Arrecadação Bancária
O SAGRES Financeiro possui interfaces para lançamento da arrecadação de títulos financeiros pela Própria Instituição, pelo Sistema Bancário, por Empresas Cobradoras ou por Transferência de Recebimento.
O lançamento da Arrecadação Bancária é acessível pelo menu Título Financeiro > Arrecadação > Bancária.
Para que o processo de cobrança bancária seja realizado, é necessário que instituição de ensino e bancos conveniados troquem informações a respeito dos títulos que são ou deverão ser arrecadados. A responsabilidade de gerar os títulos é da instituição de ensino, enquanto a responsabilidade de arrecadá-los é do banco.
Como os títulos arrecadados pelo banco são, por direito de posse, da instituição de ensino, o banco precisa “prestar conta” do que foi arrecadado. Além disso, deve disponibilizar o valor arrecadado para que a instituição de ensino usufrua destas receitas. Esta prestação de contas se dá por intermédio de envio de arquivos retornos, em que estão contidos os dados dos títulos arrecadados.
Para que o SAGRES Financeiro consiga ler o arquivo e, consequentemente, arrecadar os títulos nele contidos, é necessário que o formato (layout) deste arquivo seja conhecido e tenha sido registrado no sistema.
Após abertura da tela de arrecadação bancária, para que o processo de leitura e arrecadação do arquivo retorno seja iniciado, é necessário informar alguns dados inicias da arrecadação que se pretende realizar:
- Selecionar o convênio que efetuou a arrecadação dos títulos financeiros. Na lista exibida, são mostrados todos os convênios cadastrados;
- Selecionar o layout do arquivo de retorno que deverá ser utilizado na leitura e processamento do arquivo;
- Especificar o local onde o arquivo retorno deverá ser lido e processado. Para selecionar o arquivo desejado, pode-se informar o seu caminho no campo Arquivo ou clicar no botão exibido ao lado deste campo.
Após preenchimento de todos os dados necessários, para dar início ao processo de arrecadação, deve-se solicitar a carga do arquivo selecionado para que o sistema possa ler, identificar e validar todos os títulos contidos no arquivo.
Para isto, deve-se acionar o botão Carregar, disponível na barra de ferramentas.
Durante a carga do arquivo, a pasta Processamento do arquivo é atualizada com os dados do andamento do processo de carga e validação do arquivo.
Na pasta Processamento do arquivo, são exibidos os dados da operação que está em curso, bem como os totais do processamento e o percentual já completado da operação.
Durante o processamento do arquivo, é habilitado o botão Interromper na barra de menu da interface. Este botão, quando acionado, interrompe o processamento do arquivo, evitando que o usuário precise esperar até o final do processamento do arquivo.
Caso o sistema detecte algum problema durante a carga do arquivo, uma mensagem será exibida informando ao usuário do problema detectado.
Caso a carga do arquivo seja completada sem erros, será exibido um aviso informando ao usuário que a carga foi efetuada com sucesso.
Em seguida, a pasta Títulos a Arrecadar será automaticamente selecionada.
Na pasta Títulos a arrecadar, é exibida uma listagem com todos os títulos lidos do arquivo retorno. Para cada um destes títulos, existe uma ocorrência informada pelo banco que indica qual tratamento deverá ser dado pelo sistema durante o processo de arrecadação.
Os títulos reconhecidos pelo sistema que ainda não tenham sido liquidados e que não tenham nenhuma espécie de problema são automaticamente marcados para arrecadação.
Os títulos que se encontrarem nesta situação serão exibidos com a cor de texto verde, indicando que o processamento destes títulos está liberada e não há nenhuma espécie de problema.
Os títulos que foram pagos no banco e que deveriam ser arrecadados através da arrecadação bancária, mas devido a algum problema não poderão ser arrecadados, são exibidos na cor vermelha. O usuário deverá ter atenção com títulos que se encontrem nesta situação, pois nestes casos será necessário fazer uma análise a fim de identificar o motivo da impossibilidade de efetuar a arrecadação bancária destes títulos. Assim, o usuário deve tomar as providências necessárias caso seja preciso efetuar alguma correção no sistema.
Deve-se considerar, ao efetuar a carga de um arquivo retorno, que o banco pode enviar, além de registros de arrecadações, registros meramente informativos a respeito das situações de determinados títulos. Ao efetuar a carga do arquivo retorno e identificar registros nestas situações, o sistema irá listá-los na cor preta. Nesses casos, o usuário deve ignorá-los, uma vez que não se trata de títulos a arrecadar.
Na pasta Conteúdo do Arquivo, o sistema exibe dados dos títulos registrados no arquivo retorno e outros dados que constam no arquivo.
Analisando os Títulos a Arrecadar
Para facilitar a identificação de eventuais problemas e permitir que o usuário tome as devidas providências, além dos dados dos títulos que foram lidos do arquivo retorno, a grade de títulos a arrecadar exibe os dados dos títulos correspondentes registrados no SAGRES Financeiro e que possuam o mesmo nosso número constante no arquivo retorno.
Os dados lidos do arquivo retorno são exibidos com a cor de fundo branca, enquanto os dados lidos da própria base de dados do Financeiro são exibidos com a cor de fundo cinza.
Antes de dar início ao processo de arrecadação, é recomendável listar o Relatório de Resultado da Leitura do Arquivo ao acionar o botão Visualizar da barra de ferramentas do menu.
Este relatório contém todas as informações importantes a respeito do processo de leitura do arquivo retorno, permitindo que o usuário possa imprimi-lo e consultá-lo durante o processo de ajuste da base de dados.
Para dar início ao processo de arrecadação, o usuário deverá clicar no botão Arrecadar e aguardar a conclusão do processo. De forma semelhante ao processo de leitura do arquivo, durante o processo de Arrecadação, a pasta Processamento do Arquivo é atualizada com os dados do processamento em curso, bem como os totais do processamento.
Após iniciar o processo de arrecadação, pode-se interromper a sua execução clicando no botão Interromper habilitado na barra de ferramentas do menu da interface.