Censo - Configurações - Exceções - Seleção de alunos que não serão enviados
Nessa interface selecionamos os alunos que não deverão ser exportados para o INEP. A interface possui 3 pastas: Filtros, Retirar Alunos do Censo e Anos anteriores.
Dos alunos aptos a participar do processo (campo Alunos Aptos), selecionamos os que não deverão ser enviados para o INEP, clicando em cada aluno que não deverá ser enviado, e em seguida na seta, encontrada no meio da interface, voltada para a direita. O aluno selecionado será movido para a lista da direita, dos alunos que não serão enviados par ao INEP (campo Alunos selecionados a não participar do censo). Ao selecionarmos todos os alunos da esquerda e acionarmos o botão com seta dupla, voltada para a direita, todos os alunos irão para a lista dos que não deverão ser enviados para o INEP. Ao acionarmos as setas com sentido contrário, devolvemos os alunos para a condição anterior (aluno apto). Se um aluno pertence a mais de um curso, e excluímos seu envio para um curso, ele continuará apto para os outros cursos. Devemos informar o motivo (campo Motivo) pelo qual o aluno não deverá ser enviado para o INEP.
Uma vez retirado o aluno, ele não é mais recuperado como apto.
No campo Alunos Aptos são listadas as seguintes informações: a matrícula, o nome e o curso do aluno, e no campo Alunos selecionados a não participar do Censo são listadas as mesmas informações, mais o motivo da exclusão do aluno, que poderá ser incluído/editado nessa interface (nesse caso o usuário deve acionar a função Salvar – barra de ferramentas ou menu Registro).
Se na hora de salvar as informações existir algum aluno que foi selecionado para não constar nos arquivos do INEP, mas estiver sem o motivo pelo qual ele não será enviado, o sistema apresentará o seguinte questionamento:
Na Pasta Anos anteriores são listados alunos excluídos em anos anteriores.