Manual Sagres

Tabela - Departamento

Tabela contendo os nomes e demais informações cadastrais dos Departamentos (ou órgãos equivalentes) da Instituição de Ensino. Acessível pelo menu Tabela > Institucionais > Departamento,do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.
 
A inserção de informações na tabela Faculdade (ou órgão equivalente), e nos cadastros de Técnicos e Docentes (onde estão as autoridades que serão associadas aos departamentos), é pré-requisito para o cadastramento dos Departamentos.
 
O cadastramento dos Departamentos é pré-requisito para o cadastramento das Atividades Acadêmicas, para o cadastramento dos Docentes e das Autorizações ao acesso às informações de Disciplinas (Componentes Curriculares) e Docentes), e para diversas Rotinas Acadêmicas

Nota

Caso o usuário ainda não tenha inserido no cadastro de Docentes ou Técnicos, a autoridade que será associada ao Departamento que ele está trabalhando, ele poderá criar uma autoridade fictícia, na interface Técnicos, com um nome qualquer (Chefe de Departamento, por exemplo), para posteriormente alterar para o nome da autoridade correta.

 

Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Departamento, com os departamentos já cadastrados até o momento. Os departamentos são apresentados de acordo com a ordem alfabética dos nomes das faculdades a que eles pertencem. O sistema exibe o total de departamentos já cadastrados.

Interface da Tabela de Departamentos
A interface apresenta para cada departamento: a faculdade a que o departamento pertence (campo Faculdade), e o nome do departamento (campo Departamento).
 
Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo departamento. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais departamentos já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Departamento

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a interface Detalhe Departamento, onde o usuário deverá informar os dados do novo departamento, e em seguida acionar o botão Confirmar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso, e parte dos dados do novo departamento aparecerá na interface Departamento.
Interface Detalhe Departamento
Nessa interface o usuário deverá informar a Faculdade a que o departamento pertence, o nome do Departamento, a Autoridade do departamento , o DDD e o número do Telefone do departamento, e o Ramal do telefone, e o E-mail, se existirem.

Alteração de Departamento

Para alterar os dados de um determinado departamento, o usuário deverá clicar sobre o nome da faculdade na linha com os dados do departamento, para que o sistema apresente esses dados na interface Detalhe Departamento, onde o usuário o deverá fazer as alterações desejadas e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as alterações no sistema. Em qualquer caso, se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Alterando os dados de um departamento

Exclusão de Departamento/Restauração das informações

Para excluir um ou mais departamentos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os dados dos departamentos a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os departamentos exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Faculdade/Departamento, da interface Departamento, para que o sistema marque os departamentos, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de um departamento
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo, o usuário tentou excluir um departamento que estava referenciado em alguma atividade curricular (disciplina)).

Exemplo de mensagem de erro
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