Manual Sagres

Censo - Configurações - Exceções - Seleção de alunos que não serão enviados

Acessível pelo menu Exceção > Seleção de alunos que não serão enviados para o INEP.

 Nessa interface selecionamos os alunos que não deverão ser exportados para o INEP. A interface possui 3 pastas: Filtros, Retirar Alunos do Censo e Anos anteriores.

Na Pasta “Filtros” definimos os filtros necessários para selecionar os alunos: Cursos do INEPForma de IngressoNível de Curso e Período Letivo – Exportação. Cada tipo de Seleção (campo “Seleção”) possui contexto diferente (campo “Contexto”). Para utilizar uma opção dos campos Seleção/Contexto, acionamos, conforme a necessidade, as funções “Inserir Item” ou “Remover Item”, encontrados na barra de ferramentas da interface, ou as opções correspondentes do menu “Registro”, para considerar (inserir item) ou não (remover item) a opção na seleção.
Alunos que não serão enviados - Filtros
Se não selecionarmos pelo menos um curso, o sistema apresentará a seguinte mensagem de alerta:
Mensagem É necessário selecionar pelo menos um curso
Na Pasta “Retirar Alunos do Censo”, selecionamos os alunos que não serão enviados para o INEP. A pasta apresenta no lado esquerdo, a lista dos alunos dos cursos selecionados, que estão aptos a participar do Censo, e na parte da direita são apresentados todos os alunos que já foram selecionados para não serem enviados nos arquivos do INEP.
Alunos que não serão enviados - Retirar aluno do censo

Dos alunos aptos a participar do processo (campo “Alunos Aptos”), selecionamos os que não deverão ser enviados para o INEP, clicando em cada aluno que não deverá ser enviado, e em seguida na seta, encontrada no meio da interface, voltada para a direita. O aluno selecionado será movido para a lista da direita, dos alunos que não serão enviados par ao INEP (campo “Alunos selecionados a não participar do censo”). Ao selecionarmos todos os alunos da esquerda e acionarmos o botão com seta dupla, voltada para a direita, todos os alunos irão para a lista dos que não deverão ser enviados para o INEP. Ao acionarmos as setas com sentido contrário, devolvemos os alunos para a condição anterior (aluno apto). Se um aluno pertence a mais de um curso, e excluímos seu envio para um curso, ele continuará apto para os outros cursos. Devemos informar o motivo (campo “Motivo”) pelo qual o aluno não deverá ser enviado para o INEP.  

 

 Uma vez retirado o aluno, ele não é mais recuperado como apto.

 

 No campo “Alunos Aptos” são listadas as seguintes informações: a matrícula, o nome e o curso do aluno, e no campo “Alunos selecionados a não participar do Censo” são listadas as mesmas informações, mais o motivo da exclusão do aluno, que poderá ser incluído/editado nessa interface (nesse caso o usuário deve acionar a função “Salvar” – barra de ferramentas ou menu “Registro”).

 

Se na hora de salvar as informações existir algum aluno que foi selecionado para não constar nos arquivos do INEP, mas estiver sem o motivo pelo qual ele não será enviado, o sistema apresentará o seguinte questionamento:

Alunos que não serão enviados - Retirar alunos do censo - Mensagem aluno removido sem motivo

Na Pasta “Anos anteriores” são listados alunos excluídos em anos anteriores.

Alunos que não serão enviados - Anos anteriores
Para auxiliar nas verificações, o sistema lista os alunos que foram retirados em anos anteriores, informando também o motivo da exclusão.
Observação: O registro do motivo da exclusão do aluno do processo foi disponibilizado a partir da apuração do Censo 2014, dessa forma não haverão motivos registrados em anos anteriores.

Relatórios Relacionados

plugins premium WordPress
Rolar para cima