Prontuário do aluno
A rotina Prontuário do Aluno permite que o usuário registre informações importantes em relação à determinado aluno, ajudando o professor a conhecer mais detalhadamente o perfil de cada estudante: prêmios recebidos, aprovações em concursos, trabalhos publicados, elogios, comportamento (exemplo: conversa excessiva em sala de aula) etc.
Esta função é acessada através da interface do menu Acompanhamento > Alunos da classe, do Sagres Portal, nos perfis do Professor ou do Secretário, quando este tem o direito de executar essa função. Também é possível acessar através da interface do menu Acompanhamento > Alunos orientados, do Sagres Portal, no perfil do Professor.
Nessas interfaces, o usuário deve acionar o ícone Prontuário, que está associado aos dados do aluno desejado e que fará o sistema apresentar a interface Prontuário, em que deverão ser registradas as informações sobre o aluno em questão.
Para incluir uma informação para o aluno, o usuário deve informar a data do registro da informação (deve estar dentro do período de vigência da classe) no campo Data (para ajudar, o usuário pode utilizar a função Calendário, situada no final do campo) e informar a descrição da informação a ser registrada (campo Anotação). Por fim, deve acionar o botão Confirmar.
O sistema apresenta as informações já registradas pela ordem das datas das informações. É possível que existam informações com a mesma data, isto é, o sistema permite a repetição de datas já cadastradas.
Para excluir uma determinada informação, o usuário deve clicar sobre a palavra Remover, situada na linha da informação a ser excluída. O sistema solicitará a confirmação da exclusão. O usuário deverá acionar o botão Remover.
Para editar os dados de determinada informação, o usuário deve clicar sobre a palavra Editar, situada na linha da informação a ser alterada. O sistema apresentará os dados que deverão sofrer alteração na parte superior da interface (veja figura abaixo).
Ao concluir a alteração, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. O sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso” e a informação atualizada aparecerá na lista de anotações cadastradas (parte inferior da interface).