Manual Sagres

Contrato - Contrato Acadêmico

O módulo de Geração de Contrato Acadêmico do Sagres tem como objetivo prover às instituições a geração de um documento que define os termos e cláusulas que regem os direitos e obrigações das partes contratante e contratada, acessível pelo menu Contrato > Contrato Acadêmico do SAGRES Financeiro.

​Este documento irá abordar a geração e controle destes contratos, bem como a auditoria que pode ser realizada na geração dos mesmos.

​Estrutura básica do módulo de contrato acadêmico:

Contrato-Contrato-Academico-Estrutura
Estrutura básica do módulo de geração de Contratos Acadêmicos

São pré-requisitos para o ​Geração de Contratos Acadêmicos:

  • Existir integração entre o SAGRES Financeiro com o SAGRES Acadêmico;
  • Existência de Matricula Acadêmica.

Dada à integração existente do SAGRES Financeiro com o módulo Acadêmico da solução SAGRES, é possível a partir de fatos acadêmicos ocorridos em uma instituição de ensino superior, gerar e controlar contratos de origem acadêmica.​

O fato acadêmico que provoca a geração do contrato é a efetivação, em um determinado período letivo, da matrícula de um aluno em um determinado curso.

O Sagres Financeiro implementa uma estrutura para as instituições de ensino de modo que possa ser adequado às diferentes configurações​, fazendo o controle e auditoria dos contratos Acadêmicos de fatos acadêmicos ocorridos em uma instituição de ensino superior.​

Quando uma matrícula é efetivada, o módulo Acadêmico pode de forma automática requisitar ao módulo Financeiro que o Contrato do aluno matriculado seja gerado. Nestes casos de geração automática, é necessário que exista uma regra, a ser definida pela instituição, para que os contratos sejam gerados com valores que retratem a matrícula efetuada pelo aluno. Veremos mais adiante como podem ser definidos estes parâmetros de geração contratual.

Quando a geração dos contratos não é realizada automaticamente, o usuário deverá utilizar a interface de geração de contratos acadêmicos no menu Contrato > Contrato Acadêmico do Sagres Financeiro, para que os contratos referentes às matrículas efetuadas sejam gerados para o período letivo que se deseja.

Veremos agora de forma mais detalhada como proceder a geração do Contrato Acadêmico no Sagres Financeiro.

Geração de contratos acadêmicos em lote

Com a integração existente com o módulo Acadêmico da solução SAGRES, foi desenvolvida esta interface no Sagres Financeiro para facilitar ao máximo a geração de novos contratos acadêmicos.

Os novos contratos dependem dos dados acadêmicos lançados no módulo Acadêmico, logo, a rotina de Geração de Contrato utiliza estas informações para efetuar o cálculo dos valores contratuais de acordo com a situação de cada aluno, permitindo desta forma que a geração possa ser feita em lote, sem no entanto, perder a particularidade da situação de cada aluno.

Podemos gerar os contratos de todos os alunos de um curso específico da instituição, adotando para todos os contratos gerados as especificidades (descontos, benefícios, etc…) deste curso.

A interface para geração de Contratos Acadêmicos, acessível no menu Contrato> Contrato Acadêmico é composta das pastas: Cliente, Contrato, Valor do contrato, Texto, Outros dados, Parcela e Contratos a gerar.

Descrição de detalhes para:

  • Geração de contratos acadêmicos;
  • Pesquisa das informações de um contrato acadêmico e dos títulos gerados pelo mesmo;
  • Auditoria de contratos acadêmicos.

Geração de contratos acadêmicos

​Os passos necessários para a geração de um contrato acadêmico, que serão descritos a seguir:

  • Pasta Cliente
    1. Passo – Definição de informações do Faturamento e data da geração do contrato;
    2. Passo – Filtros – definir o universo para a geração de contratos;
    3. Passo – Filtro por curso – informação de curso e período de referência;
    4. Passo – Filtro por grupo – definir o grupo de alunos;
    5. Passo – Filtro por aluno – informar o aluno e seu curso;
    6. Passo – Filtro por aprovado – informação do concurso, curso e aprovado.
  • ​Pasta Contrato
    1. Passo – Escolha do plano de pagamento;
    2. Passo – Informação do período de vigência e período letivo;
    3. Passo – Informação do dia de vencimento das parcelas.
  • ​Pasta Valor do Contrato​
    1. Passo – Definição da moeda de indexação do contrato;
    2. Passo – Forma de cálculo do valor do contrato.
  • ​Pasta Texto
    1. Passo – Minuta do contrato;
    2. Passo – Definição do objeto (plano de conta) da receita acadêmica;
    3. Passo – Definir percentuais para acréscimo e multa;
    4. Passo – Definição de grupo de desconto;
    5. Passo – Confirmação financeira da matrícula;
    6. Passo – Confirmação das parcelas a gerar;
    7. Passo – Salvando o contrato.

PASTA CLIENTE

Contrato-Contrato-Academico-Pagina-Inicial
Geração de contratos acadêmicos - Pasta Cliente

1. Passo – Definição de informações do Faturamento e data da geração do contrato

O primeiro passo para geração de contratos acadêmicos é a definição de informações do faturamento e a data da geração do contrato. O Usuário deve informar os parâmetros:

  • Data da geração do contrato​ – Informar a data da geração do contrato;
  • Utilizar parâmetro de faturamento:
    • ​Se selecionado, significa que o contrato deve usar as informações de faturamento definidas no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Parâmetro de Faturamento. As pastas Valor do contrato, Texto, Outros dados e Parcela ficarão desabilitadas;
    • Se não selecionado, as pastas Valor do contrato, Texto, Outros dados e Parcela ficarão habilitadas para definição​ das informações de faturamento do contrato.

2. Passo – Filtros – definir o universo para a geração de contratos

Definir o universo de alunos para os quais se deseja gerar contratos.

Os contratos acadêmicos podem ser gerados de​ três maneiras, de acordo com o filtro (definição do universo para geração dos contratos acadêmicos) escolhido pelo Usuário, na moldura Filtro da pasta Cliente da interface Geração de Contrato Acadêmico:

  • Filtro – Alunos de um determinado curso;
  • Filtro – Grupo de alunos definido pelo usuário;
  • Filtro – ​Um único aluno;
  • Filtro – ​Um único aprovado.
 Nota
 
  Embora a palavra filtro seja de uso geral e não pertença especificamente à linguagem de informática, ela tem aqui um significado semelhante. Filtrar a pesquisa de informações significa limitar o universo a ser pesquisado, ou seja, neste caso o filtro vai determinar para qual aluno, ou quais alunos, da totalidade de alunos matriculados na instituição, a aplicação irá gerar contratos acadêmicos.
 

O sistema permite também o Usuário refinar a seleção de alunos, definindo os parâmetros:

  • Gerar contrato para provável concluinte
    • Se marcado, será gerado contrato para alunos do filtro selecionado (por curso, por grupo…) incluindo os alunos prováveis concluinte​s (alunos cursando o último período da grade curricular);
    • Se desmarcado, será gerado contrato para alunos do filtro selecionado (por curso, por grupo…) mas, não será gerado contrato para os alunos prováveis concluinte​s.
  • Apenas clientes sem mensalidades em aberto até a data de vencimento [ Data ]
    • Se marcado, o sistema habilitará o campo data de vencimento ao lado e será gerado contrato para alunos do filtro selecionado (por curso, por grupo…) apenas que não tenham mensalidades em aberto até a data informada.
  • Considerar apenas alunos com a avaliação curricular validada​
    • Se marcado, será gerado contrato apenas para alunos do filtro selecionado (por curso, por grupo…).​ e que tenha a avaliação curricular validada.

Se for desejada a geração de contratos acadêmicos para todos os alunos de um determinado curso, prossiga para o passo – Filtro por curso – informação de curso e período de referência.

Se for desejada a geração de contratos acadêmicos para um determinado grupo de alunos, a ser definido pelo usuário, prossiga para o passo – Filtro por grupo – definir o grupo de alunos.

Se for desejada a geração um contrato acadêmico para um determinado aluno, prossiga para o passo – Filtro por aluno – informar o aluno e seu curso.

3. Passo – Filtro por curso – informação de curso e período de referência:

Para definir um filtro por curso, para a geração de contratos acadêmicos, selecionar um dos cursos cadastrados que aparecem na lista Curso da moldura Por curso da pasta Cliente da interface Geração de contrato acadêmico.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Cliente-Filtro-por-Curso
Geração de contratos acadêmicos - Pasta Cliente​ - filtro por Curso
  • Informações do quadro Por Curso:
    • Curso – lista Curso, todos os cursos da Instituição, cadastrados nas interfaces respectivas do módulo SAGRES Acadêmico;
    • Turno – selecionar os turnos dos currículos do curso, que deseja selecionar os alunos;
    • Período de Ingresso – Período de ingresso dos alunos, para os quais se deseja a geração de contratos acadêmicos.
Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Cliente-Periodo-Ingresso
Geração de contratos acadêmicos - Pasta Cliente​ - Definição do período de ingresso

Se na lista Ingresso for selecionada a opção <Todos> a aplicação fará a geração de contratos acadêmicos para todos os alunos do curso escolhido, independente do período em que os alunos ingressaram no curso.

Para prosseguir no preenchimento das informações para geração dos contratos acadêmicos, para os alunos do curso e período de ingresso selecionado, avance para o passo – Escolha do plano de pagamento.

4. Passo – Filtro por grupo – definir o grupo de alunos:

Para filtrar os contratos a gerar por grupo de alunos, deve-se escolher o filtro por grupo e selecionar um dos grupos cadastrados que aparecem na lista Grupo.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Cliente-Filtro-por-Grupo-Alunos
Seleção do grupo de alunos

O conceito de grupo, foi adicionado ao SAGRES Financeiro, para permitir a classificação de alunos com características similares dentro de um mesmo grupo, facilitando desta forma não só a geração em lote de contratos, mas também outras funcionalidades.

Exemplo – Criação de um grupo de alunos do curso de Direito que possuem a bolsa do FIES 100%.​

Se for necessário, a instituição deverá efetuar o cadastro de um novo grupo no menu Tabela > Grupo, ​​e a respectiva identificação dos alunos que farão parte do mesmo na interface do menu ​Tabela > Alunos X Grupos.

Caso contrário, prosseguir para o ​passo – Escolha do plano de pagamento.

5. Passo – Filtro por aluno – informar o aluno e seu curso

Para a geração de contrato acadêmico para um único aluno, selecionar o filtro Por aluno.

Para definir o aluno para o qual será gerado um contrato acadêmico:

  • No campo Nome da moldura Por aluno da pasta Cliente da interface Geração de Contrato Acadêmico, digitar o nome ou parte do nome do aluno, e teclar F2 para pesquisar na lista de alunos cadastrados na instituição, ou utilizar a função Pesquisar presente no menu Registro e na barra de ferramentas.
Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Cliente-Filtro-por-Aluno
Interface Geração de contrato acadêmico, pasta Cliente, filtro por aluno
  • Após seleção do aluno através da pesquisa de nome, a lista de cursos será carregada com os cursos no qual o aluno selecionado esteja matriculado e ativo. Deve-se portanto, selecionar o curso para o qual o contrato deve ser gerado.
Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Cliente-Filtro-por-Aluno-Curso
Interface Geração de contrato acadêmico, pasta Cliente, filtro por aluno - Curso

PASTA CONTRATO

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Contrato-Plano-de-Pagamento
Pasta Contrato - Plano de pagamento da geração de contrato acadêmico

1. Passo – Escolha do plano de pagamento

O próximo passo a ser seguido para a geração de um contrato acadêmico é a informação do plano de pagamento, que define de que forma o valor do contrato será parcelado e qual será o período de vigência e o dia de vencimento das parcelas.

  • Informações da Moldura Plano de Pagamento
    • “Independente do valor do contrato, o valor da primeira parcela será calculado considerando o valor padrão do curso” – caixa de seleção para definição da primeira parcela:
      • Selecionar caixa de seleção para o cálculo do valor da primeira parcela considerar o valor padrão do curso;
      • Não selecionar caixa de seleção para o cálculo do valor da primeira parcela considerar o valor total do contrato.
    • Número de Parcelas – Quantidade de parcelas do contrato;
    • Percentual de Entrada(%) – Percentual
      Juros ao mês (%) – Percentual;
    • Tipo de Juros – Tipo de juros para reajuste

Existem duas opções para o preenchimento das informações:

  • A primeira opção é informar diretamente o número de parcelas, o percentual de entrada, o Juros ao mês para reajuste das parcelas e o tipo de Juros, nos campos apropriados da moldura Plano de pagamento;
  • ​A segunda opção seria utilizar as informações de plano de pagamento registradas pelo usuário na tabela do menu Tabela > Plano de Pagamento. Para escolher um plano já cadastrado deve-se clicar no pequeno botão existente no lado esquerdo da moldura Plano de Pagamento da pasta Contrato da interface Geração de contrato acadêmico.
Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Contrato-Plano-de-Pagamento-Botao-selecao-Plano
Botão para seleção de plano de pagamento

Se esse botão for pressionado, a aplicação abrirá uma janela (Seleção de plano de pagamento) mostrando todos os planos de pagamentos já cadastrados na tabela Plano de Pagamento. Para utilizar um plano já cadastrado, selecionar o mesmo na lista e clicar no botão Selecionar.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Contrato-Plano-de-Pagamento-Janela-Selecao-Plano
​Janela para seleção de plano de pagamento

As informações Nº de parcelas, Entrada (%), Juros ao mês (%) e Tipo de Juros, cadastradas para o plano de pagamento selecionado na tela acima serão trazidas para a interface de contrato acadêmico.

No exemplo foi selecionado um plano (“Plano 01” – 01+05), de 5 parcelas com 16,6667% de entrada e sem juros.

 Nota
 
  No nosso exemplo foi informado um plano de 5 parcelas, com entrada de 16,6667​%. O contrato terá ao todo 6 parcelas (Entrada + 5 parcelas).
 

Se for necessário efetuar o cadastro de um novo plano de pagamento, que ainda não conste da tabela auxiliar de Plano de Pagamento, observar as instruções no menu Tabela > Plano de Pagamento, caso contrário, prosseguir no próximo passo.

2. Passo – Informação do período de vigência e período letivo

Ainda na pasta Contrato da interface Geração de Contrato Acadêmico, devem ser definidas as datas de início e fim da vigência do contrato assim como a base de cálculo da matrícula do(s) aluno(s) para o(s) qual(is) está(ão) sendo gerado(s) contrato(s) acadêmico(s).

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Contrato-Definicao-Vigencia
Pasta Contrato - ​Definindo a vigência do contrato, na geração de contrato acadêmico
  • Informações da Moldura Vigência:
    • Base de cálculo – é o período letivo que servirá como base para cálculo dos contratos que serão gerados;
    • Período futuro – selecionar caixa de seleção para o sistema exibir Períodos futuros para seleção da base de (?)
    • Vigência do Contrato – Datas de início e Fim de vencimentos dos títulos que serão gerados automaticamente pela aplicação, quando da geração dos contratos;
    • Único Período Letivo – selecionar caixa de seleção para o sistema exibir somente um período letivo no campo Período Letivo;
    • Múltiplo Período Letivo – selecionar caixa para o sistema exibir no campo Período Letivo, todos os períodos letivos cadastrados no Sagres Acadêmico;
    • Período Letivo – Lista de Períodos Letivos.
 Nota
 
  O usuário pode pesquisar uma data através de um calendário. Para exibir o calendário, posicionar o cursor no campo data e efetuar a pesquisa, basta clicar no botão F2 do teclado, ou no botão pesquisar da barra de ferramentas.
 
Contrato-Contrato-Academico-Calendario-Vigencia
Pesquisando data através do calendário

Quando o usuário confirmar a geração dos contratos, o sistema irá pesquisar, no período informado como base, se há matrícula realizada para os alunos que passarem pelo filtro informado na pasta de cliente.

Desta forma, ao selecionar o período, por exemplo 20101, como base de cálculo, o sistema fará uma pesquisa no SAGRES Acadêmico, identificando em quais turmas os alunos foram matriculados no segundo primeiro de 2019, permitindo desta forma que o cálculo do contrato possa ser efetuado de acordo com as regras de cálculo definidas pelo usuário na pasta valor do contrato, como veremos mais adiante.

A lista do campo Base de Cálculo só exibe os períodos ativos da instituição. Caso o usuário deseje gerar contratos para um período futuro, deve-se marcar a caixa de seleção Período futuro, e informar para qual período o contrato deverá ser gerado.

​Na lista de períodos exibidos no campo Letivo, são exibidos todos os períodos Letivos cadastrados no Sagres Acadêmico, no menu Tabela > Registro Escolar > Período Letivo.

 Nota
 
  Para que o contrato seja gerado para um período letivo futuro, este período já deverá estar criado no Sagres Acadêmico​.
 

3. Passo – Informação do dia de vencimento das parcelas

  • Informações da Moldura Vencimento:
    • Dia de Vencimento – deve-se informar o dia de vencimento das parcelas que serão geradas
      É sugerido, inicialmente, pelo sistema um intervalo de 1 mês entre as datas de vencimentos das parcelas que serão geradas, respeitando apenas o dia de vencimento informado pelo usuário;
    • “Mês de referência anterior ao mês de vencimento” – deve ser selecionada quando o vencimento da parcela ocorrer sempre no mês subsequente ao mês de referência do fato que dá origem à parcela.

​​É importante frisar que deverá haver compatibilidade entre os dados do plano de pagamento informado para o contrato e a seleção da opção Mês de referência anterior ao mês de vencimento.

Se essa caixa de texto for selecionada, automaticamente o sistema desabilitará o campo Entrada % da moldura Plano de pagamento, ou seja, se no plano de pagamento for informado um percentual de entrada o mesmo será zerado. ​

PASTA VALOR DO CONTRATO

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Valor-do-Contrato
Pasta Valor do Contrato

Informações da pasta Valor do Contrato

  • Moeda – Moeda de indexação do contrato acadêmico;
  • Forma de Cálculo – Regras para o cálculo do valor do contrato;
  • Valor Fixo – Valor do contrato, quando a forma de calculo é Valor Fixo.

Moldura Atividade Curricular

    • Valor por Crédito – Valor do Crédito quando a forma de calculo é por Creditação;
    • Valor por Hora-Aula – Valor da hora-aula quando a forma de calculo é por Carga Horária.

Moldura Gerar Incremento

    • ​Descrição do Incremento – descrição do incremento​;
    • Valor – Valor do incremento;
    • Plano de Contas;
    • Intervalo de Parcelas – Número da parcela inicial e Parcela final;
    • Intervalo de Períodos Aptos do Aluno – Período inicial e Período final.

1. Passo – Definição da moeda de indexação do contrato

Na pasta Valor do contrato da interface Geração de contrato acadêmico, a primeira informação a ser definida é a Moeda de indexação do contrato acadêmico, escolhendo-se um dos itens da lista apresentada na interface.

Serão mostradas nessa lista todas as moedas cadastradas no menu Tabela > Moeda.

No exemplo a moeda definida para cálculo das parcelas do contrato foi o Real. Se for necessário efetuar o cadastro de uma moeda para indexação de contratos, que ainda não conste da tabela Moeda, observar as instruções para inclusão de nova moeda no menu Tabela > Moeda; caso contrário, prosseguir para o passo – Forma de cálculo do valor do contrato.

2. Passo – Forma de cálculo do valor do contrato

Os contratos de origem acadêmica podem ser calculados de diversas formas o que dá uma grande flexibilidade para a instituição na hora de definir a forma mais adequada de se efetuar os cálculos dos contratos.

Os contratos podem ser calculados de diversas formas diferentes. O usuário deve escolher um dos itens da lista do campo Forma de Cálculo​.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Valor-do-Contrato-Forma-de-Calculo
Pasta Valor do Contrato - Definindo a forma de cálculo

Nesta lista constam as formas de cálculo definidas no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regras de Cálculo de Mensalidade:

​1 – Cálculo por valor fixo;
2 – Cálculo por atividade curricular;
3 – Cálculo por creditação;
4 – Cálculo por carga horária;
5 – Cálculo por tipo de atividade curricular;
6 – Cálculo por faixa de atividade curricular;
7 – Cálculo por curso.

​Após definir a forma de cálculo, o usuário deve prosseguir no preenchimento do contrato para o passo – Minuta do contrato.

  • Detalhamento das Formas de Cálculo:

1 – Cálculo por valor fixo

O cálculo por valor fixo deve ser feito sempre que a instituição desejar gerar novos contratos fixando seus valores, independente dos dados da matrícula acadêmica feita pelo aluno.

Para definir a forma de cálculo por Valor Fixo, selecionar essa opção na lista Forma de Cálculo da pasta Valor do Contrato.

Ao optar por esta forma de cálculo o sistema habilitará o campo Valor fixo, para o usuário informar o valor desejado. Esse valor deve ser informado na Moeda de Indexação definida para o contrato.

Os campos Valor por Crédito e Valor por Hora Aula na moldura Atividade Curricular ficarão desabilitados.​

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Valor-do-Contrato-Valor-Fixo
Pasta Valor do Contrato ​- Definindo um Valor Fixo para o contrato

2 – Cálculo por Atividade Curricular

O cálculo por atividade curricular (disciplina) deve ser utilizado sempre que o valor do contrato for a soma dos valores associados às disciplinas nas quais o aluno se matriculou, no período letivo que estiver sendo utilizado como base de cálculo.

Desta forma, para que o cálculo por atividade possa ser realizado corretamente, é necessário que as disciplinas ofertadas pela instituição possuam definição de valor.
Para definir a forma de cálculo por atividade curricular, selecionar essa opção na lista Forma de Cálculo da pasta Valor do Contrato.

Ao optar por esta forma de cálculo o sistema desabilitará os campos Valor fixo, Valor por Crédito e Valor por Hora Aula na moldura Atividade Curricular.

É pré-requisito para usar esta forma de cálculo que os seguintes valores tenham sido definidos:

  • O valor de cada disciplina no menu Tabela > Parametrização de contrato acadêmico > Valor de Contrato por Atividade Curricular…
Tabela-Parametrizacao-Contrato-Academico-Valor-Atividade-Curricular
Tabela > Parametrização de contrato acadêmico > Valor de Contrato por Atividade Curricular...​​
  • ​Regras de cálculo no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regra​s de Cálculo de Mensalidade…
Tabela-Parametrizacao-Contrato-Academico-Regras-Calculo-Mensalidade
​Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regra​s de Cálculo de Mensalidade...
    • Na moldura Cálculo do valor das Mensalidade:
        • Opção Fixo:
          Considerar o valor da disciplina no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Valor de Contrato por Atividade Curricular…
          O valor do contrato, será a soma dos valores das Atividades Curriculares (Disciplinas) que o aluno se matriculou naquele Período Letivo;
        • Opção Índice:
          O valor do contrato, será o somatório da multiplicação do valor de cada Atividade Curricular (Disciplina) que o aluno se matriculou no Período Letivo pela quantidade financeira (I * M), em que:
          I – Valor da disciplina no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Valor de Contrato por Atividade Curricular…
          M – Valor da quantidade financeira, no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regra​s de Cálculo de Mensalidade…​
    • Objeto de regra específica: este campo só é habilitado quando a regra de cálculo no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regra​s de Cálculo de Mensalidade…​ é igual a “Regra Específica”. ​​​Neste caso, o cálculo do contrato é definido pelo usuário no objeto informado.
    • Opção – Confirmação da matrícula a cada inserção de nova disciplina na matrícula do aluno: no momento de gerar o contrato acadêmico, o SAGRES Financeiro vincula a matrícula do aluno ao contrato gerado. Quando o aluno realiza o pagamento de alguma parcela do contrato, caso esta opção esteja marcada, o sistema verifica se todos os registros de matrícula estão vinculados ao contrato, caso exista uma disciplina que não esteja vinculada ao contrato (inseriu a disciplina posteriormente, por exemplo), a aplicação não confirma a matrícula do aluno e solicita a geração de um aditivo de contrato.

3 – Cálculo por Creditação

O cálculo por Creditação deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato pelo número de créditos associados às disciplinas nas quais os alunos efetuaram matrícula no período Letivo.

Ao definir a forma de cálculo por Creditação, será habilitado o campo Valor por Crédito na moldura Atividade Curricular.

O Usuário deve definir o valor de crédito para o período no campo Valor por Crédito.

O número de créditos da disciplina são definidos no SAGRES Acadêmico, no cadastro de Disciplinas, menu Cadastro > Currículo > Atividade Curricular (Disciplina).

O sistema soma todos os créditos das disciplinas nas quais os alunos se matricularam e multiplica o resultado da soma pelo valor do crédito informado.

Nesta forma de cálculo, o sistema desabilitará os campos Valor fixo, e Valor por Hora Aula na moldura Atividade Curricular. ​

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Valor-do-Contrato-Valor-por-Credito
Pasta Valor do Contrato ​- Definindo Forma de Calculo - Valor por Crédito

4 – Cálculo por Carga Horária

O cálculo por Carga Horária deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato pelo número horas aula associados às disciplinas nas quais os alunos efetuaram matrícula.

Ao definir a forma de cálculo por Carga Horária, será habilitado o campo Valor por Hora-Aula na moldura Atividade Curricular, e o usuário deve informar o valor.

O Usuário deve definir o valor da Hora-Aula para o período no campo Valor por Crédito.

A Carga Horária da disciplina é definida no SAGRES Acadêmico, no cadastro de Disciplinas, menu Cadastro > Currículo > Atividade Curricular (Disciplina).

O sistema soma todas as horas das disciplinas nas quais os alunos se matricularam e multiplica o resultado da soma pelo valor de cada hora aula informado.

Nesta forma de cálculo, o sistema desabilitará os campos Valor fixo, e Valor por Crédito na moldura Atividade Curricular.​

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Valor-do-Contrato-Valor-por-CH
Pasta Valor do Contrato ​- ​Definindo um valor por Hora-Aula

5 – Forma de cálculo por Tipo de Atividade Curricular

O cálculo por tipo de Atividade Curricular (disciplina) deve ser utilizado quando o Usuário desejar calcular o valor do contrato somando os valores de cada disciplina em que o aluno esteja matriculado, diferenciando-as pelo seu tipo, que pode ser: Disciplina normal ou em dependência.

Uma disciplina está em dependência quando em um curso seriado o aluno perde uma disciplina e para evitar que o aluno repita toda as disciplinas da série, o aluno “avança” para a próxima série mas cursa a disciplina na qual ele foi reprovado em dependência. Ou seja, a sua aprovação nas disciplinas da nova série, dependem da sua aprovação na disciplina que ele está fazendo em dependência.

Para definir a forma de cálculo por tipo de Atividade Curricular, selecionar essa opção na lista Forma de cálculo da pasta Valor do contrato.

O sistema identifica as disciplinas da matrícula do aluno, bem como os seus tipos (normal ou dependência), e calcula de forma diferenciada disciplinas normais e disciplinas com dependência. de disciplinas de cada tipo pelo valor informado na interface de geração de contratos.

Nesta forma de cálculo o sistema desabilitará os campos Valor fixo, Valor por Crédito e Valor por Hora Aula na moldura Atividade Curricular.

6 – Cálculo por Faixa de Atividade Curricular ​

O cálculo por Faixa de Atividade Curricular (disciplina) deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato de acordo com o número de disciplinas em que o aluno esteja matriculado.

Ao optar por esta forma de cálculo o sistema contabiliza o número de disciplinas em que o aluno esteja matriculado, e identifica em qual faixa de valor se encaixa o contrato a ser gerado.

Para calcular os contratos por Faixa de Atividade Curricular é necessário registrar previamente os valores de cada uma das faixas de número de disciplinas por curso, no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Valor por Faixa de Atividade Curricular.​

7 – Forma de Cálculo por Curso

O cálculo por Curso deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato de acordo com o valor pré-definido dos cursos.

Ao optar por esta forma de cálculo o sistema identifica o Curso no qual o aluno está matriculado e para qual o contrato será gerado.

Para calcular os contratos por Curso é necessário registrar previamente os valores de cada um dos cursos no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Parâmetros de Faturamento… aba de Curso: Valor do curso por Curso > Turno > Polo > Período de ingresso > Valor.

Será considerado o valor do contrato, o Valor correspondente ao curso na tabela.

Este valor é dividido pelo número de parcelas definido na aba Contrato e atribuído a cada mensalidade.

PASTA TEXTO

1. Passo – Minuta do contrato

O contrato, no SAGRES Financeiro, é identificado como um mecanismo de formalização de uma obrigação ou direito constituído entre a instituição e seus clientes ou fornecedores. A geração de um contrato formaliza-se com a geração de um documento que define os termos e cláusulas que regem os direitos e as obrigações das partes contratante e contratada.

Desta forma ao gerar novos contratos acadêmicos deve-se definir um modelo de contrato, cujo texto base será utilizado como modelo para definição dos textos dos novos contratos.

Na pasta Texto, o Usuário define o modelo que servirá como base para o texto dos contratos que serão gerados.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Texto
Pasta Texto - seleção de modelo de contrato

O Usuário deve selecionar opção:

  • Opção – Usar modelo de contrato definido em parâmetros de faturamento: ​ao selecionar esta opção, o usuário define vai usar o modelo do contrato definido no campo Modelo do Contrato, no menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Parâmetro de Faturamento, moldura Dados do Contrato;
  • Opção – Definir modelo de contrato: ​​ao selecionar esta opção, o usuário deve escolher o modelo do contrato na lista exibida de contratos criados no menu Cadastro > Modelos > Contrato.
Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Texto-Lista-de-Modelos
Lista de modelos de contrato

Após a seleção do modelo, o seu texto é carregado na área de edição de texto do contrato acadêmico, sendo permitido ao usuário alterá-lo de acordo com assuas necessidades.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Texto-Exemplo
Exemplo de contrato

A área de edição de texto dispõe de ferramentas de edição similares às encontradas nos editores de textos mais comuns disponíveis para os usuários do sistema operacional Windows.

É possível, por exemplo, modificar o tamanho da fonte e as cores do texto, entre outras funcionalidades.

Acionando o botão Campo , no menu Registro e na barra de ferramentas da interface, a aplicação exibe uma janela para o usuário incluir informações (campos) específicas ao contrato que está sendo criado, tais como nomes, endereços, identificação de documentos etc.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Texto-Lista-Campos
Lista de Campos

Para maiores detalhes a respeito da elaboração de novos modelos de contratos consulte o menu Cadastro > Modelos > Contrato.

2. Passo – Definição do objeto (plano de conta) da receita acadêmica

Deve-se ter em mente que ao confirmar a geração dos contratos acadêmicos, o sistema irá gerar para cada parcela do contrato um ou mais títulos financeiros que posteriormente serão faturados pela instituição. Conforme veremos nos próximos tópicos, a cada título criado devemos informar qual a origem (centro de custo) da receita ou despesa e qual o objeto (plano de conta) da receita ou despesa. Dessa forma, para que os contratos acadêmicos possam ser gerados faz-se necessário informar o plano de contas que será associado aos títulos financeiros que serão gerados juntamente com os contratos.

 Nota
 
   Não é necessário informar o centro de custo, pois com a integração existente entre o SAGRES Financeiro e o SAGRES Acadêmico existe uma relação entre os centros de custos definidos no SAGRES Financeiro e os cursos definidos no SAGRES Acadêmico, de modo que ao gerar um contrato para o aluno de um determinado curso o SAGRES Financeiro consegue através de associação identificar o centro de custo que deve ser utilizado na geração do contrato.
 

Na pasta Outros Dados da interface de Geração de Contrato Acadêmico, a aplicação habilita o acesso à lista dos planos de contas, para que seja feita a seleção do objeto da Receita Acadêmica.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Outros-Dados
Seleção do plano de contas na geração de contrato acadêmico

Para maiores detalhes a respeito do cadastro de Plano de Conta no menu Tabela > Plano de Conta.

3. P​asso – Definir percentuais para acréscimo e multa

Ao gerar novos contratos acadêmicos é possível definir o percentual de multa e de acréscimo que deverá ser cobrado dos alunos em casos de atraso no pagamento dos títulos no quadro Atraso da pasta Outros Dados.

Contrato-Contrato-Academico-Pasta-Outros-Dados-Atraso
Definindo percentuais para cobrança de multa e acréscimo por atraso de pagamento

Ao informar os percentuais de acréscimo e multa para pagamentos de títulos em atraso, deve-se ter em mente que:

  • Esses percentuais serão calculados sobre o valor da parcela em atraso;
  • Esses valores serão variáveis de acordo com os dias de atraso para liquidação dessa parcela;
  • Esses percentuais não alteram o valor do título no momento em que o contrato é cadastrado;
  • Os valores de multa e juros somente poderão ser calculados no ato da liquidação da parcela em atraso;
  • O valor da multa é calculado aplicando o percentual de multa sobre o valor da parcela em atraso;
  • O valor do juros é calculado aplicando o percentual de acréscimo, definido ao dia, sobre o valor da parcela em atraso e multiplicando o resultado pelo número de dias em atraso.

O controle sobre o lançamento desses valores será feito automaticamente pela aplicação.

Para informações detalhadas sobre esse controle consulte a página Títulos Financeiros.

Rolar para cima