Controle de Benefícios e Financiamentos
O SAGRES Financeiro permite que o usuário atribua benefícios e financiamentos para o aluno através da interface de controle de benefícios e financiamentos. Com isso, é possível ter um controle dos benefícios disponíveis para o aluno, em determinado curso e período.
O acesso a esta operação está disponível através do menu: Controle -> Benefícios -> Controle de benefícios e financiamentos, conforme ilustração abaixo.
Após acessar o menu destacado acima, será exibida a tela Controle de benefícios e financiamentos.
Através da mesma interface, será possível efetuar a aplicação desses benefícios e financiamentos diretamente aos títulos correspondentes (títulos de um contrato acadêmico para o aluno naquele curso e período), e também a remoção desta aplicação.
Incluir e recuperar um novo Aluno
Para recuperar as informações de um aluno e poder manipular os beneficios e financiamentos do mesmo, o usuário deverá fornecer as informações necessárias para identificar este aluno no sistema, recuperar seus dados e posteriormente controlar seus beneficios, como demonstrado no exemplo (animação) abaixo.
A aba “Dados do Financiamento” só é liberada caso o desconto para o aluno seja do tipo FIES.
Nesta aba, os dados são cadastrados na tabela Tipo de Benefício, localizada no SAGRES Financeiro.
Atribuindo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc)
Na interface de controle de benefício existe um campo cujo rótulo é “Possui FGEDUC”.
Ao selecione este campo (FGEDUC) o sistema fará o tratamento necessário no qual é:
Ao realizar a importação dos dados de repasse do FIES a partir da planilha o sistema identifica o valor de abatimento do FGEDUC e cria no título um detalhe abatendo esse valor;
O detalhe do título que representa o abatimento do FGEDUC será associado a um plano de contas que é definido na tela de cadastro de tipo de benefícios (disponível na versão web do financeiro).
Não é necessário definir o percentual para o FGEDUC, o sistema já irá obter da planilha o valor com o abatimento.
Configurações
Será demonstrado neste documento, como funcionam a aplicação e remoção desses benefícios e financiamentos aos títulos. Inicialmente é preciso configurar o sistema com as definições da Instituição.
- O Período Letivo Financeiro correspondente ao Benefício /Financiamento deve ter sido cadastrado.
- Informações que devem ser definidas:
- O sistema deve ajustar títulos automaticamente pela interface e vincular os títulos ao cliente. (Menu Janela > Parâmetros > Acadêmico, aba de Benefício\Financiamento)
- O sistema deve validar os títulos para recálculo com base na data de referência. Definir o número de dias abaixo. (Menu Janela > Parâmetros > Acadêmico, aba Geral)
- Cadastrar, caso ainda não exista, os planos de conta relativos a Financiamento e Reversão. (Menu Tabela > Plano de Contas)
Exemplo: Reversão FIES
-Descrição do plano de contas: “Reversão FIES”;
-Tipo: Débitos
- Cadastrar, caso ainda não exista, os planos de conta relativos a Crédito de Financiamento. (Menu Tabela > Plano de Contas)
Exemplo: Reembolso FIES
-Descrição do plano de contas: “Reembolso FIES”;
-Tipo: Débitos
- Cadastrar, caso ainda não haja, para cada benefício do tipo “Financiamento”, o campo “Plano de conta para cancelamento do financiamento”. (Menu Tabela > Tipo de Benefício)
- O benefício do tipo FIES deverá ser concedido sobre o valor total do título e de forma percentual. (Menu Tabela > Tipo de Benefício)
- Cadastrar, caso ainda não haja, para tipos de crédito do tipo “FIES”, o plano de contas de Reembolso, com a representação “Reembolso por crédito”. (Menu Tabela > Tipo de Crédito)
Definições Importantes
- Concessão de benefícios:
1. Inclusão de benefício para os títulos especificados, alterando o valor do título.
- Cancelamento de benefícios:
1. Remoção de um benefício dos títulos especificados, alterando o valor do título.
- Título contabilizado:
1. Título que possuir qualquer valor liquidado;
2. Não estiver aberto/pendente/sem valor;
3. Possuir data de referência superior a data atual mais o número de dias definido pelo parâmetro.
Exemplo de cadastro no SisFIES
Item Valor Descrição Valor da Semestralidade SEM desconto – Grade Curricular Regular: 8.709,60 Valor padrão do curso do aluno para aquele que está semestralizado. Esta informação é igual para todos os alunos do curso. Valor da Semestralidade COM desconto – Grade Curricular Regular: 8.531,86 Valor padrão do curso do aluno para aquele que está semestralizado subtraindo o valor padrão do desconto de antecipação do curso do aluno. Esta informação é igual para todos os alunos do curso. Valor da semestralidade para o FIES R$: 8.105,26 Valor acima subtraindo 5% de desconto que o governo “se concederá” quando efetuar o repasse para a instituição. Só existe o desconto para alunos que ingressaram no Esta informação não tem importância para nós no momento, pois, na verdade, este desconto será calculado em cima do valor final da parte do governo. Valor da Semestralidade ATUAL COM desconto Grade Curricular a ser cursada: 7.060,28 Valor do contrato do aluno, que dependente das disciplinas que se matricula, subtraindo todos os descontos de antecipação que tem direito e subtraindo todos os benefícios que já ganhou. Percentual de comprometimento da renda familiar: 65,41% Não tem importância para nós Percentual de Financiamento solicitado: 43,68 % Percentual do financiamento que o aluno solicitou. Valor a ser financiado no semestre ATUAL com recursos do FIES: 3.083,00 Parte que que é de responsabilidade do governo. O valor é calculado aplicando o percentual acima ao valor da semestralidade atual com desconto. Neste valor, ainda não foi aplicado os 5% de desconto que o governo terá no repasse. Valor a ser pago no semestre ATUAL com recursos do estudante: 3.976,35 Parte que que é de responsabilidade do aluno. O valor é calculado aplicando o restante do percentual acima ao valor da semestralidade atual com desconto. Valor da mensalidade a ser financiado no semestre ATUAL com recursos do FIES: 513,99 Valor da mensalidade a ser paga pelo FIES.
Dados exibidos no SisFIES e no SAGRES Financeiro
| Valor da Semestralidade SEM desconto – Grade Curricular Regular | Vl. semestralidade sem desconto |
| Valor da Semestralidade COM desconto – Grade Curricular Regular | Vl. semestralidade com desconto |
| Valor da Semestralidade ATUAL COM desconto Grade Curricular a ser cursada | Vl. semestralidade atual |
| Percentual de financiamento solicitado | Vl. percentual (%) |
| Valor a ser financiado no semestre ATUAL com recursos do FIES | Vl. a ser financiado no semestre ATUAL com recursos do FIES |
Desconto de 5% aplicados aos contratos FIES
Em 2015, as instituições de ensino foram obrigadas pela regulação do MEC a aplicarem um desconto de 5% sobre as mensalidades para os contratos do Fies.
Durante a concessão do financiamento FIES aos títulos, são inseridos nos títulos de mensalidade e títulos FIES os detalhes referentes ao desconto de 5% obrigatório.
O desconto é configurado na tabela de Período Letivo Financeiro, definido no semestre correspondente.
Esse desconto só é concedido para alunos cujo período de ingresso no FIES seja posterior ao período parametrizado.
Botão “Importar FIES” (a desenvolver)
Existe um novo botão na interface para que seja possível importar, de um arquivo externo (.xls), dados a respeito da situação, valor e descontos acerca do contrato de financiamento FIES. O botão irá disponibilizar as informações para o usuário e automaticamente atualizar o banco de dados.
Fluxo da rotina
- Após abrir a interface, pressionar o botão “Importar FIES”.
- Será aberto um pop-up com as instruções para preenchimento do arquivo e três botões.
Botão “modelo de arquivo”
- Abre um arquivo de exemplo do Excell para demonstrar o modelo básico de importação.
Botão “Importar”
- Deve ser pesquisado o caminho do arquivo que se deseja importar para habilitar esse botão.
- Ao pressiona-lo será aberto outro pop-up com as informações da base e do arquivo de cada contrato de financiamento FIES.
- O usuário irá selecionar quais contratos deseja importar e então pressionar o botão “confirmar”.
- Será atualizado o banco de dados com as informações provenientes do arquivo.
- O sistema irá retornar para a interface de controle de benefícios e financiamento, recuperando os registros que estavam no arquivo.
3. Após a recuperação dos registros, será possível ao usuário atualizar os títulos dos contratos com as novas informações pressionando o botão “atualizar títulos”.
Casos de uso
Conceder benefício para aluno em qualquer período
Ao inserir um novo cadastro de benefício ou financiamento pela interface e salvar o sistema irá realizar concessão dos novos benefícios cadastrados aos títulos.
Fluxo da rotina:
1. Após abrir a interface, recuperar cadastros por quaisquer filtros.
2. Clicar no botão inserir e definir: Aluno, Curso, Período letivo, Tipo de benefício e Prioridade.
3. Clicar no botão salvar.
4. O sistema salva o cadastro de benefício no banco de dados.
5. Recupera os títulos ativos do aluno para aquele curso e período letivo.
6. Para cada título recuperado concede os benefícios.
Cancelar benefício do aluno no início do período
Ao deletar um registro existente de benefício ou financiamento da interface o sistema irá realizar o cancelamento dos benefícios dos títulos.
Fluxo da rotina:
1. Após abrir a interface, recuperar cadastros por quaisquer filtros.
2. Selecionar o registro de benefício existente pela grade da interface.
3. Clicar no botão excluir.
4. O sistema recupera os títulos ativos do aluno para aquele curso e período letivo.
5. Para cada título cancela o benefício.
6. Exclui o cadastro do banco de dados.
Cancelar benefício do aluno no meio do período
Ao deletar um registro existente de benefício ou financiamento da interface o sistema irá realizar o cancelamento dos benefícios dos títulos.
Fluxo da rotina:
1. Após abrir a interface, recuperar cadastros por quaisquer filtros.
2. Selecionar o registro de benefício existente pela grade da interface.
3. Clicar no botão excluir.
4. Serão recuperados os títulos ativos do aluno para aquele curso e período letivo.
5. Para cada título recuperado verificar se é contabilizado
6. O sistema cancela os benefícios dos títulos observando:
Se o título for contabilizado:
• Se for benefício:
o Não será cancelado o benefício.
• Se for financiamento:
o Transferir o título de financiamento para o pagante do título original.
Se o título não foi contabilizado:
• Será cancelado o benefício/financiamento.
7. O sistema exclui o registro do banco de dados.
Atualização de percentual do contrato de financiamento
Na interface de controle de benefícios e financiamentos existe uma aba para controle do financiamento. Nesta aba, no campo percentual do aluno, fica definido o valor percentual do contrato de financiamento. Ao definir esse valor, é definido também o valor do contrato de financiamento.
Ao atualizar este valor, é permitido calcular o valor do contrato de financiamento através do botão “Calcular valor financiamento”.
Fluxo da rotina:
1. Após abrir a interface, recuperar cadastros por quaisquer filtros.
2. Selecionar o registro de benefício existente pela grade da interface.
3. Mudar para a aba de financiamento.
4. Na aba de financiamento, no campo de percentual do aluno, registrar o novo valor.
5. Clicar no botão “Calcular valor de financiamento”.
6. O sistema calcula o valor do contrato de financiamento, considerando o contrato do período em questão e os benefícios já aplicados aos títulos desse contrato.
7. Os novos valores são salvos no banco de dados.
Atualização de situação do financiamento
Ainda na aba de financiamento da interface, existe um campo para definir a situação do financiamento em três valores (Aprovado, Documentação pendente e Cancelado). Ao salvar a situação em um desses valores, serão atualizados os títulos da seguinte forma:
Aprovado:
1. O sistema irá conceder o financiamento para os títulos do período em questão, caso ainda não tenham.
2. Ao ter a situação de financiamento aprovada, o valor do contrato de financiamento não será mais alterado, independente de recálculo.
Documentação pendente:
1. O sistema irá conceder o financiamento para os títulos do período em questão, caso ainda não tenham.
2. O valor do contrato de financiamento ainda pode ser alterado, pela interface de controle de benefícios ou após um recálculo.
- Verifica concessão dos benefícios.
- Recupera o somatório do valor dos benefícios concedidos aos títulos.
- Se for diferente do valor concedido.
- Para cada título recuperado verificar se é contabilizado.
Se for contabilizado.
o Atualiza o valor do título de financiamento.
Se for não contabilizado.
o Cancela o benefício antigo.
o Concede um novo, com o valor atualizado.
Se o valor novo for maior do que o valor aplicado aos títulos.
Gera um crédito.
Caso contrario
Gera um incremento nos títulos não contabilizados.
Cancelado:
O sistema irá efetuar a rotina de cancelamento dos benefícios dos títulos.
Botão “atualizar títulos”
Na interface de controle de benefícios e financiamentos, foi incluído um botão para atualizar os títulos com benefícios já cadastrados. Essa atualização irá conceder os benefícios aos títulos, caso estes ainda não estejam concedidos. Outra função que este botão irá desempenhar é atualizar os benefícios para parcelas especificas.
Fluxo da rotina:
1. Após abrir a interface, recuperar cadastros por quaisquer filtros.
2. Caso haja cadastros recuperados, clicar no botão atualizar títulos.
3. Para cada cadastro recuperado, o sistema irá chamar a rotina de atualizar benefício.
Caso o benefício seja de parcelas especificas:
• Para cada parcela
o Se o benefício não estiver concedido
Conceder o beneficio
o Se o benefício já estiver concedido, porem com o valor diferente
Cancelar o atual
Conceder o beneficio
o Se o benefício estiver concedido, mas não esteja especificado na interface.
Cancelar o beneficio
Caso o benefício seja de financiamento:
• Se a situação de financiamento estiver cancelada:
o Efetuar cancelamento.
• Se a situação de financiamento estiver “Aprovado”/”Documentação pendente”:
o Efetuar concessão, caso existam títulos sem o financiamento.
Caso seja um benefício comum:
• Efetuar a concessão para títulos que não tenham o benefício.
Pós-condições para financiamentos FIES
Ao término de qualquer operação, o valor da soma dos títulos na interface de títulos a receber menos o valor do crédito de financiamento pela interface de controle de crédito deve ser igual ao valor do contrato do cliente.
A disposição dos valores deve ser a seguinte:
Valor do contrato = Valor original do contrato acadêmico. Menu Contrato > Contrato…
Valor dos títulos = Soma dos valores dos títulos: Menu Título financeiro > Título a receber…
Valor dos benefícios = Soma dos benefícios aplicados aos títulos. Menu Título financeiro > Título a receber…
Valor do credito = Valor do crédito de Reembolso de financiamento. Menu Controle > Controle de clientes com crédito…
Valor do contrato = Valor dos títulos + Valor dos benefícios – Valor do credito
O cálculo do valor a ser repassado para o financiamento do tipo FIES pelo governo ocorre da seguinte forma:
Valor do contrato = Valor original do contrato acadêmico. Menu Contrato > Contrato…
Valor dos benefícios = Soma dos benefícios aplicados aos títulos. (Exceto financiamento!) Menu Título financeiro > Título a receber…
Valor do desconto padrão do curso = Desconto definido para o curso. Menu Tabela > Parametrização de contrato acadêmico > Parâmetros de faturamento…
Valor dos descontos de antecipação do aluno = Descontos que o cliente tem direito, ao pagar o título de mensalidade.
Menu Cadastro > Desconto por cliente…
Modulo WEB > Campanhas
Valor dos descontos = Valor do desconto padrão do curso + Valor dos descontos de antecipação do aluno
Percentual do FIES = Percentual do financiamento.
Valor da semestralidade do aluno = Valor do contrato – Valor dos benefícios – Valor dos descontos.
Valor a ser pago pelo governo = Valor da semestralidade do aluno * Percentual do FIES.
Exemplos
- Concessão de financiamento no início do semestre e cancelamento com o semestre em andamento
Cliente possuí um contrato de mensalidades no valor de R$ 6.000,00 dividido em 6 parcelas (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho. R$ 1.000,00 cada uma). É concedido um financiamento de 50% durante a geração do contrato.
Após a concessão do financiamento:
Serão gerados 6 títulos de financiamento no valor de R$ 500,00
Como todas as parcelas não estão contabilizadas, serão abatidas do valor de financiamento, ficando em R$ 500,00
Durante o mês de abril, o aluno perde o direito ao financiamento. Considerando que as 3 primeiras parcelas originais já foram pagas, temos:
Títulos contabilizados: 3 (janeiro, fevereiro e março).
Títulos não contabilizados: 3 (abril, maio, junho).
Após o cancelamento do financiamento:
As parcelas contabilizadas continuaram com o valor de R$ 500,00.
Os títulos de financiamento, referentes as parcelas contabilizadas, serão transferidos para o pagante do cliente e plano de contas de reversão.
Os títulos não contabilizados terão seus benefícios cancelados, retornando ao valor original de R$ 1.000,00
Verificação da pós-condição:
Valor do contrato de mensalidade (R$ 6.000,00) = Valor dos títulos contabilizados (3 x R$ 500,00.) + Valor dos títulos não contabilizados (3 x R$ 1.000,00) + Valor do financiamento (3 x R$ 500,00.) – Valor do crédito (R$ 0,00).
- Concessão de financiamento no início do semestre e alteração do valor de contrato do financiamento com o semestre em andamento (acréscimo)
Cliente possuí um contrato de mensalidades no valor de R$ 6.000,00 dividido em 6 parcelas (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho. R$ 1.000,00 cada uma). É concedido um financiamento de 50% durante a geração do contrato.
Após a concessão do financiamento:
Serão gerados 6 títulos de financiamento no valor de R$ 500,00.
Como todas as parcelas não estão contabilizadas, serão abatidas do valor de financiamento, ficando em R$ 500,00.
Durante o mês de abril, o aluno ganha um aumento no financiamento, com o valor passando de 50 para 80%. Considerando que as 3 primeiras parcelas originais já foram pagas, temos:
Títulos contabilizados: 3(janeiro, fevereiro e março).
Títulos não contabilizados: 3 (abril, maio, junho).
Após a atualização do valor do financiamento:
As parcelas contabilizadas continuaram com o valor de R$ 500,00.
Os títulos de financiamento referentes as parcelas contabilizadas passaram de R$ 500,00. para R$ 800,00.
As parcelas não contabilizadas terão seus financiamentos cancelados e concedidos com o valor correto, passando de R$ 500,00 para R$ 200,00 e os seus títulos de financiamento de R$ 500,00.para R$ 800,00.
As parcelas contabilizadas vão gerar um valor excedente (R$ 500,00 + R$ 800,00 – R$ 1.000,00 = R$ 300,00)
Esse valor excedente será descontado nas parcelas não contabilizadas, e caso tenha sobra, será gerado um crédito. (Parcelas não contabilizadas (3 x R$ 200,00) – valor excedente (3 x R$ 300,00) = credito (R$ 300,00)).
Verificação da pós-condição:
Valor do contrato de mensalidade (R$ 6.000,00) = Valor dos títulos contabilizados (3 x R$ 500,00) + Valor dos títulos não contabilizados (3 x R$ 0,00) + Valor do financiamento (6 x R$ 800,00) – Valor do crédito (R$ 300,00).
- Concessão de financiamento no início do semestre e alteração do valor de contrato do financiamento com o semestre em andamento (decréscimo)
Cliente possuí um contrato de mensalidades no valor de R$ 6.000,00 dividido em 6 parcelas (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho. R$ 1.000,00 cada uma). É concedido um financiamento de 50% durante a geração do contrato.
Após a concessão do financiamento:
Serão gerados 6 títulos de financiamento no valor de R$ 500,00.
Como todas as parcelas não estão contabilizadas, serão abatidas do valor de financiamento, ficando em R$ 500,00.
Durante o mês de abril, o aluno ganha um aumento no financiamento, com o valor passando de 50 para 30%.
Considerando que as 3 primeiras parcelas originais já foram pagas, temos:
Títulos contabilizados: 3 (janeiro, fevereiro e março).
Títulos não contabilizados: 3 (abril, maio, junho).
Após a atualização do valor do financiamento:
As parcelas contabilizadas continuaram com o valor de R$ 500,00.
Os títulos de financiamento referentes as parcelas contabilizadas passaram de R$ 500,00. para R$ 300,00.
As parcelas não contabilizadas terão seus financiamentos cancelados e concedidos com o valor correto, passando de R$ 500,00 para R$ 700,00 e os seus títulos de financiamento de R$ 500,00. para R$ 300,00.
As parcelas contabilizadas perderão um valor ( R$ 500,00. + R$ 300,00 – R$ 1.000,00 = – R$ 200,00).
Esse valor perdido será incrementado nas parcelas não contabilizadas. (R$ 700,00 + R$ 200,00 = R$ 900,00).
Verificação da pós-condição:
Valor do contrato de mensalidade (R$ 6.000,00) = Valor dos títulos contabilizados (3 x R$ 500,00.) + Valor dos títulos não contabilizados (3 x R$ 900,00) + Valor do financiamento (6 x R$ 300,00) – Valor do crédito (R$ 0,00).