Manual Sagres

Regras de Cálculo de Mensalidade

Os contratos de origem acadêmica podem ser calculados de diversas formas, o que dá uma grande flexibilidade para a instituição na hora de definir a forma mais adequada de efetuar os cálculos dos contratos. Atualmente, os contratos podem ser calculados de sete formas diferentes:

1 – Cálculo por valor fixo​
2 – Cálculo por atividade curricular
3 – Cálculo por creditação
4 – Cálculo por carga horária
5 – Cálculo por tipo de atividade curricular
6 – Cálculo por faixa de atividade curricular
7 – Cálculo por curso​

O acesso à interface Regras de Cálculo de Mensalidade é feito através do menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Regras de Cálculo da Mensalidade.

RegrasdeCalculodaMensalidade-MENU
Menu Regras de Cálculo da Mensalidade

Após selecionar o menu destacado acima, será exibida uma interface, para manipular/definir as formas de cálculo da mensalidade.

RegrasdeCalculodaMensalidade-Interface
Interface Regras de Cálculo da Mensalidade​

Detalhamento das Formas de Cálculo da Mensalidade

Cada uma das formas de cálculo será detalhada a seguir:

1- Cálculo por valor fixo

O cálculo por valor fixo deve ser feito sempre que a instituição desejar gerar novos contratos fixando seus valores, independente dos dados da matrícula acadêmica feita pelo alun​o.

2 – Cálculo por atividade curricular

O cálculo por atividade curricular (disciplina) deve ser utilizado sempre que o valor do contrato for a soma dos valores associados às disciplinas nas quais o aluno se matriculou, no período letivo que estiver sendo utilizado como base de cálculo. Dessa forma, para que o cálculo por atividade possa ser realizado corretamente, é necessário que as disciplinas ofertadas pela instituição possuam definição de valor.

3 – Cálculo por creditação

O cálculo por creditação deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato pelo número de créditos associados às disciplinas nas quais os alunos efetuaram matrícula. Ao optar por esta forma de cálculo, o sistema soma todos os créditos das turmas nas quais os alunos se matricularam e multiplica o resultado da soma pelo valor de cada crédito.

4 – Cálculo por carga horária

O cálculo por carga horária deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato pelo número de horas/aula associados às turmas nas quais os alunos efetuaram matrícula. Ao optar por esta forma de cálculo, o sistema soma todas as horas/aulas das turmas nas quais os alunos se matricularam e multiplica o resultado da soma pelo valor de cada hora/aula.

5 – Forma de cálculo por tipo de atividade curricular

O cálculo por tipo de atividade curricular (disciplina) deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato somando os valores de cada disciplina em que o aluno esteja matriculado, diferenciando-as pelo seu tipo, que pode ser: disciplina normal ou em dependência.

Diz-se que uma disciplina está em dependência quando, em um curso seriado, o aluno perde uma disciplina e, para evitar que o aluno repita toda as disciplinas da série, o aluno “avança” para a próxima série, mas cursa a disciplina em que foi reprovado em dependência. Ou seja, a sua aprovação nas disciplinas da nova série dependem da sua aprovação na disciplina que ele está fazendo em dependência.

Ao optar por esta forma de cálculo, o sistema identifica todas as disciplinas, bem como os seus tipos, e efetua o cálculo de acordo os valores definidos por tipo de disciplina.

6 – Cálculo por faixa de atividade curricular

O cálculo por faixa de atividade curricular (disciplina) deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato de acordo com o número de disciplinas em que o aluno esteja matriculado.

Ao optar por esta forma de cálculo, o sistema contabiliza o número de disciplinas em que o aluno esteja matriculado e, desta forma, identifica em qual faixa de valor se encaixa o contrato a ser gerado.

7 – Forma de cálculo por curso

O cálculo por curso deve ser utilizado sempre que se desejar calcular o valor do contrato de acordo com o valor pré-definido dos cursos.

Ao optar por esta forma de cálculo, o sistema identifica o curso no qual o aluno está matriculado e para qual o contrato será gerado.

Rolar para cima