vagas remanescentes” (vagas não ocupadas), e “Vagas de Programas especiais”, além de informar o tempo mínimo para integralização do curso naquele período.
3.1-Relatório de Validação: Este procedimento permite a exibição do relatório de validação dos dados dos cursos.
Para conhecer o funcionamento de cada procedimento desta etapa, clique sobre a descrição do procedimento desejado.