Manual Sagres

Assuntos Genéricos

Snipaste_2025-09-02_15-27-19
Digite a Legenda Aqui

Esta rotina permite que um Secretário cadastre assuntos genéricos da Instituição. São assuntos gerais de qualquer área, inclusive termos utilizados no “vocabulário” da Instituição. Os assuntos cadastrados serão utilizados no cadastramento dos assuntos das aulas de uma determinada classe de uma atividade curricular (quando o usuário inicia a inclusão de um assunto no campo Assunto da interface Aulas, no Sagres Diário, perfil do Secretário, ou do Professor, o sistema apresenta algumas opções). Acessível pelo menu Configuração => Assuntos genéricos, perfil do Secretário, do Sagres Diário.

 Atenção
 
  Para executar esta rotina, o usuário deve verificar suas permissões de acesso ao Sistema com o Gestor do Sistema.
 
 Atenção
 
  Vale esclarecer que para o Sagres Diário os assuntos podem ser classificados em três tipos:

Esta interface trata apenas dos assuntos genéricos.
 
Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Interface de Cadastramento de Assuntos genéricos, perfil Secretário

Na parte superior da interface, o usuário pode incluir novos assuntos e, na parte inferior, o sistema apresenta a lista de assuntos já cadastrados, onde o usuário poderá excluir ou alterar os assuntos listados.

Na lista de assuntos já cadastrados, o usuário pode definir quantos assuntos serão exibidos em cada vez que a interface for apresentada, selecionando no campo Mostrar uma das opções: Todos, 10, 20, ou 30.

A interface informa o total de assuntos já cadastrados (no exemplo da figura acima temos 7 assuntos cadastrados).

Para incluir um assunto, na parte superior da interface, o usuário deverá informar o assunto desejado no campo Descrição e, em seguida, acionar o Botão Adicionar. Ao digitar as iniciais do assunto, o sistema apresentará, caso exista, uma lista de assuntos em que um ou mais nomes que descrevem o assunto têm as mesmas iniciais informadas, para que o usuário possa selecionar um deles. Após a inclusão, o sistema apresenta o novo assunto na lista de assuntos já cadastrados.

O usuário também pode atualizar o texto de um assunto (na lista de assuntos), clicando sobre ele e, em seguida, fazendo as alterações necessárias, acionar o Botão Salvar.

Para excluir um assunto (da lista de assuntos já cadastrados), o usuário deverá marcar o assunto a ser excluído (primeira posição da linha que contém os dados do assunto em questão), ou se quiser excluir todos os assuntos, deverá marcar a primeira posição da linha que contém os cabeçalhos dos assuntos, para que o sistema marque automaticamente todos os assuntos já cadastrados e, em seguida, deverá acionar o Botão Excluir, presente na interface. Antes da exclusão o sistema irá confirmar a operação:

Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Confirmação da exclusão

Após a execução de cada operação, o sistema apresenta uma mensagem. Exemplo: exclusão “As linhas selecionadas foram excluídas”; inclusão ou alteração “O registro foi atualizado com sucesso”, etc.

Se o usuário quiser cancelar alguma atualização não executada, basta clicar sobre o Botão Cancelar, e a interface voltará à condição anterior.

Rolar para cima