Centro de Custo
Um Centro de custo é uma maneira de separar uma organização em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. As informações registradas na tabela Centro de Custo são utilizadas em diversas interfaces do módulo SAGRES Financeiro onde se faça necessária a definição de contas de receita ou despesa para futura apuração contábil, acessível pelo menu Tabela > Centro de Custo do SAGRES Financeiro.
Após ter selecionado o menu destacado acima, será exibido uma interface, que mostrará os Centros de Custos já cadastrados no sistema.
Inclusão de Centro de Custo
Para cadastrar novo Centro de Custo clique no botão Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas. A aplicação vai criar uma linha na grade de Centros de Custo. Os seguintes dados serão solicitados, cabendo ao Usuário informá-los:
- Analítico – Se marcado, indica que o Centro de Custo é Analítico. Se desmarcado, indica que o Centro de Custo é Sintético. Centros de custos Sintéticos possuem Centros de Custos Analíticos e não podem ser associados aos detalhes dos títulos;
- Código* – Código do Centro de Custo. O código possui um formato em que pode ser definida uma hierarquia entre os centros de custo;
- Descrição – um título ao Centro de Custo;
- Curso – Curso ao qual o Centro de Custo está relacionado. Esta coluna é utilizada quando há integração com o SAGRES Acadêmico;
- Unidade de Apoio – Identifica a unidade ligada ao centro de custo;
- Biblioteca – Biblioteca a qual o centro de custo está associado. Esta coluna é utilizada quando há integração com o SAGRES Acervo;
- Código do Centro Superior – O Centro de Custo “pai” de uma hierarquia é definido através do campo código do centro de custo. A criação de hierarquias é importante para a geração de relatórios, hierarquias bem detalhadas e coerentes geram relatórios mais precisos. Para melhor visualização dessa situação veja o exemplo abaixo:
- O Centro de custo UNITRENDS é o pai da hierarquia, portanto todos os outros centros que comecem com o mesmo código estarão subordinados a ele, diretamente, como é o caso de JORNALISMO :: FEIRA, JORNALISMO :: CONQUISTA e JORNALISMO :: FOZ que possui o código de JORNALISMO indicado como o seu superior ou o próprio JORNALISMO com o centro UNITRENDS.
- Secretaria – Indica se o Centro de Custo é o utilizado para realizar Serviços de alunos que não são associados ao curso e sim a alguma solicitação de Serviço.
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Após o preenchimento de todos os dados obrigatórios, o usuário deve acionar o botão Salvar
, para efetivar o cadastro no sistema.
Alteração de Centro de Custo
Para alterar um centro de custo já cadastrado, modifique os dados dentro de cada um dos campos necessários e acione o botão Salvar para efetivar as alterações no banco de dados, assim como na animação a seguir.
Exclusão de Centro de Custo
Para remover um Centro de Custo, posicione o cursor sobre o centro que deseja excluir e logo em seguida clique no botão Excluir
na barra de ferramentas. Os Centros de Custo excluídos são apenas marcados para exclusão e serão efetivamente apagados quando o botão Salvar for acionado. Enquanto isto não ocorrer, as informações permanecerão disponíveis para restauração.
Restauração de Centro de Custo
A função Restaurar
da barra de ferramentas restaura os Centros de Custo marcados para exclusão. Ou pode ser usado para desfazer alterações feitas pelo usuário que ainda não tenham sido efetivadas (botão Salvar) no banco de dados.
Localizar Centro de Custo
A função Localizar, na barra de ferramentas, permite ao usuário pesquisar Centros de Custo.
Para realizar a busca de forma correta, informe:
- Campo: Escolha por qual campo a busca será realizada;
- Localizar: Insira os caracteres que devem ser buscados;
- Direção: Caso deseje localizar a partir do centro no qual o cursor se encontrar escolha a opção Abaixo, do contrário, escolha Acima;
- Coincidir maiúscula/minúscula: Marque esta caixa de seleção se desejar diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas.
Ao fechar a interface ou acionar o botão Recuperar, caso exista alguma alteração realizada pelo usuário que ainda não tenha sido efetivada, Salva, no banco de dados, o sistema emitirá um aviso e solicitará a confirmação para salvar as atualizações pendentes. Mais detalhes em Tratamento de Atualizações Pendentes.