Cadastro de Cliente
Existem Clientes Pessoa física e Pessoa jurídica. No módulo Financeiro Desktop, cada um destes possui sua própria interface e seu cadastro é pré-requisito para algumas telas do sistema, como Títulos a receber, Desconto por Cliente e outras.
Estas interfaces são acessíveis através dos menus Cadastro > Cliente > Pessoa física e Cadastro > Cliente > Pessoa jurídica, do SAGRES Financeiro.
Visualizar cliente cadastrado
Ambas interfaces realizam a busca da mesma forma. Ao acessar um dos menus descritos acima, o sistema apresentará a interface Cliente. O usuário verá o campo Nome no topo da tela. Para realizar a busca, é preciso digitar parte do nome que deseja buscar e pressionar a tecla F2 do teclado ou o botão Pesquisar na barra de tarefas ou no menu Registro. Desta forma, o sistema exibirá uma lista com todos os registros que se iniciam com os caracteres escritos. Em seguida, o usuário deve selecionar o nome que deseja para que o sistema preencha todas as pastas com os dados do cliente selecionado.
No início da explicação de cadastro de cada um dos tipos de clientes, estará anexada uma animação exibindo a busca.
Cadastro de Cliente pessoa física
Ao acessar o menu Cadastro > Cliente > Pessoa física, o sistema exibirá a interface Cliente pessoa física.
Abaixo, segue a animação que ilustra a busca e a visualização dos clientes:
PASTA DADOS PESSOAIS
1º passo – Nome e Filiação
Informe o Nome* e o Nome social do cliente, bem como o nome do Pai e da Mãe do mesmo.
2º passo – Documentação
Informe o CPF, o RG, a data de Expedição, o Órgão emissor, o Estado em que o documento foi emitido e o Tipo do documento.
3º passo – Sexo, Cor/Raça, Estado civil e Nascimento
Selecione o Sexo, a Cor/Raça, o Estado civil e informe a Data de Nascimento do cliente.
4º passo – Naturalidade e nacionalidade
Para informar a Naturalidade*, primeiro escolha o Estado* e depois escolha o País de nascimento, a Nacionalidade e informe se o cliente é Naturalizado.
5º passo – Informações adicionais
Informe o E-mail e o link para a HomePage do cliente.
6º passo – Adicionar foto
Para adicionar uma foto no cadastro do cliente, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre a tela a moldura de foto 3×4, escolher a opção Inserir foto e carregar alguma foto salva no computador.
Veja animação a seguir:
PASTA COMPLEMENTO
1º passo – Escolaridade e o emprego
Nesta pasta, informe o nível de Escolaridade, a Empresa, o Ramo, a Profissão e o Cargo do cliente.
2º passo – Dados do(a) Cônjuge
Informe também o CPF e a Profissão do Cônjuge.
3º passo – Outras documentações
Os campos desta moldura são referentes aos documentos dos tipos Militar e Título de eleitor. Solicite os documentos ao cliente e preencha cada um dos campos.
4º passo – Visto estrangeiro
Caso o cliente seja estrangeiro, solicite seu documento de Visto e preencha os campos.
5º passo – Deficiências
Utilize as listas existentes na moldura para definir as deficiências que o cliente possui. Os campos de Auxílio só estarão habilitados para as deficiências que foram preenchidas ou que possuem valor diferente de “Sem deficiência”.
6º passo – Tipo sanguíneo
Informe o Tipo sanguíneo do cliente selecionando as opção das listas presentes na moldura.
PASTA ENDEREÇO
1º passo – Tipo e Preferência para correspondência
Escolha o Tipo de endereço através da lista com as opções já cadastradas no sistema e informe se este endereço é o recomendado para envio de correspondências realizando uma marcação no campo “Preferencial para Correspondência”.
2º passo – C.E.P., Endereço, Complemento e Número do Imóvel
Informe o CEP, o Endereço, o Complemento e o Nº do imóvel do cliente.
3º passo – Bairro, Estado e Cidade
Informe o Bairro e, para que o sistema forneça opções de Cidades, escolha o Estado anteriormente.
PASTA TELEFONE
Para adicionar um contato telefônico, clique nos botões Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou selecione as opções pelo menu Registro. Após isto, informe o DDD, o Número, o Tipo da linha e se esta linha é a preferencial para realizar chamadas.
PASTA FIADOR
Para adicionar um Fiador, clique nos botões Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou selecione as opções pelo menu Registro. Digite parte do nome do fiador e pressione a tecla F2 ou acione a função Pesquisar através da barra de ferramentas ou do menu Registro. Desta forma, o sistema mostrará a lista de fiadores cadastrados no sistema (através do menu Cadastro > Fiador). O usuário deve selecionar um destes dando duplo clique sobre o nome do mesmo.
PASTA PAGANTE
Para adicionar um Pagante, acione a função Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas ou no menu Registro. Digite parte do nome do pagante e pressione a tecla F2 ou acione a função Pesquisar através da barra de ferramentas ou pelo menu Registro. Desta forma, o sistema mostrará a lista de pagantes cadastrados (através do menu Cadastro > Pagante) no sistema. O usuário deve selecionar um destes dando duplo clique sobre o nome do mesmo. Por fim, o usuário deve determinar o Percentual dos valores atribuídos ao cliente que este pagante estará responsável. Os pagantes também podem ser definidos na interface disponível no menu Cadastro > Pagante > Responsabilidades financeiras do pagante.
PASTA OUTRAS INFORMAÇÕES
1º passo – Descreva o vínculo com o cliente
Informe a data desde a qual a relação cliente-fornecedor se iniciou, defina o Vínculo empregatício que ele mantém com a empresa, se houver, e, caso haja algo que julgue relevante a ser descrito, faça um Comentário sobre o cliente.
2º passo – Liste as referências
Para adicionar uma Referência, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione o Tipo da referência, a descreva, informe o tipo de Vínculo que o cliente e a referência possuem e adicione os dados de uma linha telefônica da referência.
PASTA INFORMAÇÕES BANCÁRIAS
1º passo – Conta bancária
Para adicionar Informações bancárias, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione um Banco a partir da lista de bancos cadastrados e informe: o Número da agência, o Digito da agência, o Número da conta, o Digito da conta, se a conta é Débito Automático ou não e a Razão da conta.
2º passo – Conta de terceiros
Se a conta informada é de um terceiro, marque a caixa de seleção Conta de outra pessoa e informe: se a(o) dona(o) da conta é uma pessoa Física ou Jurídica, o Nome desta pessoa e o CPF, se for pessoa física, ou o CNPJ, se for pessoa jurídica.
Cadastro de Clientes pessoa jurídica
Ao acessar o menu Cadastro > Cliente > Pessoa jurídica, o sistema exibirá a interface Cliente pessoa jurídica.
Segue animação que ilustra a busca e a visualização dentro desta interface:
PASTA DADOS CADASTRAIS
1º passo – Nome fantasia e Razão social e CGC (ou CNPJ)
Informe o Nome* fantasia e a Razão social* do cliente.
2º passo – Números do CGC (ou CNPJ), Inscrição Estadual e Municipal
Informe o número do CGC*, atualmente conhecido como CNPJ, o número da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal do cliente.
3º passo – Informações adicionais
Informe o E-mail e o link para a HomePage do cliente.
PASTA ENDEREÇO
O cadastro de Endereço feito nesta interface é semelhante ao que é feito no tópico Cadastro de Cliente Pessoa Física.
PASTA TELEFONE
O cadastro de Telefone feito nesta interface é semelhante ao que é feito no tópico Cadastro de Cliente Pessoa Física.
PASTA OUTRAS INFORMAÇÕES
1º passo – Outras informações
Informe a data desde a que a relação cliente-fornecedor se iniciou e, caso haja algo que julgue relevante a ser descrito, faça um Comentário sobre o cliente.
2º passo – Liste as referências
Para adicionar uma Referência, acione as funções Inserir ou Adicionar na barra de ferramentas ou no menu Registro. Selecione o Tipo da referência e a descreva.
PASTA INFORMAÇÕES BANCÁRIAS
O cadastro de Informações bancárias feito nesta interface é semelhante ao que é feito no tópico Cadastro de Cliente Pessoa Física.