Tabela - Grupo de Aluno
O conceito de grupo foi adicionado ao SAGRES Financeiro com o intuito de permitir a classificação de alunos com características similares dentro de um mesmo grupo, facilitando a execução de tarefas em lote.
Por exemplo, ao criar um grupo de alunos do curso de Direito que possuem bolsa de estudo (FIES, PROUNI etc.), o sistema propicia que a instituição use a criação deste grupo no ato da geração de contratos acadêmicos e emissão de títulos. Desse modo, ao invés de fazer a geração dos contratos ou emissão de títulos aluno por aluno, é possível fazer a geração ou emissão por grupo.
O cadastro de grupos de alunos é acessível pelo menu Tabela > Grupo de Aluno, do SAGRES Financeiro.
Ao clicar no menu descrito acima, a aplicação apresenta a interface de Grupo de Alunos. Os registros na tabela Grupo de Alunos são pré-requisitos para o cadastro da tabela Aluno X Grupo.
Inclusão de Grupo
Para cadastrar novo Grupo, clique no botão Adicionar ou Inserir na barra de ferramentas. A aplicação vai criar uma linha na grade de Grupo de Alunos. O usuário deve informar o nome do Grupo. Para efetivar a inclusão do Grupo, acione o botão Salvar localizado na barra de ferramentas.
Alteração de Grupo
Para alterar o nome do Grupo já cadastrado, modifique a descrição do Grupo desejado e acione o botão Salvar.
Exclusão de Grupo
Para remover um Grupo, selecione o grupo que deseja apagar e clique no botão Excluir na barra de ferramentas. O grupo removido será apenas marcado para exclusão, seu apagamento efetivo ocorrerá somente quando o botão Salvar for acionado. Enquanto isso não ocorrer, as informações permanecerão disponíveis para restauração.
O sistema não permite que sejam excluídos Grupos que estejam sendo usados (referenciados) na tabela Alunos X Grupos. Neste caso, ocorre a mensagem:
A aplicação permite Localizar e Restaurar grupos removidos que não passaram pela confirmação da exclusão.