Manual Sagres

Cadastro de Assuntos da Disciplina

Esta rotina permite que um Secretário cadastre assuntos relativos a uma determinada Atividade Curricular (Disciplina)​​​​, pertencente ao Departamento, ou órgão correspondente a que ele tem acesso.

Os assuntos cadastrados serão utilizados no cadastramento de assuntos das aulas de uma determinada classe da atividade curricular (quando o usuário inicia a inclusão, digitando as iniciais de um assunto no campo Assunto da interface Aulas,​ no Sagres​ Diário, perfil do Secretário ou do Professor, o sistema apresenta algumas opções de assuntos já cadastrados). Esta rotina é acessada através da interface do menu Cadastro​​ => Assuntos da Disciplina, do perfil do Secretário e Professor, do Sagres Diário.​

 Atenção
 
  Para executar esta rotina, o usuário deve verificar suas permissões de acesso ao Sistema com o Gestor do Sistema.
 
 Atenção
 
Vale esclarecer que, para o Sagres Diário, os assuntos podem ser classificados em três tipos:

Inicialmente o usuário deve selecionar o Departamento (ou órgão equivalente) ao qual a Disciplina ​pertence (campo “Pesquisar“), e/ou informar as iniciais de um dos nomes que identificam a Disciplina (campo “Digite aqui para filtrar“) e, em seguida, acionar o botão Exibir, presente na interface. O sistema apresentará a Lista das Disciplinas que atendem aos filtros especificados. Caso o usuário não selecione um Departamento, o sistema apresentará os nomes de todas as disciplinas às quais o usuário tem permissão de acesso.

PORTAL-Secretario-Cadastro-Assuntos-da-Disciplina-Selecao-de-Disciplina-1
Interface para Seleção da Disciplina

O usuário deverá então selecionar a Disciplina ​ que terá os assuntos cadastrados, clicando sobre a linha da tela que contém os dados da disciplina. O sistema apresentará a interface de cadastramento de assuntos de uma disciplina.

PORTAL-Secretario-Professor-Cadastro-Assuntos-da-Disciplina-1
Interface de Cadastramento de Assuntos da Disciplina

Na parte superior da interface, o sistema permite que o usuário cadastre novos assuntos para a disciplina, e na parte inferior, ele apresenta a lista de assuntos já cadastrados para a disciplina, em que o usuário poderá excluir ou alterar os assuntos exibidos.

Na lista de assuntos, o usuário pode definir quantos assuntos serão exibidos em cada vez que a interface for apresentada, selecionando no campo Mostrar uma das opções: Todos, 10, 20, ou 30.

Para incluir um assunto (parte superior da interface), o usuário deverá informar o assunto desejado, e em seguida acionar o botão Adicionar, presente na interface. Ao digitar as iniciais do assunto, o sistema apresentará, caso exista, uma lista de assuntos onde um ou mais nomes que descrevem o assunto tem as mesmas iniciais informadas, para que o usuário possa selecionar um deles. Na lista apresentada podem ser exibidos assuntos já cadastrados para a disciplina ou os genéricos.

O usuário também pode atualizar o texto de um assunto (na lista de assuntos), clicando sobre ele, fazendo as alterações necessárias, e no final acionando o botão Salvar.

Para excluir um assunto (da lista de assuntos), o usuário deverá marcar o assunto a ser excluído (primeira posição da linha que contém os dados do assunto em questão), ou se quiser excluir todos os assuntos, deverá marcar a primeira posição da linha que contém os cabeçalhos dos assuntos, para que o sistema marque automaticamente todos os assuntos já cadastrados para a disciplina e, em seguida, deverá acionar o botão Excluir, presente na interface. Antes de realizar a exclusão, o sistema irá confirmar a operação.

PORTAL-Secretario-Professor-Configuracao-Assuntos-Mensagem-confirmacao-da-exclusao-1
Confirmação da exclusão

Após a execução de cada operação o sistema apresenta uma mensagem. Exemplo: exclusão “As linhas selecionadas foram excluídas”; inclusão ou alteração “O registro foi atualizado com sucesso“, etc.

Se o usuário quiser cancelar alguma operação ainda não concluída, basta clicar sobre o Botão Cancelar, e a interface voltará à condição anterior.

Nesta interface também há a possibilidade de escolher uma nova atividade curricular (disciplina) para trabalhar, basta clicar sobre a frase “Escolher outra disciplina“, presente no canto superior a direita na interface.

PORTAL-Escolher-outra-disciplina-3
Acesso aos dados de outra disciplina
Rolar para cima