Manual Sagres

Moeda

As informações registradas na tabela Moeda são utilizadas em diversas interfaces do programa SAGRES Financeiro em que se faça necessária a definição de uma moeda para indexação de valores.​​

O acesso à interface para cadastro de Moeda é feita através do menu Tabela > Moeda.

Tabela-Moeda-MenuMoeda
Menu Tabela de Moeda​​

Após selecionar o menu destacado acima, será exibida uma interface para cadastro de uma nova moeda:

Tabela-Moeda-InterfaceMoeda
Interface Moeda - Moeda
 Nota
 
  As funções básicas da barra de ferramentas são compatíveis com essa interface. A descrição detalhada dessas funções, padronizadas em todos os programas do ​SAGRES Financeiro​, podem ser conferidas clicando aqui​.
 
Barra-de-Ferramentas-1
Barra de Ferramentas Padrão do SAGRES Financeiro​

Inclusão de uma nova Moeda

A interface para cadastro da Moeda possui duas pastas: Moeda e Cotação.

Para inserir uma nova moeda, o usuário deve informar: a Descrição, a Sigla e definir se a moeda será considerada como moeda padrão. Apenas uma moeda pode ser definida como moeda padrão.

No exemplo da figura “Interface Moeda – Moeda”, a moeda selecionada na lista é a “Moeda Teste”, que não está definida como moeda padrão.

 Nota
    • Para a moeda que for assinalada como padrão, a pasta Cotação não será habilitada;
    • Somente será permitida a exclusão de uma moeda que não tenha cotações e que ainda não tenha sido referenciada em nenhum contrato.​

Para as moedas não definidas como padrão, podem ser informados valores de cotações na pasta Cotação da interface Moeda​.

Tabela-Moeda-InterfaceMoeda-cotacao
Interface Moeda - Cotação

Na pasta Cotação, é preciso informar a data de Início e Fim da cotação (a data de Início pode ser igual à data Fim) e o valor que a determinada moeda está cotada nesse período em relação à moeda padrão.

O programa habilita, nos campos de início e fim, a função tecla F2 para acesso à tela de calendário, que permite ao usuário a seleção de datas.

Rolar para cima