Arrecadação na Empresa Cobradora
O SAGRES Financeiro possui interfaces para lançamento da Arrecadação de Títulos Financeiros pela Própria Instituição, pelo Sistema Bancário ou por Empresas Cobradoras.
O lançamento da Arrecadação na Empresa Cobradora é acessível pelo menu Título Financeiro > Arrecadação > Na Empresa Cobradora.
Após selecionar o menu destacado acima, será exibida uma interface para lançamento da Arrecadação de Títulos pela Empresa Cobradora.
A instituição pode optar pela terceirização do serviço de cobrança dos títulos em atraso, repassando esta tarefa para uma empresa cobradora.
Quando um título é arrecadado por uma Empresa Cobradora, esta informação deverá ser repassada para a instituição para que a mesma possa dar baixa no título.
Portanto, para que a situação dos títulos arrecadados por Empresas Cobradoras estejam sempre atualizados na base de dados do sistema, é necessário que a empresa cobradora informe periodicamente os dados das arrecadações por eles realizadas, de modo que a instituição possa lançar estas arrecadações no sistema.
A Interface para Arrecadação de Títulos Financeiros por Empresa Cobradora possui:
- Grade com a lista dos Títulos recuperados;
- Área Inferior com as pastas Juros e Descontos, Detalhes do Título e Recebimento.
A seguir, o passo a passo necessário para a efetivação da arrecadação de títulos financeiros por Empresa Cobradora:
1º passo – Definindo os dados da arrecadação
2º passo – Especificando filtro dos títulos a arrecadar
3º passo – Especificando descontos, juros e multas
4º passo – Definindo a forma de pagamento
5º passo – Confirmando a liquidação do título financeiro
1º passo – Definindo os dados da arrecadação:
Na pasta Totais, o usuário deve definir:
- Conta – Conta em que o valor arrecadado, foi depositado;
Observação: Em algumas situações o valor depositado pode corresponder ao valor integral da arrecadação, enquanto em outras situações o valor depositado pode ser o valor arrecadado já abatido comissão e taxas as quais a empresa tenha direito. Obviamente, isto depende do tipo de contrato firmado entre instituição e empresa cobradora.
- Empresa – Empresa cobradora que foi responsável pela arrecadação do título.
2º passo – Especificando filtro dos títulos a arrecadar:
A arrecadação pode ser feita um título por vez ou até mesmo mais de um título simultaneamente. O ideal é que a arrecadação seja um espelho do depósito feito pela empresa cobradora na conta da instituição, pois desta forma o depósito será mais facilmente identificado no momento em que a conciliação bancária for realizada.
Para liquidar individualmente um título, o usuário deve especificar a empresa na pasta “Totais“, acionar o botão Títulos
, apontar os filtros necessários para identificação do título desejado e em seguida confirmar a sua arrecadação.
Para filtrar o título desejado, o usuário pode especificar o nome do cliente, o número do título, período de vencimento do título, nosso número do título e/ou o plano de contas do mesmo.
** algum campo é obrigatório?
Após especificar todos os filtros desejados, basta acionar o botão Pesquisar presente no própria Interface.
O Sistema fará então uma busca, apenas dos títulos que tenham sido enviados para a empresa especificada, e caso encontre algum título que satisfaça os filtros escolhidos o mesmo será exibido na grade exibida abaixo.
Para liquidar um ou mais títulos financeiros, o usuário deve especificar os filtros de forma que todos os títulos desejados possam ser listados na grade da Interface de Arrecadação. Em seguida basta selecionar os títulos que realmente devem ser arrecadados.
À medida que os títulos são selecionados, a totalização dos valores que serão liquidados é mostrada na pasta Totais.
3º passo – Especificando descontos, juros e multas:
Tendo selecionado os títulos que se deseja arrecadar, o passo seguinte é a definição dos descontos, juros e multas que deverão ser aplicados a cada um dos títulos selecionados.
Ao selecionar um título qualquer da grade de títulos, o sistema exibe os valores até então definidos de desconto e juros\multa na pasta Juros e Descontos do título selecionado.
Ao recuperar os títulos pela primeira vez, o sistema calcula automaticamente os valores de desconto e juros\multa e associa-os a cada um dos títulos. Desta forma, para definir os valores de desconto e juros\multa de um título selecionado, basta informar nos campos Descontos e Juros/Multa da pasta Juros e Descontos os valores desejados.
Note que ao atualizar o valor de desconto ou juros\multa de um título, o Total Devido, que deverá ser arrecadado, é automaticamente atualizado na pasta Totais.
A pasta Totais exibe além do total devido, o total de descontos associados aos títulos selecionados, bem como o total de juros/multa.
Sempre que uma forma de pagamento é registrada o Total recebido é atualizado com o valor da forma de pagamento e ao lado do total recebido é exibido o valor da diferença entre o total a receber e o total recebido, facilitando desta forma a identificação de quanto falta a pagar ou de quanto já se pagou a mais.
4º passo – Definindo a forma de pagamento:
Para registrar a forma de pagamento, o usuário deve utilizar as pastas que compõem a pasta Recebimento.
O sistema permite o lançamento em Dinheiro, Cheque, Cartão de crédito e Lançamento em Conta, e mais de uma forma de pagamento pode ser utilizada para pagar um ou mais títulos.
- Lançamento do recebimento em dinheiro:
Para informar a liquidação, do total a ser liquidado ou parte do mesmo, em dinheiro, utilizar a pasta Dinheiro que compõe a pasta Recebimento.
No exemplo mostrado, foi liquidado parte da dívida em dinheiro (R$ 500,00).
- Lançamento do recebimento em cheque:
Para informar a liquidação, do total a ser liquidado ou parte do mesmo, em cheque, utilizar a pasta Cheque que compõe a pasta Recebimento.
O sistema permite a informação de mais de um banco/agência/conta/cheque.
Métodos de informar o banco:
- Digitar o número do banco no campo Banco;
- Selecionar um dos bancos da lista mostrada pelo programa.
Para completar a informação do recebimento por cheque informar o número da agência, da conta e do cheque, a data de vencimento, série e o valor recebido.
O Sistema habilita no campo de data de vencimento a tecla F2 para acesso à tela de calendário, que permite ao usuário a seleção de datas.
O cadastro de bancos, agências e contas, é realizado nos seguintes menus:
- Lançamento do recebimento em cartão de crédito:
Para informar a liquidação, do total a ser liquidado ou parte do mesmo, em cartão de crédito, utilizar a pasta Cartão de Crédito que compõe a pasta Recebimento.
O sistema permite a informação de mais de um lançamento por cartão de crédito.
Na lista Operadora da pasta Cartão de Crédito, o sistema exibe todas as operadoras de cartão de crédito já previamente cadastradas.
Para completar a informação do recebimento por cartão de crédito informar ainda o número de autorização da operação e o valor recebido.
- Lançamento do recebimento em Conta:
Além das formas de pagamentos tradicionalmente conhecidas tais como dinheiro, cheque e cartão de crédito, o SAGRES Financeiro permite ao usuário registrar pagamentos realizados com qualquer outro tipo de documento, desde que este documento possua algum valor financeiro.
Desta forma, a instituição pode por exemplo, criar um tipo de documento chamado DOC para representar um documento de compensação eletrônica emitido pelo banco, e a partir do cadastro deste tipo de documento o mesmo passa a ter valor financeiro podendo ser utilizado para pagamentos e recebimentos de títulos.
Para informar a liquidação, do total a ser liquidado ou parte do mesmo, através de outras formas de pagamento, utilizar a pasta Lançamento em Conta que compõe a pasta Recebimento.
O sistema permite a informação de mais de um lançamento.
Na lista Conta da pasta Lançamento em conta são exibidas as contas/agências/bancos da empresa vigente. Considerando a estrutura multiempresa do sistema SAGRES Financeiro, é importante salientar que o cadastro de bancos e agências bancárias é genérico para todas as empresas cadastradas na base de dados. Por sua vez, as contas são específicas de uma determinada empresa.
Na lista Tipo da pasta Lançamento em conta são exibidos os tipos de documentos financeiros cadastrados na tabela de tipos de documentos financeiros, identificados como saldo disponível.
Para completar a informação do recebimento por outras formas, deverá informar ainda a descrição, o número do documento, a data e o valor recebido.
5º passo – Confirmando a liquidação do título financeiro:
O sistema exibe na pasta Resumo, componente da pasta Recebimento da interface Arrecadação de Títulos por Empresa Cobradora, um resumo dos valores lançados para cada um dos modos de liquidação do título financeiro.
Para confirmar a liquidação do título financeiro, acionar o botão Dar baixa
presente no menu Registro e na barra de ferramentas.
Após Dar Baixa, o sistema fará uma verificação das informações registradas pelo usuário e caso não seja encontrada nenhuma inconsistência nas mesmas, será exibido um relatório informando o código do titulo e atestando o sucesso do pagamento, isto é, não irá constar nenhum erro no relatório: