Cadastro de Agências
O cadastro de Agências bancárias é um complemento ao cadastro de Banco e é pré-requisito para cadastro de Convênio bancário e cadastro de Conta bancária. Esta interface está disponível através do menu Cadastro > Agências.
Visualizar agências
Para visualizar os dados de uma Agência o usuário deve localizar o banco ao qual ela pertence na tabela de Bancos, parte superior da interface, e selecioná-lo. Desta forma o sistema preencherá as pastas Banco e Agência com os dados cadastrados para este banco. Na pasta Agência estarão todas as agências vinculadas ao banco selecionado, clicando em uma das agências disponíveis o sistema irá mostrar todos os dados da mesma.
Cadastrando uma agência
Para cadastrar uma agência siga as instruções do tópico de visualização de agências e, quando selecionar uma agência, acione a função Inserir ou a função Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Realizando este procedimento o sistema adicionará uma nova linha na tabela de agências, nesta linha o usuário deve informar:
1º passo – Número, Dígito, Nome e CGC (CNPJ) da agência
Informe o Número* e o Dígito da agência, seu Nome e o CNPJ.
2º passo – Endereço da agência
Informe o Logradouro e o Número da agência, além de seu Bairro, Cidade, Estado e CEP.
3º passo – Formas de Contato
Informe o DDD, o número de um Telefone e o nome de alguém para Contato.
Após concluir o preenchimento dos campos acione o botão Salvar para que o cadastro seja registrado no sistema. A interface não apresentará um alerta se os campos obrigatórios forem preenchidos corretamente. Para verificar se o cadastro foi feito pesquise pela Agência na interface. Caso contrário, uma mensagem relativa ao campo será emitida para que o usuário possa corrigi-la.
Alterando uma agência
Para alterar uma agência, clique sobre a mesma na tabela de Agências e preencha os campos com as novas informações. Após o preenchimento acione a função Salvar através da barra de tarefas ou no menu Registro e os novos dados estarão registrados.
A interface não apresentará uma mensagem de sucesso das mudanças feitas na Agência. Para verificar se as mudanças foram registradas pesquise pela Agência na mesma interface.
Excluindo uma agência
Para excluir uma agência, selecione o Banco ao qual ela pertence e acesse a lista de Agências. Lá, clique sobre a agência que deve ser excluída, então acione a função Excluir através da barra de tarefas ou no menu Registro e depois a função Salvar através dos mesmos meios.
A interface não apresentará uma mensagem de sucesso da exclusão da Agência. Para verificar se a exclusão foi feita pesquise pela Agência na mesma interface.