Aulas
Esta interface visa disponibilizar todo o controle das aulas de uma classe de um determinado departamento (ou órgão equivalente) em um determinado Período Letivo. Acessível pelo menu Acompanhamento > Aulas, no perfil do Secretário, do Professor, do Tutor (caso tenha permissão) e do Aluno (com menos funções associadas) no Sagres Portal.
O usuário deve verificar suas permissões de acesso aos dados desejados, devendo manter contato com o Gestor do Sistema.
Os Secretários, Professores, Tutores e Alunos só terão acesso às classes dos departamentos em que eles estão vinculados. Com exceção dos Alunos, que só podem consultar, os demais usuários podem consultar, incluir ou alterar as informações, dependendo das suas permissões/restrições de acesso ao sistema. Alguns dados das classes são cadastrados no sistema, geralmente pelos Professores.
Pode ser permitido ao Tutor:
- Editar as informações das aulas (data e assunto);
- Criar/editar/excluir aulas extras (neste caso, o botão Aulas Extras ficará habilitado).
Contudo, se o Tutor não tiver permissão, as aulas ficarão desabilitadas (nenhuma edição poderá ser feita), o botão relativo à Aulas Extras não aparecerá na interface e será exibida a mensagem “Você não possui permissão para realizar o planejamento de aulas desta classe”.
Se a classe não possuir docente alocado, mesmo que o Tutor possua permissão, ele não poderá alterar informações das aulas da classe (como se ele não tivesse permissão). Neste caso, será exibida a mensagem “Não é possível alterar as informações das aulas, pois não existe professor cadastrado para a classe”.
Não é possível acessar a interface de aulas:
- Se a atividade curricular pedagógica não possuir cargas horárias de aulas definidas;
- Se a classe não possuir professor (é possível visualizar, mas não é possível editar).
Perfil do Secretário, do Professor ou do Tutor
O usuário tem a possibilidade de importar o Planejamento de Aulas de um determinado Período Letivo, bem como as informações da Realização das Aulas, como veremos mais adiante, no texto abaixo.
Para acessar os dados das aulas de uma determinada classe, é preciso que a classe desejada esteja em contexto. Caso não exista uma classe em contexto, o usuário inicialmente deve selecionar a Classe desejada na interface Seleção de classe, informando o Departamento (ou órgão equivalente) no campo Pesquisar. Além disso, deve informar o Período Letivo da classe e/ou as iniciais de um dos nomes que identificam a classe (campo “Digitar aqui para filtrar”) e, em seguida, clicar sobre o botão Exibir presente na interface. O sistema apresentará a Lista de Classes que atendem aos filtros informados para que o usuário escolha a Classe em que irá trabalhar.
Nesta interface, o usuário pode alterar o total de linhas apresentadas de cada vez, selecionando um dos valores disponibilizados no campo Mostrar: Todas, 10, 20 ou 30. O sistema apresenta os dados de cada Classe. No início da linha, há um ícone que informa a situação da classe (exemplo: se está “Aberta” – não fechou caderneta; ou “Fechada” – fechou caderneta). Em seguida, temos o Período Letivo da Classe, o código e o nome da Atividade Curricular referente à Classe e o Código da Classe.
Ao clicar sobre os dados da classe desejada, o sistema apresentará uma interface contendo a Lista das aulas da classe em questão. O usuário pode solicitar somente os dados de um determinado período (campos Pesquisar… e até…) e/ou somente aulas que estão em uma determinada situação (A Planejar, Planejada, ou Realizada). Em seguida, deverá acionar o botão Exibir para que o sistema apresente a interface Aulas.
A interface Aulas apresenta alguns botões com as seguintes funções: Importar Planejamento, Aulas Extras e Ajuda. Nas classes com EAD (condição definida na criação das classes, menu Planejamento > Oferta de Classe, pasta Classe, do Sagres Acadêmico), aparece mais um botão para importar planejamento, que é o botão Importar Realização. Mais adiante, veremos as descrições desses botões.
Também podemos ter classes de disciplinas que, além das aulas, possuem Atividades por Período (condição definida no menu Cadastro > Currículo > Disciplina, pasta Atividade Pedagógica, no Sagres Acadêmico), em que o total da carga horária total da classe é maior que o total de carga horária das aulas da classe, diferença que corresponde ao total máximo de carga horária que as atividades por período da classe podem ter.
A descrição do botão que aciona o cadastramento das atividades por período de uma classe será apresentada mais adiante neste texto.
A interface Aulas possui controles para expandir e para ocultar alguns dados do cabeçalho da interface:
Nesta interface, o usuário pode alterar o total de linhas apresentadas de cada vez, selecionando um dos valores disponibilizados no campo Mostrar: 15, 30 ou 45.
Para cada aula temos:
- Número da aula (ex.: 1, 2, 3…): campo que, ao ser acionado, permite que o usuário altere a situação da aula (Limpar status);
- Situação da aula: planejada ou realizada;
- Data;
- Dia da semana: campo em se pode abrir a função Calendário para ajudar na definição;
- Assunto da aula.
Em seguida, será disponibilizada uma sequência de ícones para que o usuário possa executar algumas ações sobre a aula ao clicar sobre o ícone da ação desejada.
Para acessar as informações sobre esses ícones, clique sobre a opção desejada na lista abaixo:
- Repetir aula anterior: ao ser acionada, os dados da linha anterior serão copiados para a linha em questão;
- Material de Apoio;
- Plano de Aula;
- Folha de Frequência.
Ao informar o assunto de uma aula, o sistema disponibiliza uma lista de assuntos anteriormente cadastrados, de acordo com uma ou mais letras que o usuário informa no campo Assunto da aula em questão. Podem ser apresentados vários tipos de assuntos.
- Assuntos específicos de uma Atividade Curricular cadastrados na interface do menu Cadastro > Assuntos da Disciplina, no Sagres Portal, perfil do Secretário;
- Assuntos genéricos (termos gerais, de qualquer área, inclusive termos usados no “vocabulário” da Instituição) cadastrados na interface do menu Configuração > Assuntos genéricos, do Sagres Portal, perfil do Secretário;
- Assuntos já cadastrados na classe, nesta interface.
É importante que o usuário conheça determinadas características sobre as Aulas. Clique sobre o nome da característica desejada para conhecer detalhes sobre a mesma:
1 – PLANEJAMENTO E REALIZAÇÂO DAS AULAS(*)
2 – GERAÇÃO AUTOMÁTICA DAS AULAS / ALOCAÇÂO POR DATA FIXA(*)
As aulas são ordenadas cronologicamente pelas datas. Sendo assim, para o remanejamento de aulas, é preciso apenas alterar as datas das mesmas para que os ajustes sejam feitos automaticamente pelo sistema. Ao remanejar aulas, o usuário é informado que houve uma alteração na sequência das aulas. Caso queira visualizar as alterações, deve clicar sobre a seta apresentada no final da linha com os dados da aula alterada. O sistema apresentará uma interface com os dados da aula destacados. Observe as três figuras seguintes:
No exemplo apresentado, o usuário deseja alterar a data da aula de 14/07/2014 para 11/07/2014. Observe que a aula anterior é em 12/07/2014, portanto haverá remanejamento.
A interface também indica as aulas que foram antecipadas ou repostas, apresentando um ícone especifico para cada caso no final da linha da aula onde a condição aconteceu:
A interface também apresenta um botão que permite Importar Planejamento, presente na parte superior direita da tela. Clique sobre a legenda do botão abaixo para acessar informações sobre esta função:
A interface também permite definir aulas extras clicando no botão de Aulas Extras presente na parte superior direita da tela. Clique sobre a legenda do botão abaixo para acessar informações sobre esta função:
As aulas extras são indicadas com um asterisco (“*”) na lista das aulas da interface Aulas, ao lado do número da aula.
Quando a classe permite o cadastramento de Atividades por Período, o usuário deverá acionar o botão que permite esse cadastramento. Clique sobre a legenda da figura abaixo para acessar informações sobre esta função:
Se o usuário precisar de algum esclarecimento sobre Planejamento de Aulas, ele pode acionar a função Ajuda, clicando sobre o botão de Ajuda presente na parte superior direita da interface. Clique sobre a legenda do botão abaixo para acessar informações sobre esta função:
Ao concluir as atualizações desejadas (inclusões ou alterações), o usuário deve acionar o botão Salvar. E o usuário desejar fazer muitas alterações, é possível marcar o campo “Salvar automaticamente” para que o sistema salve as informações de cinco em cinco minutos (este valor pode ser configurado pelo Gestor do Sistema). Esse método evita a perda de informações em caso de “queda” do sistema antes do usuário acionar o salvamento das atualizações. Caso a opção de salvar automaticamente não seja marcada, é preciso acionar o botão Salvar para atualizar as informações.
A interface também permite que o usuário selecione uma outra classe para trabalhar ao clicar sobre a frase “Escolher outra classe”, presente no cabeçalho da interface Aulas, no perfil do Secretário, para que o sistema apresente a interface Seleção de Classe, em que o usuário deverá selecionar a classe desejada.
No perfil do Professor, o usuário deverá selecionar uma das classes disponibilizadas no campo “Alterar classe”, presente no cabeçalho da interface Aulas, ou clicar sobre a frase “Ver todas“ para que o sistema apresente a interface Seleção de Classe.
Perfil do Aluno
Para acessar a interface Aulas, no perfil do Aluno, o usuário precisa ter uma classe em contexto. Caso não tenha, ele poderá selecionar uma classe da mesma forma como acontece com os outros perfis. A princípio, o sistema apresenta todas as classes vinculadas ao aluno. Se o usuário desejar, poderá informar um Período Letivo (campo Pesquisar) e/ou as iniciais de um dos nomes que identificam a classe (campo “Digite aqui para filtrar”). Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Exibir para que o sistema apresente a interface Seleção de classe com as classes que atendem aos filtros informados, dentre as quais o usuário deverá selecionar a classe desejada.
O sistema apresentará a interface Aulas, que é mais simples neste caso, pois o aluno só pode fazer consultas. Nesta interface, o aluno pode acompanhar a situação das aulas (“Não cadastrada”, “ Planejada” ou ” Realizada”), com as respectivas informações cadastradas pelo Professor, Secretário ou Tutor (caso este tenha permissão): “Número da aula”, “Situação”, “Data e Dia”, “Assunto”, ícone para acessar o “Material de apoio” e ícone para acessar o “Plano de aula”.
O “Material de Apoio” está disponível apenas para download (gerar uma cópia do arquivo para o aluno). Um usuário Aluno não pode fazer upload (salvar um arquivo no sistema). Para conhecer mais detalhes sobre “Material de Apoio”, clique aqui. (*)
O “Plano de Aula” consiste no detalhamento da aula, com descrições mais extensas dos assuntos ou outro comentário relevante que o Professor deseja informar. Para conhecer mais detalhes sobre “Planos de Aulas”, clique aqui. (*)
No perfil do Aluno, o usuário poderá acessar os dados das aulas de uma outra classe. Ele poderá selecionar uma das classes disponibilizadas no campo Alterar classe, presente no cabeçalho da interface Aulas, ou clicar sobre a frase “Ver todas” para que o sistema apresente a interface Seleção de Classe.