Tabela - Parâmetros - Carga de Parâmetro de faturamento
A interface Carga de Parâmetro de faturamento tem como função consultar e atualizar os parâmetros de faturamento dos cursos que estão cadastrados no sistema do usuário. Ela está acessível através do menu Tabela > Parametrização de contrato acadêmico > Carga de Parâmetro de faturamento.
Ao acessar o menu indicado acima, o sistema exibirá a interface Carga de Parâmetro de faturamento.
Para alternar entre os modos de Visualização e Atualização do Parâmetro de Faturamento, escolha um dos marcadores: “Consultar parâmetros de faturamento” ou “Carregar arquivo para atualização de valores”. Após a escolha, a interface se adequará à rotina selecionada. Essas rotinas serão detalhadas nos respectivos tópicos a seguir.
Consultar parâmetros de faturamento
Ao selecionar este módulo, a interface apresentará o botão “Recuperar”. Esta rotina busca e exibe os Parâmetros de contratos acadêmicos definidos para a Instituição. As buscas podem ser feitas a partir dos Valores de Curso ou dos Valores de Atividades Curriculares. Cada um dos modos possuem filtros diferentes, são eles:
- Valores de Curso:
- Período Letivo: escolha o período letivo cujos Valores deseja visualizar;
- Empresa: escolha a instituição que deseja visualizar;
- Unidade de Apoio: escolha a Unidade/Polo que deseja visualizar;
- Curso: escolha o curso cujos Valores deseja visualizar.
- Valores de Atividades Curriculares:
- Unidade Acadêmica: escolha a grande área de conhecimento cujos Valores deseja retornar.
Para realizar a consulta, escolha um dos tipos de Valores e preencha os campos de filtros pelos quais deseja limitar busca. Após definir a consulta, pressione o botão “Recuperar” para que a interface exiba a tabela com os parâmetros de faturamento. A animação a seguir ilustra como realizar a busca:
Ao pressionar o botão “Exportar”, a interface irá baixar um arquivo contendo a tabela que está exibida na tela.
Carregar arquivo para atualização de valores
Esta função requer o uso de um arquivo que contenha as informações sobre a atualização dos valores dos cursos em uma tabela. Para evitar incompatibilidades que possam comprometer o funcionamento da interface, é recomendado que o usuário realize a busca dos parâmetros do curso da forma como foi explicado no tópico anterior e exporte a tabela contendo os parâmetros que deseja atualizar. Assim, o usuário terá um arquivo formatado da forma que o sistema espera, possibilitando que os valores possam ser atualizados da forma correta. A animação a seguir ilustra como realizar o procedimento:
De posse da tabela com os valores atualizados, o usuário deverá pressionar o botão “Escolher Arquivo”, selecionar o arquivo através do Explorador de Arquivos e acionar o botão “Carregar Arquivo”. Dessa forma, a interface poderá ler o arquivo e gerar uma tabela semelhante à tabela de consulta, ilustrando os parâmetros dos cursos presentes no arquivo e destacando em vermelho os valores dos parâmetros que serão alterados caso o usuário decida prosseguir com a operação. A animação a seguir ilustra como realizar o procedimento: