Administração - Grupo de Trabalho
Nesta seção, o usuário Administrador poderá criar grupos de trabalho, gerenciar e/ou excluir grupos de trabalho existentes, e avaliar solicitações de criação de novos grupos.
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Nesta página é possível visualizar todos os grupos de trabalho em que o usuário Administrador teve atribuido a si o papel de moderador. Ao passar o cursor do mouse sobre cada um deles, serão exibidos o número de membros e a quantidade de compartilhamentos realizados de cada grupo (seta 1). Além disso, surgirão também botões que permitem gerenciar, editar e excluir o grupo em questão (seta 2). É possível buscar o grupo desejado através do nome digitando-o no campo indicado para filtrar (seta 3).
A criação de um Grupo de Trabalho usualmente se inicia pelo processo de solicitações por parte dos membros da rede, mas o Administrador pode inserir novos grupos através do botão de Criar Grupo disponível na interface principal (seta 4).
Criando Grupos de Trabalho
Ao selecionar o botão de criação de grupo, será exibida uma interface para cadastro das informações referentes ao grupo a ser incluído. Observe a imagem abaixo:
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- Nome: nome do grupo;
- Descrição: descrição do grupo, como atividades pretendidas, temas discutidos, origem, etc.;
- Imagem: imagem do grupo;
- Data de Término: campo opcional que permite definir uma data limite para a existência do grupo. O grupo tornará-se inativo após a data estabelecida.
Gerenciando Grupos
Ao selecionar o botão de Gerenciar em um Grupo de Trabalho, será exibida a interface padrão de gerenciamento do grupo, onde serão mostradas as informações básicas do grupo, bem como a lista de membros que fazem parte do mesmo.
É através dessa interface que podem ser atribuidos papéis de moderador ou dono para membros e podem, ainda, ser adicionados novos participantes. Ao clicar no botão de Dono ou Moderador, automaticamente o usuário recebe o símbolo representado por uma coroa (Dono) e/ou martelo (Moderador) ao lado do nome, conforme figura abaixo.
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Ao passar o cursor do mouse sobre algum dos membros do grupo serão exibidos os ícones:
- Dono: ao acioná-lo será a atribuído o papel de Dono ao usuário;
- Moderador: acioná-lo concederá permissões de Moderador ao usuário;
- Período: período em que será permitida a participação de tal usuário, com data de início e término previsto;
- Remover: para remover usuários do grupo.
Para adicionar novos membros ao grupo, é necessário selecionar o botão “Adicionar Participantes” localizado nos ícones superiores da página, conforme destacado na imagem anterior. Será exibida então a interface de pesquisa de usuários, conforme a imagem abaixo.
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No campo Nome, digite o nome do usuário que deve ser incluído no grupo e em seguida pressione OK. É possível adicionar múltiplos usuários simultaneamente ao selecionar a caixa de seleção ao lado da foto de cada um dos usuários na lista.
Denúncias
Uma vez selecionado o grupo de trabalho, surgirá no menu do canto esquerdo o ícone da área de Denúncias caso o usuário seja Moderador do referido grupo. As denúncias realizadas nos Grupos de Trabalho serão exibidas nessa interface para que sejam avaliadas pelo Administrador.
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Todas as denúncias serão exibidas em lista, com seus respectivos dados:
- Data: data em que foi realizada a denúncia;
- Objeto: objeto alvo da denúncia, pode ser um compartilhamento ou comentário, por exemplo;
- Denunciante: usuário que realizou a denúncia;
- Denunciado: usuário que realizou a postagem do item reportado;
- Situação: estado da solicitação mediante ação do moderador. Uma denúncia pode estar pendente, recusada ou aprovada
Existe ainda o botão que permite Detalhar a solicitação, exibindo então a interface de avaliação de denúncia onde será possível ler todas as informações da denúncia e respondê-la adequadamente. Observe o exemplo abaixo:
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Ao exibir a interface de avaliação de denúncia, serão mostrados:
- Objeto: objeto alvo da denúncia, pode ser um compartilhamento ou comentário, por exemplo;
- Data: data em que foi realizada a denúncia;
- Tipo: tipo de infração da publicação;
- Denunciante: usuário que realizou a denúncia;
- Denunciado: usuário que realizou a postagem do item reportado;
- Assunto: texto resumido com o conteúdo da denúncia;
- Descrição: descrição do motivo pelo qual se realizou a denúncia;
- Texto denunciado: cópia do texto da publicação reportada;
Após avaliar o detalhamento da denúncia, será possível reagir à denúncia aceitando-a, recusando-a ou excluindo-a. Os ícones exibidos no campo “Situação” serão alterados de acordo com a resposta selecionada.
Editando Grupos
Ao acionar o botão Editar na lista de visualização de Grupos de Trabalho ou na tela principal do grupo, o usuário será direcionado a uma página semelhante à interface de criação de grupo, como mostra a imagem a seguir. Nesta página poderão ser realizadas as alterações desejadas no Nome, Descrição, Imagem e/ou Data de término do grupo.
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Após realização das alterações, deve-se acionar o botão Salvar.
Excluindo Grupos
Para remover permanentemente um Grupo de Trabalho, selecione o botão “Remover” na lista de visualização de grupos ou na tela principal do grupo. Será exibida uma mensagem de aviso como a da imagem abaixo. Ao pressionar remover, todos os compartilhamentos relacionados ao grupo serão removidos assim como os registros do mesmo.
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Solicitações
As solicitações encaminhadas para análise estarão disponíveis na seção “Solicitações“, no menu lateral à esquerda. Nela um quadro com todos os pedidos serão exibidos.
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Após o encaminhamento das solicitações pelos membros o usuário Administrador pode realizar a análise, visualizando os dados como:
- Pedido: data que realizou o pedido;
- Usuário: usuário da rede que solicitou;
- Nome do Grupo: título sugerido pelo membro solicitante;
- Descrição: breve discurso sobre o propósito do Grupo;
- Situação: refere-se às fases do pedido
- Aceito – o Grupo de Trabalho foi criado,
- Recusado – o Administrador analisou e por alguma justificativa não aprovou a criação,
- Em análise – o Administrador ainda não analisou a solicitação;
- Ações: visualizar, alterar, gerenciar;
É possível aceitar ou recusar o pedido através do botão Responder às Solicitações localizado na coluna Ações do quadro de Solicitações.
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Ao responder negativamente a uma solicitação, será solicitada uma justificativa, que dever ser preenchida em um campo de digitação exibido como na imagem a seguir.
Campo de Justificativa
Segue abaixo um exemplo de solicitação recusada. Observe que, a justificativa nessa interface será exibida como Motivo da Recusa.
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