Etapas para ENADE das Licenciaturas
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes de graduação em relação aos conteúdos e competências adquiridas durante a formação. Para sua realização, é necessário a submissão ao INEP das informações dos alunos aptos de acordo com os critérios do Edital.
Para gerar os arquivos que deverão ser submetidos ao INEP para realização do ENADE das licenciaturas, deverão ser seguidos os seguintes passos:
1. Cadastro de Supervisores
Para iniciar o processo, é necessário realizar o registro de Supervisores de Estágio no SAGRES Acadêmico, através do menu Cadastro > Supervisor de Estágio.
2. Cadastro de Estágios em Regência de Classe
Após o cadastro dos docentes Supervisores de Estágio, devem ser cadastrados os Estágios em Regência de Classe no SAGRES Acadêmico, através do menu Registro Escolar > Estágio em Regência de Classe.
3. Gerar Arquivos para Exportação
O Módulo ENADE do SAGRES Acadêmico possibilita a geração dos arquivos a serem submetidos , com as informações dos inscritos de acordo com as exigências do edital.
Para gerar o arquivo de Supervisores e Orientadores, acesse o menu Procedimentos > Cursos avaliados no ENADE > 5ª Fase – Geração de arquivos av práticas > 5.1 Fase – Geração de Arquivos Supervisores e Orientadores no módulo ENADE do SAGRES Acadêmico desktop.
Na 1ª Etapa, o usuário deve selecionar se deseja gerar o arquivo para Supervisores ou Orientadores, como mostra a imagem abaixo.
Em seguida, deve-se selecionar o curso para o qual deseja gerar o arquivo com os supervisores ou orientadores inscritos. Deve ser gerado um arquivo para cada curso, e apenas um curso pode ser selecionado em cada vez.
Em seguida, acione o botão “Próximo” conforme indicado na imagem.
Na 2ª Etapa, serão listados os docentes Supervisores ou Orientadores, de acordo com a opção selecionada na etapa anterior, do curso selecionado. O usuário deverá, então, selecionar os docentes que deverão constar no arquivo a ser gerado para o INEP.
Ao acionar o botão “próximo”, o usuário prosseguirá para a última etapa na interface de visualização. Será exibida uma lista com código do curso, nome e CPF dos professores selecionados.
Para gerar o arquivo, deve-se acionar o botão “Gerar Arquivo”. O sistema exibirá a mensagem de confirmação como na imagem a seguir.
Ao confirmar a operação, será exibida a interface do sistema operacional para que seja selecionado o local onde será salvo o arquivo.
Após salvar o arquivo, o sistema retornará mensagem de confirmação de que a operação foi bem sucedida.